WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 6 - N° 300 - 24 de Fevereiro de 2013
LEONARDO CASSANHO FORSTER
leo.cassanho@yahoo.com.br
Londrina, PR (Brasil)
 

 

A língua que veio do céu

No livro “A língua que veio do céu – o que os espíritos falam do Esperanto”, o espírita e qualquer curioso sobre o assunto pode encontrar uma riquíssima coletânea de textos que vão desde trechos de obras espíritas, passando por psicografias, até a transcrição de psicofonias em que os comunicantes do mundo espiritual informam sobre o uso desse idioma em colônias de além-mundo, assim como o exaltam por meio de poemas, encorajando os adeptos do Espiritismo a aprendê-lo. Tratam também de seu importante papel como língua da fraternidade, destinada a contribuir para que os diferentes povos do mundo deem-se as mãos, num clima de concórdia profunda e plena de paz.

Contudo, ao trabalhador espírita e esperantista, sobretudo ligado ao campo da divulgação da doutrina, chama a atenção um curioso depoimento de um espírito cujos vínculos o fazem preocupar-se fortemente com o leste europeu e a situação de muitos irmãos encarnados naquela região, que, sem nutrir sentimentos de religiosidade alguma e entorpecidos pela acachapante força da “razão” materialista, resvalam nos despenhadeiros da desesperança, muitas vezes entregando-se à vida e futuro funestos. Ele, comoventemente, apela aos espíritas: “divulgai essa consoladora doutrina entre nossos irmãos distantes por meio do Esperanto”. 

Sua mensagem, mais do que servir à curiosidade, é um pedido sério, talvez uma rogativa inconsciente de muitas almas suspirantes por uma luz de esperança que lhes forneça maior significação à própria vida. E aqui não fazemos prosélito de fundo teórico e escatológico, mas observação com finalidade prática, a fim de que aqueles que dispõem de conhecimento e possibilidades, divulguem sempre que puderem o Espiritismo em esperanto.

No Esperanto em Destaque da edição 298 de O Consolador, apresentamos o caso de como a tradução de uma obra espírita, recentemente vertida ao húngaro por meio do esperanto, demoveu um homem do suicídio. Pois, é também sobre isso que se trata a mensagem do espírito ligado às paragens eslavas.

Esperantistas espíritas, sob os bons auspícios da espiritualidade, com o Evangelho, o Espiritismo e o Esperanto como diretrizes de nossas ações, que possamos fazer algo em favor de nossos irmãos a quem já podemos nos ligar por meio das verdes pontes construídas a partir das sólidas bases edificadas por Zamenhof em favor do entendimento fraterno!  

À Guisa de Apresentação - A língua que veio do céu 

Escreve Affonso Soares: 

“De há muito se impunha uma iniciativa como esta: reunir em livro as páginas que, em Esperanto e sobre o Esperanto, o mundo espiritual tem enviado à Terra como constante exortação a que os espíritas do Brasil mantenham o estudo, a divulgação e o uso da Língua Internacional Neutra como parte integrante do programa de ação do Movimento Espírita Brasileiro.

Graças a essa produção mediúnica, rica na forma e na essência, observa-se, ao longo dos 60 anos decorridos após o aparecimento, em 19/01/1940, da mensagem A Missão do Esperanto, de Emmanuel, uma sequência de realizações em nossos círculos espíritas, reveladoras de um planejamento superior, visando às edificações do futuro.” 

Para ler o texto na íntegra:

http://www.kke.org.br/livraria/lingua_que_veio_do_ceu 

O Esperanto na mensagem dos espíritos 

Ainda dentro do tema esposado nos dois anteriores tópicos, convidamos o leitor a ler o interessante artigo de Neusa Priscotim Mendes, no qual ela relata trecho da obra “Céu Azul”, psicografada pela médium Célia Xavier de Camargo e pelo espírito César Augusto Melero. Nele, de maneira simples e direta, em um diálogo entre o autor espiritual e um orientador, trata-se do papel futuro do Esperanto.

Leia no link:

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/verdade-e-luz/o-esperanto-na-mensagem.html 

Oni serĉas 

Com a finalidade de divulgar cada vez mais a Doutrina Espírita, esta revista eletrônica tem procurado abranger semanalmente diferentes temas a ela relacionados, tanto em português como em inglês, espanhol e, se possível, em esperanto. Sua equipe, formada somente por voluntários, - uma vez que não tem fins lucrativos, não sendo comercializada nem contando com anunciantes - deseja incorporar mais um membro que tenha experiência em tradução e possa comprometer-se a verter ao menos um texto da revista ao esperanto uma vez por semana.

Quem estiver interessado pode entrar em contato com o Diretor de Redação:

Astolfo O. de Oliveira Filho - aoofilho@gmail.com

André Luiz: ...ceder a vez 

A cada semana, propomos uma frase de André Luiz, do livro Sinal Verde, psicografado por Chico Xavier, vertida ao esperanto por Allan Kardec Afonso Costa.

Nesta, apresentamos a tradução da frase proposta na semana passada:  

“Persono montranta sin malbonhumora em siaj publikaj kontaktoj eble portas pezan ŝaĝon de maltrankvileco kaj malsano.” 

“A pessoa que se revela mal-humorada, em seus contatos públicos, provavelmente carrega um fardo pesado de inquietação e doença.” 

Eis a mais nova: 

“Cedi la vicon al alia, ĉu en lifto aŭ omnibuso, estas maniero esprimi komprenon kaj humanan bonecon.” 

Até a próxima!



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita