WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 

Biblioteca Virtual

Para visualização da maioria dos livros é necessário o aplicativo Adobe Acrobat Reader. Caso não tenha, faça o download gratuito no link ao lado. Clique para baixar o programa
Em cumprimento a Lei 9.610 de 19/02/98 sobre direitos autorais, alguns dos livros são oferecidos para uso exclusivo de deficientes visuais. Contamos com sua compreensão e respeito.


 
 

Chico Xavier - Coleção Completa
Obras do nº 291 ao 30
0


FONTE DE PAZ

Espírito: Diversos
Livro - 291 / Ano - 1987 / Editora -
IDE

 

Leitor amigo
Os viajores sedentos, em longa excursão em terras secas, encontram um poço de água simples e dessedentam-se com grandes manifestações de alegria.
Assim também este volume despretencioso assemelha-se ao poço referido, atendendo aos viajores da vida com algumas gotas da verdade alimentando-os de paz e de esperança.

Emmanuel
(Uberaba, 19 de agosto de 1987)


TREVO DE IDÉIAS
Espírito: Emmanuel
Livro - 292 / Ano - 1987 / Editora - GEEM

Amigo Leitor
Foi um simpósio formado de amigos.
Cada qual sugerindo determinada abertura de caminhos espirituais, destinados a auxiliar a comunidade humana.
Comentou-se o trabalho da assistência social; de prevenção contra acidentes; do apoio de urgência à penúria desvalida; de proteção à infância; de auxílio a idosos desamparados; da extinção dos processos de violência; do socorro às vítimas das enfermidades contagiosas; de amparo aos doentes sanatorizados e de libertação e alívio dos obsedados.
Aos termos das tarefas, um amigo me observou:
- A nossa reunião parece ter sido um trevo de idéias. Estradas abertas para diversos rumos, planos de ação, considerando diversos objetivos...
Concordamos.
E tanta originalidade encontra na imagem do companheiro, que neste nosso despretensioso livro de reflexões e de notas colocamos no frontispício:
- Trevo de Idéias.

Emmanuel
(Uberaba, 28 de fevereiro de 1987)


HORA CERTA
Espírito: Emmanuel
Livro - 293 / Ano - 1987 / Editora -
GEEM

“As ocorrências difíceis da vida terão, acaso, um momento previsto para emergirem dos arquivos do Tempo? Os acidentes e as desencarnações violentas serão esquematizados, segundo as dívidas das criaturas humanas emexistências passadas e conforme o imperativo dos resgates respectivos no presente?”.
Amigo, as suas perguntas são idênticas às indagações de numerosos companheiros, sugerindo-nos a imersão nos estudos do Karma ou lei de causa e efeito.
Entretanto, os princípios de causa e resultados, nas manifestações que lhes dizem respeito, sofrem muitos agravantes e atenuantes no transcurso dos dias, de acordo com as renovações ou desregramentos de cada companheiro da Humanidade, e isso nos exigiria tratados especiais, em torno do assunto, dos quais, aliás, já se incumbem nobres mentores da ascensão espiritual, reencarnados do mundo.
Nesse sentido, pedimos vênia aos amigos que nos aguardam a palavra para recorrermos às lições práticas da Natureza.
Toda semente que plantarmos nos responderá, em hora certa, com a produção que se lhe vincule à espécie.
No entanto, ponderemos:
O tempo gasto pela bolota a fim de apresentar o carvalho nascente não é o mesmo despendido pela semente de laranjeira para mostrá-la no berço; a plantação da cidra não premia o pomicultor com os frutos esperados em processo idêntico ao da alface. No capítulo das flores, o bulbo da Amarílis não entretece a auréola colorida que o distingue no mesmo número de semanas em que o plantio de cravos no-los oferece à contemplação.
Cada elemento do mundo vegetal tem a hora exata de se desenvolver, germinar, florir ou frutice.
Este livro simples não tem a pretensão de resolver problemas de botânica.
Todas as páginas que o constituem expressam a necessidade de preparar-se o coração, de modo a receber, com êxito, as sementes de amor e paz, luz e renovação que nos foram confiadas pelo Celeste Pomicultor, Jesus Cristo.
O lavrador limpo a eira, esconda o solo, retira pedras e espinheiros, espalha adubos e promove a irrigação para que a lavoura produza a benefício da comunidade.
Assim também ocorrem a nós outros.
Para assimilarmos os ensinamentos de Jesus na gleba de nossas próprias almas, é preciso agir à maneira do lavrador.
E as páginas despretensiosas deste volume representam unicamente os nossos esforço na preparação de nossos raciocínios e sentimentos para que as sementes do Evangelho do Senhor não hajam chegado até nós em vão.

Emmanuel
(Uberaba, 15 de outubro de 1986)


AÇÃO E CAMINHO
Espírito: Emmanuel / André Luiz
Livro - 294 / Ano - 1987 / Editora - IDEAL

Leitor Amigo:
Ação é movimento, criatividade e trabalho.
Caminho é diretriz, segurança e realização.
Este volume despretensioso formado por avisos, lembretes, sugestões e planos é ação recordando os melhores caminhos para a concretização de nossos desejos e idéias.
Eis, porque, transformamo-lo numa oferta de amigo, no propósito de não nos perder do rumo para o encontro com Jesus Cristo, o nosso Divino Mestre e Senhor.

Emmanuel
(Uberaba, 30 de junho de 1987)


PALAVRAS DA CORAGEM
Espírito: Diversos
Livro - 295 / Ano - 1987 / Editora -
IDEAL

Leitor amigo
Quem vive no mundo de hoje, é comparável ao viajor que atravessa longa extensão de solo agressivo.
À frente cipoais de interesses inferiores, impondo tropeços à marcha e, na retaguarda, conflitos bárbaros de viajantes outros procuram senhorear os recursos alheios, na base da intromissão indébita.
Os conflitos acabam gerando sofrimentos, protestos, reclamações, ameaças, fadigas, falências e desastres, rebeldia e desespero...
É nesse clima de atritos constantes que o seguidor do Cristo é chamado a servir no plantio da paz e da libertação.
Certamente que estarão todos armados de fraternidade e paciência, compreensão e tolerância para a execução das tarefas que lhes dizem respeito. No entanto, sobretudo, é preciso lembrar a cada um a coragem do Divino Mestre, que acima de tudo cultivava o amor e a verdade e que não se fez, o condutor dos Homens, não só pelo bem que fez, mas também pelo mal que deixou de fazer.

Emmanuel
(Uberaba, 08 de junho de 1987)


TEMAS DA VIDA
Espírito: Diversos
Livro - 296 / Ano - 1987 / Editora -
CEU

Amigo Leitor
As páginas deste livro, muitas delas, dedicadas ao nosso caro irmão Joaquim Alves, hoje residente na Pátria Espiritual, são, todas elas, referentes a diversos temas do cotidiano.
Abordamos sempre, em torno do Amor, que o nosso Divino Mestre nos legou.
Que Jesus nos abençoe a todos, Em nossa jornada evolutiva.  Auxiliando-nos a retirar o máximo proveito da boa leitura.
São os nossos votos.

Emmanuel
(Uberaba, 21 de fevereiro de 1987)


BRILHE VOSSA LUZ
Espírito: Diversos
Livro - 297 / Ano - 1987 / Editora - IDE

Amigo Leitor
Tantas são as solicitações de esclarecimento e reconforto a nós endereçadas, que não hesitamos estudar a nossa Doutrina de Paz e Amor com os nossos amigos, entendendo-se que todos somos necessitados de aplicação dos ensinamentos de Jesus.
Explicando a nossa participação, na condição de aprendizes, nas páginas que constituem o presente volume, rogamos ao nosso Divino Mestre nos inspire e nos abençoe.
Entregando-te as páginas singelas deste volume onde, igualmente, na escola da vida, comparecemos na condição de aprendizes do Divino Mestre, concluímos que, seja na Terra ou no Plano Espiritual, ante os erros milenários que nos assombram a alma, a nossa maior necessidade é justamente de iluminação interior.
E recordando-nos de sua palavras, registradas no Evangelho de João (8:12), “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida”, pedimos a Jesus que a todos nos abençoes e guarde sempre.

Albino Teixeira
(Uberaba, 26 de setembro de 1987)


ESCULTORES DE ALMAS
Espírito: Diversos
Livro 298 / Ano - 1987 / Editora - CEU

Leitor amigo
Na Civilização da atualidade, todos nós, os espíritos em evolução na Terra, temos, mais ou menos, qualidades e defeitos.
Estamos nos braços da vida, em condições semelhantes às pedras valiosas submetidas ao trabalho do burilador.
Cada pequenino ponto trabalhado é um pingo de luz.
As páginas simples deste livro representam o esforçados orientadores da Espiritualidade Maior que , nos advertindo ou confortando, estão usando o buril da sabedoria por ele já conquistada sobre a região de nossas deficiências, a fim de que aprendamos a raciocinar e discernir.
Em suma, existem blocos de pedra ou valor potencial, tanto na vida física do mundo, quanto no Além. No estágio de progresso em que nos achamos, todos nós necessitamos do buril retificador .
Este livro não é , pois, um conjunto de lições e regras unicamente para as criaturas encarnadas, mas, um volume dos mais simples, capaz de conduzir-nos a escalar os cimos e sermos preparados por nossos Benfeitores Espirituais para, através do amor e da dor, sermos esculpidos  por eles , melhorando a nós mesmos na construção do Mundo Melhor.

Emmanuel
(Uberaba, 23 de maio de 1987)


PLANTÃO DA PAZ
Espírito: Emmanuel
Livro - 299 / Ano - 1987 / Editora - GEEM

Plantão da Paz?, dirá o leitor amigo.
Por quê?
Porque a paz resulta da paciência e da tolerância, da compreensão e do amor.
Pensamos nas equipes de limpeza, no grupo dos guardas-noturnos, frustrando desastres e delitos, nas turmas de enfermagem, nos serões dos trabalhadores que se aproveitam da noite para se prevenirem contra os atrasos em serviço, e aqui estamos, procurando semear a concórdia e o entendimento, a calma e o trabalho pacífico, no sentido de socorrer os irmãos prestes a cair na cólera, na impaciência, no desânimo e na agressão, buscando-lhes os pensamentos para auxiliá-los a refletir.
Plantão da paz! Eis aqui o nosso modesto esforço pelo bem da comunidade, esperando que os amigos da Terra nos compreendam e que Jesus a todos nos inspire e abençoe.

Emmanuel
(Uberaba , 05 de julho de 1987)


VIDA ALÉM DA VIDA
Espírito: Lineu de Paula Leão
Livro - 300 / Ano - 1987 / Editora - CEU

 

Novo Companheiro
O autor deste livro dispensa qualquer apresentação, depois das observações dos pais queridos que o trouxeram à física.
O nosso amigo Dr. Lineu de Paula Leão, que lhe foi o genitor na Terra, traça-lhe o retrato, nas páginas que se seguem, com tamanha fidelidade, e o jovem Lineu, em pessoa, nos tem proporcionado tantos testemunhos de amor ao próximo e tantos gestos de humanidade e compreensão, que a alegria e o reconhecimento nos possuem o espírito, ao tê-lo ao nosso lado, sob a tutela daquele companheiro generoso, que lhe foi o generoso avô paterno, o nosso irmão, Aristides de Paula Leão, igualmente emérito trabalhador na difusão das realidades espirituais, que somente nos resta a satisfação de abraçá-lo com todas as forças do coração e repetir-lhe:
- Filho, trabalhemos na Seara de Jesus e que Ele, nosso Mestre e Senhor, nos inspire e abençoe.

Emmanuel
(Uberaba, janeiro de 1988)


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita