WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 

Biblioteca Virtual

Para visualização da maioria dos livros é necessário o aplicativo Adobe Acrobat Reader. Caso não tenha, faça o download gratuito no link ao lado. Clique para baixar o programa
Em cumprimento a Lei 9.610 de 19/02/98 sobre direitos autorais, alguns dos livros são oferecidos para uso exclusivo de deficientes visuais. Contamos com sua compreensão e respeito.


 
 

Chico Xavier - Coleção Completa
Obras do nº 81 ao 9
0


DICIONÁRIO DA ALMA

Espírito: Diversos
Livro - 081 / Ano - 1964 / Editora -
FEB

 

Sob a forma de um dicionário, cataloga conceitos e considerações espíritas sobre temas relevantes à compreensão humana, extraídos de 13 obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier e publicadas por diversas editoras. Além de facilitar a consulta às respectivas fontes, os textos oferecem valioso auxílio na edificação íntima e no reconforto de quantos os lerem e constituem-se em subsídio de grande valor no preparo dos trabalhos escritos ou orais sobre o Espiritismo.


TROVADORES DO ALÉM
Espírito: Casimiro Cunha
Livro - 082 / Ano - 1965 / Editora -
FEB

Elias Barbosa, a exemplo de outras iniciativas, organizou trezentas e doze trovas que compõem esta antologia poética, apresentando em sua segunda parte notas biobibliográficas dos trovadores e médiuns da obra. Poetas representativos de várias escolas literárias nos encantam a alma com suas maravilhosas quadrinhas, versando sobre a realidade da vida e da morte física. Com a experiência adquirida no além-túmulo, os trovadores desencarnados apresentam diferentes temas como: amor, esperança, felicidade, desencarnação, saudade, resgate, dentre outros que buscam despertar as consciências para as verdades da vida material e espiritual. 


PALAVRAS DE VIDA ETERNA
Espírito: Emmanuel
Livro - 083 / Ano - 1965 / Editora -
CEC

Organizada por Elias Barbosa e contendo elucidativo prefácio de sua iniciativa, é obra mediúnica que reúne belíssimas produções poéticas, todas objetivando a edificação moral da criatura humana, a mostrar-lhe, igualmente, que a morte é porta para outra vida em que os enganos, os erros, os remorsos, as alegrias e as esperanças tomam cores mais vivas. O organizador do presente volume oferece também notas biobibliográficas dos poetas do Além, enriquecendo sobremaneira a compreensão e a autenticidade autoral desta Antologia. Observação interessante, é que todos os Espíritos comunicantes primaram por confirmar a sobrevivência da alma após o fenômeno da morte, destacando e disseminando conceitos positivos no campo moral, com a marca altamente consoladora do Espiritismo.
Contém 193 poemas, que se apresentam dispostos em três partes: a primeira com poesias psicografadas por Francisco Cândido Xavier, a segunda, por Waldo Vieira e a terceira, com as que foram recebidas por ambos, mostrando a identidade dos estilos do mesmo poeta por meio dos dois medianeiros.


ESTUDE A VIVA
Espírito: Emmanuel / André Luiz
Livro - 084 / Ano - 1965 / Editora - FEB

Compõe-se esta obra de 40 capítulos, situando-se em cada um, de início, a palavra de Emmanuel e, em seguida, a de André Luiz. Em sua mensagem inicial André Luiz nos faz refletir que assim como valorizamos as reuniões “em que se debatem assuntos corriqueiros de vivência humana”, como poderíamos desinteressar-nos “dos encontros espíritas, nos quais se ventilam questões fundamentais da vida eterna?” “Estude e Viva”, comportando comentários em torno de “O Livro dos Espíritos” e de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, é um valioso auxiliar aos estudos sistematizados realizados nos Centros Espíritas, bem assim oportuno convite ao estudo edificante, traçando sólidas diretrizes para o nosso comportamento e renovação moral. Apresenta um índice alfabético dos temas estudados, facilitando, deste modo, a consulta de assuntos do cotidiano à luz do Espiritismo.


O ESPÍRITO DE CORNÉLIO PIRES
Espírito: Cornélio Pires
Livro - 085 / Ano - 1966 / Editora - FEB

O confrade Elias Barbosa, cujo nome já se firmou na admiração de quantos lhe conhecem a cultura literária, organizou, com as páginas enviadas mediunicamente pelo Espírito Cornélio Pires, através de Francisco Cândido Xavier, esta preciosa coletânea de trovas e sonetos, todos naquele inconfundível estilo deste consagrado poeta e humorista.
Antecede à obra esclarecedora nota de limiar também elaborada por seu organizador, apresentando ao leitor a vida e as produções poéticas de Cornélio Pires, trazendo à baila fatos e curiosidades de uma existência fértil, à qual não faltou o selo da bondade e do amor ao próximo, exaltados depois da conversão do poeta ao Espiritismo. 
O soneto e as trovas encantam pela originalidade, pela graça ou tom jocoso e pelo espírito caipira, numa pregação sui generis dos ensinamentos espíritas, tais como a imortalidade da alma e a lei reencarnacionista.


ENTRE IRMÃOS DE OUTRAS TERRAS
Espírito: Diversos
Livro - 086 / Ano - 1965 / Editora - FEB

Em 1965, os médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira percorreram, em missão de intercâmbio doutrinário e convívio fraternal, vários países irmãos, entre outros os Estados Unidos da América do Norte, a Inglaterra e a França. 
A primeira parte da obra contém os textos de comunicações recebidas em língua portuguesa no exterior, em que se destacam as palpitantes entrevistas do Irmão X com ilustres e respeitáveis "mortos" de outras nações. 
A segunda parte se compõe de mensagens recebidas no Brasil, em língua inglesa, com a respectiva tradução em português. 
Esta é uma obra que nos dá eloqüentes lições de Doutrina Espírita e de moral cristã abordando temas como: reencarnação; mediunidade; obsessão e cultura e abre perspectivas novas para um maior entendimento com os nossos irmãos de outras pátrias.


CARTAS E CRÔNICAS
Espírito: Irmão X
Livro - 087 / Ano - 1966 / Editora - FEB

Em seu estilo inconfundível, o Espírito Irmão X, pseudônimo de Humberto de Campos, que na vida física ocupou lugar de destaque no cenário da literatura brasileira, tece admiráveis ensinos, todos eles plasmados das lições de Jesus. Nos quarenta capítulos de Cartas e Crônicas o leitor encontrará oportunos temas tratados com habilidade jornalística, desde as mensagens de cunho religioso aos assuntos atuais, como a pena de morte. Quer pelas esclarecedoras cartas-resposta a indagações sobre inquietantes assuntos, quer pelas crônicas ligeiras em que o fundo moral e educativo é a meta desejada, a obra toda edificada e renova a quantos desejam conhecer os verdadeiros recursos da auto-educação.


ANTOLOGIA MEDIÚNICA DO NATAL
Espírito: Diversos
Livro 088 / Ano - 1967 / Editora - FEB

Dezenas de autores espirituais vêm ofertar-nos belas mensagens natalinas, traduzindo, na forma de letras, seus pensamentos de gratidão e amor, de esclarecimento e esperança. 
O leitor encontrará significativas meditações em torno do real significado do Natal, compreendendo que todos nós podemos fazer dos nossos corações a morada permanente de Jesus.


CAMINHO ESPÍRITA
Espírito: Diversos
Livro 089 / Ano - 1967 / Editora - CEC

Há caminhos, os mais diversos, tanto quanto existem princípios religiosos, os mais diferentes. E se as estradas, sejam quais sejam, expressam por vias de comunicação, no plano físico, as religiões de qualquer procedências, são vias de intercâmbio, no reino da alma.
Fácil verificar que se temos caminhos agrestes, nas vastidões do campo, surpreendemos religiões primitivas em paragens remotas da Terra; se contamos com estradas particulares, unicamente abertas aos que jazem segregados no critério de elite, identificamos sistemas de fé somente acessíveirs aos que se comprazem na idéia exclusivista do privilégio; se dispomos de trilhas improvisadas, absolutamente distantes de qualquer sentido de estabilidade ou de ordem, valendo por estreitos esboço de rodovias futuras, encontramos veredas religiosas, fundamentalmente presas à interpretação individual, carecentes de organização e de lógica, simbolizando simples esforços isolado que servirão, de algum modo, á consolidação da verdade no porvir.
Recorremos a semelhantes imagens para definir a Doutrina Espírita, como sendo atualmente a avenida segura de nossos interesses imperecíveis, - lembrando rodovia legalmente constituída entre os Poderes Superiores formados na base da justiça igual para a comunidade dos viajantes. Nela a Doutrina Espírita, que revive os ensinamentos do Cristo de Deus, possuímos a religião Universal do Amor e da Sabedoria, cujas diretrizes funcionam na consciência de cada um, com amparo e orientação para todos e sem favoritismo ou exclusão para ninguém, tão válidos na Terra, quanto em qualquer outro Lar Planetário da imensa família cósmica.
Ofertando-te, pois, este livro despretencioso, leitor amigo, nada mais fazemos nós, os companheiros desencarnados, que reunir lembretes-sinais de proveito à vossa jornada, através do reino interior da alma, onde tantas vezes, nos inquietamos, à frente de problemas e desafios, quais encruzilhadas e nevoeiros, induzindo-nos à dificuldades ou a indecisão.
Ofertando-te, pois, este livro despretencioso, leitor amigo, nada mais fazemos nós, os companheiros desencarnados que reunir lembretes-sinais de proveito à vossa jornada, através do reino interior da alma, onde tantas vezes, nos inquietamos, à frente de problemas e desafios, quais encruzilhadas e nevoeiros, induzindo-nos à dificuldades ou à indezão.
Estudêmo-lo, juntos, nos minutos que nos sobrem, entre os afazeres cotidianos,- passos obrigatórios e rápidos a que somos levados na trilha do tempo,- e compreenderemos que o caminho espírita é a estrada real da criatura com todas as indições exatas para a viagem de nosso aperfeiçoamento e liberação.

Emmanuel
(Uberaba, 2 de janeiro de 1967)


ENCONTRO MARCADO
Espírito: Emmanuel
Livro - 090 / Ano - 1967 / Editora - FEB

“Vinde a mim, vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vos o meu julgo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo.”- Jesus ( Mateus, 11: 28-30 ).
“Sou o grande médico das almas e venho trazer-vos o remédio que vos há de curar. Os fracos, os enfermos são os meus filhos prediletos.
Venho salvá-los. Vinde, pois, a mim, vós que sofreis e vos achais oprimidos, e sereis aliviados e consolados. Não busqueis alhures a força e a consolação, pois que o mundo é impotente para dá-las. Deus dirige um supremo apelo aos vossos corações, por meio do Espiritismo. Escutai-o.” - O Espírito de Verdade ( Capítulo VI, item 7, “Evangelho segundo o Espiritismo”).
A vós que aspirais a alcançar a trilha da libertação e da paz, a vós que experimentastes a visita da dificuldade e da provação e indagais pela causa da angústia e do sofrimento, oferecemos estas páginas... Elas não guardam a pretensão de revelar-vos caminhos maravilhosos da Terra para os Céus e sim desejam, de algum modo, definir-nos os diálogos, de uns para com os outros, na temática da vida, ante os problemas da edificação do Reino do Senhor, a dentro de nós mesmos.
Crede, leitor amigo! Cada capítulo singelo deste livro não é senão um entendimento de alma para alma ou rápida entrevista entre nós e a verdade, no contacto com a Doutrina Espírita, a Religião Universal do Amor e da Sabedoria, na qual palpita - inevitalvemente para cada um de nós - o encontro marcado com as lições do Cristo de Deus.

Emmanuel
(Uberaba, 11 de janeiro de 1967)


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita