WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 

Biblioteca Virtual

Para visualização da maioria dos livros é necessário o aplicativo Adobe Acrobat Reader. Caso não tenha, faça o download gratuito no link ao lado. Clique para baixar o programa
Em cumprimento a Lei 9.610 de 19/02/98 sobre direitos autorais, alguns dos livros são oferecidos para uso exclusivo de deficientes visuais. Contamos com sua compreensão e respeito.


 
 

Chico Xavier - Coleção Completa
Obras do nº 171 ao 18
0


AMIGO

Espírito: Emmanuel
Livro - 171 / Ano - 1979 / Editora -
CEU

 

Prezado leitor

Companheiros diversos, honrando-nos com as atenções que lhes caracterizam os sentimentos, convidam-nos a encontros e diálogos para a troca de notícias e conceitos, em torno dos princípios que acalentamos na seara do bem e da verdade.

Entretanto, circunstâncias adversas nos impedem, compreensivelmente, a realização do propósito de deslocar-nos em múltiplas direções para isso.

Do sincero desejo de comunicar-nos com todos os irmãos, domiciliados em regiões diversas, nasceu este livro.

As páginas que o integram, definem a conversação do servidor que estimaria contar como o ensejo de ouví-lo, um por um, assimiliando-lhes as experiênciaspara melhor orientar-se na estrada de trabalho e de auto aperfeiçoamento a que todos nos achamos endereçados.

Em vista disso, sob a denominação de “AMIGO’’, este volume despretensioso te visita o coração.

Sem qualquer idéia de apresentar-te novidade ou inovações colocamo-lo sob teus olhos, refletindo na benemerência de Jesus que a todos nos ampara, aguardando-nos igualmente a todos para a lavoura do entendimento e do amor, na construção do Mundo Melhor.

Sem outra alegação que nos justifique diante da tua gentileza em acolher-no, rogamos a Ele mesmo, nosso Mestre e Senhor nos esclareça e ampare, fortifique e abençoe, hoje quanto sempre.

Emmanuel

(Uberaba, 22 de maio de 1979)


CALMA
Espírito: Emmanuel
Livro - 172 / Ano - 1979 / Editora - GEEM

Agitações na Terra.

Tempos de transição.

Dificuldades de entendimento.

Impactos do progresso.

Conflitos de gerações.

Estes são os motivos apresentados por muitos amigos para que lhes enderecemos algumas páginas sobre serenidade e segurança, já que a vida não nos permite parar, nem no Plano Físico, nem no Mais Além.

Realmente, a evolução não se interrompe.

Sofrendo ou aprendendo, criando ou recriando, melhorando ou renovando, errando ou reajustando, toda criatura prosseguirá sempre, em demanda aos objetivos supremos da Sabedoria Divina.

De qualquer modo, porém, e seja qual for o ponto do Universo em que se lhe ergue a moradia, o espírito necessita de paz em si mesmo, a fim de construir o seu próprio caminho para outros caminhos de elevação.

Desses raciocínios nasceu este livro que entregamos ao leitor amigo, desejando-lhe harmonia e confiança em Deus, na edificação da felicidade que aspiramos a conquistar.

"Calma" é a legenda que nos define o volume despretensioso.

Que semelhante benção possa fortalecer-nos a todos, em meio dos obstáculos e embates, dificuldades e provas com que, porventura, sejamos defrontados em nossa marcha para o Amanhã Sempre Melhor, com o apoio de Jesus, o Mestre e Senhor, são os nossos votos.

Emmanuel

(Uberaba, 17 de novembro de 1978)


CLARAMENTE VIVOS
Espírito: Diversos
Livro - 173 / Ano - 1979 / Editora -
IDE

Leitor Amigo

Muitas São as indagações que os companheiros do Plano Físico nos dirigem, relativamente aos assuntos da desencarnação.

“Vivemos, além da morte?

Poderemos algo saber da sobrevivência?

O espírito desenfaixado do veículo físico prossegue sem maiores alterações?

Como deixaremos o corpo de matéria densa, a que estamos habituados?

A criatura humana conserva os próprios sentimentos, após liberar-se do casulo de forças condensadas, do qual se utiliza para viver e atuar na Terra?

Este livro é uma das respostas do Plano Espiritual.

Através das páginas enfaixadas neste volume, toda pessoa de bom-senso reconhecerá que nós outros, os supostos mortos, continuamos no Mais Além, claramente vivos.

Emmanuel

(Uberaba, 27 de junho de 1979)


ANTOLOGIA DA CRIANÇA
Espírito: Diversos
Livro - 174 / Ano - 1979 / Editora -
IDEAL

Reverenciando o ano Internacional da Criança e acatando a sugestão de nobres educadores que nos recordam a oportunidade da formação deste livro, voltando-nos para a nossa própria tarefa espiritual e dela recolhemos pensamentos e lembretes, ensinamentos e observações que ofertamos aos nossos companheiros que se iniciam na existência terrestre, desejando-lhes paz e alegria, com devotamento ao estudo e dedicação ao trabalho, a fim de serem os orientadores do equilíbrio e da segurança do Mundo de Amanhã.

Emmanuel

(Uberaba, 29 de junho de 1979)


CEIFA DE LUZ
Espírito: Emmanuel
Livro - 175 / Ano - 1979 / Editora - FEB

Leitor Amigo
Indubitavelmente, terás observado no prefácio de Emmanuel - “Prece por Luz” - a data de 29 de agosto de 1972, em que ele liberou para publicação os originais psicografados por Francisco Cândido Xavier, em Uberaba.
A data está, no entanto, correta. Não se trata, pois, de erro de composição.
Estranharás, talvez, que sete anos hajam transcorrido, para que o Departamento Editorial da Federação Espírita Brasileira providenciasse o lançamento de “CEIFA DE LUZ .” Entretanto, queremos dizer-te que o fato independeu da vontade de Emmanuel, do médium amigo e da Casa-Máter do Espiritismo, no Brasil.
Dir-te-emos, apenas - julgando necessário o esclarecimento - , que mais de um terço do volume precisou ser refeito pelo nosso estimado Benfeitor Espiritual, autor do livro, para que hoje o entregássemos ao prelo. É que vinte e três capítulos da preciosa coletânea foram copiados, à revelia de todos nós, e incorporados a uma publicação de outra Casa.
O tempo, poderoso conselheiro, levou-nos à paciente expectativa de uma solução serena, oferecida oportunamente por Emmanuel, que não só nos ofertou outros tantos novos capítulos como nos brindou com o acréscimo de mais cinco, de modo a que o plano primitivo de sessenta e cinco substanciosas peças doutrinário-evangélicas.
Encaramos a questão como testemunho necessário a que todos somos submetidos pela Providência Divina, a fim de não toldar com vibrações desarmonizas a linfa pura do livro de bênçãos que nos foi entregue, transferido do Mundo Maior para consolação e instrução dos filhos sofredores da Terra.
Sentimo-nos felizes, na Casa de Ismael, com o desfecho do “caso”, não ignorando que tanto o médium dedicado quanto o Autor Espiritual regosijam-se igualmente com o aproveitamento da lição que a Misericórdia de Jesus proporcionou-nos.
Quanto a ti, Leitor Amigo, certamente não perdeste por esperar, visto que as páginas luminosas que ora te passamos às mãos são, elas todas de molde a propiciar-te pensamentos de Luz, numa Ceifa maravilhosa.
Oremos, hoje e sempre, a favor da iluminação dos Espíritos, pedindo ao Alto favoreça os nossos irmãos em provas, para que jamais repitam procedimentos que retardem a distribuição da Luz Espiritual impensadamente buscando competições que se não legitimam no Evangelho e cujos frutos amargos, mais tarde, se lhes possam constituir em frustrações e arrependimento.
Que o Divino Mestre nos dê a sua Paz.
Francisco Thiesen, Presidente da Federação Espírita Brasileira

Francisco Thiesen
(Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 1979)


SINAIS DE RUMO
Espírito: Diversos
Livro - 176 / Ano - 1979 / Editora - GEEM

As perguntas chegam até nós tão confiantemente vestidas de sinceridade que não seria justo desconhecê-las.
De que modo se conquista a tranqüilidade, no Mais Além? 
Como se desvencilhar a criatura das paixões que, por vezes, lhe agrilhoam o espírito às dificuldades terrestres? qual a senda justa em que a infância possa ser conduzida a futuro melhor? 
Em que faixa da existência conseguem a maturidade maiores recursos para a sublimação própria? 
Que fazer para que o lar se faça mais feliz? que atitudes adotar para o encontro com o equilíbrio íntimo? 
Como interpretar as decepções em família? 
Onde o processo de extinguir o ódio que impõe tantos males à espécie humana? 
Em que diretrizes consegue a pessoa vencer a si mesma, ante a necessidade do auto-aperfeiçoamento?
Onde os meios de entender a dor e aceitá-la, a benefício próprio? em que lugar descobrir a trilha de elevação?
Leitor amigo, para os feixes de indagações quais estas, que recebemos constantemente de companheiros corporificados na vida física, nós, o amigo espiritual, forma este volume despretensioso.
Conscientes de que todos temos determinado caminho a percorrer e de que a vida é um parque infinito de experiências que a Sabedoria do Criador nos abre a todos, oferecemos aqui aos irmãos na Terra estas páginas que nomeamos por sinais de rumo.
Que Jesus, o Eterno Amigo e Divino Mestre, nos auxilie a procurar as indicações do bem e a segui-las, de modo a que se nos descerrem amplas estradas de mais luz para a aquisição da Vida Superior, são os nossos votos.

Emmanuel
(Uberaba, 15 de janeiro de 1979)


VIDA EM VIDA
Espírito: Diversos
Livro - 177 / Ano - 1980 / Editora - IDEAL

Caro Leitor

As páginas deste livro são dedicadas especialmente aos companheiros que nos indagam sobre os problemas do ser e do destino, da evolução e da dor.

Sabemos que a vida é una e imperecível, entretanto, unicamente de forma em forma e de experiência a experiência, é que nós outros - espíritos imortais - conseguimos afeiçoá-la em nós mesmos.

De reencarnação a reencarnação, à maneira do aluno, na formação de competência, é que nos habilitaremos no conhecimento superior para a sublimação que nos faz necessária.

Especialistas no tema apresentam volumes fartos de elucidações, em vários países, descerrando amplos horizontes ao debate e à demonstração da realidade a que nos referimos.

Aqui, porém, enfileiramos nós, os companheiros da Espiritualidade, apontamentos e notas, considerações e enfoques diversos de modo rápido, relacionados com o assunto, à feição de parte do nosso entendimento com os amigos domiciliados no Plano Físico.

É por isso, leitor amigo, que te entregamos neste volume despretencioso, o material de nossa conversação, na certeza de que a tua generosidade, em nosso diálogo, certamente fará o resto.

Emmanuel
(Uberaba)


GAVETA DE ESPERANÇA
Espírito: Laurinho
Livro 178 / Ano - 1980 / Editora - IDE

Leitor amigo

Efetivamente, este livro é um escrínio de reconforto e de esperança.

Convidado a falar, acerca de Laurinho, o amigo que lhe traça o conteúdo, juntamente com aquela irmã que o recebeu na Terra na condição de mãe feliz, nossa irmã Priscilla P. S. Basile, apresentamos, com as páginas deste volume, o companheiro que entre nós, na Espiritualidade, se fez mensageiro de paz e consolação, alegria e verdade.

Unidos entre o Plano Físico e o Plano Espiritual, mãe e filho aqui nos edificam com o seu próprio diálogo, recamado de sofrimento e de júbilo, de sorrisos e lágrimas, enaltecendo o amor a Jesus e a fé na Imortalidade.

Eis porque passamos às tuas mãos este documento do coração e da inteligência, com a certeza de que te ofertamos um vaso de amor e luz, com o qual também nós, os amigos espirituais, rendemos graças a Deus.

Emmanuel
(Uberaba, 30 de novembro de 1979)


ALGO MAIS
Espírito: Emmanuel
Livro - 179 / Ano - 1980 / Editora - IDEAL

Leitor amigo
Desde muito tempo, recebemos perguntas e considerações quais estas:
“Conhecemos os princípios religiosos que nos reagem, mas não poderíamos dialogar com os amigos espirituais sobre algo mais?”
“Na era do progresso tecnológico em que nos achamos na Terra, que seria justo acrescentar  aos nossos conhecimentos para assegurar a nossa própria segurança íntima?”
“Se as máquinas, em grande parte, estão substituindo os homens, em que ponto da vida se fixa os homens, de modo a não ser simples máquinas?”
Aspiramos a saber, um tanto mais, além das conquistas ditas científicas, para não perdemos o sentido espiritual da vida ...”“.
“Em que nos firmamos, a fim de não ser arrastado pelo materialismo, à sombra da negação até de nós mesmos?”
“Conhecemos as Escrituras Sagradas e lhes reconhecemos o valor, entretanto, desejávamos obter os apontamentos possíveis do Mundo Espiritual quanto à confirmação de nossa fé em Deus e na imortalidade da alma, para que a nossa tranqüilidade não seja conturbada pelo peso das afirmações materialistas, com base nas conquistas da ciência...”
De semelhantes solicitações, nasceu este livro despretensiosa.
Agradecendo a honrosa atenção com que nos acolhes, insistimos em destacar que por muito amplo se façam os avanços da ciência no mundo, a nossa paz, em qualquer tempo, está alicerçada na observação e na prática dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Emmanuel
(Uberaba, 30 de março de 1980)


LIVRO DE RESPOSTAS
Espírito: Emmanuel
Livro - 180 / Ano - 1980 / Editora - CEU

Leitor amigo
O tema central destas páginas despretensiosas é à procura de solução para os nossos problemas de relacionamento, uns com os outros.
Organizamo-las pensando na grande família de companheiros que nos honram com indagações e convites à conversação amistosa.
Se te interessas pelo assunto que, aliás, nos pertence a todos, estaremos enriquecidos pela atenção de mais alguém que, certamente, nos trará a valiosa contribuição de seus pensamentos e sugestões para que se nos faça mais luz no caminho.
Justo esclarecer que todos os apontamentos aqui reunidos gravitam em torno dos ensinamentos do Cristo, nosso Mestre e Senhor.
Nele buscando inspiração e vida, a Ele rogamos nos ilumine e nos abençoe.

Emmanuel
(Uberaba, 21 de fevereiro de 1980)


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita