Cartas

Ano 16 - N° 811 - 19 de Fevereiro de 2023

De: Antonio Carlos Corrêa Guinancio (Ponta Porã, MS)

Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023 às 7:35:53

Gostaria de saber, sobre o corpo de Jesus, se após a sua morte física, já com o segundo corpo, seria esse corpo o de um agênere?

Antonio Carlos


Resposta do Editor
:

Sim. Nas aparições após o episódio da crucificação Jesus valia-se do seu corpo espiritual (ou perispírito), envoltório que reveste a alma. Em alguns momentos, esse envoltório era somente vaporoso, não tangível. Em outros momentos, era tangível, tal como se dá com o fenômeno chamado de materialização. Ele era, então, nessas ocasiões, um Espírito materializado.

Diferenças notórias apresentava o corpo de Jesus antes e depois da morte corpórea. Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita, trata do assunto em sua obra A Gênese, cap. XIV, n. 35 e 36, e cap. XV, n. 64 e 65. 

 

De: Laurelucia Lunardi (Ribeirão Preto, SP)

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023 às 7:53:16

Como consigo acessar os estudos do livro “O céu e o inferno” realizados em 2014 ou anteriormente?

Laurelucia


Resposta do Editor
:

Os estudos do livro O Céu e o Inferno foram publicados nas edições 332 a 361 desta revista, no período de 6 de outubro de 2013 a 4 de maio de 2014.

Para acessar a 1ª parte, clique neste link

Clicando depois no link Edições anteriores - clique aqui - será possível acessar as edições seguintes. 

 

De: Vera Coutinho (Divinópolis, MG)

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 13:39:06

Boa tarde, estou procurando onde encontro este texto na revista: “já estava reencarnado na cidade de Oliveira-MG como Pe. Cônego Ananias de Paula Vieira. Nesta encarnação, além de Padre, ele foi também...”

É possível me enviar? É muito importante pra mim.

Vera Coutinho


Resposta do Editor
:

O texto citado pela leitora foi publicado na seção de Cartas da edição 231 desta revista. Para acessá-la, clique aqui

Trata-se de uma mensagem enviada por Ananias de Paula da Silva, de Oliveira (MG), na qual é dito que Emmanuel, quando ditava os livros psicografados por Chico Xavier, já estava reencarnado na cidade de Oliveira-MG como Pe. Cônego Ananias de Paula Vieira.

Com essa mensagem, veio um extenso texto em que o leitor desenvolveu a tese de que Emmanuel já estava encarnado quando orientava a obra de Chico Xavier, uma ideia estapafúrdia que não tem a menor fundamentação e, por isso, nem deveria ser aqui ventilada. 

 

De: Antonio Marchina (Boituva, SP)

Domingo, 19 de fevereiro de 2023 às 2:57:11

Tenho alguns escritos em forma de livro, de cunho espírita, que gostaria de ceder para veiculação gratuita.

Antonio Marchina


Resposta do Editor
:

O propósito principal da EVOC, a editora da revista “O Consolador”, é editar obras espíritas para download gratuito. Desse modo, se o leitor assim o desejar, pode enviar-nos seus livros para este endereço: aoofilho@gmail.com O arquivo deve ser enviado no formato Word, com sugestão da arte da capa a ser utilizada na montagem da obra. 

 

De: Robson F. Barbosa (Maceió, AL)

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023 às 15:55:36
Pode me informar o endereço eletrônico de Marcelo Borela de Oliveira. O que consta em seu artigo não funciona/não existe, por isso estou interessado se existe outra fonte de encontrá-lo. Preciso fazer-lhe uma pergunta sobre o estudo de Nos Domínios da Mediunidade.

Robson


Resposta do Editor
:

Existe, sim. Sua pergunta pode ser enviada diretamente para aoofilho@gmail.com e tenha certeza de que a resposta lhe será enviada. 

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 08:04

Assunto: Abertas as inscrições para curso online de pedagogia espírita

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

Abertas as inscrições para curso online de pedagogia espírita

A Universidade Livre Pampedia inicia em 25 de fevereiro uma nova turma do curso de pós-graduação em pedagogia espírita, com duração de dois anos, aulas online, ao vivo, um sábado por mês.

Desde 2005, a jornalista e doutora em educação Dora Incontri, presidente da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, está à frente do projeto. “A proposta de espiritualidade de Allan Kardec sempre foi de educação, baseada em ideias de amor e liberdade, pilares para um projeto cultural de transformação do mundo. É preciso compreender o sentido existencial como um processo pedagógico”, observa Dora.

As informações podem ser acessadas clicando neste link

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Site Espírita - Irmãos W (São Paulo, SP)

Sábado, 11 de fevereiro de 2023 às 23:12

Assunto: Obra traduzida “Escutemos Os Mortos” 

Olá, caros amigos. 

Saudações Kardequianas. 

1- O Projeto Allan Kardec tem por principal objetivo permitir o acesso do público em geral e de pesquisadores a centenas de manuscritos e documentos originais de Allan Kardec, transcritos no francês e traduzidos em português. Assim, o projeto pretende se tornar referência para fontes históricas primárias ligadas ao pensador francês. Acesse clicando neste link 

2- Atualização do site: estamos trazendo esta semana, de Gabriel Delanne e Gaston Bourniquel, a obra “Escutemos Os Mortos” (1923).

Sinopse da obra:  

Na Maison des Spirites, o Sr. Gaston Bourniquel dirigia o Grupo de Psicologia Experimental com a médium ostensiva Lucie Albertine Gleyses. O principal objetivo do trabalho era a identificação dos Espíritos desencarnados que informavam as suas experiências no pós-morte. Todas eram catalogadas pelos pesquisadores e, em momento posterior, pesquisavam-se as informações trazidas pelos espíritos. Os resultados das pesquisas realizadas por esse grupo, eram seguidos pelo método científico, com provas experimentais positivas e irrefutáveis, e que foram narrados na obra Escutemos os Mortos (Gabriel Delanne e Gaston Bourniquel) publicadas no ano de 1923. 

Agradecendo a TRADUÇÃO DA OBRA: por Fabiana Rangel. REVISÃO: Escritor João Sergio Boschiroli, autor da obra: Somos pequenos deuses na Terra. 

Links citados:

1) Gabriel Delanne e Gaston Bourniquel - Escutemos Os Mortos – para acessar,  clique aqui-1 

2) Gaston Bourniquel (1868-1948) - Dados Biográficos – para acessar, clique aqui-2 

A luta segue.

Irmãos W. 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 20:51

Assunto: Os dons

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens como esta que adiante transcrevemos:

“Narra certa lenda de autor desconhecido que um homem entrou em uma loja e se aproximou do balcão. Quem estava atendendo era uma criatura maravilhosa. Tão bela que parecia uma fada, dessas saídas de contos infantis.

O homem olhou para os lados e perguntou: O que é que você tem para vender? Com um sorriso lindo, a jovem respondeu: Todos os dons.

O homem arregalou os olhos, manifestando interesse, e quis saber qual era o preço. Seria muito caro? Não, foi a resposta. Aqui, nesta loja, tudo é de graça.

Ele olhou, maravilhado. Havia jarros cheios de amor, vidros repletos de fé, pacotes de esperança e caixinhas de sabedoria.

Resolveu fazer o seu pedido: Por favor, quero muito amor, um vidro de fé, bastante felicidade para mim e toda a minha família.

Com presteza, a moça preparou tudo e lhe entregou um embrulho muito pequeno, que cabia na sua mão. O homem se mostrou surpreso e perguntou outra vez:

Será possível? Está tudo aqui mesmo? É tão pequeno o embrulho!

Sorrindo sempre, a jovem explicou: Meu querido amigo, nesta loja, onde temos todos os dons, não vendemos frutos. Concedemos apenas as sementes.

* * *

As sementes das virtudes se encontram em nós. Somos a loja dos dons. O que necessitamos é investir na semeadura.

Se desejamos que frutifique o amor, é preciso que nos disponhamos a amar. E o exercício começa quando executamos bem as tarefas que nos constituem dever.

Cada tarefa, cada ação executada com devoção, como algo muito precioso.

Prossegue no trato familiar, com pais, irmãos, cônjuges e se amplia no rol das amizades.

Depois, atravessa a cerca dos afetos e passa a agir nas relações de trabalho e entre aqueles que simplesmente encontramos na rua, no ônibus, no mercado, no banco.

A fé não é adquirida de rompante. Necessita ser pensada, estudada, reflexionada. O exercício inicia com a contemplação da natureza.

Observa a florada da primavera, as flores que desabrocham em pleno inverno, aquelas que resistem aos dias extremamente quentes.

Há tanto a aprender com os ciclos de vida, as estações. Os dias frios, os dias quentes, o sol, a lua, as estrelas, as árvores que balançam ao vento e as flores multicoloridas nos jardins.

Alonga-se com a visão dos mundos, das coisas infinitamente pequenas e daquelas infinitamente grandes. A harmonia de tudo nos remete a uma confiança irrestrita, uma certeza inabalável que se chama fé.

A felicidade frutifica quando, plenos de amor e de fé, vivemos cada dia com intensidade, sem igual, saboreando cada minuto como se fosse o único, o último, o derradeiro.

* * *

Mudar é um ato de coragem. É a aceitação plena e consciente do desafio evolutivo.

É trabalho árduo, para hoje. É trabalho duro, para agora. E os frutos seguramente virão no amanhã, talvez não muito distante. Mas, quando temos certeza de estar no rumo certo, a caminhada é tranquila. Quando temos fé e firmeza de propósito não é difícil suportar as dificuldades do dia a dia.

Pensemos nisso. Invistamos no germinar das virtudes ainda hoje.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações.

Editor do Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita