WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 

Biblioteca Virtual

Para visualização da maioria dos livros é necessário o aplicativo Adobe Acrobat Reader. Caso não tenha, faça o download gratuito no link ao lado. Clique para baixar o programa
Em cumprimento a Lei 9.610 de 19/02/98 sobre direitos autorais, alguns dos livros são oferecidos para uso exclusivo de deficientes visuais. Contamos com sua compreensão e respeito.


 
 

Chico Xavier - Coleção Completa
Obras do nº 191 ao 20
0


CAMINHOS

Espírito: Emmanuel
Livro - 191 / Ano - 1981 / Editora -
CEU

 

Leitor amigo
Os pensamentos são estradas para as realizações. E em  qualquer viagem comum,  na travessia de caminhos e  trevos diversos, um simples aviso é capaz de evitar-nos muitas dificuldades e longas  perdas de tempo.
Ocorre o mesmo na romagem da vida.
Eis a razão deste livro.

Emmanuel
(Uberaba, 4 de outubro de 1980
)


AULAS DA VIDA
Espírito: Diversos
Livro - 192 / Ano - 1981 / Editora -
IDEAL

Amigo Leitor
Companheiros vários convidam-nos para simpósio e reuniões outras, nas quais possamos ministrar conhecimentos, em torno da Espiritualidade.
Entretanto, como fazer isso, se não somos professores e sim alunos da evolução?
E concluímos: por que não aprendemos juntos?
Daí nasceu à idéia de formação deste volume que certamente pode e deve ser acompanhada porta outros, de autoria dos amigos encarnados, mais habilitados que nós mesmos para dialogar com segurança, sobre os elevados temas da alma e do destino, da existência e do amor.
Aulas? Comentamos as da vida, a escola onipresente do espírito.
Aqui tens, desse modo, leitor amigo, as nossas páginas despretensiosa, relacionando as nossas observações e experiências.
E, enquanto ect solicita nos revele a simplicidade nos revele a simplicidade dos nossos apontamentos, aqui expostos, ante a imensidade dos assuntos que ficam esperando por nossa atenção, rogamos a Jesus, o nosso Divino Mestre, nos inspire e nos abençoes.

Emmanuel
(Uberaba, 10 de março de 1981)


AUGUSTO VIVE
Espírito: Augusto Cezar Netto
Livro - 193 / Ano - 1981 / Editora - GEEM

Leitor Amigo
Livro de um amigo dispensa a apresentação de outro. 
Cremos, no entanto, seja compreensível o nosso dever de explicar que o jovem Augusto Cezar, transferido para a Vida Espiritual, prosseguiu atendendo ao seu nobre ideal de servir.
A princípio, conquanto a restabelecer as próprias forças, sob a assistência de abnegados benfeitores do Mais Além, dedicou-se à construção da esperança, entre os familiares, consolidando-lhes a fé em Deus e na sobrevivência da alma.
Em seguida, passou a edificar renovação e paz, alegria e responsabilidade de viver, entre os companheiros, especialmente os de nível etário dele próprio, que deixara no Plano Físico, através de páginas de bom ânimo e otimismo, entendimento e sinceridade que lhe regraram a grandeza de sentimentos. 
Agora, temo-lo neste volume, sustentando abençoado diálogo com os irmãos na Terra, que ele mesmo granjeou com a sua bondade e compreensão, abordando os assuntos mais complexos da alma humana, com a rara felicidade de unir o discernimento ao amor.
Eis porque, em lhe admirando a maturidade espiritual de sempre, somos impelidos a dizer-te, leitor amigo, que o nosso Augusto vive. E vive neste livro, cada vez mais unido a Jesus, traçando páginas que te entregamos, jubilosamente, como quem te oferece o coração de um amigo, transformado em baliza de luz.

Emmanuel 
(Uberaba, 10 de fevereiro de 1978)


VIAJORES DA LUZ
Espírito: Diversos
Livro - 194 / Ano - 1981 / Editora - GEEM

Prezado Leitor
Todo um grupo de amigos, hoje domiciliado na Espiritualidade, escreveu este livro, através de comunicados, endereçando notícias aos familiares e companheiros que ficaram no Plano Físico.
Manifestaram-se, porém, identificando-se de tal modo que as informações e conceitos, por eles emitidos, transcendem o ambiente doméstico para servirem de reconforto e apoio espiritual a todos aqueles que lhes prostrem as páginas.
Corações iluminados por alentadores raciocínios, esses generosos companheiros transformaram este volume em fonte de esperança e paz, instrução e consolo que te ofertamos, na certeza de quem encontrou nele abençoada seara de renovação.
Cumprindo o dever de apresentá-los, na nobre condição de viajares da luz, que a todos nos edificam por suas manifestação de esclarecimento e de amor, deixa este livro ao sabor de tuas próprias análises, rogando a Jesus, o Divino Mestre, a todos nos inspire e nos abençoe.

Emmanuel
(Uberaba, 17 de novembro de 1980)


ELES VOLTARAM
Espírito: Diversos
Livro - 195 / Ano - 1981 / Editora - IDE

Caro Leitor
Este é um livro em que a saudade se transformou em certeza de reencontro.
Chorados no Plano Físico, os comunicantes amigos, que se fazem autores deste volume, regressaram do Mais Além com as notícias da própria sobrevivência.
As páginas aqui enfileiradas dispensam comentários nossos.
Leiamos quanto nos dizem os mensageiros que as entreteceram e os judiciosos apontamentos em torno.
Na essência, ei-los afirmando que a morte não existe e que se encontram plenamente redivivos, exaltando a fé em Deus, honorificando os ensinamentos de Jesus e esclarecendo que a vida é imortal.

Emmanuel
(Uberaba, 30 de janeiro de 1981)


RUMOS DA VIDA
Espírito: Diversos
Livro - 196 / Ano - 1981 / Editora - CEU

Leitor Amigo
Os poetas sempre se nos figuram na condição de arquitetos da vida, construindo imagens que nos inclinam os pensamentos em múltiplas direções.
E dentre eles, os trovadores especialmente se nos revelam por autores de aberturas e estradas que nos induzem para rumos diversos.
Numa edificação de quatro linhas, com o mínimo de palavras, eis que nos descerram horizontes e paisagens de significação vigorosa e profunda.
É por isto que, reunida neste volume despretensioso, toda uma plêiade de trovadores da Vida Maior se congrega, convidando-nos á paz e á beleza, à alegria e à elevação.
Daí, nasce a nossa certeza de que neste volume, não temos unicamente a nobreza de belestrino distinto e edificante, mas, acima de tudo, um iluminado indicador de caminhos da vida, pelos quais ser-nos-á possível encontrar as melhores sendas de acesso à grande ascensão espiritual para a nossa união com a grandeza de Deus.

Emmanuel
(Uberaba, 3 de outubro de 1980)


FAMÍLIA
Espírito: Diversos
Livro - 197 / Ano - 1981 / Editora - GEEM

Prezado Leitor
Um   livro  sobre   família  terrestre, anotando  todas  as   complexidades que lhe ditam a  formação,   teria   tamanho de   enorme   compêndio,  incompatível com as finalidades de nossa tarefa de esclarecimento e reconforto. 
Com respeitoso apreço, deixamos os estudos   pormenorizados,  em  torno do assunto,  aos  pesquisadores das ciências psicológicas   no  Plano  Físico,  de  vez que,  para  responder  aos  companheiros que   nos  indagam  quanto ao  reino doméstico,   apenas  respingamos   algumas situações   tópicos, relativamente  à família,  do  ponto de  vista  da  reencarnação  ou,   mais propriamente,  da  lei  de causa e efeito.  
Em vista disso, amigo leitor, entrega  à  tua consideração  as anotações e comunicados  simples deste  livro,  a fim de refletirmos juntos sobre as responsabilidades  e   compromissos,   alegrias  e bênçãos  da  vida  familiar na Terra,  que segue sempre,  no  domínio  das  conseqüências,   na  direção do  reajuste  e do aperfeiçoamento,  da  felicidade  e da sublimação na Vida Espiritual.

Emmanuel
(Uberaba, 21 de fevereiro de 1981)


INTERVALOS
Espírito: Diversos
Livro 198 / Ano - 1981 / Editora - IDE

Nesta obra as mensagens de Emmanuel examinam um ângulo interpretativo do caleidoscópio da vida. Livro destinado "ao homem-novo, que caminha rasgando os falsos véus do Templo."

Manifestações da fé
Como tudo o que Emmanuel escreveu, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, INTERVALOS se destina “ao templo espírita, para que, no curso de nossas reuniões, nos entrelacem as manifestações da fé”. - São novas mensagens, onde a religião genuína de Jesus - toda inteira no seu Evangelho -, é o alimento das almas famintas de Deus. Que nos reconheçamos uns à frente dos outros por verdadeiros irmãos, num clima de oração, sem pensamentos repreensíveis e preconceitos. Que haja entendimento e compaixão, o empenho de não ferir quem nos houve, o silêncio, quando necessário, a desculpa de imediato, a oferta espontânea, cuidado, gentileza, discrição, cordialidade e respeito. . 
- “É indiscutível que o Espiritismo na função de Consolador Prometido pelo Cristo de Deus, veio aos homens, sobretudo, para libertá-los da treva do espírito” - lê-se em “Espiritismo e Liberdade”. Porque ninguém vai ao Pai senão por Jesus, ressurreição e vida, verdade e vida, caminho, amor.
“Conhecereis a verdade, e a verdade vos tornará livres”. Só pelo Evangelho se retira do espírito a treva do mundo: egoísmo, maldade, ignorância, falta de fé, de verdadeira amizade. Disse o Senhor: “Quem me segue, não andará nas trevas”. E Emmanuel: “Cristo veio até nos para que despertássemos”.
Quis, o sábio espírito, como de outras vezes (Segue-me!, Escrínio de Luz e muitos outros livros), advertir-nos de que, no nosso esforço de ascensão para Deus, é examinado o verdadeiro aproveitamento de cada um nos Intervalos.


ATENÇÃO
Espírito: Emmanuel
Livro - 199 / Ano - 1981 / Editora - CEU

Este livro, claramente simples, é constituído por páginas de fraternidade e entendimento, considerando-se que, muitas vezes, as ações impensadas nascem de fadiga e precipitação e quase nunca de maldade manifesta. Estamos convencidos de que grande maioria dos nossos irmãos que se atiram aos precipícios do desespero ou do suicídio agem assim tão-só porque lhes faltem alguns momentos de reflexão mais dilatada.?

Realmente são muitos os companheiros que nos escrevem, solicitando algumas páginas que nos premunam, na Terra, contra a violência e o suicídio, a agressividade exagerada e a delinqüência.
Como fazer crer aos amigos do Plano Físico que semelhantes desequilíbrios geram calamidades e sofrimentos de longa extensão em existências futuras? Eis porque este livro, claramente simples, é constituído por páginas de fraternidade e entendimento, considerando-se que, muitas vezes, as ações impensadas nascem de fadiga e precipitação e quase nunca de maldade manifesta.
Estamos convencidos de que grande maioria dos nossos irmãos que se atiram aos precipícios do desesperou do suicídio agem assim tão só porque lhes faltem alguns momentos de reflexão mais dilatada.
Pensando nisso, e rogando ao Senhor Jesus nos ilumine e nos esclareça, tomamos a liberdade de doar a este volume despretensioso o nome de “ATENÇÃO”.


LINHA DUZENTOS
Espírito: Emmanuel
Livro - 200 / Ano - 1981 / Editora - CEU

Leitor Amigo
Este é um livro simples.
Significa unicamente continuidade.
Acompanhando o primeiro volume da coleção de nosso amigos espirituais que o psicografaram, em 1931, desejamos afirmar neste intróito despretensioso que o nosso trabalho, atingindo agora, em 1981, meio século de atividades ininterruptas ,com duzentos livros, prossegue sobre o mesmo princípio: Jesus esclarecendo Kardec e Kardec explicando Jesus.
Pretendemos confirmar que nessa trilha não invocamos nenhum privilégio.
Reconhecemos que as doutrinas religiosas, procurando a ligação da criatura com o Criador, sempre que voltadas para o amor a Deus e para o amor ao próximo, são respeitáveis e dignas das diretrizes que promovem.
Em Doutrina Espírita, na qual encontramos o Cristianismo Redivivo, para nós, a questão é de caminho.
Retornando à simplicidade com que os ensinamentos do Cristo lhe fluíam do coração, no contato com o espírito humano, temos na orientação espírita cristã uma estrada mais curta com mais amplos lucros de tempo no esclarecimento de nós mesmos ante a romagem da evolução.
Este livro, por isso mesmo, é formado de páginas simples, tão simples quanto as que escrevemos, por via mediúnica, em cinqüenta janeiros seguidos, e formulamo-las em homenagem a Jesus, o nosso Divino Mestre, que no-las permitiu grafar, com o melhor de nossos sentimentos e ideais, e em sinal de gratidão a todos os irmãos e amigos que nos ampararam as forças e nos estimularam ao trabalho.
“Linha Duzentos" para nós, nesta páginas, expressa, simbolicamente, um traço de união, constituído por duzentos pontos interligados, através do qual aqui repetimos com emoção e respeito:
Muito obrigado, Senhor Jesus!
Leitor amigo, que o Senhor Jesus te recompense!

Emmanuel
(Uberaba, 12 de março de 1981)


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita