WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 

Biblioteca Virtual

Para visualização da maioria dos livros é necessário o aplicativo Adobe Acrobat Reader. Caso não tenha, faça o download gratuito no link ao lado. Clique para baixar o programa
Em cumprimento a Lei 9.610 de 19/02/98 sobre direitos autorais, alguns dos livros são oferecidos para uso exclusivo de deficientes visuais. Contamos com sua compreensão e respeito.


 
 

Chico Xavier - Coleção Completa
Obras do nº 231 ao 24
0


OS DOIS MAIORES AMORES

Espírito: Diversos
Livro - 231 / Ano - 1983 / Editora - GEEM

 

Leitor amigo
Aqui, neste volume despretensioso, registramos os dois maiores amores com que somos sustentados na Terra.
Dedicações que recebemos, muitas vezes, até mesmo sem perceber, e que nem por isso deixam de ser as fontes de amparo que nos acalentam a vida.
Desejando assinalar o nosso respeito e a nossa gratidão por semelhantes bênçãos, nós, os amigos da Vida Espiritual, te oferecemos estas páginas em que estampamos o nosso carinho e reverência.
Acreditamos não precisar estender maiores comentários, porquanto esses são os dois apoios máximos que nos tutelam a existência no mundo:
O amor de Jesus e o amor de nossas mães.

Emmanuel
(Uberaba, 15 de maio de 1983)


VIDA NOSSA VIDA
Espírito: Diversos
Livro - 232 / Ano - 1983 / Editora - GEEM

Leitor amigo
Nos temas despretensiosos deste livro, o tema é a vida imperecível.
Criaturas armadas, após a noite da desencarnação, vieram das luzes do novo amanhecer, não somente enxugando as lágrimas dos corações que ficaram no Plano Físico, mas, também, estendendo paz e esperança aos companheiros outros que interrogam o Mais Além, sobre os desafios da Grande Mudança.
Vieram e levantaram sentimentos e renovaram caminhos.
Regressaram à convivência dos entes queridos, falando-lhes na linguagem da compreensão e da certeza na imortalidade vitoriosa.
Eis porque te ofertamos, prezado amigo, este volume iluminado de amor, por vida de nossas vidas, porquanto nele encontramos, em algum trecho, essa ou aquela parcela de nossas próprias existências.
Vida nossa vida!...
Estrada que nos conduz a Mais Vida no Infinito em que nos achamos hoje e que nos espera amanhã, nas faixas de mais alto progresso espiritual, a fim de trilhá-la, superando dificuldades a apagando problemas, para que nos unamos cada vez mais.
Este é o livro simples que te apresentamos, rogando a Jesus, o nosso Divino Mestre, nos ampare e nos abençoe.

Emmanuel
(Uberaba, 28 de julho de 1983)


PAZ
Espírito: Emmanuel
Livro - 233 / Ano - 1983 / Editora -
CEU

Leitor amigo
Este livro simples, dedicado à Paz, na maioria das páginas que o constituem, nos fala especialmente de trabalho, tolerância, perdão, fé, beneficência, entendimento, aceitação, calma e amor ao próximo, que se nos revelam por disciplinas da vida íntima. E quem se reporta à disciplina, refere-se ao esforço máximo que nos compete no serviço de auto-aprimoramento.
É que a paz verdadeira nasce do dever cumprido, procede da abençoada luta que sustentamos pela própria melhoria espiritual, tentando assimilar a luz dos ensinamentos do Cristo.
Foi Ele, o nosso Divino Mestre, quem nos asseverou:
“O Reino de Deus está dentro de vós”. E ousaremos acrescentar, respeitosamente, que por dentro de nossos corações, o Reino da Paz brilha também.

Emmanuel
(Uberaba, 04 de julho de 1983)


ENTENDER CONVERSANDO
Espírito: Emmanuel
Livro - 234 / Ano - 1983 / Editora - IDE

Amigo Leitor
Neste livro, procuramos entender a vida conversando.
Permutemos nossas interpretações e pensamentos, rogando ao Senhor Jesus nos inspire e nos abençoe.

Emmanuel
(Uberaba, 29 de outubro d 1983)


TEMPO E AMOR
Espírito: Diversos
Livro - 235 / Ano - 1983 / Editora - IDE

Leitor amigo
Ousamos entregar-te este livro, com a certeza de quem te oferece um escrínio aberto com as pérolas que o nosso próprio amor reuniu através do tempo.
Temos aqui um conjunto de páginas de emoção e ternura, saudade e reconforto que as mãos do nosso amigo Clovis Tavares e as nossas recolheram com respeitoso carinho, no cur-so de muitos janeiros sucessivos, para que, um dia, pudéssemos formar com elas o presente volume por mensagem de paz e renovação, júbilo e consolo, endereçada aos nossos irmãos em Humanidade. Distinto Professor, na cidade de Campos, Estado do Rio. 
- Nota da Editora: Muitas vezes transmitidas com lágrimas de alegria e de esperança, de surpresa e de gratidão, guardam o brilho oculto dos elevados sentimentos de que nasceram, no intuito de erguerem almas e iluminarem corações. Aqui cessa nossa apresentação, a fim de que a nossa palavra não lhes deslustre o sentido e a beleza. Diante de tudo o que se nos faz sagrado ao espírito, o silêncio, a nosso ver, é a nossa melhor maneira de expressão. Com o nosso reconhecimento a Jesus por nos haver permitido realizar a tarefa a que nos propusemos, consubstanciada na formação deste livro que te colocamos nas mãos, rogamos a Ele, nosso Divino Mestre e Senhor, nos inspire e abençoe.

Emmanuel
(Uberaba, 7 de janeiro de 1984)


QUANDO SE PRETENDE FALAR DA VIDA
Espírito: Roberto Muszkat
Livro - 236 / Ano - 1983 / Editora - GEEM

Amigo leitor
Quando se pretende falar da vida, é justo recordar todo aquele nosso irmãos do caminho evolutivo que participam dela.
O título deste livro nos suscita semelhante consideração, muito a propósito, de vez que estamos aqui apresentando o valoroso jovem de formação israelita, Roberto Muszkat.
Responsabilizando-nos pelos mensageiros da Espiritualidade que nos procuram a atenção, numa jornada mediúnica que perdura, até agora, por mais de meio século de trabalho ininterrupto, reafirmamos a nossa condição de modesto servidor dos ensinamentos espíritas-cristãos.
Isso, porém, não nos impede de exprimir a nossa respeitosa admiração pelo autor destas páginas, transbordantes de sinceridade e ternura humana.
É do conhecimento público, em mais de um século de comunicações do Mundo Espiritual para o Mundo Físico, que os espíritos, desatrelados do veículo corpóreo de natureza mais densa, se reúnem, no Mais Além, atendendo aos princípios de afinidade, em agrupamentos ou coletividades, segundo as idéias que esposavam na Terra; que todas as religiões são respeitadas, além da morte, na pauta das convicções que lhes caracterizam os promitentes; que a criatura humana, após o estágio educativo ou reeducativo, na existência terrestre, receberá sempre o resultado das próprias obras, independentemente do modo de crer na Providência Divina; e que a lei da evolução não admite violência contra quem quer que seja.
Em que preceito nos basearíamos para recordar as manifestações de Roberto Muszkat, irrepreensível observador das diretrizes da digna comunidade a que se agrega, unicamente porque se faz leal seguidor dos Antigos Profetas de cujo tronco nos veio à presença de Nosso Senhor Jesus Cristo, um dia supliciado na cruz dos romanos?
Acaso, estaria o autor deste livro obrigado a pensar por nossa cabeça? Com que direito lhe pressionaríamos o pensamento livre para deixar de expressar-se como melhor lhe pareça? E, porventura, estaríamos colaborando na união de todos nós, os filhos de Deus, no Planeta Terrestre, segregando-nos à distância dos companheiros que abraçam a fé no Supremo Pai, através de prismas diferentes dos nossos, qual se fôssemos privilegiados, ante a Sabedoria da Vida que nos considera a todos por irmãos, uns dos outros?
Com estas considerações, amigo leitor, temos a satisfação de entregar-te este livro em que o amor de um filho e o carinhos de um irmão devotados nos falam alto da sobrevivência, além das fronteiras, entre as quais se nos limita a presença transitória no mundo.
E, ao fazê-lo, saudamos o jovem Roberto Muszkat que conseguiu acumular suficiente riqueza de afeto e sustentar a precisa coragem para regressar da morte e reafirmar aos entes queridos que Deus existe e que a alma é imortal.

Emmanuel
(Uberaba, 11 de agosto de 1983)


HUMORISMO NO ALÉM
Espírito: Diversos
Livro - 237 / Ano - 1983 / Editora - IDEAL

Amigo Leitor
Este é um livro de paz e alegria que vários amigos domiciliados no Mais Além escreveram situando realidades da existência terrestre nos pequenos frascos da trova para que os ensinamentos da vida estejam no figurino da graça e beleza.
Muitas vezes, o chiste sem ofensa surgirá destas páginas de fraternidade e compreensão, entretanto, caro leitor, os autores de todos os trechos deste volume simples resguardaram-se no respeito à vida e tiveram em mente a honra de estender-te a alegria para que essa mesma alegria se te faça um sorriso permanente no coração.

Emmanuel
(Uberaba, 28 de maio de 1983)


TOCANDO O BARCO
Espírito: Emmanuel
Livro 238 / Ano - 1983 / Editora -
IDEAL

Ninguém nega que todos nós, os espíritos em evolução, vinculados à Terra, estamos na condição de viajores, no imenso rio da vida, na pauta da expressão popular: "Tocando o Barco".
Há quem siga em navios confortáveis, em iates de renome, em transportes a motor, em grandes canoas mantidas a remo, em pirogas e jangadas simples.
A existência, significando viagem, seguirá atendendo às circunstâncias da vida de cada viajor, motivo pelo qual todos os comapanheiros trocam impressões entre si, nas pequenas paradas de refazimento que se fazem indispensáveis.
Todos, porém, atravessam os mesmos riscos, varam os mesmos perigos, contemplam a beleza das mesmas regiões e conhecem o rigor das ventanias e tempestades, quando se mostram desencadeadas, por força dos climas ou do tempo que influenciam determinadas fases da viagem.
Questionado por diversos irmãos sobre esse ou aquele ponto mais difícil do sentimento, na rota a obedecer, escrevemos o presente livro, com quem alinha notas e idéias que, servindo para nosso uso pessoal, pode igualmente, em muitos casos trazer algum proveito para muitos daqueles que nos partilham a marcha. Lembretes, informes, reflexões e conclusões, sem qualquer propósito de parecer o dono da palavra... São estes pedaços de diálogos em viagem que te ofertamos, leitor amigo, convencidos qual nos achamos de que todos estamos interessados na tranquilidade uns dos outros.
Que estas páginas simples, que somente valem pela sinceridade com que foram gravadas, possam servir por ingredientes de paz e esperança, coragem e fé, no cotidiano de nossas experiências, sob as bênçãos de Jesus, ante a meta que nos compete alcançar, são os nossos votos.

Emmanuel
(Uberaba, 06 de janeiro de 1984)


CONVIVÊNCIA
Espírito: Emmanuel
Livro - 239 / Ano - 1983 / Editora - CEU

E as indagações de numerosos amigos se multiplicam.
Por que o aumento do antagonismo e da intolerância no mundo, formando os mais dolorosos processos de violência?
De que modo justificar a desvinculação entre pais e filhos, quase sempre, em bases de frieza e indiferença?
Como entender a freqüência dos divórcios com esquecimento de crianças inteligentes e observadoras, que, em muitas ocasiões, passam a se considerar na condição de órfãos de pais vivos?
De que maneira sonhar as lutas entre chefes e subalternos, habitualmente empenhados à carga das reclamações abertas?
Como extinguir o racismo e o preconceito negativo, as aversões gratuitas e as antinomias entre idéias respeitáveis?
Sob que razões, interpretar a delinqüência entre irmãos?
E a guerra? Como definir a sinistra presença da guerra nas comunidades e nações?
Respondendo às perguntas de vários companheiros, oferecemos aos leitores amigos este livro despretensioso, afirmando que viver é de todos, mas a convivência é o fator que nos  ensina a compreensão e a solidariedade de uns parsos outros,- a ciência da comunicação recíproca que estamos adquirindo na atualidade do mundo, porque só adquirindo os valores da convivência pacífica atingiremos a plena vitória do amor que o Cristo nos legou.

Emmanuel
(Uberaba, 29 de janeiro de 1984)


SORRIR E PENSAR
Espírito: Diversos
Livro - 240 / Ano - 1983 / Editora -
IDE

Prezado leitor
Muitos amigos nos solicitam páginas em que as realidades espirituais sejam expostas em ambiente de alegria. Alegria que traduza recreação e entretenimento.
De nós outros, pessoalmente,  seria  difícil  tratar os  textos evangélicos sem o júbilo profundo da meditação para fixar os valores espirituais em nossa memória, entretanto, para os trovadores, tantas  vezes exímios  em  condensar lições da vida em quatro linhas,  seria  fácil satisfazer aos desejos dos companheiros no Plano Físico, pela agilidade mental com que dizem o muito no mínimo de palavras, comunicando otimismo e alegria.
A eles recorremos,  buscando  cooperação e  surgiu este livro que apresenta aspectos áusteros da verdade na moldura risonha da mais sadia espontaneidade, sem qualquer desrespeito à vida.
É por isso, leitor amigo,  que te entregamos o presente volume,  com  a satisfação do amigo que transmite a outros amigos a mensagem eles esperada, no sentido de observarem  os ensinamentos  da  Espiritualidade  nas  melhores condições de humorismo construtivo.
Sem nos alongarmos em considerações e anotações desnecessárias, as origens deste livro foram apresentadas e os autores espirituais aqui estão, enfileirados e otimistas, atendendo aos amigos do mundo.
Sendo assim, recebamos os mensageiros que nos trouxeram estas páginas edificantes e, em companhia deles, exercitemos também sorrir e pensar.

Emmanuel
(Uberaba, 18 de abril de 1984)


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita