WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 6 - N° 299 - 17 de Fevereiro de 2013
ANA MORAES
anateresa.moraes2@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)
 

 
 

 

Oceano Vieira de Melo participa
do aniversário de 4 anos da
Web Rádio Fraternidade


Divulgação da Doutrina Espírita 24 horas por dia. Esse é o objetivo da Web Rádio Fraternidade (WRF) que comemorou, no dia 1º de fevereiro de 2013, 4 anos de fundação.  Para marcar a data, a equipe de voluntários e colaboradores da emissora levou à cidade de Uberlândia (MG) o pesquisador, documentarista e jornalista Oceano Vieira de Melo, da cidade de São Paulo.  “A atividade da rádio é de divulgação, então nosso objetivo foi o de também mostrar o trabalho de divulgação através do audiovisual que é desenvolvido pelo confrade Oceano”, disse o integrante da WRF, Rubens de Castro.
 

A primeira exposição ocorreu no Centro Espírita Obreiros do Bem. Na oportunidade ele discorreu sobre o tema “Chico Xavier e o Audiovisual”. Durante cerca de 2 horas, o confrade demonstrou que desde os tempos de Pedro Leopoldo(MG) as faculdades mediúnicas de Francisco Cândido Xavier já eram motivo de interesse jornalístico dos veículos de comunicação. Na exposição ele apresentou um rico material visual com a participação de Chico Xavier nas emissoras de TV. “Dos anos 30 até sua desencarnação em 2002, jornal, revista, cinema, rádio e televisão registraram como matéria jornalística o maior e mais humilde médium de todos os tempos, formando um arquivo indelével para a posteridade daquele que trouxe, por meio de seus exemplos e sua obra mediúnica, o Mestre Jesus para mais perto de nós. Tudo isso sem que ele, Chico Xavier, procurasse os veículos de comunicação para divulgar o Espiritismo e, sim, estes que o procuravam”, completou. Ele também lembrou o histórico programa Pinga-Fogo que parou o Brasil. “O programa parou o Brasil e foi tamanha a audiência que seis meses depois a TV Tupi chamou novamente o Chico para um novo programa no final de ano”, lembrou Oceano.

Outro momento marcante da exposição foi o vídeo inédito, do início da década de 70, em que lado a lado aparecem Chico Xavier e Yvonne do Amaral Pereira. Ambos visitavam o parque gráfico da Federação Espírita Brasileira na cidade do Rio de Janeiro. Um momento ímpar em que esses dois trabalhadores do Cristo aparecem juntos. Uma imagem rara e que emocionou os presentes.

Encerrando a exposição, Oceano recuperou trechos de músicas em homenagem a Chico Xavier e que foram apresentadas por ocasião das comemorações do centenário do médium, ocorridas em abril de 2010. O público se emocionou com as melodias apresentadas e o que se viu no auditório em vários momentos foram as pessoas enxugando as lágrimas, tamanha era a emoção.

A mesma palestra foi reapresentada no domingo, 3 de fevereiro, no Centro Espírita Irmã Cárita, no qual as

Rubens de Castro, fundador da
Web Rádio Fraternidade

Oceano Vieira de Melo, entrevistado pela equipe
da Web Rádio Fraternidade

Dr. Eurípedes Higino dos Reis, filho adotivo de Chico Xavier, quando entrevistado por Hélio Dias

Público presente na palestra

Outro flagrante do público

emoções se repetiram. A apresentação desse dia contou com a visita do filho adotivo de Chico Xavier, o Dr. Eurípedes Higino dos Reis, e da senhora Neusa Aparecida de Assis, carinhosamente chamada por Chico de Donda e que era responsável por auxiliar o “Cisco de Deus” nas tarefas do dia a dia.  

Novo cinema que encanta os brasileiros 

No Centro Espírita Joanna d’Arc, na noite de sábado, dia 2 de fevereiro, o confrade Oceano abordou o tema “Novo Cinema que encanta os brasileiros”. Durante a explanação, o público  acompanhou o resgate histórico sobre a divulgação de temas espíritas no cinema. “Temos filmes 100% espíritas e que foram vistos por mais de 100 milhões de pessoas, e Allan Kardec (1869), Léon Denis (1909), Emmanuel (1937) e Humberto de Campos (1940) já previam que no futuro o Espiritismo seria divulgado pela arte, rádio e cinema”, disse ele. Durante a palestra ele também mostrou trechos de filmes, espíritas ou não, que mostram temáticas do Espiritismo mesmo que seus realizadores não sejam espíritas.

Para Hélio Dias, também integrante da Equipe WRF, a participação de Oceano no aniversário da Emissora do Bem foi cheio de surpresas e emoções. “A apresentação elaborada pelo companheiro Oceano Vieira de Melo reúne o que existe de melhor, em 50 anos de atividades mediúnicas de Francisco Cândido Xavier. Trata-se de um trabalho sério, construído com amor, que merece o respeito e a consideração de todos os espíritas do Brasil. Fiquei profundamente emocionado assistindo às imagens e aos filmes produzidos sobre esse grande apóstolo de Jesus”, disse ele. 

Sobre a Web Rádio Fraternidade 

Inaugurada de forma oficial em 1º de fevereiro de 2009 e disponível no endereço www.radiofraternidade.com.br, a emissora gera uma programação 24 horas por dia, para o mundo, divulgando a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec e que tem como modelo Jesus. “O nosso projeto foi criado após uma lacuna com o encerramento de dois programas com mais de 15 anos em uma emissora de rádio de Uberlândia. Depois disso, surgiu esse singelo trabalho que está no ar há 4 anos e que está prestes a alcançar a marca de 2 milhões de visitas ao portal”, comenta o integrante da equipe, jornalista Rubens de Castro.

A emissora ultrapassou as fronteiras e recebeu visitas de 100 países, com destaques para os acessos vindos não só do Brasil, que é o principal local de onde os ouvintes acompanham a programação, mas também de países como Estados Unidos, Portugal, Japão, Espanha, Alemanha, Suíça, Itália, Inglaterra, França, Holanda, Índia, China, Cuba, Tailândia, Indonésia, entre outros.  No mundo a emissora chegou a mais de 2.600 cidades. No Brasil, os acessos à emissora vieram de todos os estados da federação, chegando à marca de mais de 835 municípios. O principal ponto de acesso parte da cidade de Belo Horizonte, seguida de Rio de Janeiro, Uberlândia, São Paulo, Salvador, Recife, Goiânia, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, entre outros.

“A rádio foi criada com o objetivo de levar os ensinamentos da Doutrina Espírita e para isto utilizamos as mensagens consoladoras dos imortais e o veículo rádio via internet para que se tornasse uma realidade. Na programação mesclamos mensagens de Chico Xavier e outros, palestras, músicas, transmissões ao vivo, seminários etc. Tudo com o conteúdo voltado para a reforma moral do ser. Nosso objetivo não é o proselitismo, muito pelo contrário: queremos ser um ponto de luz, como tantos outros, independentemente da escola religiosa que professem e mais, usando o recurso democrático da rede mundial de computadores”, diz Rubens de Castro.

Com os quatro anos no ar, o jornalista comenta que tem algumas histórias interessantes para contar e uma delas se deu  bem no início do trabalho. “Não vou conseguir retratar aqui cada fato que aconteceu durante esses anos e que, com certeza, nos marcaram bastante. Houve um e-mail, no início do trabalho em 2009, particularmente que, quando o li, emocionei-me. Uma de nossas ouvintes escrevera contando e pedindo preces para sua sobrinha que se suicidara. Uma jovem de 16 anos, que morava em uma das grandes cidades do Brasil. Isso me marcou muito. Se você ler o que temos registrado (são mais de 12 mil mensagens), com certeza irá se emocionar. No ano de 2011 recebemos um e-mail de um ouvinte dizendo que nos acompanhava desde o alto-mar, ouvindo a emissora numa plataforma petrolífera, na Bacia de Campos (RJ). Confesso que foi muito gratificante. Há também a de um ouvinte que nos acompanhava pelo celular, nas ruas de uma cidade do Japão e outro que, aqui no interior do Brasil, ouvia a rádio e ela servia como uma Casa Espírita, já que na sua cidade não existia uma”, conta Rubens de Castro. 

Pelas ondas da Internet  

A internet foi uma saída que a equipe encontrou para divulgar a mensagem da Doutrina Espírita. Como uma alternativa a uma emissora convencional em AM e FM, já que o custo para aquisição e administração supera a casa de milhões de reais, a rede mundial possibilita levar os ensinamentos ultrapassando fronteiras antes inimagináveis.

A emissora tem experimentado algo interessante desde a fundação do trabalho que são as transmissões ao vivo de eventos espíritas espalhados pelo Brasil e o mundo. “O que temos feito é ser uma opção para que as pessoas possam acompanhar esses eventos. Sempre que podemos enviamos uma equipe para as transmissões e tentamos incluir nessas coberturas reportagem, entrevistas, interação com os internautas. E o retorno tem sido muito interessante”, comenta Rubens de Castro.  Para essa tarefa a emissora tem contado com a ajuda de pessoas pelo Brasil e o mundo que se disponibilizam para ajudar na transmissão ao vivo. “Temos experiências fantásticas de amigos que não só são ouvintes, mas também quiseram ajudar na transmissão de eventos ao vivo, como na Holanda e também em Fortaleza, entre outros lugares”, lembrou ele.

Além das transmissões ao vivo dos eventos, a programação com 24h no ar mescla músicas espíritas e elevadas, palestras, programas, momentos de oração e muito mais.

A manutenção do trabalho é feita a partir da colaboração financeira dos integrantes e de amigos que acreditaram no projeto. “É preciso agradecer a Deus acima de tudo. E não esquecemos os amigos carinhosos que nos têm auxiliado com a parte material nesse trabalho bem simples”, finaliza Rubens de Castro.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita