Cartas

Ano 17 - N° 825 - 28 de Maio de 2023

De: Guilherme Breda Sanches (São Paulo, SP)

Terça-feira, 23 de maio de 2023 às 07:15

Assunto: 89% dos brasileiros acreditam em Deus ou em um poder maior, aponta pesquisa

Aproximadamente nove em cada dez brasileiros (89%) acreditam em Deus ou em um poder maior. O dado foi apurado por meio da pesquisa "Global Religion 2023", feita em 26 países. O Brasil é o primeiro colocado do ranking, empatado com África do Sul (89%) e Colômbia (86%). A maior parte dos brasileiros que tem uma religião se denomina cristã (70%).

A média global é de 61%. Na outra ponta da tabela estão Holanda (40%), Coreia do Sul (33%) e Japão (19%).

Quanto à crença na existência do Paraíso, os brasileiros se destacam, juntamente com o Peru, em primeiro lugar, com 79% dos entrevistados expressando essa convicção. A África do Sul, Colômbia e Turquia ocupam o terceiro lugar, com 78%. Na outra ponta está a França, com 31% de crença no Paraíso, seguida pelo Japão, com 28%, e a Bélgica, com 22%.

Quando se trata da crença no Inferno, os brasileiros ocupam a segunda posição, com 66% dos entrevistados afirmando acreditar na existência desse lugar. A Turquia lidera o ranking, com 76%, enquanto a Tailândia fica em terceiro, com 63%. Na parte inferior da tabela está a Espanha, com 22% de crença no Inferno, seguida pela Suécia, com 21%, e a Bélgica, com 16%.

No que diz respeito à capacidade de superar crises, como doenças, conflitos e desastres, os brasileiros demonstraram uma forte crença no poder de Deus ou de Forças Maiores. Impressionantes 90% dos entrevistados afirmaram que acreditam que Deus ou Forças Maiores os permitem superar esses desafios. Essa porcentagem coloca o Brasil em primeiro lugar nesse aspecto. A Colômbia e a África do Sul ocupam o segundo lugar, ambas com 89%. Na outra ponta da tabela estão Suécia (56%), Coréia do Sul (50%) e Japão (37%).

Quando perguntados se têm alguma religião, 76% dos brasileiros dizem que seguem algum tipo de religião. Este ranking é liderado pela Índia, com 99% da população respondendo que segue alguma religião, seguida pela Tailândia (98%) e pela Malásia (94%). Na outra ponta, estão a Suécia e a Holanda, ambas com 46%, a Coreia do Sul, com 44% e o Japão com 42%. A média global é de 67%. A maior parte dos brasileiros que tem uma religião se denomina cristã (70%). Contudo, mesmo com uma alta associação com alguma religião no Brasil, apenas 49% dos brasileiros afirmam visitar ao menos uma vez ao mês igrejas, templos ou outros locais de culto. A média global dos países pesquisados para esta pergunta é de 30%. A Índia, novamente, lidera com 71%, assim com o Japão que também aparece no fim da lista com apenas 5% de pessoas declarando frequentar estes locais regularmente.

A pesquisa "Global Religion2023" foi realizada pela Ipsos em 26 países, com 19.731 entrevistados, sendo aproximadamente 1000 no Brasil, entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais. O estudo foi feito por meio da plataforma online Global Advisor da Ipsos e, na Índia, por meio da plataforma IndiaBus.

Saudações,

Guilherme Sanches

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Sábado, 20 de maio de 2023 às 07:50

Assunto: José Passini

José Passini, até breve!

Almas Nobres

Chegam, semeiam

E então retornam pra “casa”...

Deixam

Pegadas

Luminosas...

Segui-las ou não vai de cad’um...

Obrigada, Passini, pelas Sementes de Luz! (1)

Leia mais:

1) José Passini, até breve - Link-1

2) Que o amor nos una e que as religiões não nos separem - Link-2

3) Estudar o Evangelho à luz do Espiritismo - Link-3

Saudações,

Formiga

 

De: Maria dos Santos Carvalho Viegas (São Luís, MA)

Quarta-feira, 24 de maio de 2023 às 10:14:22

Como fazer para ser assinante desta revista "O Consolador" e recebê-la no meu endereço residencial?

Maria


Resposta do Editor
:

Como esta revista não tem formato impresso, nem adota o sistema de assinaturas, não há como enviá-la ao endereço da leitora, que poderá acessar nossas edições semanais gratuitamente clicando no link que remete ao website da revista. Para isso, clique aqui 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Quinta-feira, 18 de maio de 2023 às 20:28

Assunto: Analfabetos de céu

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Numa escola de ensino fundamental, uma menina de sete anos faz um desenho de uma paisagem com tintas coloridas.

Era a tarefa do dia na aula. Pintar um lugar onde eles gostariam de estar.

A menina se esmerou com a palheta de cores, e produziu, empolgada, sua obra de arte.

Ansiosa, levantou-se da cadeira e foi mostrar à professora.

Ao ver a pintura, a educadora notou algo estranho já de súbito.

Disse baixinho um muito bem, para incentivar a criança, fez um carinho e pegou o desenho em mãos.

Os trabalhinhos seriam expostos no outro dia no mural da escola.

No intervalo para o lanche, a professora não se conteve, pegou o desenho e foi mostrar às outras que se encontravam na secretaria da escola.

Ela queria uma opinião sobre aquilo. Algumas delas eram mais entendidas em psicologia infantil, e quem sabe poderiam ajudá-la a decifrar o que estava pintado ali.

O que será que ela quis dizer com isso? Isso deve estar mostrando algum sentimento, algo que ela tem guardado. O que será?

As amigas de profissão não souberam dizer. Algumas disseram que não era nada, que não deveria se preocupar. Mas ela estava encafifada.

Voltou à sala de aula, e resolveu que, ao final do período, iria conversar com a menina e perguntar a ela o que significava.

Chamou-a então, com discrição, à sua mesa e perguntou, com a pintura na mão:

Querida, você pode explicar algo para a tia? - A criança acenou com a cabeça.

Se o céu é azul, por que você desenhou um céu cor-de-rosa?

Mas o céu não é azul, professora! - Respondeu ela, com educação.

Quem diz que o céu é azul é analfabeto de céu!

Ontem, no final da tarde, o céu atrás de minha casa estava assim, rosa.

Esses dias vi um céu laranja! À noite ele é sempre preto, ou azul escuro, mas de dia ele pode ser cinza claro, cinza escuro, vermelho...

Sabe... Uma vez vi uma tempestade tão grande no céu, que ela chegou a pintar o céu de verde! Não é todo mundo que acredita, mas eu vi, era verde.

A menina fez um verdadeiro discurso sobre as cores do céu, deixando boquiaberta a professora desatenta.

Ela nunca havia parado para pensar nisso. Aceitou tão facilmente a verdade, o clichê de que o céu é azul, que acabou esquecendo a variedade de cores possíveis no zimbório terreno.

Percebeu então como as crianças têm uma sensibilidade admirável, e que muito tinha a aprender com elas.

Com certeza, na próxima vez, antes de achar que possa existir algum problema numa criança, iria se analisar, para perceber se não era sua sensibilidade que precisava de escola.

*   *   *

Toda criança é especial, e merece ser tratada como tal.

Da mesma forma como nem sempre o céu é azul, cada criança tem suas particularidades, e os educadores precisam estar atentos a elas.

Não se pode usar uma mesma fórmula, um mesmo padrão de ensino ou educação no lar, para todas as crianças.

Faz-se necessário ajustes, adequações, atenções individualizadas.

Todo céu é belo, mesmo sendo amarelo, rosa, vermelho ou negro.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações,

Editor do Jornal Mundo Maior

 

De: Jornal de Estudos Espíritas (Campinas, SP)

Sábado, 20 de maio de 2023 às 14:24

Assunto: Publicação de novo artigo no Jornal de Estudos Espíritas (JEE)

Olá todos,

Sempre com bastante satisfação, divulgamos a publicação de mais um artigo no Jornal de Estudos Espíritas (JEE). O artigo "Kardec e a Frenologia do século XIX" de Rita Foelker apresenta mais uma importantíssima análise sobre a prematura e pueril afirmação de racismo em Kardec.

Foelker investigou o que Kardec pensava a respeito da Frenologia, que foi uma hipótese teórica científica que buscava "explicar faculdades intelectuais e tendências humanas a partir do desenvolvimento maior, ou menor, de determinadas áreas do cérebro". Kardec aceitava essa teoria? O que ele teria dito a respeito? Se desejarem saber o que Kardec explicitamente afirmou sobre essa teoria, não deixe de ler o artigo de Foelker.

Para acesso gratuito ao artigo, clique aqui

O JEE continua firme no seu propósito de publicar artigos que de modo sério, científico e filosófico, valorizam Kardec e a Doutrina Espírita como teoria capaz de descrever e explicar os fenômenos psíquicos. Se um artigo é aceito para publicação no JEE, mesmo sobre assunto controverso, o Leitor sério pode confiar que o conteúdo é, no mínimo, sensato e bem fundamentado na Doutrina.

Excelentes estudos a todos!

Alexandre Fontes da Fonseca

Editor do Jornal de Estudos Espíritas

 

De: Osvaldo Monteiro (Paranavaí, PR)

Sexta-feira, 19 de maio de 2023 às 06:18

Assunto: Virtude da semana - "Dever"

Olá!

O projeto "Cultivando virtudes para ser feliz" destaca para a semana, a virtude do "D E V E R".

O que é o DEVER?

“Quem dirige um carro, deve usar e exigir o uso de cinto de segurança.” Eis um dever legal que é imposto em benefício próprio e da sociedade.

Mas não é só.

Ao lado dos deveres materiais se apresentam os deveres morais. Exemplos:

- Do SABER, nasce o dever de ensinar.

- Quem dispõe de recursos, tem o dever de contribuir.

- A própria caridade se impõe como um dever moral da consciência.

O Espírito Lázaro, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, afirma que “na ordem dos sentimentos, o dever é muito difícil de cumprir-se, por se achar em antagonismo com as atrações do interesse e do coração. Não têm testemunhas as suas vitórias e não estão sujeitas à repressão suas derrotas. O dever íntimo do homem fica entregue ao seu livre-arbítrio”, diz ele.

É muito importante cumprirmos tanto o dever legal-material, quanto o dever moral. Nosso progresso espiritual depende disso também.

Treinemos, pois, A VIRTUDE DO DEVER!

Juntos por um mundo melhor.

Luz e paz!

Osvaldo Monteiro

Departamento de Estudo da Doutrina Espírita do Centro Espírita Fé, Amor e Caridade de Paranavaí, PR.

 

 

De: Jéssica Collado (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 19 de maio de 2023 às 14:09

Assunto: O que é imortalidade e o que nos faz seres humanos únicos segundo a ciência e filosofia védica dos chakras

O médico integralista Rodrigo Duprat mistura ciência e tradição védica dos chakras no livro "Os 7 Níveis da Consciência" para explicar o que é a nossa alma. A Obra mistura filosofia védica com ciência para explicar o que nos faz seres humanos únicos e é a chave para o entendimento da imortalidade: a nossa consciência

Criado para ser curioso desde pequeno, o autor foi incentivado pelo avô, médico cardiologista e onívoro cultural por natureza, a pensar sobre o futuro e sobre a inteligência mental. O Alzheimer do avô foi apagando sua consciência aos poucos e isso também o fez pensar muito. Afinal quem era ele? O corpo? O cérebro? O que é consciência? E a mente? O que é alma? E o que nos faz seres humanos únicos? Como lapidamos nossa consciência?

No livro faz-se uma viagem sobre descobertas, controvérsias e mistérios do conhecimento moderno.

Tudo o que é apresentado pelo autor, embora pareça um tanto esotérico, é embasado com dados científicos. Com quase 200 referências bibliográficas, em uma média de dez estudos para compor cada um dos onze capítulos. Uma mescla de ciência e espiritualidade, que foge da visão "mais do mesmo", sem comprovações científicas. Não é um livro de autoajuda, é um livro de reflexão sobre a autoconsciência e como fazer com que possamos atingir um nível mais elevado na escala evolutiva.

Cirurgião Plástico formado no Instituto Ivo Pitanguy, o Dr. Rodrigo Duprat  é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e formado em medicina integrativa pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Jéssica Collado

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita