Espiritismo
para crianças

por Marcela Prada

 

Tema: Gentileza


O lanche


Era um dia muito bonito de verão. A Raposa decidiu fazer um delicioso lanche para aproveitar a tarde e resolver chamar sua nova vizinha Cegonha para compartilhar.

A Cegonha ficou muito feliz com o convite, pois era a chance de fazer uma nova amiga. Colheu algumas flores para
oferecer para a Raposa e foi até a casa da vizinha na hora combinada.

Assim que bateu à porta, a Cegonha ficou pensativa. "A Raposa foi muito gentil em me convidar, mas acho que não vou conseguir comer nada. Os pratos dela devem ser rasos e os copos provavelmente são pequenos, apropriados para uma raposa..." A Cegonha suspirou. "Mesmo que eu não consiga comer nada por causa do meu bico, acho que podemos ter uma boa conversa."

A Raposa abriu a porta e recebeu a Cegonha com um grande sorriso. "Que lindas flores! Quanta gentileza, Cegonha! Muito obrigada!" A Raposa a convidou para entrar e levou-a para a mesa.

A Cegonha ficou surpresa ao reparar que havia um copo muito alto e talheres bem compridos ao lado de um prato grande e decorado. Do outro lado da mesa, havia um prato também decorado, mas menor, e copos e talheres pequenos.

"Cegonha, preparei esta salada de frutas para você. Também tenho bolinhos que acho que vai gostar, e esta limonada está bem refrescante. Aceita?"

"Tudo parece uma delícia! Mas devo dizer que estou mais admirada com este copo e os talheres", riu a Cegonha.

"Ora, queria ter certeza que você poderia dividir o lanche comigo! Quero que esteja confortável na minha casa", explicou a Raposa enquanto arrumava as flores em um vaso.

A Raposa e a Cegonha tiveram uma tarde muito agradável. Quando se despediram, no fim da tarde, a Cegonha agradeceu mais uma vez o carinho da Raposa e a convidou para almoçar na sua casa no dia seguinte. Chegando lá, a Raposa foi recebida com lindos pratos, talheres e copos do tamanho certo para uma raposa.

As duas amigas ofereceram o melhor que podiam uma para a outra. E é assim que, fazendo aos outros o que gostaríamos que fizessem para nós, a convivência é sempre melhor.

 

(Adaptação da fábula "A Raposa e a Cegonha", por Lívia Seneda.)

 

 


Material de apoio para evangelizadores:

Clique para baixar: Atividades

marcelapradacontato@gmail.com


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita