Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Antes da escola...


Não são todos que realizam os velhos sonhos de infância
. Mario Quintana


Em 1840, o pedagogo alemão Friedrich Wilhelm August Fröbel criou o primeiro Kindergarten do mundo, na cidade de Bad Blankenburg, no leste da Alemanha.

A palavra alemã para jardim de infância comunica o conceito de que a aquisição de conhecimento não deve ser a prioridade na primeira infância.

Para Fröbel, às crianças é essencial aprender sobre valores como justiça, responsabilidade e iniciativa por meio de vivências diversas – brinquedos, incursões na horta, trabalhos manuais e contato com a natureza são, por isso, as principais ferramentas para um aprendizado lúdico e rico, que estimule a criança como protagonista do seu próprio desenvolvimento.

Muitas das concepções de Fröbel continuam válidas e necessárias. Na Alemanha de hoje, por exemplo, para as crianças que frequentam o jardim de infância, o modelo carteira-lousa-professor em pé e alunos sentados praticamente não existe. Frequentados por crianças até seis anos de idade, o principal objetivo dos Kintergärten é procurar estimular a expressão e o desenvolvimento infantil – e por isso as crianças no máximo aprenderão algumas letras do alfabeto…

Aos pais ansiosos sobre a urgência da escolarização para os seus filhos pequenos, um importante aviso: ter em mente que o ideal para a criança experimentar na primeira infância são as atividades lúdicas, como as atividades com diferentes materiais, passeios no jardim, brincadeiras livres, educação corporal, educação musical e atividades complexas de artesanato. Com isso, a criança terá mais chance de crescer saudável e fazer de um modo mais tranquilo a transição para o ensino fundamental, porque há tempo para tudo e é uma lástima desvirtuar as texturas da infância…

Quanto a mim, considero que antecipar o ensino apertado, de preparo para o vestibular, implica a gente fingir que um dia a infância se repetirá... Querer o melhor para o filho pequeno é deixá-lo alegre, curioso e cheio de espantos, substituindo a pergunta imprópria  “o que você vai se quando crescer” por outra conversa que no tempo presente da criancice faça sentido para um pai ou uma mãe que respeite os ritmos de uma criança: “se tudo correr bem, iremos fazer um passeio no parque no próximo domingo...”.

Notinha

No geral, na Alemanha, a criança ingressa no Kindergarten aos 3 anos de idade.  A educação obrigatória, contudo, começa apenas aos 6/7 anos – Grundschule, escola primária.

No Brasil, a Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, que altera a LDB n. 9394/96, diz que as crianças com 4 anos devem ser matriculadas na Educação Infantil. Contudo, a educação infantil não necessita iniciar a criança no processo da escrita e leitura. Possibilitar-lhe sim o pleno desenvolvimento de suas dimensões afetivas, motoras, intelectuais, sociais, estéticas, corporais, tendo a brincadeira como motor das atividades cotidianas, sem esquecer as questões pertinentes à formação humana, tão importantes para a convivência social e a cidadania.

 

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita