WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 

Biblioteca Virtual

Para visualização da maioria dos livros é necessário o aplicativo Adobe Acrobat Reader. Caso não tenha, faça o download gratuito no link ao lado. Clique para baixar o programa
Em cumprimento a Lei 9.610 de 19/02/98 sobre direitos autorais, alguns dos livros são oferecidos para uso exclusivo de deficientes visuais. Contamos com sua compreensão e respeito.


 
 

Chico Xavier - Coleção Completa
Obras do nº 241 ao 25
0


CONFIA E SEGUE

Espírito: Emmanuel
Livro - 241 / Ano - 1984 / Editora - GEEM

 

Leitor amigo
Dificuldades e crises? Conhecemo-las igualmente.
Os amigos espirituais não petrificam o coração.
Aqueles entes queridos que te precederam na Grande Transformação- conquanto em outra forma- te acompanham a jornada no Plano Físico, escorando-te as forças.
Inegavelmente, o mundo de hoje atravessa grandes provações individuais e coletivas.
A fé que Jesus nos legou, emoldurada em amor, faz-se necessários a nós todos, a fim de que, irmanados uns aos outros, consigamos seguir em paz com o progresso da inteligência, resguardando a nossa segurança mental.
Acolheram-se os ensinamentos do Divino Mestre, aceita os entraves e conflitos em que, porventura, te encontres, procurando superá-los sem queixa ou desalento...
Confia e segue.
Desilusões talvez hajam surgido pela frente, derrubando-te castelos de esperança; entretanto, não te rendas ao desânimo...
Confia e segue.
Desvinculações em família terão aparecido, infundindo-te surpresas dolorosa, mas não te entregues às labaredas invisíveis da angústia...
Confia e segue.
Prejuízos e débitos compulsórios te impelem a sacrifícios com os quais não contavas; no entanto, não desesperes.
e nem esmoreças...
Confia e segue.
Incompreensões te martelam os dias; contudo, não te imobilizes na tristeza ou no desencanto...
Confia e segue.
Este livro é um convite para que sigamos com Jesus, nos caminhos a trilhar, porque, confiando na vitória do bem e seguindo no dever a cumprir, estejamos convencidos de que estaremos com Jesus, tanto quanto Jesus se nos faz sempre o infatigável companheiro.

Emmanuel
(Uberaba, 05 de março de 1984)


ALMA E VIDA
Espírito: Maria Dolores
Livro - 242 / Ano - 1984 / Editora -
CEU

Leitor amigo
Maria Dolores dispensa qualquer apresentação.
Mensageira da Espiritualidade, empenhada à expansão do amor que Jesus nos legou, sabe musicar a palavra e transmitir-nos, as lições da existência, alicerçadas, na bondade e na ternura humana, elevando-nos os corações a nível superior de entendimento. 
Eis porque, certamente, a devotada Seareira do Bem, nos oferece o novo livro da lavra de sua enobrecida inspiração, sob o título: “Alma e Vida”.
Alma do amor iluminado a vida!...Que mais conseguiríamos dizer além desta síntese?
Em nossa emoção, algo mais ser- nos- a lícito acrescentar.
Cabe-nos, sim, expressar os nossos votos ao Senhor para que a Autora Espiritual, nossa irmã e companheira nas tarefas da Vida Maior, prossiga adiante escrevendo e auxiliando-nos a raciocinar sentindo e a sentir raciocinando, para que a nossa própria Alma, diante da Vida, possa  compreender e ver melhor. 

Emmanuel
(Uberaba, 21 de fevereiro de 1984)


RETORNARAM CONTANDO
Espírito: Diversos
Livro - 243 / Ano - 1984 / Editora - IDE

Amigo Leitor
Muitos companheiros do Plano Físico nos solicitam colaboração para que se lhes forme ou se lhes consolide a fé na sobrevivência, além da morte.
São pais amorosos que tateiam chorando a lousa que lhes guarda as últimas lembranças dos filhos queridos; amigos desnorteados pelo sofrimento, ante a perda de esposas inolvidáveis; ateus, dignos de apreço pela respeitabilidade com que pautam a própria vida, a pergutarem se é verdade que ressurgirão da morte os entes amados que os antecederam na Grande Mudança; criaturas doentes e tristes que rogam apoio à fé vacilante com que se reconhecem à frente da morte próxima...
Reuinindo comunicados diversos de companheiros desencarnados, no intuito de reconfortar e esclarecer aos irmãos que transitam sob a névoa das lágrimas, recordando os seres amados, reconduzidos ao Plano Espiritual, o nosso amigo Dr. Hércio Arantes apresenta as mensagens que compõem este volume despretensioso que recebeu o título "Retornaram Contando".
Com estas breves elucidações, colocamos-te nas mãos as páginas deste livro simples e comovente, com o desejo de sermos úteis aos companheiros que ficaram na Terra.
Sem comentários outros, formulamos votos para que este volume se te faça mensageiro de reconforto e esperança, paz e bom ânimo, ao mesmo tempo que pedimos ao Cristo, nosso Mestre e Senhor, nos conduza e abençõe.

Emmanuel
(Uberaba, 26 de maio de 1984)


PRESENÇA DE LUZ
Espírito: Augusto Cezar Netto
Livro - 244 / Ano - 1984 / Editora - GEEM

Prezado Leitor
Augusto Cezar é o amigo que já conhecemos, através de livros outros, que lhe refletem a compreensão e a inteligência. 
Neste volume, porém, é nosso dever salientar-lhe a notável criatividade e o espírito de iniciativa. 
Liberto do corpo físico, em 1968, Augusto não se contentou em permanecer no palanque das lamentações improdutivas. 
Submeteu-se às disciplinas dos Instrutores Espirituais que lhe assinalaram a sede de saber. 
Concentrou-se na reflexão sobre os ensinamentos de Cristo. Dedicou-se espontaneamente ao estudo. Aliou-se a companheiros, empenhados em reuniões consagradas ao incentivo mútuo para a renovação íntima. Entregou-se, quanto se lhe fez possível, ao amparo a benefício dos irmãos infelizes, demonstrando que a palavra edificante exige ação que lhe corresponda. 
Entrou em contato com numerosos lares em penúria. Inspirou o movimento de transferência das festividades domésticas para os recantos a que se acolhem os amigos desvalidos ou doentes, sem apoio econômico, e para instituições nas quais a caridade fale por si. Viajou, sob a tutela de mentores experientes, através de muitos países do mundo, adquirindo conhecimentos superiores, a fim de ser mais útil. 
Ainda hoje, freqüenta escolas de enobrecimento humano, aprendendo a servir e como servir melhor. Lidera grupos de companheiros, unidos especialmente para socorro a jovens repentinamente desencarnados. Espalha, quanto pode, inspirações que estimulem a beneficência e o progresso. Sabe interpretar o trabalho por alegria de viver. 
É por tudo isto, prezado leitor, que, ao entregar-te este livro simples de um companheiro generoso e simples, estamos certos de que te confiamos, não só os valiosos apontamentos de um amigo, mas também uma presença de luz.

Emmanuel
(Uberaba, 18 de fevereiro de 1984)


AGORA É O TEMPO
Espírito: Emmanuel
Livro - 245 / Ano - 1984 / Editora - IDEAL

Leitor amigo
Vários amigos nos solicitaram lhes fosse fornecido um volume de pequenas dimensões, contendo, pelo menos, algumas diretrizes essenciais para que a paz e o bom-ânimo lhes habitem os corações, nos caminhos que a vida nos deu a percorrer.
Em razão disso, igualmente recorremos a benfeitores da Espiritualidade Maior a fim de que nos auxiliassem a formar os textos necessários para os objetivos a serem atingidos.
O tempo voa e todos aspiramos a encontrar, na menor parcela de tempo, a informação ou o esclarecimento rápidos, que nos amparem nos estreitos pedaços de tempo de que dispomos, de modo a saber como aproveitar o tempo nas conquistas espirituais que se nos fazem necessárias.
Do nosso desejo de servir nasceu, assim, este livro, que et ofertamos sem qualquer pretensão de ensinar.
Em suma, todas as páginas ligeiras que et entregamos, guardam unicamente o propósito de afirmar a nós mesmos que hoje é o tempo mais valioso que o Senhor nos concede, a fim de que possamos solucionar os nossos problemas e fazer o melhor.

Emmanuel
(Uberaba, 18 de fevereiro de 1984)


HORAS DE LUZ
Espírito: Diversos
Livro - 246 / Ano - 1984 / Editora - IDE

Leitor amigo
Este livro despretensioso relaciona informações de seres amados que a desencarnação conduziu a outras paragens, sem que separação e distância lhes apagassem a memória.
Tão comovedores e tão belos, porém, se  lhes fizeram os reencontros com os entes queridos que deixaram no Plano Físico, através das páginas com as quais aqui se apresentam, que nos permitimos nomear semelhantes ocasiões com o título: horas de luz.
Na essência, que haverão dito aos companheiros que ficaram na Terra?
Admitimos, no entanto, que não escreveram as próprias impressões, pensando unicamente nos corações que lhes são afins, mas em todos nós, os irmãos do caminho evolutivo, no mundo materializado e nas regiões de trabalho que lhe são próximas, buscando elevar-nos o pensamento e encaminhar-nos o ânimo para o trabalho que nos compete realizar.
Decerto ter-nos-ão dedicado a todos afirmações e avisos, conceitos e apelos, quais os que passamos e enumerar:
- não te omitas, na hora da provação;
- se te observas em momentos de crise, permanece nos encargos que a vida te entregou e aguarda o tempo; 
- não digas que as tuas obrigações são pesadas demais  e sim aceita corajosamente as atribuições que se te confere ao espírito, e segue adiante;
- reflete no metal precioso conduzido ao cadinho e recorda que se lhe aplica o fogo forte tão somente até que os elementos inferiores se apartem da liga;
- ante os reveses da vida, conserva a paciência e a serenidade para que atinjas as realizações de que necessites;
- conscientiza-te de que ninguém se encontra a sós;
- mantêm-te firme as responsabilidades com que a vida te honra e guarda a certeza de que os sacrifícios de hoje são em si as provas indispensáveis que nos certifiquem a capacidade para desempenhar mais altos deveres nas atividades de amanhã.
Com estas observações simples de amigo e servidor, te entregamos estas páginas de nossos companheiros da Espiritualidade, rogando ao Senhor nos ilumine e nos abençoe.

Emmanuel
(Uberaba, 15 de julho de 1984)


HOJE
Espírito: Emmanuel
Livro - 247 / Ano - 1984 / Editora - CEU

Leitor amigo
Quais as razões que teriam induzido alguns amigos a solicitar-nos um livro sob o título “HOJE?”
Possivelmente estimariam ler uma relação de encargos para as horas do dia, à feição de um prontuário que lhes sirva de guia às atividades mentais, evitando-lhes desacertos e atropelos.
Cada dia, porém, é uma parcela do tempo que a Providência Divina nos concede a todos, em quotas iguais, para o nosso aprendizado na escola da evolução.
Escalonar obrigações para as criaturas humanas, além das disciplinas naturais estabelecidas para o trabalho de cada uma , seria cortar o livre- arbítrio, encarcerando-lhes as manifestações para a escolha de caminhos e atitudes, suscetíveis de aperfeiçoar-lhes as experiências.
Eis porque não temos neste volume simples um conjunto de regras e sim um campo de idéias e sugestões pra nossa vida diária. Idéias  e sugestões capazes de auxilar-nos a tomar  as melhores diretrizes nos trevos das horas, de maneira  a nos sentirmos tranqüilos na marcha das ocorrências, nascidas de nossas próprias opções.
Cada dia é constituído por mil e quatrocentos e quarenta minutos, equivalendo esse número à quantidade de aberturas de que dispomos no tempo, a fim de fazer o melhor ao nosso alcance.
Aqui está o pequeno parque de apontamentos e indicações que te oferecemos para a valorização de nossas oportunidades de acertar com as leis que nos regem, e nos induza prática do bem, a norma segura para as nossas aquisições de paz e alegria, com alicerces no dever cumprido.
Compreendemos que hoje é o nosso melhor dia  para melhorar-nos, melhorando a vida em derredor de nós. 
Admitimos que estamos respondendo aos nossos companheiros do Plano Físico, no clima de segurança que se nos faz possível observar, dentro de nossas próprias limitações.
Assim pensando, por hoje, ficamos por aqui rogando a Jesus, o nosso Divino Mestre, nos inspire e abençoe.

Emmanuel
(Uberaba, 19 de maio de 1984)



Espírito: Diversos
Livro 248 / Ano - 1984 / Editora -
IDEAL

Amigos Leitores
É com grande reconforto que apresentamos neste volume algumas das páginas produzidas por vários Amigos Espirituais, através da mediunidade psicográfica do nosso companheiro Carlos A. Bacelli, dedicado medianeiro da Nova Revelação.
Satisfeitos por incorporar-lhe o concurso na obra de Emmanuel, consagrada à fé e à paz, à esperança e aos serviços de amor ao próximo, pedimos aos Mentores do Mais Além fortalecerem o nosso irmão Bacelli, em sua jornada mediúnica, a fim de que ele continue apoiado na confiança em Jesus e resoluto nas realizações do Bem, compreendendo Kardec para melhor servir a Jesus.

Albino Teixeira
(Uberaba, 15 de agosto de 1984)


BASTÃO DE ARRIMO
Espírito: William
Livro - 249 / Ano - 1984 / Editora - UEM

"Através dos Séculos"

Inda chora o Senhor nas horas mudas 
Na cruz de vinte séculos ingratos,
Contemplando a progênie de Pilatos
E a descendência exótica de Judas.

Examina os Herodes insensatos,
Os novos Barrabás de mãos sanhudas
E as multidões misérrimas, desnudas
Que lhe cospem no ensino a pugilatos.

Chora Jesus! Amargamente chora,
E clama à sede imensa que o devora,
Buscando gerações, enchendo espaços!

Em toda a Terra, há lívidos incêndios..
E entre as humilhações e os vilipêndios,
Contempla o mundo que lhe foge aos braços.

Augusto dos Anjos.

(*) Como prefácio deste livro apresentamos aqui um soneto mediúnico, inédito, doeminente poeta paraibano Augusto dos Anjos, desencarnado em Leopoldo MG., no anode 1914. Relatou-nos o médium Chico Xavier que na noite do dia 30.03.1945 em Pedro Leopoldo, quando a 2ª Grande Guerra chegava ao fim, apresentaram-se à visãoespiritual o espírito do nosso William Machado Figueiredo acompanhado do poeta Augusto dos Anjos, que na oportunidade lhe ditou o soneto "Através dos séculos",transcrito. Aproveitamos a oportunidade para manifestarmos aqui a nossa homenagem pelo transcurso do centenário de nascimento de Augusto dos Anjos (1884/1984).

 


NOVAMENTE EM CASA
Espírito: Diversos
Livro - 250 / Ano - 1984 / Editora - GEEM

Amigo Leitor
Enquanto o progresso avança no mundo, cresce igualmente, entre os homens, a indagação em torno da morte.
Corações sensíveis e desfalecentes, ante a perda transitória dos entes amados, nos dirigem apelos múltiplos, afirmando-se à espera de manifestações das pessoas queridas que a desencarnação lhes subtraiu à convivência.
E, do nosso desejo de atender-lhes a solicitação, nasceu este livro que te colocamos nas mãos.
Efetivamente, não nos seria possível satisfazer a todos os que choram, sob o guante da saudade; entretanto, este volume despretensioso é uma resposta aos irmãos que anseiam por notícias daqueles que os antecederam na Grande Renovação.
Aqui, nestas páginas simples, falam companheiros que pareciam submersos na névoa do Mais Além, esclarecendo, amando, reconfortando e aquecendo corações abatidos pela separação aparente das criaturas amadas, transferidas para a Vida Maior.
É por isso que, em te entregando este livro, com o apreço e a gratidão habituais, é nosso intuito asseverar que os supostos mortos, não somente se revelam vivos, mas também, tanto quanto se lhes faz possível, estão sempre novamente em casa.

Emmanuel
(Uberaba, 08 de junho de 1984)


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita