Cartas

Ano 17 - N° 822 - 7 de Maio de 2023

De: Manoel Dias Tavares (São Bernardo do Campo, SP)

Domingo, 30 de abril de 2023 às 16:45:50
Controvérsia de quando se dá a reencarnação entre a primeira e segunda edição do Livro dos Médiuns. Como podem os Espíritos superiores errarem tanto?

Manoel


Resposta do Editor
:

O fato se deu na primeira obra publicada por Kardec: O Livro dos Espíritos (LE) e não em O Livro dos Médiuns. Quem pensa que as respostas constantes do LE foram redigidas pelos Espíritos há de, naturalmente, concluir que os Espíritos se enganaram. Mas não foi assim que a obra foi elaborada. As respostas baseiam-se, sim, no que os Espíritos revelaram, mas sua redação coube a Kardec, que é por isso chamado corretamente de codificador da doutrina espírita.

Na primeira edição do LE, Kardec não havia completado nem dois anos de pesquisas e estudos do Espiritismo, visto que foi em maio de 1855 que ele assistiu pela primeira vez ao fenômeno das mesas girantes e o LE apareceu em abril de 1857.

A segunda edição, publicada em março de 1860, quase três anos depois, tempo hábil e necessário para que se observasse a chamada universalidade do ensino espírita, pôde sanar equívocos presentes na primeira edição, erros que todos nós podemos cometer, não por erro dos Espíritos, mas por nos basearmos em informações isoladas ou singulares, que podem ser corretas ou incorretas.

É por isso que o codificador escreveu, como guia para todos nós, estas célebres palavras:

“A concordância no que ensinem os Espíritos é, pois, a melhor comprovação. Importa, no entanto, que ela se dê em determinadas condições. A mais fraca de todas ocorre quando um médium, a sós, interroga muitos Espíritos acerca de um ponto duvidoso. É evidente que, se ele estiver sob o império de uma obsessão, ou lidando com um Espírito mistificador, este lhe pode dizer a mesma coisa sob diferentes nomes. Tampouco garantia alguma suficiente haverá na conformidade que apresente o que se possa obter por diversos médiuns, num mesmo centro, porque podem estar todos sob a mesma influência.
Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares." (O Evangelho segundo o Espiritismo, Introdução, parte II.)

Foi ao adotar o princípio acima que a obra kardequiana, a partir de então, revela a solidez e a coerência que a caracterizam, como os estudiosos do Espiritismo sabem muito bem.

 

De: Leo Martins (Gravataí, RS)

Terça-feira, 2 de maio de 2023 às 17:53:19

Venho lhes pedir uma indicação de um livro, o qual tenha o conteúdo, como protagonistas principais, uma mãe e uma filha, as quais não têm bom relacionamento entre si, apesar da mãe, por ser mãe, seja mais complacente, pois quero presentear, no sentido que o livro possa proporcionar um novo comportamento, e assim possam reacender uma relação que nasceu rompida.

Aguardando por suas habituais manifestações, desde já agradeço.

Leo


Resposta do Editor
:

Há muitos livros que focalizam a questão citada pelo leitor. Um deles, psicografado por Divaldo Franco, com o título de Nos bastidores da obsessão, autoria de Manoel Philomeno de Miranda, traz, entre inúmeros casos, a relação conflituosa entre Mariana e seus pais, fato que muitas aflições causou a todos da família, especialmente à mãe. 

 

De: Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa (São Paulo, SP)

Terça-feira, 2 de maio de 2023 às 14:28:53

Prezados confrades:

É possível a comunicação mediúnica entre seres de outros planetas com os médiuns do nosso planeta?

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Ruy


Resposta do Editor
:

Sim, é possível que uma pessoa encarnada em outro planeta se comunique entre nós, como mostrado por Allan Kardec na Revista Espírita de 1858, edição publicada pela Edicel, págs. 113 e 144, em que o codificador transcreve comunicações dadas pelos Espíritos de Bernard Palissy e Mozart, que se encontravam naquela oportunidade reencarnados em Júpiter. 

 

De: Sebastião de Assis Barbagalo (Londrina, PR)

Domingo, 30 de abril de 2023 às 13:02:42

Colocar o nome no caderno espírita, deve ser completo ou somente o primeiro nome, tanto para encarnado e desencarnado?

Sebastião


Resposta do Editor
:

Tudo que for possível para descrever a pessoa objeto do atendimento espiritual deve ser feito, conforme já foi explicado na seção O Espiritismo responde da edição 465 desta revista. Para acessá-la, clique aqui 

 

De: Ary Cruzeiro (Rio de Janeiro, RJ)

Sexta-feira, 28 de abril de 2023 às 15:49:44

Gostaria de ter o link no celular do Evangelho Segundo o Espiritismo, busca aleatória.

Agradeço.

Ary


Resposta do Editor
:

Eis o link: Evangelho 

 

De: Rhaida Walesca de Souza Brito (Goiânia, GO)

Domingo, 30 de abril de 2023 às 8:01:37

Agradeço ao Universo por ter encontrado aqui o site. E o que me encaminhou foi o Livro dos Espíritos nesta minha busca pela iluminação.

Que Pai oxalá os abençoe.

Rhaida

 

De: Domingos Antero da Silva (Limeira, SP)

Quarta-feira, 3 de maio de 2023 às 10:15:35

Prezados Srs. Ao estudarmos a evolução dos espíritos aprendemos que é diversa a escala onde cada grupo se encontra na evolução moral. Também, quando estudamos sobre obsessões, aprendemos que os vícios, o uso de substâncias alcoólicas propicia a aproximação e até a permanência de espíritos obsessores junto das pessoas que fazem uso destas substâncias. É sabido que em religiões, com a umbanda, os "médiuns", em muitos terreiros, fazem uso do álcool como sendo facilitador da aproximação dos espíritos aos quais dão passividade e os quais fazem aconselhamento às pessoas que vão em busca destes aconselhamentos. Os senhores podem, por favor, comentar este assunto? Podem indicar artigos e livros sobre este assunto?
Gratidão.

Domingos


Resposta do Editor
:

O assunto, por se tratar de prática adotada por outras denominações religiosas, foge ao nosso conhecimento e, portanto, nada temos a comentar, a não ser que respeitamos de forma incondicional toda e qualquer religião cujo objetivo seja o bem do próximo. 

 

De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)

Terça-feira, 2 de maio de 2023 às 03:18

Assunto: Gazeta IEEAK de maio de 2023

Irmãos e irmãs da lide espírita...

Anexo, nosso Informativo Espírita Mensal ref. maio de 2023, com diversos assuntos que poderão nos trazer algum auxílio no nosso dia a dia... Favor repassá-lo aos teus contatos, a fim divulgarmos mais a Doutrina Espírita...

A Gazeta IEEAK pode ser acessada e lida por meio do nosso Blog. Para acessar, clique aqui

Abraços fraternos,

Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" 

 

 

De: Birah G. (Curitiba, PR)

Segunda-feira, 1º de maio de 2023 às 11:37:06

Assunto: Especial 315 - Espírito e matéria ante a lei de evolução

Só tem um problema: não é a matéria quem produz a força e muito menos o movimento que gera a interação entre elas.

Birah 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 2 de maio de 2023 às 20:45

Assunto: Quando tudo dá errado

Curta o Jornal Mundo Maior no Facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens como esta que adiante transcrevemos:

“O que se faz naquele dia em que tudo parece dar errado?

Há quem diga: Levantei com o pé esquerdo.

Entende-se que quem assim fala, acredita que um pé é mais valioso do que o outro. Esquece-se de que ambos os pés são preciosos, pois que a base sobre a qual recai o peso do corpo, sustentado pelas pernas.

De toda forma, nesse dia em que tudo deve dar errado, porque começou errado, o que fazer?

Primeiro: repelir a ideia de uma perseguição de Deus aos Seus filhos. As coisas não dão errado porque Deus quer. Dão errado porque nós, os Seus filhos, agimos errado.

Vejamos. Você levantou pela manhã atrasado? De quem é a culpa? Não é do despertador, que não soou o alarme, ou soou mais tarde. A questão é sua, porque quem programa as funções do aparelho é você. Portanto, não há porque se zangar. O que acontece, em seguida, para o melhor ou para o pior, é sua decisão.

Você pode levantar de um pulo, pôr-se em pé, sair às tontas do quarto e... se bater na porta, em um móvel. Pensasse que nada traria de volta os minutos passados, levantaria com calma e faria tudo com mais vagar.

Quando você está com pressa e tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo, tem muita probabilidade de algo desagradável acontecer. O leite transborda, sujando o fogão, você se corta ao fazer a barba, o botão da camisa cai, pela violência que você usa, tentando abotoá-lo. Enfim, a lista é quase interminável. E a culpa, com certeza, não é de Deus.

Faça tudo com calma. O carro não dá partida? Verifique o porquê e resolva, se possível, sem se estressar. Perdeu o horário do ônibus? Lembre que a sua ansiedade ou a sua irritação não fará o próximo se adiantar. Espere. Se preciso, avise seu superior, sua chefia, seu cliente, do atraso.

Se perderá uma aula, uma prova, já perdeu. De que adianta gritar, se zangar? Nada trará de volta os minutos perdidos. A palavra já diz: perdidos.

O trânsito está congestionado? Não faça tolices, não viole as regras do bom motorista. Tenha sempre à mão um livro, uma revista e aproveite o tempo.

A chuva o surpreendeu no caminho? Aguarde um pouco. Tudo passa. A chuva também passa. Aguardar um pouco não lhe deve causar maior preocupação. Enfim, em tudo seja responsável e pense que em suas mãos está permitir que tudo ande nos eixos, ou não ande. Tudo se resolve, a pouco e pouco, ou não. Por fim, pense: não vale a pena perder minutos preciosos da vida por estresse, irritação ou impaciência.

Deus quer a sua felicidade. Colabore com Ele nesta conquista.

*  *  *

Tudo no Universo traduz harmonia, precisão. Os planetas obedecem às suas trajetórias e cada qual se enquadra, na linha do dever que lhe é própria. Os astros giram, as estrelas lançam sua luz ao espaço. Tudo obedece ao Grande Pai de todos nós.

Não sejamos diferentes. Harmonizemo-nos. Colaboremos com nossa própria felicidade. E pensemos a cada dia: Hoje tudo vai dar certo. Perfeitamente certo. Eu farei o possível para tudo acontecer acertadamente.” (Redação do Momento Espírita.)

Saudações.

Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita