WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 

Biblioteca Virtual

Para visualização da maioria dos livros é necessário o aplicativo Adobe Acrobat Reader. Caso não tenha, faça o download gratuito no link ao lado. Clique para baixar o programa
Em cumprimento a Lei 9.610 de 19/02/98 sobre direitos autorais, alguns dos livros são oferecidos para uso exclusivo de deficientes visuais. Contamos com sua compreensão e respeito.


 
 

Chico Xavier - Coleção Completa
Obras do nº 201 ao 2
10


PAZ E ALEGRIA

Espírito: Diversos
Livro - 201 / Ano - 1981 / Editora - GEEM

 

Caro leitor
A poesia é um idioma próprio, dentro de cada idioma.
E a trova é a essência da própria poesia. Em quatro linhas pequenas, o poeta fixo grande lições, qual se condensa os próprios sonhos e anseios, dores e regozijos, nesse diminuto brilhante do pensamento.
"Paz e Alegria” são o título deste volume despretensioso que nos ofertam, dedicados companheiros do Plano Espiritual.
Paz nascida dos conflitos e lutas que atravessam e alegria, muitas vezes, oriunda dos sofrimentos e lágrimas em que se burilam.
Comparemos este livro à harpa afinada em que os trovadores, cada qual com as suas peculiaridades, nos trazem nobre e bela inspiração, através de rápidos arpeja.
Reconhecidos aos amigos que se fazem autores destas páginas, agradecemos a visita que nos fazem, nos comunicados edificantes de que são portadores, ao mesmo tempo em que te expressamos o nosso reconhecimento, pela bondade com que nos compartilhas deste concerto de bênçãos.
E, ouvindo as elevadas manifestações a que nos referimos, nas quais recolhemos mensagens vivas de ensinamentos e consolo, esperança e beleza, rogamos ao Senhor Jesus a todos nos ilumine e conduza hoje quanto sempre.

Emmanuel
(Uberaba, 14 de março de 1981)


VIVENDO SEMPRE
Espírito: Diversos
Livro - 202 / Ano - 1981 / Editora -
IDEAL

Leitor amigo
Quando as indagações, em torno da morte venham a ferir-te...
Quando o futuro se te desenhe, na imaginação, qual escuro despenhadeiro guardando apenas cinzas...
Quando a saudade dos entes amados que te antecederam, na Grande Mudança, se te faça lâmina invisível no coração...
Quando a incerteza, quanto ao próprio destino, te invada o pensamento...
Quando sombras e dúvidas te ameaçarem o raciocínio, abre este livro e informa-te quanto ao conteúdo das páginas que o integram, cujos autores, liberados do Plano Físico, as escreveram, entre esperanças e lágrimas de alegria e reconhecimento.
Nestas notícias e confidências, iluminadas de amor, certificar-te-ás de que Deus jamais nos abandona e de que, acima da morte, somos herdeiros da imortalidade, vivendo sempre.

Emmanuel
(Uberaba, 7 de setembro de 1981)


SEARA DA FÉ
Espírito: Diversos
Livro - 203 / Ano - 1981 / Editora -
IDE

Leitor amigo
Em reuniões públicas da Fundação Marietta Gaio, no Rio, e junto de companheiros da mencionada instituição, em Uberaba, através de horas diversas, dedicadas à prece e à elevação espiritual, colhemos, todos nós, os companheiros encarnados e desencarnados, as páginas de encorajamento e alegria, paz e amor que constituem este livro.
E afirmamos "colhemos", reconhecendo que embora subscritas por nossos nomes, todos os conceitos e apelos, notas e definições nos foram inspirados pelos instrutores benevolentes que nos assistem e acompanham de Mais Alto.
Em vista do que expomos, é justo, a nosso ver, que este volume despretensioso guarde o título "Seara de Fé".
Que as consolações e bênçãos, esperanças e esclarecimentos por nós obtidos possam igualmente alcançar-te o coração amigo, com as vibrações de nossa confiança em Jesus, nosso Divino Mestre e Senhor, pela paz e união de nós todos, em torno de seus ensinamentos renovadores, são so votos do servidor reconhecido.

Emmanuel
(Uberaba, 18 de outubro de 1981)


NASCER E RENASCER
Espírito: Emmanuel
Livro - 204 / Ano - 1981 / Editora - GEEM

Leitor amigo
A indagação, quanto às causas do sofrimento humano, se faz agora universal.
Por que tamanha expansão da violência, por que tantos processos de angústia, tantos acidentes e tantas provações individuais e coletivas?
Entretanto, apesar de semelhantes percalços o progresso avança, permanecendo sob a responsabilidade dos próprios homens, a explosão ou a abstenção de novas guerras que unicamente prejudicam aos próprios homens e dilapidam-lhes os interesses.
Reportando-nos, porém, ao sofrimento, será justo lembrar, neste entardecer do segundo milênio da Era Cristã, os conflitos cruéis, as perseguições, os séculos de escravidão do homem, na exploração e no rebaixamento do próprio homem, a conquista sanguinolenta de povos laboriosos e pacíficos, a rapinagem sobre comunidades indefesas, a pirataria impune ao longo dos mares, as fogueiras do ódio, em nome da fé, eliminando vidas preciosas, o banditismo afidalgado e os múltiplos delitos que injuriaram a dignidade humana nos dez últimos séculos, e perguntemos a nós mesmos como deveriam ser os frutos de nossa própria sementeira.
Não nos referimos, no entanto, a esses registros a fim de salientar o pessimismo. Ao revés disso, aspiramos a exaltar o Amor Infinito de Deus que nos permite nascer e renascer, tantas vezes quantas se façam necessárias ao nosso próprio burilamento, já que, em sã consciência, desejamos construir ou reconstruir os nossos próprios destinos por nós mesmos.
Conservemos a alegria da esperança, trabalhando e servindo sempre.
Aceitemos as provas que se nos façam precisas ao aperfeiçoamento próprio, sanando os débitos que nos dizem respeito, assumindo as nossas experiências e sigamos adiante.
A fim de refletirmos, de leve, nos temas inúmeros da reencarnação, é que te ofertamos este livro para nossos diálogos no assunto, lembrando não só Allan Kardec, na legenda inesquecível que nos deixou: “Nascer, viver”, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a “lei”, mas igualmente Jesus Cristo, o nosso Divino Mestre, quando nos asseverou, convincente: - "Ninguém alcançará o Reino de Deus se não nascer de novo".

Emmanuel
(Uberaba, 02 de janeiro de 1982)


QUEM SÃO
Espírito: Diversos
Livro - 205 / Ano - 1981 / Editora - IDE

Leitor amigo
Folheando, ao acaso, este volume despretensioso e anotando aos nomes diversos daqueles que lhes subscrevem as páginas, é natural perguntes:
- Quem são?
De quem são as notícias e esclarecimentos, observações e notas destes comunicados?
E responderemos, de boa vontade: é companheiro que volvem da Espiritualidade, depois das intercorrências da morte, ao encontro dos entes amados que ficaram no Mundo, no intuito de instruí-los e confortá-los; são amigos da verdade que a distribuem no veículo do amor, a benefício dos semelhantes; são semeadores do progresso espiritual, convidando as criaturas à felicidade e ao aperfeiçoamento; e são mensageiros da esperança que se manifestam, levantando almas abatidas pela saudade e pela dor, acendendo luzes nos caminhos para a Vida Maior.
Apresentando-lhes, amigo leitor, os autores deste volume, terá dito algo das nobres finalidades  a que se lhes destinam as palavras iluminadas de compreensão e de amor. Todas se constituem de apelos ao entendimento mútuo e ao otimismo, à beneficência e à paz, à solidariedade humana e à fé em Deus, para o engrandecimento da vida.
Ante a grandeza de propósito e sentimentos que as inspira, agradecemos a visita e o carinho desses emissários da Luz, com os nossos votos para que lhes aproveitemos as manifestações, voltando-nos, em companhia deles, para a renovadora intimidade com os ensinamentos de Jesus, sempre o nosso Divino Mestre e Senhor.

Emmanuel
(Uberaba, 18 de janeiro de 1982)


MAIS VIDA
Espírito: Diversos
Livro - 206 / Ano - 1981 / Editora - CEU

Poetas voltam em bando,

De alma contente ou sofrida,

Nestas páginas cantando

A exaltação de outra vida.

 

Amigos todos...Quem são?

Falam de espinhos e flores...

São astros do coração,

Nossos irmão trovadores.

 

Que desejam? É verdade...

Eles procuram apenas

Transmitir à Humanidade

Mais luz nas provas terrenas.

 

Mensagem do Bem a expor

A estrada em que se conduz

É livro de mais amor

Para união com Jesus.

Leandro Gomes de Barros
(Uberaba, 21 de fevereiro de 1982)


REENCONTROS
Espírito: Diversos
Livro - 207 / Ano - 1982 / Editora - IDE

Leitor amigo
Na Terra, em muitos reencontros, temos a dor em sua plena função reparadora.
Reencontros de adversários, que ainda carregam consigo o rescaldo de conflitos pungentes, de situações amargas que nos reajustem os sentimentos,
de obstáculos que expressam as conseqüências de ações passadas, em que o erro nos terá marcado os caminhos ou de problemas que nos aguardam a presença, a fim de serem examinados e resolvidos.
Aqui, porém, neste livro despretensioso, todos os reencontros são de paz e amor, consolação e esperança. E de tal modo nos comovem as expressões de carinho e saudade,  entre os vivos do  Plano Físico e  os  vivos do Plano Espiritual, que passamos o presente volume às tuas  mãos,  contagiados  de reconforto, agradecendo a Jesus que nos permite o  júbilo de semelhantes contatos espirituais e rendendo graças a Deus.

Emmanuel 
(Uberaba, 2 de março de 1982)


FILHOS VOLTANDO
Espírito: Diversos
Livro 208 / Ano - 1982 / Editora - GEEM

Prezado leitor
As páginas deste livro acendem a luz da consolação e da alegria nas sombras da saudade de quantos reencontram entes queridos, depois de ausência que se supunha definitivos.
É que, neste volume despretensioso, surgem as notícias de filhos queridos, voltando ao lar, após a separação pela morte, entretecendo poemas de ternura e reconhecimento, junto aos pais saudosos que os recolhem nos braços, em espírito, e, em seguida, permitem que o reconforto e a esperança, por eles haurido nestas mensagens de paz e amor, se estenda a corações outros que a morte envolveu no sofrimento.
Filhos voltando!...
Que eles possam falar-te, igualmente, leitor amigo, da bondade infinita do Senhor e da imortalidade da alma, ampliando-te o júbilo de servir e a compreensão da importância de viver, são os nossos votos.

Emmanuel
(Uberaba, 28 de fevereiro de 1982)


SENTINELAS DA ALMA
Espírito: Meimei
Livro - 209 / Ano - 1982 / Editora - IDEAL

Prezado Leitor
Na Terra, as agitações naturais do cotidiano reclamam-nos as pausas de tempo, que nos auxiliem a pensar com clareza.
Ligada à enorme família espiritual, que lhe espera habitualmente a palavra, assim o entende Meimei, tanto quanto nós, que te ofertamos este volume simples, na condição de humilde companheiro para os momentos em que a vida te permite acender, nos recessos do próprio ser, a luz da reflexão.
Meditações e preces, instruções e bênçãos, significando sentinelas da alma!...
Em cada uma, a preservação da paz, a defesa do bem, a inspiração da solidariedade e o apoio de nossa própria segurança.
Estreito é o tempo e, pelas provas de que se constitui, longo é o caminho da existência no mundo físico e, muitas vezes, aí experimentamos a necessidade da oração que nos reconforte e do diálogo que nos renove e aclare o pensamento.
Foi pensando nisso, que a dedicada Meimei escreveu estas páginas, endereçadas especialmente aos corações que raciocinam e aos cérebros que sentem.
Que possas receber estas apostilas de amor fraternal, compreendendo que foram gravadas no anseio de orientar-nos todos, na direção do Cristo de Deus, nosso Mestre e Senhor, são so nossos votos.

Emmanuel
(Uberaba, 15 de janeiro de 1982)


PALAVRAS DO CORAÇÃO
Espírito: Meimei
Livro - 210 / Ano - 1982 / Editora - CEU

Leitor Amigo

As criações de Meimei, em torno das mais variadas experiências humanas, sempre nos suscitam a idéia de que a nossa querida irmã, simbolicamente, possui o coração em forma de harpa, em cujas cordas ela compõe formosas e sábias lições, reais melodias em prosa nas quais somos impulsionados para as Esferas Superiores da Vida.

À vista disso, não nos cabe aqui qualquer comentário, no limiar deste livro, senão convidar o amigo leitor a ler conosco as páginas da Autora, na certeza de que isso equivale a ouvir um elevado concerto de paz e amor.

Emmanuel
(Uberaba, 21 de abril de 1982)


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita