Cartas

Ano 17 - N° 836 - 13 de Agosto de 2023

 

De: Gervasio Castro Evangelista (Brasília, DF)

Terça-feira, 8 de agosto de 2023 às 22:40:39

Boa noite.

Essa massa gelatinosa referida nos textos abaixo não seria uma referência ao princípio espiritual?

“Daí a algum tempo, na crosta solidificada do planeta, como no fundo dos oceanos, podia-se observar a existência de um elemento viscoso que cobria toda a Terra. Estavam dados os primeiros passos no caminho da vida organizada. Com essa massa gelatinosa, nascia no orbe o protoplasma e, com ele, lançara Jesus à superfície do mundo o germe sagrado dos primeiros homens.” (A Caminho da Luz, cap. I.)

“Foi no seio tépido dos mares primitivos, sob a ação da luz, do calor e de uma pressão hoje difícil de reproduzir, que se formou uma massa viscosa, a que chamamos protoplasma, primeira manifestação da vida inteligente que se desenvolveu progressiva e paralelamente, dando origem a inumerável multidão de formas vegetais e animais, antes da aparição do homem.” (A Evolução Anímica, pág. 238.)

Gervasio


Resposta do Editor
:

No livro A Gênese, de Allan Kardec, o leitor verá que os fatos descritos por Emmanuel e Gabriel Delanne dizem respeito à vida material, vinculada, portanto, diretamente ao elemento material e não ao elemento espiritual. Espírito e matéria são, como ensina o Espiritismo, os dois elementos gerais do Universo.

Quando individualizado, diz Kardec, o elemento espiritual constitui os seres chamados Espíritos, assim como, individualizado, o elemento material constitui os diferentes corpos da Natureza, orgânicos e inorgânicos.

Para saber a distinção, clique aqui

 

De: Nelci dos Santos Cerutti Kummer (Porto Alegre, RS)

Quinta-feira, 3 de agosto de 2023 às 21:18:28

Qual é a diferença entre ANJOS e DEMÔNIOS, segundo o Espiritismo?

Nelci


Resposta do Editor
:

A pergunta feita pela leitora é tratada nas questões 128, 129, 130 e 131 d’O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

Segundo o Espiritismo, os seres a que chamamos anjos, arcanjos, serafins não formam uma categoria especial, de natureza diferente da dos outros Espíritos. São eles os Espíritos puros, os que se acham no mais alto grau da escala e reúnem todas as perfeições, depois de haverem percorrido todos os graus da escala evolutiva.

Demônios não existem. Assim como existem homens muito perversos, há também Espíritos perversos, violentos, vingativos, a quem os antigos deram o nome de demônios, que em verdade são Espíritos inferiores que um dia também chegarão ao topo da escala, tal como os Espíritos puros. 

 

De: Douglas Dalmora (Francisco Beltrão, PR)

Sábado, 5 de agosto de 2023 às 22:29

Boa noite. Gostaria de saber se vocês fazem limpeza espiritual a distância; preciso muito de ajuda.

Douglas


Resposta do Editor
:

No meio espírita brasileiro existe o chamado passe virtual, que o leitor pode verificar como funciona acessando o canal no YouTube da Equipe Bezerra de Menezes, bastando para isso clicar neste link

A eficácia dos passes dessa natureza, ministrados à distância, é destacada pelo escritor e estudioso espírita Eurípedes Kühl em artigo publicado nesta revista,

que o leitor pode ler clicando aqui
 

 

De: Daisy Damásio Albuquerque Mergulhão (Maceió, AL)

Segunda-feira, 7 de agosto de 2023 às 13:08:37

Existem limites descritos na obra espírita, em especial em Kardec, que tratem da quantidade de comunicações psicofônicas que um médium possa dar? Mesmo que esse médium dê mais que três comunicações e ao final esteja se sentindo superbem e não ter verificado nenhum desdobramento problemático em sua vida diária.

Daisy


Resposta do Editor
:

A orientação dada por André Luiz no cap. 40 do livro Desobsessão é objetiva e muito clara: “Só se devem permitir, a cada médium, duas passividades por reunião, eliminando com isso maiores dispêndios de energia e manifestações sucessivas ou encadeadas, inconvenientes sob vários aspectos”.

O professor, orador e médium José Raul Teixeira pensa da mesma maneira. Confira clicando neste link

Allan Kardec não se referiu o assunto em suas obras. 

 

De: Laerte S. Silva (Dourados, MS)

Quarta-feira, 9 de agosto de 2023 às 7:19:15

Com a transição novos espíritos com graus mais elevados irão reencarnar.
A minha pergunta é a seguinte: Esses espíritos também poderão sofrer más inclinações?

Obrigado, irmãos.

Laerte


Resposta do Editor
:

São escassas as informações dadas pelos Espíritos acerca dos mundos regeneradores. Mas, com base no que já sabemos, a resposta é sim, ou seja, experimentando as mesmas sensações e os mesmos desejos que conhecemos, é possível que as inclinações advindas do passado possam manifestar-se nos indivíduos ali reencarnados.

Para justificar este pensamento, reproduzimos o que o Espírito de Santo Agostinho escreveu a respeito: “Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A alma penitente encontra neles a calma e o repouso e acaba por depurar-se. Sem dúvida, em tais mundos o homem ainda se acha sujeito às leis que regem a matéria; a Humanidade experimenta as vossas sensações e desejos, mas liberta das paixões desordenadas de que sois escravos, isenta do orgulho que impõe silêncio ao coração, da inveja que a tortura, do ódio que a sufoca.” (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III, item 17.)

 

De: Edinei Ramos Borba (Divinópolis, MG)

Sábado, 5 de agosto de 2023 às 18:38:05

Boa noite! Gostaria muito de saber se em alguma literatura espírita tem a alusão ao Cristo reencarnando novamente no planeta Terra?

Edinei


Resposta do Editor
:

Desconhecemos qualquer referência, em obras espíritas sérias, ao fato mencionado pelo leitor. 

 

De: Anderson Dias Oliveira (Sapucaia do Sul, RS)

Quinta-feira, 3 de agosto de 2023 às 20:46:22

Doenças nos rins podem ter causa espiritual?

Obrigado e um grande abraço!

Anderson


Resposta do Editor
:

Sim, como é dito por diversos instrutores espirituais, quase todas as doenças têm causas espirituais, conquanto muitas enfermidades, não previstas na programação reencarnatória da pessoa, resultem do estilo de vida e dos abusos que cometemos ao longo da própria existência. 

 

De: Vicente de Paulo Vale (Itatiaia, RJ)

Quinta-feira, 3 de agosto de 2023 às 11:48:23

Bom dia. Tenho o livro A GENESE - Os milagres e as predicões segundo o espiritismo de Allan Kardec, editado pela Livraria Psychica em 1900. O exemplar se encontra sem a capa original e faltam as páginas 267 e 268 e parte do índice.

Pergunto: como e onde conseguir uma cópia digital das páginas e da capa a fim de fazer a impressão e restaurar tão importante obra?

Obrigado.

Vicente


Resposta do Editor
:

Sugerimos ao leitor que entre em contato com Adair Ribeiro, criador do MUSEU ONLINE DO ESPIRITISMO, que com certeza poderá indicar-lhe a solução do problema. Eis o endereço: allankardec.online@gmail.com

Para acessar o website do MUSEU ONLINE, clique aqui 

 

De: Soraya F. (Tubarão, SC)

Terça-feira, 8 de agosto de 2023 às 20:43:53

Assunto: Especial 455 - São os espíritas os denominados trabalhadores de última hora?

Adorei essa matéria. Muito aprendizado!

Obrigada!

Soraya

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita