WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 6 - N° 299 - 17 de Fevereiro de 2013

RICARDO SANTOS
poeshia@gmail.com
São Paulo, SP (Brasil)

 


D
esvendando o Espiritismo
e o centro espírita 

''Se algum dia os meus ensinamentos estiverem em contradição com os de Allan Kardec, fique com Kardec esqueça o que eu disse.'' (Emmanuel.)

 
Neste século 21, vivemos a era do conhecimento e da informação. Apesar disso, o fato é que não se pode negar a existência de desinformação em relação ao Espiritismo e ao papel do centro espírita.

O Espiritismo é a terceira revelação e foi codificado pelo cientista francês Allan Kardec (1804-69). Chegou ao Brasil em 1865. Inicialmente atingiu os estados do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Bahia. Depois, os outros estados.

Por sua vez, o centro espírita pode ser definido como o laboratório d'alma, que se destina ao estudo experimental da ciência espírita, bem como dos fenômenos e manifestações espirituais. É local educativo que trata de múltiplas questões, entre elas, a vida espiritual, sua correlação com o ser humano e a educação para a vida futura. No Brasil existem mais de 10 mil centros espíritas.

Escola E pronto-socorro 

Na casa espírita acontecem o estudo e a prática doutrinária, isto é, é um local que se destina à educação, à divulgação da doutrina, o passe, o atendimento fraterno, a reunião de desobsessão, bem como o desenvolvimento das faculdades mediúnicas dos indivíduos a serviço do bem.

Entre seus objetivos, a casa espírita tem por meta a difusão dos valores fraternos em sintonia com os ensinamentos de Jesus Cristo. Na verdade, os centros devem ser núcleos simples em que não se admitem imagens, símbolos, dogmas, simonia e rituais. Mais: todo trabalho de assistência espiritual deve ser gratuito e voluntário.

Como laboratório do Plano Maior, nele ocorrem manifestações e procedimentos de natureza espiritual, ou seja, é um centro de pesquisa da espiritualidade superior, de investigação e aprendizado para encarnados, de auxílio a encarnados e desencarnados.

Em uma palavra, Espiritismo é ação e aplicação do Evangelho de Jesus. Para trabalhar no centro espírita não é necessário ser médium, que é o intermediário entre os Espíritos e encarnados. Existem outras tarefas que são importantes, entre elas: administração da casa e recepção de frequentadores.

Cabe ao centro receber fraternalmente os frequentadores e educá-los para a vida espiritual. Parafraseando Francisco Cândido Xavier, a casa espírita é a escola de formação do Espírito. É um pronto-socorro de Espíritos, encarnados e desencarnados, cujo objetivo é prestar auxílio urgente aos pacientes com problemas espirituais. Enfim, é um espaço de amor às pessoas, de conforto espiritual, de esclarecimento e consolo para os necessitados.

Terceira Revelação                                                                           

O Espiritismo leva o homem a conhecer a si mesmo e lhe revela a existência do mundo espiritual. Seu alvo é a transformação moral do ser humano, cujos pilares são os ensinamentos de Jesus Cristo, porque Jesus Cristo é o maior modelo de Espírito que encarnou na Terra, e a comunicabilidade com os Espíritos. Informa-nos ele sobre a pluralidade dos mundos habitados e nos diz que os Espíritos são, pelo Criador, criados simples e ignorantes.

O Espiritismo é um programa espiritual de educação integral, que objetiva a mudança do homem pelo autoconhecimento que, aliado ao bem, o torna melhor espírita e cristão. Ao combater o orgulho, o egoísmo e demais sentimentos contrários ao amor, liberta corações e mentes.  Esclarece que podemos alcançar a perfeição e a felicidade através do trabalho incessante pelo semelhante e nós mesmos. Finalmente, o homem tem livre-arbítrio, ou seja, conscientiza-nos que somos os maiores responsáveis por nós mesmos. Logo, sucesso e fracasso são conquistas pessoais resultantes de nossas ações.

Tríplice aspecto                                                                      

Está claro que a Doutrina Espírita, que é ciência, filosofia e religião, liberta corações e mentes! De que forma? Ao reviver o Evangelho de Jesus Cristo. É a práxis no sentido de ação concreta. Tem mais: seu objetivo é afastar a forma alegórica, o misticismo da linguagem e tirar o véu que oculta a verdade. Na casa espírita, Jesus é a Estrela Maior.

Está escrito: a religião do amor não se coloca como proprietária da verdade. Ensina o respeito às outras religiões. Reconhece Deus como inteligência suprema e a causa de todas as coisas. Afirma que não existem penas eternas. Esclarece que o amor é a síntese da Lei Maior, afinal, contém todos os nossos deveres para com o Criador e o próximo. Diz também que a morte não existe, ou melhor, que é apenas mudança de estado e que a prece é um ato de amor a Deus. Faz o homem saber que o Criador é justo, bom e imparcial. Enfim, o homem tem conhecimento de onde vem, qual a sua missão na Terra e para onde vai.

Então, o papel dessa doutrina é trazer luz aos homens, ajudá-los no seu desenvolvimento pleno e colaborar para o seu progresso. Em outras palavras, propõe que o homem ouse saber, que se oriente pela razão, pelo conhecimento científico, pelo estudo constante, pela prática do bem e busque sua transformação por meio do amor e da reforma íntima.
 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita