Brasil
por Luiz Guimarães Gomes de Sá

Ano 16 - N° 778 - 26 de Junho de 2022

 

Caminhos de luz

 

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 14:8)

 

Passado o transtorno inicial da pandemia que nos trouxe aflição, o Centro Espírita Caminhando Para Jesus vem retomando as suas atividades presenciais desde outubro de 2021. A adversidade por que todos nós passamos levou-nos a um novo caminho para realizarmos palestras virtuais, não havendo interrupção dos estudos da Doutrina Espírita e sua divulgação. Não obstante as dificuldades enfrentadas, foram auspiciosos os trabalhos realizados no período.

No dia 21 de junho, comemoramos os 71 anos dessa Casa de Luz. Durante essas décadas, a atuação foi intensa no ensinamento do Evangelho de Jesus, vencendo os obstáculos sempre presentes. Pavimentamos caminhos, despertamos consciências e descortinamos inúmeros corações para a realidade da vida que nos propõe desafios para serem superados. Esse trabalho incansável oportunizou a muitos conhecerem a Doutrina dos Espíritos que se apresenta como reveladora, consoladora e redentora.

Tendo iniciado suas atividades em uma escola em 1951, trouxe o aprendizado para muitas crianças. Os trabalhadores daquele templo debruçaram-se, também, na prática da caridade como sendo o pilar de sustentação dessa Casa de oração e trabalho. A perseverança de todos que por lá passaram continua com os da atualidade. Nos dias de hoje, já há uma boa colheita desse plantio abençoado. Aqueles que iniciaram a evangelização quando crianças despontam na realização de palestras demonstrando um cabedal de conhecimento de valor.

A caminhada é longa, mas o conhecimento que se adquire recompensa. O exemplo que temos hoje corrobora a necessidade de continuarmos ajudando a todos que nos procuram com suas dores e questionamentos. É uma tarefa gratificante que nos renova as forças para a prática do bem.

Encontramos no livro Seara do Mestre, pg.139, Ed. FEB 10ª. edição, de Pedro de Camargo (Vinicius): “Nunca será ocioso lembrar que o alvo do Espiritismo está na iluminação interior das almas aqui encarnadas. Logrado este objetivo, todos os demais problemas serão solucionados sem delongas nem maiores dificuldades (...)”.

Essa assertiva converge com os propósitos do Centro Espírita Caminhando Para Jesus, que conta com a participação de seus colaboradores, para que sejam atenuados os sofrimentos de muitos que são acolhidos. Associado ao conforto das “almas aqui encarnadas”, favorecemos aqueloutras que vivem na erraticidade e que nas sessões mediúnicas participam do diálogo consolador, no qual exercitamos a caridade de que tanto necessitam.

É nesse contexto de amor ao próximo segundo os preceitos do Mestre Jesus, que buscamos cada vez mais amparar os irmãos carentes dos ensinamentos do Mestre sendo para nós, também o conforto de que precisamos.

Rogamos ao Pai para que as lições e os exemplos que demos e colhemos durante todos esses anos, sirvam de alicerce para novos avanços e, que sejamos sempre úteis coadjuvando o incansável trabalho de Jesus. (1)

 

(1) O Centro Espírita Caminhando Para Jesus foi criado no dia 21 de junho de 1951, pela ideia luminosa de Aníbal Guimarães Ribeiro e outras pessoas de boa vontade. Iniciou com uma Escola no Alto do Pereirinha, Bairro de Água Fria, em Recife. Depois instalou-se na Rua Dr. Machado, 168, Bairro de Campo Grande, em Recife. 

Participam da diretoria atual: Clédia Rita Ribeiro Teixeira, Iraide Medeiros de Gondra, José Calisto de Andrade, José de Andrade Marques, Josinete Pinto Oliveira e Romildo Bezerra de Vasconcelos.

A casa desenvolve regularmente as seguintes atividades:

1.   Assistência aos necessitados

2.   Campanha da Sopa

3.   Campanha do Quilo

4.   Divulgação da Doutrina

5.   Departamento da Infância e Juventude

6.   Desenvolvimento Mediúnico

7.   Biblioteca

8.   Livraria

9.   Cursos de passe, oratória, doutrinação e mediunidade.


 
  


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita