Artigos

por Wagner Ideali

 

Viver hoje


Ame as pessoas como se não houvesse amanhã. 
Anônimo


Viver dentro da responsabilidade de nossos atos está aí a verdadeira beleza da vida. O Espiritismo no apresenta a Lei maior de causa e efeito, numa filosofia que nos mostra o porquê das diferenças e desigualdades.

As maiorias das pessoas, sem dúvida nenhuma, gostariam de viver livres. Como o vento a soprar nos campos, gostaríamos de viver sem responsabilidade no Jardim do EDEN, contemplado um deus de forma bucólica e sem valor mais profundo.

Com o advento do Espiritismo, aprendemos que a vida são escolhas, com um resultado maior. Ver o mundo como um local para renovação, trabalho, estudo e mudanças ainda é o melhor remédio, mas sempre dentro de padrões éticos, embasados em Caridade para com o próximo.

Encarar nossas responsabilidades para então, depois dessa vida, ver o resultado positivo de uma obra bem realizada. Pois deveremos ter resgatado nossas faltas, espiado nosso passado e nos preparando para o futuro. Assim poderemos entender o verdadeiro valor da vida, e na próxima vida além tumulo. A parte externa muda sim, mas dentro de nós continuamos o mesmo, apesar dessa nova condição vibracional, continuamos o mesmo. Necessário se faz começar agora. A renovação é algo constante e não tem como parar. Com o tempo passamos a ver a renovação não como obrigação, mas algo que nos da alegria nada oferecida pelos bens mutáveis do mundo. A renovação passa pelo estudo do mundo e de nós mesmo, desembarca na caridade e o Amor para com o próximo.  Assim ao recebermos o convite para retornar a vida o faremos numa condição melhor, com uma situação de mais lucidez e certos de ter a capacidade de realizar novas tarefas. A reencarnação é sem dúvida, uma forma lógica e racional para explicar as diferenças na vida para os que não se conformam com respostas simplórias sobre as disparidades da vida, ou a imposição da vontade de Deus sobre nós sem qualquer lógica ou motivo maior. Vamos viver cada dia por vez e sentir todos os ensinamentos daquele dia. A cada dia tem a sua lição. Precisamos aprender a aprender a lição do dia. Caridade, perdão, estudo, trabalho e muito amor são os recursos que nos permite viver a vida dentro de parâmetros novos e de felicidade incontida, de difícil explicação.

Espiritismo, o lema e Jesus, o caminho.

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita