Cartas

Ano 17 - N° 829 -25 de Junho de 2023

De: Victor Manuel Pereira de Passos (Viana do Castelo, Portugal)

Sexta-feira, 16 de junho de 2023 às 3:28:11

Gostava de saber porque não é conveniente esposa e marido estarem como doutrinador e médium? Gostava também de saber porque as doutrinações não devem ser cruzadas, ou seja, com dois médiuns ao mesmo tempo?

Obrigado, agradeço a ajuda.

Victor Manuel


Resposta do Editor
:

Não existe nenhuma inconveniência em que marido e esposa atuem no mesmo grupo mediúnico. Ignoramos essa recomendação, que certamente não consta de nenhuma obra espírita séria.

Pode, sim, haver numa reunião mediúnica o que no Brasil chamamos de comunicações simultâneas, isto é, comunicações que ocorrem ao mesmo tempo. Obviamente, há grupos mediúnicos em que o fato não é admitido e, assim, as comunicações são neles sempre isoladas, trabalhando apenas um médium de cada vez.

No seu livro "Desobsessão", cap. 39, publicado pela Federação Espírita Brasileira, André Luiz reporta-se ao assunto e diz, com toda a clareza, que não é aconselhável se verifique o esclarecimento simultâneo a mais de duas entidades carecentes de auxílio. Referência em matéria de reuniões mediúnicas, a obra sugere-nos a prática do esclarecimento simultâneo a duas entidades necessitadas de auxílio, não mais do que isso, para que a ordem seja assegurada. As fotografias que ilustram os diversos capítulos do livro o comprovam.

Em que pese aos que pensam de forma diferente, entendemos que as comunicações simultâneas, longe de constituírem um problema, apresentam duas vantagens importantes. A primeira: duplica-se o número de comunicações e de atendimentos na reunião. A segunda: favorece de forma inegável o trabalho dos médiuns.

Quanto à suposta desarmonia, alegada pelos que não aceitam essa prática, a solução é bem fácil. Basta que os médiuns psicofônicos sejam dispostos convenientemente na sala de sessões.

Digamos que – em um grupo dotado de 4 médiuns psicofônicos – os médiuns A e B sejam colocados numa das pontas da mesa, ao lado do primeiro esclarecedor, situando-se os médiuns C e D na ponta oposta, ao lado do segundo esclarecedor. Quando o médium A dá passividade, o médium B permanece calado e coopera mentalmente no esclarecimento. Encerrada a comunicação, o médium B dá passividade e o médium A se retrai, verificando-se o mesmo processo na outra ponta, com o revezamento entre os médiuns C e D.

A conversação que se estabelece entre o esclarecedor e a entidade desencarnada é acompanhada pelos participantes próximos do esclarecedor, enquanto se dá o mesmo na outra ponta da mesa, de forma que, mantendo-se um tom de voz adequado, o diálogo numa das pontas da mesa não prejudique o outro, que é, como foi dito, realizado simultaneamente.

Esclarecemos que a ideia aqui exposta não é fruto de teoria, porque a praticamos ao longo de 40 anos, sem problema nenhum, motivo pelo qual não poderíamos manifestar-nos de forma contrária ao que André Luiz expõe no livro mencionado.

 

De: Neusa Gomes Silva (Pindorama, SP)

Quarta-feira, 21 de junho de 2023 às 13:11:25

Assunto: Especial 353 - Por que a população da Terra aumenta se os Espíritos que vão e vêm são os mesmos?

Um espírito criado hoje por Deus pode já nascer direto na Terra, que hoje é um mundo de provas e expiações? Ou terá que passar por um mundo mais primitivo?

Neusa


Resposta do Editor
:

A origem dos Espíritos é algo cuja informação detalhada escapa até aos seres mais evoluídos. O que sabemos, com fundamento na doutrina espírita, é que as primeiras encarnações dos Espíritos humanos ocorrem sempre nos chamados mundos primitivos.

Quando a alma atinge seu ápice evolutivo no reino animal, ela se encontra em condições de ingressar no chamado "reino hominal". Estamos então diante de um Espírito, de um ser humano, cujas sucessivas experiências reencarnatórias dar-se-ão no "reino hominal", inicialmente em um mundo primitivo e, mais tarde, em qualquer planeta cujo grau de adiantamento seja compatível com o seu nível evolutivo. Posteriormente, no momento propício, ele passará a reencarnar em um mundo de provas e expiações, como se dá com todos nós que vivemos na Terra.

 

De: Maria Odete Sena Santana (Belo Horizonte, MG)

Quarta-feira, 21 de junho de 2023 às 14:05:31

Artigos excelentes, como todos. Gostaria de receber os próximos.

Maria Odete


Resposta do Editor
:

A revista O Consolador é redigida especialmente para veiculação na internet e, por isso, não possui formato impresso. Em consequência, não adotamos o sistema de assinaturas. Para ler nossas edições, basta à leitora acessar o site da revista – www.oconsolador.com – e incluí-lo entre seus Favoritos da internet.

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Sábado, 17 de junho de 2023 às 10:09

Assunto: Efeito Borboleta. World Trade Center!

Comentário em "Efeito Borboleta". Mundo Material e Imaterial.

"Imagine você caminhando e, de repente, se agacha para amarrar o cadarço do sapato. Atrás, vem um senhor com café quente nas mãos. Tropeça em você, derrama o café e se queima. Precisa ir ao pronto-socorro para tratamento. Este senhor é piloto de avião. Isso atrasa o voo. Uma das passageiras ia para uma entrevista de emprego. Não chegou a tempo e perdeu a vaga. Um homem ia se casar e deixou a noiva no altar. Dois irmãos que queriam se despedir da avó, com doença terminal, não conseguiram dar seu último adeus.

Percebeu o caos que foi causado? Amarrar o cadarço ocasionou eventos diferentes do esperado." Fonte: Link-1

Isso aconteceu no 11 de setembro? Fonte: Link-2

Saudações,

Luiz Carlos Formiga

 

De: B. L. (Barra Mansa, RJ)

Quinta-feira, 15 de junho de 2023 às 21:52:56

Assunto: Especial 353 - Por que a população da Terra aumenta se os Espíritos que vão e vêm são os mesmos?

Perfeito. A evolução espiritual é a coisa mais coerente que existe.

B. L.

 

De: Adalberto Evangelista de Souza (Guariba, SP)

Quarta-feira, 21 de junho de 2023 às 7:29:01

Assunto: Especial 450 - Frase atribuída a Kardec: Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre...

Excelentes esclarecimentos, amigos, entretanto e independente quem o escreveu, o verdadeiro sentido é que permanece entre nós, como disse Jesus: Não há nada escondido que não venha a ser revelado, e não existe nada oculto que não venha a ser conhecido. (Mt, 10:26; Lc, 12:2)

Adalberto 

 

De: Ana Paula Gonçalves (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 19 de junho de 2023 às 13:19

Assunto: Como o budismo funciona na prática?

A filosofia budista afirma que Buda não é um deus, mas um homem comum que conquistou o máximo de sabedoria e, consequentemente, a iluminação. Por isso, o budismo busca repassar ensinamentos para a elevação espiritual de acordo com a realidade de cada um.

"Na sua vida, quais ações o ajudam a ser uma pessoa mais livre e feliz?"

Essa é uma das perguntas do livro-caixinha “Puxa Conversa Budismo”, que auxilia no entendimento dessa filosofia. Os monges Heishin Gandra e Daiko Krauss, discípulos da Monja Coen, assinam a obra e orientam a jornada de autoconhecimento.

Monja Heishin Gandra é formada em Pedagogia e aluna discípula da Monja Coen Roshi, do Templo Taikozan Tenzui Zenji em São Paulo, Comunidade Zen Budista – Zendo Brasil, da tradição Soto Zen do Japão.

Monge Daiko Krauss é formado em Cinema e também aluno discípulo da Monja Coen Roshi.

O livro, que reúne 100 perguntas que ajudam a lidar com a solidão, a insegurança, a raiva e outros sentimentos negativos, é uma publicação da Matrix Editora.

Ana Paula

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita