WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 

Biblioteca Virtual

Para visualização da maioria dos livros é necessário o aplicativo Adobe Acrobat Reader. Caso não tenha, faça o download gratuito no link ao lado. Clique para baixar o programa
Em cumprimento a Lei 9.610 de 19/02/98 sobre direitos autorais, alguns dos livros são oferecidos para uso exclusivo de deficientes visuais. Contamos com sua compreensão e respeito.


 
 

Chico Xavier - Coleção Completa
Obras do nº 271 ao 28
0


CRER E AGIR

Espírito: Emmanuel / Irmão José
Livro - 271 / Ano - 1985 / Editora -
IDEAL

 

Nota de amigo
Entregando-te este livro que devemos à cooperação de dois amigos, solicitamos vênia para esclarecer que todo livro se reveste de função específica e, por isso mesmo, todos eles possuem especial importância.
Entretanto, organizamos este volume leve entendendo que muitas vezes, no contexto de nossos problemas, será numa frase, num apontamento indireto, numa sugestão isolada ou em algumas páginas breves que encontraremos a desejada solução.
Estudando aqui, sem qualquer pretensão, nossos caminhos e diretrizes, rogamos ao Senhor Jesus nos ilumine e nos abençoe.

Emmanuel
(Uberaba, 12 de outubro de 1985)


ABRIGO
Espírito: Emmanuel
Livro - 272 / Ano - 1985 / Editora -
IDE

Leitor amigo
No mundo físico, debatem-se hoje as criaturas sob múltiplas tempestades.
O armamentismo domina o orçamento das Nações.
Conflitos enxameiam no Oriente, enquanto a vida ocidental sofre a expectativa de confrontações bélicas de resultados imprevisíveis.
Lutas de classes, desvinculações contundentes, processos de angústia, moléstias de etiologia obscura inusitada explosões de violência, invadem comunidades inteiras, estabelecendo a insegurança e o medo em todas as direções.
Onde os recursos defensivos?
Procura-se ansiosamente um refúgio de socorro que alivie mentes e corações.
Eis a razão deste livro simples em que procuramos demonstrar que todos nós, os espíritos encarnados e desencarnados em evolução na Terra, temos um abrigo seguro e único em Jesus, com a prática dos ensinamentos que ele nos deixou em seu testamento de luz inextinguível e de amor imortal.

Emmanuel
(Uberaba, 15 de maio de 1986)


O ESSENCIAL
Espírito: Emmanuel
Livro - 273 / Ano - 1985 / Editora -
CEU

Todos concordamos - afirmou um amigo, interpretando o pensamento de muitos circunstantes - em que não nos será lícito esquecer o valor dos grandes livros que asseguram a estabilidade da Civilização.
Uma estrela pode retratar-se num poço de água límpida, à vista da imensa distância que os separa, mas a Ciência, a Filosofia, a Religião e a História de modo integral, não se enquadram num opúsculo...”
O companheiro fez  longa pausas e acentuou.
“Os problemas da vivência, no relacionamento humano, porém, guardam com Jesus, o ápice da síntese, quando Ele, o próprio Divino Mestre, nos  recomendou:
“Amai-vos uns aos outros tal qual eu vos amei”. O Senhor demonstrou que nos é possível, em matéria de vida e amor, elevação e paz, obter a condensação de grandes ensinamentos para a edificação do nosso mundo íntimo, com o máximo de reflexões num mínimo de tempo...”
E prosseguiu:
Aqui mesmo na Terra, dispomos de muitas frações de minutos e atémesmo de horas, em múltiplos lugares. Gastamos, por vezes, vários pedaços de tempo, em salas de espera; na expectativa do encontro marcado com amigos que se vêm obrigados a retardar a própria chegada; nos longos trajetos de ônibus; nas filas de atendimento em repartições, cuja elasticidade dos serviços necessitamos; nas ocasiões de repouso corpóreo, nas quais é indispensável se faça a reparação de determinado órgão do veículo físico que usufruímos...”
E concluiu:
“Por que não solicitar de uma amigo espiritual um volume contendo frasescurtas e idéias renovadoras, nas quais se nos faça possível meditar em torno de certas lições e diretrizes da vida e assimilá-las devidamente? Um livro simples e sem pretensões que seja para nós outros um repositório do essencial ?”
Amigo leitor, dos enunciados a que nos reportamos nasceu este livro que tecolocamos nas mãos,  respeitosamente.
Um volume simples, de temas essenciais para atitudes essenciais.
Ao entregar-te, assim, o trabalho aqui configurado, rogamos a Jesus, o nosso Divino Mestre, nos inspire e nos abençoe.

Emmanuel
(Uberaba, 20 de março de 1986)


APELOS CRISTÃOS
Espírito: Bezerra de Menezes
Livro - 274 / Ano - 1985 / Editora - UEM

Apelos e advertências carinhosas, suaves consolações e conselhos amenos, esclarecimentos e incentivos, sob a Doce Inspiração de Jesus.
Eis os divinos ingredientes que formam esta Coletânea Fraterna, reunindo breves apontamentos psicografados pelo querido médium Francisco Cândido Xavier.
Pequenas mensagens, cuja importância, obviamente, não pode ser avaliada segundo parâmetros físicos.
Geraldo Lemos Neto, jovem obreiro espírita-cristão, organizou-as, com eficiência e carinho.
Inundadas de ternura e compreensão, despertam-nos o raciocínio, elevando-o, a níveis mais altos.
Suavemente, acariciam-nos a sensibilidade...
São anotações bondosas, sintetizando orientação e ajuda, em abençoada simbiose, a refletir o amor do querido Bezerra de Menezes, o "Médico dos Pobres" da antiga Capital Federal.
Todos nós, independentemente da faixa etária estabelecida pela cronologia terrestre, carecemos de apoio, efetivo, substancial, em forma de luz que brilhe nas escuras vielas da provação; de força interior, que nos sustente nos embates diuturnos, na busca do aperfeiçoamento.
O Apóstolo do Bem, que a generosa gleba cearense viu renascer de seu bojo, no longínquo Riacho do Sangue, para iluminar, mais tarde, o Rio de Janeiro do século passado, é o abençoado autor espiritual destas páginas de luz que as antenas psíquicas de Chico Xavier, harmoniosas e afinadas com o amor, captaram em benefício de companheiros ansiosos, irmãs preocupadas, anciãos assustados.
Bezerra, no século atual, é um farol derramando claridades no Brasil inteiro, em forma de bênçãos. Uma esperança para os que sofrem. Um sorriso alentador para os tristes.
A classificação das mensagens, em tópicos adequados, abrangendo numerosas áreas das necessidades humanas, propicia lenitivo e paz aos companheiros que, na paisagem terrena, vivenciam experiências diversificadas.
Portadores de dificuldades no veículo somático, irmãos em sintonia com vibrações desequilibrantes, amigos que a angústia ameaça situar à margem do esforço renovador, conflitos domésticos, suscitando intranquilidade, problemas os mais variados da vida em família.
As anotações enfeixadas neste livro representam abençoado roteiro de esperança, de reajuste interior, de consolo, de soerguimento espiritual.
"Apelos Cristãos" - na despretensiosa titulação da obra - adentrará, mansamente, corações que vacilam na descrença.
Almas sitiadas pela dor, mentes em desalinho, espíritos combalidos.
Repletará, também, de sublimes alegrias e esperanças aqueles que já se enriqueceram com os valores da fé.
A Bondade de Jesus e a Compassividade de Bezerra de Menezes rejubilar-se-ão, se as pétalas de amor, que substancializam este singelo volume, alcançarem companheiros penalizados na roupagem física ou fustigados pelo sopro das provas morais.
J. Martins Peralva Belo Horizonte, 13 de maio de 1986.
É com imenso júbilo que apresentamos aos leitores amigos este pequeno volume de consolação.
Na tentativa de tirarmos a candeia de luz destas páginas de sob o alqueire do esquecimento, reunimos, aqui, alguns carinhosos lembretes do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, o querido e estimado benfeitor espiritual de todos nós. Lembretes dirigidos a pessoas diversas e psicografados pelo médium Francisco Cândido Xavier, nas tarefas do atendimento mediúnico, no decorrer de seus quase 60 anos de mediunidade com Jesus.
Muitos poderão questionar a validade de tal intento. Certamente não encontrarão aqui um compêndio de pesquisas doutrinárias, ou os valiosos estudos dos temas evangélicos, nem um livro de revelações espirituais e tampouco um acervo de histórias comoventes da Espiritualidade Maior.
Estas são as páginas simples, revestidas da luz do reconforto espiritual a jorrar para dentro dos nossos corações sedentos de paz. Assim ocorreu com aqueles a quem foram dirigidas, assim acontecerá, temos certeza, com todos os que nelas buscarem um pouco de alívio em seus momentos de aflição.
Que nosso Mestre e Senhor Jesus nos abençoe, em nossas tentativas de melhoria íntima, pela aplicação prática de Sua recomendação de amarmo-nos uns aos outros como Ele nos amou!

Geraldo Lemos Neto
(Belo Horizonte, 17 de maio de 1986)


RECONFORTO
Espírito: Emmanuel
Livro - 275 / Ano - 1986 / Editora - GEEM

Amigo leitor
Devotado companheiro e nós outros, em trânsito para os sítios que demandávamos, nos achamos, quase de inesperado, à frente de grande multidão, numa praça terrestre, quando um irmão de nossa viagem, nos questionou:
- Que escreverias para esta imensa aglomeração humana, constituída, aliás, por nossos irmãos da estrada evolutiva?
Centralizei a atenção nos circunstantes que renteavam conosco e em todo vi brilhar a chama da esperança, mas não me detive a destacar os chamados "felizes da Terra". 
Muitos ali traziam na face os estigmas da inquietação e do sofrimento.
Mulheres que ostentavam constelações de jóias no peito, mostravam pesadas cruzes na intimidade da própria alma; cavalheiros corretamente apessoados, revelando a elevada posição que lhes assinalava à situação na hierarquia social, exibia no cérebro densas nuvens de expectação; toda uma legião de homens patenteava no próprio aspecto, as tribulações que lhes atormentavam a vida íntima; esse escondia as lágrimas por um filho morto; aquele recordava a esposa internada num sanatório para toxicômanos; outro memorizava o montante das próprias vidas; outros muitos ocultavam os sinais da moléstia grave de que se sabiam portadores; jovens aparentemente despreocupados, exteriorizavam mentalmente o desequilíbrio que lhes marcava os sentimentos; outros apresentavam o coração dilacerado pelos conflitos do lar em que haviam nascido; e muitos outros carregavam no próprio corpo as raízes da enfermidade que, mais tarde, os conduziria para a morte.
Sem qualquer pretensão, experimentei tremendo impulso de solidariedade, desejando permanecer ali, junto aos companheiros em provação e respondi ao nosso interlocutor: 
- Sim, se me for permitido endereçar algumas páginas dedicadas aos irmãos que sofrem no mundo e que se acham entranhados nesta multidão enorme, espero que o Senhor Jesus Cristo me inspire a escrever sobre reconforto.
Aqui tens, leitor amigo, a origem deste volume desataviado e simples que te colocamos nas mãos.

Emmanuel
(Uberaba, 11 de março de 1986)


PONTO DE ENCONTRO
Espírito: Jair Presente
Livro - 276 / Ano - 1986 / Editora -
GEEM

Prezado Leitor:
O nosso amigo Jair Presente é um produtor artístico em expansão.
(1) Deu-nos, primeiramente, uma "Loja de Alegria". 
(2) Construiu-nos, em seguida, um "Bazar da Vida".
(3) Trouxe-nos, logo após, uma "Agência de Notícias". 
Oferece-nos, agora, o seu "Ponto de Encontro".
Temos aqui um livro de ensinamentos emoldurados de otimismo, em que o nosso companheiro relaciona casos, exemplos, anotações e apontamentos da vida para a nossa edificação espiritual.
Narrador de qualidades raras, de vez que consegue unir simplicidade e elevação, realidade e alegria, o Autor deste volume, sempre digno de nosso apreço, dispensa qualquer apresentação.
Neste "Ponto de Encontro", Jair fala e nos dispomos a ouvi-lo, a fim de observar e pensar.

Emmanuel
(Uberaba, 27 de março de 1986)


APOSTILAS DA VIDA
Espírito: André Luiz
Livro - 277 / Ano - 1986 / Editora -
IDE

Mais um facho de luz a iluminar nossos caminhos, é como podemos considerar esta obra de André Luiz. Nosso querido Autor espiritual, através da mediunidade do nosso esrimado Chico, esclarece e orienta nossos passos em seu estilo inconfundível, trazendo até nós o conhecimento superior que tanto buscamos.

"Por serem aulas de compreensão e da bondade de uma amigo, com a permissão dele mesmo, intitulamos este livro por "Apostilas da Vida" - explica o benfeitor Emmanuel ao prefaciar a obra, enaltecendo a sabedoria e oportunidade dos ensinamentos enfeixados neste valioso livro.


CANAIS DA VIDA
Espírito: Emmanuel
Livro 278 / Ano - 1986 / Editora - CEU

A palavra canal em significação justa na Língua Portuguesa, expressa habitualmente uma via aquática, construída pelo homem, para fins de trabalho e progresso ou pode traduzir-se por meio ou recurso de ligação.
Prevalecemo-nos, porém, de semelhante expressão para designar os médiuns que se fazem intermediários entre os vivos da experiência física e os vivos do Plano Espiritual.
Se comparado à árvore frutífera, conforme a feliz definição de Allan Kardec, No item número 10 , do Capítulo XIX, intitulado “A Fé Transporta Montanhas”, de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, necessita de disciplina e permanência em trabalho, a bem do próximo, sem a pretensão de superestimar -se ou de promover-se a destaque , acima dos companheiros .
Simbolizando-se o médium por estrada, ser-nos-á fácil compreender reclama constante vigilância e proteção, com sinalização adequada à segurança do trânsito.
Segundo essa idéia, todo médium, para ser um caminho de ligação entre ele e as entidades espirituais que se comunicam, precisa, não só do apoio e da compreensão daqueles que o cercam, mas também de estudo e orientação que lhe confiram discernimento.
Se configurado na condição de uma fonte, quem lhe deseje os serviços, não lhe vasculhem a vida e sim lhe respeitem as condições e os sentimentos, porque, assim qual a fonte agitada no fundo não consegue doar  água limpa ao sedento, o médium conturbado pela irreverência alheia, não disporá de cérebro lavado para ser fiel ao pensamento ou ao recado dos Espíritos benevolentes e amigos.
Se aceito na posição de um canal, é imperioso seja tratado, convenientemente, para que a linfa da verdade seja transmitida através dele, sem contaminar-se com o lado das paixões ou dos propósitos subalternos.
Neste livro sem atavios e sem teorias complicadas, examinamos com os leitores amigos as diversas situações mediúnicas, para concluir que os medianeiros humanos, para desempenharem corretamente a tarefa de que se acham investidos, não dispensarão os esclarecimentos de ordem superior .
E para que se cultive a mediunidade responsável e segura, é aconselhável que o medianeiro na Terra siga o seu próprio caminho sem se afastar do convívio e da prática dos ensinamentos de Jesus.

Emmanuel
(Uberaba, 15 de junho de 1986)


JESUS EM NÓS
Espírito: Emmanuel
Livro - 279 / Ano - 1986 / Editora - GEEM

Mais Amor
Como encontrar a paz e sustentá-la?
Semelhante indagação toma o nosso endereço, há muito tempo, assinada por milhares de pessoas, localizadas a enorme distância umas das outras.
E, para respondê-la, mesmo resumidamente, é indispensável nos reportamos ao progresso tecnológico da civilização terrestre de nossos dias.
Todas as noções ou quase todas as nações se apressam, atualmente, a efetuar a aquisição de mais apetrechos nascidos do progresso a que nos referimos, a fim de demonstrarem a eficiência e grandeza.
Mais aviões.
Mais helicópteros.
Mais navios modernos.
Mais submarinos de alta resistência.
Mais carros de luxo.
Mais caminhões.
Mais televisores.
Mais aparelhos de refrigeração.
Mais conjuntos de som.
Mais telefones.
Mais elevadores.
Mais motocicletas.
Mais gravadores.
Seria infantilidade de nossa parte censurar a evolução, porque a evolução, porque a evolução é irreversível.
Ninguém se lembrará de trocar um automóvel por um carro de bois.
Entretanto, será justo notar que o avanço tecnológico, por si só, não basta à sustentação da segurança na vida comunitária.
Consulte-nos a estatística dos óbitos motivados pelas máquinas nos tempos últimos e chegaremos à lamentável conclusão:
-Deus permitiu que a Terra se beneficie com o progresso tecnológico, mas o homem fez os acidentes pela precipitação, pela impulsividade exagerada, pela imprudência, pela irresponsabilidade ou pelos hábitos infelizes.
Este livro simples pretende afirmar que necessitamos de mais amor para usufruir construtivamente as facilidades que nos enriquecem a existência no Planeta, porquanto só o amor de uns pelos outros, segundo as lições do Cristo, conseguirá criar o respeito e a solidariedade, capazes de estabelecer, no mecanismo de nossas relações mútuas, a paz entre as criaturas e o discernimento da justiça. 

Emmanuel
(Uberaba, 20 de Junho de 1986)


ESTRÊLAS NO CHÃO
Espírito: Diversos
Livro - 280 / Ano - 1986 / Editora - GEEM

Numa praça ajardinada de linda cidade japonesa, observa-se que a ventania, de quando a quando, passa despetalado as rosas.
Entretanto, lá mesmo, encontramos um cartaz curioso e delicado, com a seguinte anotação:
- É proibido tocar nas flores, mas o vento não sabe ler.
Reportamo-nos a esta lembrança, para dizer-te que terminávamos a leitura das produções contidas neste livro, satisfazendo às solicitações dos autores que se reuniram, de modo a formulá-lo, quando forte rajada de vento entrou pela janela e espalhou no piso da sala todas as páginas que acabáramos de ler.
Para nós, cada texto nos pareceu iluminado de compreensão e esperança, paz e consolo, parecendo-nos o livro uma constelação de amor e, ao fitar-lhe as peças derrubadas pelo vento, imaginamo-nos à frente de estrelas que estendia-se no chão.
Eis por que, leitor amigo, toma a imagem para título deste volume que te ofertamos com respeitoso apreço.
Que estas páginas de luz e alegria, paz e bênçãos possam renovar-te as energias, aproximando-te do amor a Jesus, qual sucedeu a nós, são os nossos votos.

Emmanuel
(Uberaba, 15 de junho de 1986)


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita