WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 301 - 3 de Março de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Gustavo Thomazinho Comar (Londrina, PR)
Domingo, 24 de fevereiro de 2013 às 22:53:02
Que a paz do Cristo esteja convosco. Gostaria de saber se existe algum marco divisório específico da transição planetária entre o mundo primitivo e o de provas e expiações?
Desde já agradeço a atenção.
Gustavo 

Resposta do Editor: 

Pelo que lemos no item 14 do cap. III d´O Evangelho segundo o Espiritismo, não existe um marco divisório determinado no processo evolutivo a que os planetas estão submetidos. No texto citado está dito que havia em meados do século 19 na Terra três grupos de Espíritos: um grupo formado por Espíritos que acabavam de sair da infância espiritual, um grupo formado por Espíritos semicivilizados e um terceiro, proveniente de outros planetas, constituído de Espíritos em processo de expiação em nosso globo. No caso mencionado pelo leitor – transição entre mundo primitivo e mundo de provas e expiações – alguns estudiosos entendem que essa transição iniciou-se pela vinda para a Terra dos chamados exilados de Capela, a que Emmanuel se refere no livro “A Caminho da Luz”, obra psicografada por Chico Xavier. Essa é também a nossa opinião relativamente ao assunto.

 

De: Waldir Sinval Versolati (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 às 14:54
Prezado irmão. O mundo está até agora perplexo com os últimos acontecimentos: a renúncia de um Papa e os meteoros que abalaram a Terra. Minha querida madrinha que Deus escolheu para ser minha educadora no plano terrestre e no encaminhamento espiritual, que já não se encontra em nosso plano terreno, no início da minha compreensão falava para todos nós sobre isso. Quando vi no noticiário os fatos, lógico que a luz acendeu e vieram à tona todas as mensagens que ela pregava. Já foi publicada alguma matéria no Consolador sobre as profecias de Nostradamus? Poderia me elucidar ainda mais, dentro da visão espírita, esses últimos acontecimentos?
Noutro dia tive que comparecer a uma missa católica e o padre, dentro da sua homilia, começou a palestrar sobre assuntos que são tratados dentro das reuniões espíritas, assuntos como reencarnação, vida após morte, lei do retorno. Confesso que fiquei espantado com o "alinhamento" da igreja nesse campo. Uma grata surpresa!
Fique em paz. Que a Luz ilumine os nossos caminhos e ajude a todos a acreditar que tudo no seu tempo acontecerá. O "Correio Astral" entrega a carta certa na hora, no lugar e ao destinatário certo.
Waldir 

Resposta do Editor: 

Sobre as profecias de Nostradamus, nada em especial foi publicado até hoje nesta revista, em que foram publicados, contudo, alguns textos relacionados com o conhecido sermão profético, em que Jesus alude ao chamado final dos tempos. Como sabemos, final dos tempos significa um novo período evolutivo que este planeta galgará, não se sabe exatamente quando.

Os textos a que nos referimos são indicados logo abaixo, com os respectivos links que permitem o acesso ao seu conteúdo:

1. Sermão profético no Evangelho de Marcos:
http://www.oconsolador.com.br/ano4/168/esnt.html

2. Sermões de Jesus:
http://www.oconsolador.com.br/ano2/91/especial.html

3. Sermão profético no Evangelho de Lucas: 
http://www.oconsolador.com.br/ano4/182/esnt.html

 

De: Livio Viana de Oliveira Leite (Campo Grande, MS)
Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 às 04:48:17
Vocês poderiam me dar informação sobre Carlos de Araújo Andrade (irmão Andrade)? Ligado à área médica e já no mundo espiritual.
Obrigado.
Livio 

Resposta do Editor: 

Infelizmente, não temos a informação solicitada pelo leitor.

 

De: Lia Lopes (Maringá, PR)
Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 às 11:03:41
Emociona-me ver e ler sobre a CONMEL, importante por tudo que transmite aos jovens (e aos adultos também), o aprendizado sobre todos os aspectos e o amor que se fortalece entre os participantes que, tendo vivido a integração em todos os itens, saem fortalecidos e felizes dessa importante confraternização.
Parabéns a todos.
Lia

 

De: Sandro M. Alves (Santa Maria, DF)
Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 às 21:05:25
Meus Irmãos.
Chamo-me Sandro M. Alves e sou vice-presidente da Associação Brasileira de Esperantistas-Espíritas (Brazila Asocio de Esperantistoj-Spiritistoj - BAES).
Peço aos Irmãos informações referentes à possibilidade de divulgação de eventos Espírita-Esperantistas promovidos por esta Associação bem como a publicação de artigos (escritos por espíritas que colaboram a morosamente com a Tríade Bendita de Trabalho, EEE - Evangelho, Espiritismo, Esperanto) por meio deste veículo informativo, O Consolador. Somos, nós da BAES, antes de tudo, movidos pelo interesse de levarmos adiante a Doutrina Consoladora por meio do Esperanto e de divulgarmos no meio espírita a Língua Internacional, como consta em nosso estatuto.
Agradecidos pela a atenção, fraternalmente,
Sandro M. Alves 

Resposta do Editor: 

Recebemos com alegria a solicitação feita pelo leitor. Esta revista está aberta à colaboração dos amigos esperantistas, bem como à divulgação dos eventos que a Associação Brasileira de Esperantistas-Espíritas realizar. Os contatos podem ser feitos diretamente com nosso colaborador Leonardo Cassanho Forster, titular da seção “Esperanto em destaque” - leo.cassanho@yahoo.com.br

 

De: André Luiz Oliveira Naressi (Coxim, MS)
Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 às 20:47:03
Olá, sou o novo administrador do site http://operariosdoamor.org/ que estamos repaginando. Gostaria da permissão de vocês para pode colocar em nosso site os links para a sua livraria virtual que muito contribuirá para o nosso site. Desde já agradeço e fico no aguardo de seu contato.
André Luiz 

Resposta do Editor: 

Não há problema nenhum. O leitor pode, sim, divulgar o link que permite aos leitores acessar a Biblioteca virtual de nosso site.

 

De: Clodovico de Oliveira Braga (Águas Claras, Brasília, DF)
Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 às 11:47:19
Assunto: Especial 300 - O desastre de Acelino, uma lição para todos nós - Parte 1
O assunto sobre Acelino é de fato bastante propício ao momento. Eu passo a acrescer, a esse episódio, Eustáquio que também recebe várias encarnações e sucumbe em 17 ou pouco menos. O nosso confrade é bastante feliz em suas observações ate agora. Parabéns! Vamos aguardar o resto para uma feliz compreensão de nossas encarnações.
Muita Paz!
Clodovico

 

De: Antônio Sérgio Talarico Peixoto (São Sepé, RS)
Domingo, 24 de fevereiro de 2013 às 19:49:24
Assunto: Especial 300 - O desastre de Acelino, uma lição para todos nós - Parte 1
Olá ilustre irmão!
Esta história da magnífica obra de André Luiz - Os Mensageiros - nos leva a uma profunda reflexão. Principalmente nós, trabalhadores desta causa, pois toda a vigilância por esta causa pode ser pouco. Orai e vigiai sempre para que o nosso trabalho na Terra não se deixe levar pelos caminhos tortuosos. Mas quando nos propomos a abraçarmos esta causa, jamais nos faltará amparo. Que sirva de alerta esta passagem do irmão Acelino.
Antônio Sérgio

 

De: Márcia Coutinho (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 24 de fevereiro de 2013 às 16:48:15
Os epilépticos são obsidiados ou é um fenômeno em que o duplo etérico sai momentaneamente do corpo físico?
Márcia

Resposta do Editor:

O tema constante da carta acima está sendo examinado nesta mesma edição, na seção O Espiritismo responde. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano6/301/oespiritismoresponde.html

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Data: Domingo, 24 de fevereiro de 2013 às 16:02:37
Assunto: Especial 300 - O desastre de Acelino, uma lição para todos nós - Parte 1
Boa tarde, prezado Senhor Astolfo Olegário de Sousa Filho, agradeço por mais essa oportunidade em ler os escritos de Humberto Garay, José Lourenço de Sousa Neto e Marinei Ferreira Resende. Emocionado, ouvindo música do Djavan, Seduzir, em voz alta tive a satisfação de ver, ler e ouvir reflexões; estava necessitando! Foi uma excelente oportunidade que eu tive, pois encontrava-me abatido pela incompreensão dos leitores do meu Blog, ou seja, um leitor! A frase: Acelino foi ativo na própria queda deu-me estímulo para recuperar-me. Razão pela qual sou agradecido pela excelente oportunidade que tenho tido por meio dos escritos embasados na Doutrina Espírita, onde tenho encontrado respostas para as minhas inquietações.
Abraços.
Reinaldo Cantanhêde de Lima  

 

De: Antonio Menezes Guimarães (Belo Horizonte, MG)
Domingo, 24 de fevereiro de 2013 às 09:54:42
Assunto: Especial 300 - O desastre de Acelino, uma lição para todos nós - Parte 1
Acredito na obra de André Luiz, que nos relata inúmeros casos de falência, omissões. Todos nós que já estamos encaminhados para o bem estamos incorrendo em omissões. A maioria de nós deve estar enterrando o seu talento. Conhecemos, fomos devidamente instruídos e fugimos às responsabilidades da qual nosso Pai espera. Somos todos Acelinos, Otávios ou Andrés, guardadas as devidas proporções do conhecimento.
Gostei da sua mensagem, fico feliz em saber que realmente preocupa-se com as condições de seus irmãos em Cristo.
Antonio

 

De: David Ascenço (Pindamonhangaba, SP)
Sábado, 23 de fevereiro de 2013 às 11:51:21
Prezados companheiros, muita paz.
Meu nome é David Ascenço e venho por meio deste solicitar autorização para o envio de matérias espíritas para esse órgão de Divulgação da Doutrina Espírita.
Seguem abaixo os meus dados (...)
Sem mais para o momento, fico no aguardo de sua manifestação, rogando ao Mestre Jesus paz em seu coração.
David

Resposta do Editor: 

A revista estará sempre aberta às colaborações de nossos companheiros. O contato deve ser feito diretamente com a direção da revista por intermédio do e-mail: aoofilho@gmail.com

 

De: Marcello Roberto Cortes (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 23 de fevereiro de 2013 às 11:35:42
No estudo das obras de Manoel Philomeno de Miranda clico na página de todas as edições e não aparece nada. Será do meu computador?
Abraço.
Marcello

Resposta do Editor:

Certamente o problema está no serviço de internet utilizado pelo leitor, porque não existe problema técnico nenhum com as edições de nossa revista. Sugerimos ao leitor, em casos assim, acessar a revista em outro computador para verificar qual é a causa do problema.

 

De: Ana Knispel (Florianópolis, SC)
Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 às 22:56:32
Sobre o artigo Admissibilidade da Psicografia nas Provas Judiciais.
Diversas dissertações acadêmicas na área de Direito têm promovido alunos e alguns até se consideram os "precursores" desta nova modalidade jurídica. Gostaria que algum magistrado registrasse algum processo jurídico, no qual o juiz tenha deferido a psicografia como prova, quer seja como documento, testemunho, confissão ou perícia. Sem esta comprovação, todas as dissertações são meras teses acadêmicas que só servem para promoção de alunos (ou para outros fins...rs)
Ana  

Resposta do Editor: 

A leitora está, evidentemente, equivocada, porque os tribunais já acataram, sim, como elemento de prova, mensagem psicografada apresentada pelos advogados. Clicando no link http://www.geocities.ws/logica_reencarnacao/caso_garcez.html, a leitora verá o relato de um desses casos, relacionado com o jovem Maurício Garcez.

 

De: Erika Uzun Jacob (Gravataí, RS)
Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 às 16:45:54
Pode uma pessoa na iminência do desencarne se arrepender de suas faltas e por tal fato não passar pelo umbral? Essas mesmas ao fazerem a passagem podem ser recebidas e atendidas por entes que já partiram e estão em adiantamento espiritual?
Erika 

Resposta do Editor: 

Passar pelo chamado Umbral não é, segundo aprendemos na doutrina espírita, uma regra absoluta. Como lembra muito bem nosso colaborador Leonardo Marmo Moreira, a passagem de um indivíduo pelo Umbral, necessária para muitos de nós, tem relação com o nível de materialidade excessiva do perispírito, em função de excesso de foco mental em questões puramente materiais que muitos indivíduos mantêm durante a existência terrena.

O texto escrito pelo confrade, intitulado “Os seis estágios da morte e a vida no mundo espiritual”, pode ser acessado clicando-se neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano4/189/especial.html/ Acreditamos que sua leitura desfará as dúvidas apresentadas na carta acima.

 

De: Cláudio Rocha (Salvador, BA)
Data: Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 às 22:39:24
Olá... como faço para saber o nome do meu mentor e como invocá-lo?
Cláudio 

Resposta do Editor: 

O nome de nossos mentores não é importante e, geralmente, quando disso sabemos, a notícia vem por iniciativa deles, não nossa. Invocá-lo pode se dar por meio da oração, porque eles não se furtam a ajudar-nos. A prece é, pois, o melhor meio de nos comunicarmos com aqueles que Deus incumbiu de nos orientar e proteger na jornada terrena.  

 

De: Leandro Lazaro Altube (Contagem, MG)
Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 às 19:18:23
Numa reunião espírita, no Centro Kardecista, me surpreendeu a reunião sendo feita pela leitura da Bíblia. Acredito que uma reunião espirita kardecista o normal é estudar o Evangelho segundo o Espiritismo.

Leandro

 

De: Maria Edith (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 às 11:45:33
Estou conhecendo agora a revista e já estou adorando, muita paz, muita luz a todos vocês, fiquem com Deus.
Maria Edith

 

De: Juracy Mendes (Florianópolis, SC)
Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 às 10:43:42
Poderiam me auxiliar a aprender a fazer o atendimento fraterno em uma instituição espirita?
Juracy 

Resposta do Editor: 

No site http://www.espiridigi.net/af/ os interessados encontrarão farto subsídio a respeito do tema mencionado na carta acima.

 

De: Milton Merlucci (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 às 22:26:17
Olá! Quero enviar release da peça com temática espírita, "O céu pode esperar!" e quero saber para qual e-mail eu poderei enviar.
Obrigado.
Milton 

Resposta do Editor:

O leitor pode enviá-lo diretamente para a redação da revista, no e-mail seguinte: aoofilho@gmail.com

 

De: José Carlos do Carmo França (Paulista, PE)
Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 às 10:46:20
Assunto: Especial - Edição 290 - Raul Teixeira, um homem no mundo
Segundo o mestre Jesus, na Terra só tereis aflições. As aflições por que passa o nosso irmão está prevista nas suas provações e expiações a cumprir. Os espíritas que alertam as pessoas sobre o mal do mundo, sempre sofrem represarias. O bem é lento, o mal é rápido. Sendo assim, o poupar por duas vezes de sua morte, não fora por acaso. A Divindade nunca erra; para tudo na vida há um propósito.
Como um admirador de sua pessoa e trabalhador espírita, rogo a Deus que o ampare neste momento de provas, mostrando-lhe o verdadeiro sentido do que aprenderá em sua caminhada nos ensinamentos do amado Espiritismo.
Peço também a Deus que ilumine as cabeças dos espíritas e simpatizantes a respeito do valor da união fraterna.
Um forte abraço a todos.
José Carlos

 

De: Rômulo Miguel de Morais (Macaé, RJ)
Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 às 16:18:48
Segundo Divaldo, a cada dia novas conquistas aproximam a Ciência da Religião. E, aberto este novo paradigma, a evolução da física quântica chega, na atualidade, a detectar o bóson como assinatura de Deus, enquanto a decodificação do genoma humano propõe a fórmula para se descobrir como Deus gerou a vida. Talvez, baseados nessas informações, alguns dirigentes e pregadores espíritas afirmem que a física quântica estaria demonstrando a existência do fluido universal, estaria provando a constituição do perispírito, etc. Outros falam que o fluido negro descoberto pelo laboratório espacial Huble, seria o Fluido Universal e que logo toda a ciência espírita estaria sendo comprovada pela ciência humana. Entretanto, tenho visto na obra da codificação o Espírito Verdade em várias ocasiões recomendar prudência aos cientistas e investigadores de modo geral, para que não confundam suas palavras e não tentem demonstrar o mundo espiritual com a ciência humana, pois esta trata da matéria, e por mais material que seja o perispírito, por mais material que seja constituída a "Matéria", um dos Elementos constitutivos do Universo, um dos três elementos que juntos formam a Trindade Universal, "Espírito, Matéria e Deus", nos é totalmente desconhecida de que este elemento é constituído, para querermos que a ciência humana possa investigá-lo. As partículas quânticas, os bósons, o fluido negro, tudo isso são matérias derivadas, ou oriundas, como tudo que é matéria do universo, do Elemento Matéria, mas não é pela investigação científica que chegaremos a provar as coisas espirituais.
Estou correto nesse meu entendimento, ou poderá a ciência, não apenas a atual, mas a do futuro, pesquisando o mundo invisível com instrumentos materiais, demonstrar o mundo espiritual ao mundo material, assim como o Espiritismo há demonstrado? Onde encontrar na literatura espírita uma explicação, uma orientação da Espiritualidade a respeito da diferença e da impossibilidade de se descobrir o mundo espiritual com física quântica, bósons, etc.
Muito obrigado. Muita paz.
Rômulo 

Resposta do Editor: 

Entendemos que o leitor tem inteira razão, mas é possível acreditar que um dia, num futuro que não sabemos quando ocorrerá, a ciência humana poderá ter a seu dispor instrumentos que permitam devassar aquilo que na atualidade pertence ao campo da metafísica. Que esse momento ainda se encontra muito distante, eis um fato que nos parece indubitável.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita