Artigos

por José Lucas

 

3 vidas (salvas) por dia


3 vidas por dia são 90 por mês e 1.095 vidas por ano, em Portugal. Todas elas podiam ser salvas, mas esta é a realidade do suicídio, actualmente, no nosso país.

Como salvar estas vidas? O que o Espiritismo pode fazer nesse sentido? Como vai a nossa (in) acção?

Eu tenho um sonho

Eu tenho o sonho que um dia as pessoas conhecerão as leis naturais, descobertas pela ciência espírita, que regulam o intercâmbio entre o mundo espiritual e o mundo corpóreo.

Eu tenho o sonho que um dia as pessoas descobrirão aquilo que já foi demonstrado em 18 de abril de 1857, com o aparecimento do Espiritismo – a prova de que somos Espíritos imortais - e, consequentemente, que a morte é apenas uma mudança de estado na vida, para uma realidade menos densa, energética, subtil.

Eu tenho o sonho que um dia as pessoas vão descobrir que a reencarnação, demonstrada pelo Espiritismo, é, hoje em dia, em 2023, uma realidade científica.

Eu tenho o sonho que, conhecendo a reencarnação, a imortalidade do Espírito, o Homem perceba a Lei de Causalidade (Causa e Efeito) e entenda que tudo o que semear dentro e fora de si colherá no mesmo sentido.

Eu tenho o sonho que um dia os Órgãos de Comunicação Social façam serviço público, divulgando as descobertas espíritas que explicam ao Homem quem ele é, de onde vem, para onde vai e a causa das dissemelhanças existentes entre todos nós.

Eu tenho o sonho que, conhecendo a realidade da sua filiação divina, a imortalidade, a reencarnação, a Lei de Causalidade, o Homem entenda que o suicídio é o fundo falso da vida, uma perda de tempo e fonte de mais sofrimento.

Eu tenho o sonho que médicos e psicólogos conheçam o Espiritismo, para assim poderem melhor analisar e ajudar o Homem, na sua vertente holística, e não como mero amontoado de células.


Um futuro melhor pode ser já amanhã, se fizermos ao próximo o que desejamos para nós mesmos


Eu tenho o sonho que existam linhas de apoio ao cidadão, 24 horas por dia, a fim de consolar os desesperados e evitar o suicídio.

Eu tenho o sonho que todos os espíritas divulgarão mais e melhor o Espiritismo – ciência, filosofia e moral – como uma filosofia de vida espiritualista (que não é mais uma religião ou seita) que esclarece e consola o ser humano, auxiliando-o assim a superar melhor as suas tribulações na vida.

Eu tenho o sonho que o Estado invista muitos meios em salvar vidas, ao invés de investir em matar cidadãos indefesos, no aborto e na eutanásia.

Eu tenho esse sonho e sei que esse dia virá, mas não sei quando…

Eu tenho esse sonho porque, quando todos nós formos fraternos, compreensivos, tolerantes e tivermos um sentimento de irmandade por qualquer ser humano, todos ajudarão todos, e quem está em sofrimento não mais precisará de se matar, porque tem alguém que o sabe ajudar, amar.

Eu tenho esse sonho que, nesse tempo, o Diário de Notícias, que em 16 de julho de 2023 noticiou que em Portugal suicidavam-se 3 pessoas por dia, venha agora recordar os tempos antigos, em que as pessoas ainda se suicidavam, por não verem saída para os seus problemas.

Eu tenho o sonho que nesse tempo salvar-se-ão 3 vidas por dia, por a Sociedade funcionar como uma irmandade, onde o lema “Fora da caridade não há salvação” será o seu timão.

Eu tenho esse sonho

 

José Lucas reside em Óbidos, Portugal.

 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita