Espiritismo
para crianças

por Marcela Prada

 

Tema: Honestidade


Presente de aniversário


O aniversário de Paula estava chegando e ela só ficava imaginando o presente que iria ganhar de seus pais. “Talvez seja uma bicicleta, um celular ou uma boneca que fala...” – pensava ela.

Quando o dia tão esperado chegou, a mãe de Paula fez um delicioso bolo com cobertura de chocolate e seu pai decorou toda a sala com bexigas e uma faixa que dizia: Feliz Aniversário!

A menina estava muito feliz. Mas isso foi só até ela receber seu presente. Ela ganhou uma boneca simples, que era bonita, mas não fazia nada demais.

Os pais, percebendo a decepção da filha, explicaram que não estavam podendo gastar muito naquele mês, mas disseram que, assim que a situação financeira da família melhorasse, eles poderiam comprar algo que ela estivesse querendo. Paula entendeu, mas continuou triste.

No dia seguinte, a mãe da menina saiu apressada, com a bolsa aberta e deixou cair um envelope com várias notas de dinheiro dentro.

Paula viu quando o envelope caiu, mas não teve tempo de avisar.

Com aquele tanto de dinheiro nas mãos, Paula só conseguiu pensar que agora ela poderia ter o presente que queria. Ela, então, foi até a loja do bairro e comprou a boneca que falava.

A menina brincou bastante com a boneca, mas quando viu que sua mãe estava chegando, escondeu-a no seu quarto.

A mãe chegou abatida, sem vontade nem de falar.

À noite, porém, Paula ouviu sua mãe contando para seu pai que ela havia perdido o dinheiro do pagamento das contas. Ela estava nervosa e até chorando.

Paula então percebeu que tinha agido muito mal. Ela nunca poderia ter usado o dinheiro de sua mãe sem ela saber. Agora ela estava com a boneca, mas seu pai estava preocupado e sua mãe chorando.

A menina se sentiu tão arrependida e tão mal que começou a chorar também.

Seus pais foram até o quarto dela para acalmá-la e ela acabou contando para eles tudo o que tinha acontecido.

Paula pediu desculpas e disse que nem queria mais a boneca, só queria que tudo ficasse bem.

Os pais abraçaram a filha e disseram que, apesar de ter tido uma atitude errada, ela estava sendo correta e corajosa agora, por dizer a verdade. Porém, isso não bastava. Eles precisavam da colaboração dela para solucionarem o problema que ela criou.

Paula pensou bastante, procurando uma solução e no dia seguinte disse para sua mãe que iria fazer um bazar, com os brinquedos, sapatos e roupas que ela não usava mais.

Ela conseguiu organizar o bazar e vender várias coisas para as amigas da escola e também da rua.

Para conseguir todo o dinheiro, ela precisou dispor não só de coisas mais usadas, mas da boneca nova também. Mas não se importou. Ela ficou muito feliz quando conseguiu devolver para sua mãe tudo o que havia gastado.

Com o dinheiro, a mãe pagou as contas e a família ficou sem dívidas.

Depois disso, Paula passou a valorizar mais o esforço dos seus pais para pagarem as contas e percebeu que mais importante do que presentes caros é termos a consciência tranquila. E entendeu também que a honestidade é sempre o melhor caminho.

Demorou um pouco até que eles pudessem comprar outra boneca, mas no fim, tudo terminou bem.

(Adaptação do livro infantil “Honestidade”, da Editora Culturama.)

 
 


Material de apoio para evangelizadores:

Clique para baixar: Atividades

marcelapradacontato@gmail.com


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita