Cartas

Ano 17 - N° 842 - 24 de Setembro de 2023

De: Anderson Oliveira (Sapucaia do Sul, RS)

Sábado, 16 de setembro de 2023 às 21:52:37

Tenho frequentado um centro espírita e na hora da meditação inicial, de olhos fechados, vejo vultos, como se pessoas passassem na minha frente; também ultimamente várias vezes ao dia sinto zumbidos nos ouvidos.

Seria a mediunidade aflorando?

Boa noite e um forte abraço!

Anderson


Resposta do Editor
:

No caso da vidência, sim, pode ser indício do afloramento da mediunidade, mas é necessário verificar se esses fatos se repetem, para então fazer o que todos os médiuns iniciantes devem ter em mente, a saber, a necessidade de estudar seriamente a doutrina espírita, de modo especial o tema mediunidade, iniciando pelas obras de Kardec. Enquanto isso, paralelamente, dedicar-se ao trabalho na seara do bem, aprimorando as qualidades morais para tornar-se um bom médium, se essa tarefa estiver realmente prevista em sua programação reencarnatória.

 

De: Antônio Barros de Oliveira Junior (Timbaúba, PE)

Terça-feira, 19 de setembro de 2023 às 7:31:22

Depois do desencarne, o perispírito continua com fluido vital?

Antônio


Resposta do Editor
:

Segundo o que é ensinado na doutrina espírita, finda a existência corpórea, o fluido vital restante retorna à fonte de onde veio. O assunto é tratado na questão 70 d’O Livro dos Espíritos, de Kardec, e o processo desse retorno é relatado por André Luiz no cap. 13 do seu livro Obreiros da Vida Eterna, ao descrever o desprendimento da alma do médium Dimas, como o leitor pode conferir clicando neste link

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 20 de setembro de 2023 às 10:33

Assunto: NEU-UERJ chega aos 25 anos

O Núcleo Espírita Universitário (NEU/UERJ) comemorará seus 25 anos de existência com palestra a ser proferida pelo professor da UERJ e comentarista da Rádio Boa Nova, Alberto Pereira dos Santos. A palestra será realizada no dia 22 de setembro, às 12h, no auditório 111 da UERJ – Campus Maracanã, no Rio de Janeiro.

Saudações.

Luiz Carlos Formiga

 

De: Editor do Kit Evangelho (Rio de Janeiro, RJ)

Sexta-feira, 15 de setembro de 2023 às 12:13

Assunto: Obsessão e Suicídio para os jovens

Você já se perguntou sobre os segredos que envolvem a obsessão e o trágico ato do suicídio? Prepare-se para uma jornada de descoberta e esclarecimento que vai além das fronteiras do nosso mundo!

Neste livro fascinante, mergulhamos no universo da psicografia de Chico Xavier, onde ele desvendou os mistérios por trás da desencarnação de uma das maiores estrelas de Hollywood, Marilyn Monroe. Através das palavras inspiradas do renomado médium, somos conduzidos por um labirinto de emoções, segredos e reflexões.

O que você encontrará neste livro extraordinário:

•        Segredos Revelados: Descubra o que realmente aconteceu na desencarnação de Marilyn Monroe, revelado através da mediunidade de Chico Xavier. Prepare-se para se surpreender!

•        A Complexa Teia da Obsessão: Explore profundamente o conceito de obsessão espiritual e como ele pode estar relacionado ao ato desesperado do suicídio.

•        Lições de Espiritualidade: Através das mensagens transcendentais, aprenda valiosas lições de espiritualidade e crescimento pessoal que podem mudar a sua vida.

•        Compreensão e Cura: Este livro oferece uma visão compassiva sobre os desafios que muitos enfrentam, apresentando caminhos para a compreensão e cura.

Se você busca respostas para perguntas profundas sobre a vida, a morte e o significado da existência, este é um livro que não pode faltar em sua estante. Deixe-se envolver pela sabedoria de Chico Xavier e pelas intrigantes revelações sobre a obsessão e o suicídio.

Descubra o poder da conexão espiritual e a jornada que transcende o véu da vida para além da morte. Adquira agora "Obsessão" e embarque em uma jornada espiritual única e transformadora!

Quer assinar e ainda tem dúvidas?

Envie-nos uma mensagem: WhatsApp (21)920028050

Website – clique aqui

Editor do Kit Evangelho

 

De: Wanderlei Santos (São Paulo, SP)

Domingo, 17 de setembro de 2023, às 16:23

Olá, caros amigos.

Atualização do site:

Estamos trazendo esta semana, do portal Paulo Neto: ALLAN KARDEC, SUA MEDIUNIDADE E FENÔMENOS QUE PROTAGONIZOU. Para acessar, clique aqui-1

Vídeos que vale a pena assistir:

1 - Uma visão laica do Espiritismo, com Milton Rubens Medran Moreira. Para acessar,  clique aqui-2

2 - Louise na Intimidade: A Filhinha de Rivail e Amélie, com Bruno Tavares e Adair Ribeiro. Para acessar, clique aqui-3

3 - Charles Richet e as materializações, com Bruno Tavares. Para acessar, clique aqui-4

4 - A 5ª Edição de A Gênese, com Bruno Tavares, Adair Ribeiro, Carlos Seth e Luciana Farias. Para acessar, clique aqui-5

5 - Discurso de Rivail em 1848: A Benevolência, a Consideração e a Amabilidade, com Adair Ribeiro e Bruno Tavares. Para acessar, clique aqui-6

6 - O Pensionato de Excelência e a Escola de Comércio Para Jovens Adultas, com Adair Ribeiro e Bruno Tavares. Para acessar, clique aqui-7

A luta segue.

Wanderlei

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 19 de setembro de 2023 às 20:28

Assunto: Adversidades

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - eis o link - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Ela era uma garota que vivia a se queixar da vida. Tudo lhe parecia difícil e se dizia cansada de lutar e combater.

Seu pai, que era um excelente cozinheiro, a convidou, certo dia, para uma experiência na cozinha. Tomou de três panelas, encheu-as com água e colocou cenouras em uma, ovos em outra e pó de café na terceira. Deixou que tudo fervesse, sem nada dizer. A moça suspirou, longamente, imaginando o que é que seu pai estava fazendo com toda aquela encenação. Tudo fervido, o pai colocou as cenouras e os ovos em uma tigela e o café em outra.

O que você está vendo? Perguntou.

Cenouras, ovos e café, respondeu ela.

Ele a trouxe mais perto e pediu que experimentasse as cenouras. Ela notou como as cenouras estavam macias. Tomando um dos ovos, quebrou a casca e percebeu que ele estava duro. Provando um gole de café, a garota sentiu o sabor delicioso.

Voltou-se para o pai, sorriu e indagou:

O que significa tudo isto, papai?

É simples, minha filha. As cenouras, os ovos e o café, ao enfrentarem a mesma adversidade, a água fervendo, reagiram de formas diferentes. A cenoura entrou na água, firme e inflexível. Ao ser submetida à fervura, amoleceu e se tornou frágil. O ovo era frágil. A casca fina protegia o líquido interior. Com a água fervendo, se tornou duro. O pó de café, por sua vez, é incomparável. Colocado na água a ferver, ele mudou a água.

Voltando-se para a filha, perguntou o homem experiente:

Como é você, minha filha? Quando a adversidade bate à sua porta, você reage como a cenoura, o ovo ou o café? Você é uma pessoa forte, decidida que, com a dor e a adversidade, se torna frágil, vulnerável, sem forças? Ou você é como o ovo? Delicada, maleável, casca fina que, com facilidade, se rompe. Ao receber as agruras de um desemprego, de uma falência, a morte de um ser querido, um divórcio, se torna dura, inflexível? Quanto mais sofre, mais obstinada fica, mais amarga se torna, encerrada em si mesma? Ou você é como o café? Ele muda a água fervente, a coisa que está trazendo a dor, para conseguir o máximo de seu sabor, a cem graus centígrados.

Quanto mais quente a água, mais gostoso se torna o café, deliciando as pessoas com o seu aroma e sabor. Se você é como o pó de café, quando as coisas vão ficando piores, você se torna melhor e faz com que as coisas em torno de você também se tornem melhores. A dor, em você, tem o condão de a tornar mais doce, gentil, com capacidade de melhor entender a dor alheia.

Afinal de contas, minha filha, como você enfrenta a adversidade?

* * *

A dor pode ser comparada ao instrumental de um hábil escultor.

Com destreza e precisão técnica, ele toma de uma pedra dura como o mármore, por exemplo, e pacientemente a transforma em uma obra de arte, para encanto das criaturas. A beleza da pedra só aparecerá aos golpes duros do cinzel, na monotonia das horas intermináveis de esforço e trabalho.

Assim como a pedra se submete à lapidação das formas para se tornar digna de admiração, somente os corações que permitem à dor esculpir sua intimidade, adquirem o fulgor das estrelas e o brilho sereno da lua.” (Redação do Momento Espírita.)

Saudações.

Jornal Mundo Maior

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 19 de setembro de 2023 às 08:01

Assunto: Vibramos conforme nossas afinidades

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

Um artigo do professor de história e sociologia Éder Andrade explica como somos reféns das nossas escolhas.

“Não é novidade que plasmamos formas de pensamento associadas aos sentimentos com que nos identificamos pela lei da sintonia e atração. Podemos ver isso no livro O céu e o inferno, que cita que em cada existência uma ocasião se depara à alma para dar um passo avante”, lembra o articulista.

Saiba como a lei da ação e reação atua em nossas vidas e nos leva a colher os frutos das sementes que um dia semeamos:

www.bit.ly/NossasAfinidades

Um abraço,

Izabel Vitusso

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita