WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 299 - 17 de Fevereiro de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Francisco Tangarife (Cali, Colômbia)
Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 às 20:52:57
Buenas tardes. Estudiando el libro el cielo y el infierno en el capitulo de los demonios, se habla de evocaciones.
Al buscar en el manual de las manifestaciones espiritas Kardec define sobre las evocaciones y las invocaciones y dice"Se invoca a Dios por la oración: en la religión católica se invoca también a los Santos. Toda plegaria es una invocación. La invocación está en e l pensamiento; la evocación es un acto. En la invocación, el ser a quien se dirige, atiende; en la evocación, se desplaza del lugar en que está para venir a nosotros y manifestar su presencia."
Quisiera que por favor me aclarara estos terminos ya que Kardec en el libro de los mediums habla solo de evocaciones y Emmanuel en el libro El Consolador que prometio Jesus habla sobre evocaciones pero nunca habla de invocaciones.
Agradezco su valioso tiempo.
Francisco Tangarife 

Resposta do Editor:

O que o leitor quer saber diz respeito à diferença, dentro da terminologia espírita, entre os vocábulos “invocação” e “evocação”.

Os verbos evocar e invocar, embora tenham a mesma raiz – vocare, chamar –, não são sinônimos perfeitos e é um erro empregar um pelo outro.


Evocar
[do lat. evocare] significa: chamar de algum lugar; fazer aparecer, chamando por meio de esconjuros, invocações ou exorcismos (as almas do outro mundo, os demônios); trazer à lembrança, à imaginação; transferir (uma causa) dum tribunal para outro.

Exemplos:
- Diz a Bíblia que Saul evocou o Espírito de Samuel.
- A todo o momento a família evocava seus mortos queridos.
- No poema o poeta evoca seu passado na terra natal.
- O tribunal evocou o processo para a capital.

Invocar [do lat. invocare] significa: implorar a proteção ou auxílio de; fazer súplicas a; chamar em seu socorro; pedir, rogar, suplicar; alegar em seu favor; conjurar; irritar (alguém) repetindo com insistência algo que lhe desagrade; impressionar ou preocupar vivamente; antipatizar, embirrar, implicar. A prece é um ato de invocação.

Exemplos:
- Invocar os santos é prática comum entre os católicos.
- Invocar a proteção divina é um dos objetivos da oração.
- Debalde ele invocava Deus, que parecia não escutá-lo.
- Juridicamente ninguém pode invocar o desconhecimento da lei.

A palavra evocação decorre do ato de se evocar alguém e, como sabemos, é  precisamente a evocação dos mortos que a Igreja tradicionalmente condena.

A propósito do assunto, sugerimos ao leitor que leia o texto As evocações espíritas e suas desvantagens, publicado na edição 101 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano2/101/esde.html

 

De: Helena S.P. de Oliveira (Aveiro, Portugal)
Terça-feira, 12 de fevereiro de 2013 às 14:23:03
O Evangelho no Lar é uma indicação de Allan Kardec também? Caso positivo, onde a encontramos? Eu sempre o faço, por seguir orientações de Jesus (Mateus 18:20), da FEB e do Chico Xavier, mas não me lembro de ter lido no Livro dos Espíritos. Agradeço ajuda!
Abraços.
Helena Piu 

Resposta do Editor: 

A pergunta constante da carta acima está sendo respondida nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde, que a leitora pode acessar clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano6/299/oespiritismoresponde.html

 

De: Garcita Mueller (Dormagen, Alemanha)
Domingo, 10 de fevereiro de 2013 às 15:02:20
Nosso grupo espírita em Düsseldorf, Freundeskreis Allan Kardec Düsseldorf e.V., tem novo endereço: Worringer Str. 87 40211 Düsseldorf e se reúne às terças às 19 horas, sendo a atividade em alemão somente na primeira terça do mês. Ficaria muito grata se vocês pudessem acrescentar nosso grupo na sua revista.
Obrigada e boa semana.
Garcita

 

De: Rubens Portella Junior (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 às 12:27:54
Amigos! Boa tarde. Tudo bem? Se houvesse possibilidade, ficaria muito grato a vocês pela seguinte informação: existe uma edição do livro "Há Dois Mil Anos”, psicografado pelo Chico Xavier, editada em inglês? como poderia adquirir um exemplar?
Antecipadamente agradeço a sua especial atenção.
Um abraço
Rubens  

Resposta do Editor: 

Não temos a informação solicitada, que poderá ser obtida mediante contato com a editora do Conselho Espírita Internacional (Edicei), que mantém na internet o site http://www.ediceiofamerica.com/public/livros/list/id/English

 

De: Rosa P. Fátima (Recife, PE)
Domingo, 10 de fevereiro de 2013 às 20:49:26
Queria me informar se podemos fazer uma corrente de oração. Pessoas que estão precisando: Cleide Valdinete de Assis e Marcello Padilha Guedes de Albuquerque. Ou sugerir algum site e fazer vibrações a distancia.
Obrigada.
Rosa 

Resposta do Editor: 

No caso de solicitação de preces, assistência e socorro espiritual, recomendamos sempre aos leitores que procurem uma casa espírita, uma vez que esse tipo de atendimento não é realizado por meio de nossa revista.

 

De: Wilma Beatriz Vieira (Santa Luzia, MG)
Domingo, 10 de fevereiro de 2013 às 19:10:30
Assunto: Especial 298 - Afinal de contas, Deus perdoa? - Parte 1
O perdão de Deus está diretamente relacionado ao esforço que vamos fazer para domarmos as más tendências, trabalhando sempre em novas oportunidades que Ele sempre nos concede para progredirmos e melhorar sempre. Tudo isso regado pelo seu amor infinito.
Paz para todos!
Wilma

 

De: Edemar Miqueta (Curitiba, PR)
Domingo, 10 de fevereiro de 2013 às 15:22:35
Assunto: Especial 298 - Afinal de contas, Deus perdoa? - Parte 1
Creio que deveria estudar melhor o que está colocado aqui. Há uma grande mistura de textos e interpretações mal realizadas. Estamos num momento delicado em que o discernimento é imprescindível. Infelizmente, não é isso que consigo ver nas palavras escritas nesta postagem.
Edemar

 

De: Milchal P. (Niterói, RJ)
Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 às 14:57:39
Assunto: Especial 131 Desenho Animado
Olá. Penso que acharão interessante a seguinte animação, produzida pelos japoneses: http://www.youtube.com/watch?v=WZxSzDzz3vY
Vejam como, apesar de a terem mesclado com alguma "fantasia", talvez como recurso simbólico e até comercial, são inteligentes as pessoas envolvidas na produção!
Abraço.
Milchal

 

De: José Manoel Pereira Antunes (São Paulo, SP)
Domingo, 10 de fevereiro de 2013 às 12:58:27
O filme "A Viagem" tem características para estar na relação dos filmes espiritualistas?
Abraço fraterno.
José Manoel 

Resposta do Editor: 

Pelas informações divulgadas a respeito desse filme, cremos que ele pode, sim, figurar na lista dos filmes considerados espiritualistas.

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Sábado, 9 de fevereiro de 2013 às 23:22:37
Assunto: Especial 298 - Afinal de contas, Deus perdoa? - Parte 1
Boa noite, senhor Paulo da Silva Neto Sobrinho, obrigado pelo esclarecimento feito neste artigo. A cada dia leio os escritos publicados neste espaço e as minhas dúvidas sendo respondidas. Resta-me, mais do que agradecer, parabenizar, pela eficiência e eficácia, a revista O Consolador.
Abraços.
Reinaldo Cantanhêde Lima

 

De: Vera Regina Moreira da Silva (Porto Alegre, RS)
Sábado, 9 de fevereiro de 2013 às 13:34:09
Muito boa tarde, o que desejo é ser participante de vocês como espírita, e caso seja possível, receber mensagens.
Muito obrigada.
Paz e Fé.
Vera

 

De: Ailton Gonçalves de Carvalho (Brasília, DF)
Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 às 21:53:44
Jorge Hessen, orador espírita, nos fala que: "sobre a educação dos filhos, recordemos que os pais espíritas "devem conduzir energicamente os filhos para a evangelização espírita, pois, qualquer indiferença nesse particular, pode conduzir a criança aos prejuízos religiosos de outrem, ao apego do convencionalismo, e à ausência de amor à verdade". Relata o eminente orador que esta colocação está contida no livro O Consolador, pergunta 17 - Chico Xavier/Emmanuel. Lendo o livro não visualizei esta resposta e a pergunta é sobre os conhecimentos atuais da física. Poderiam auxiliar-me a respeito?
Ailton 

Resposta do Editor: 

O que ocorreu foi somente um equívoco quanto ao número da pergunta. Trata-se da questão 113 da obra citada. Quanto ao texto, ele está correto, como o leitor pode conferir lendo a questão em foco.

 

De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 às 14:38:24
O que leva uma casa ser "mal assombrada" (obsidiada) e o que pode ser feito por ela, além do Culto do Evangelho no Lar?
Muito obrigada.
Saúde e paz.
Ester 

Resposta do Editor: 

Devido à exiguidade de espaço, o assunto contido na carta acima será tratado oportunamente na seção O Espiritismo responde, quando então a leitora será devidamente informada.

 

De: Lúcia Borges (Biguaçu, SC)
Terça-feira, 12 de fevereiro de 2013 às 23:12:19
Sou mãe de quatro filhos e é claro que sonho frequentemente com eles, porém em todos os sonhos que tenho com o mais novo, hoje com vinte e seis anos, a sua idade nos sonhos é sempre de seis a oito anos. Sempre foi assim em todos os sonhos (encontros). Por que isto acontece?
Lúcia 

Resposta do Editor: 

O que ocorre nos sonhos pode ter mais de uma explicação. No caso citado pela leitora, não há como sabermos o que realmente ocorreu nos encontros descritos. Pelo que sabemos, não existe nas obras espíritas nada que possamos considerar similar ao fato narrado.

 

De: E. D. (Recife, PE)
Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013 às 16:17:33
Boa tarde. Vou direto ao assunto. Sou portadora cientificamente falando de esquizofrenia. Tenho 43 anos e há 15 anos, desde os meus 27 anos, tenho isso. Sou simpatizante do Espiritismo, apesar de ser católica. E algumas poucas pessoas disseram que eu tenho mediunidade sensitiva. Na verdade acho que a pessoa que disse isso, chamada de N., faz parte do meu grupo de perseguidores. Esta mulher foi dada por louca em tempos passados, interna em clínicas e tudo o mais. Hoje ela é médium e diz ela ser médium de caridade. Bem, previ algumas mortes, inclusive na família (marido de minha tia). Fico fazendo associações com músicas que escuto, com minha loucura e chego ao veredicto fatal. Encasquetei com um beijo na noite que houve o acidente da boite "Kiss". Não conseguia parar de pensar nesse beijo e no dia seguinte, ao ligar a televisão, achei que não tinha nada a ver comigo, mas, para minha surpresa, vi o nome da boite que significa "beijo" em inglês e comecei a achar que tinha alguma ligação com minha história esquizofrênica. Agora, por ter falado para N., bem como por achar que houve influência de minha vizinha, a qual também é espírita, para que eu fosse ao local em que N. se encontrava, a fim de passar as férias, estou passando por um nervosismo à flor da pele, porque acho que eles (meus perseguidores) fizeram de propósito eu pensar que é espírita tudo que passo, a fim de poderem atuar sobre meu psicológico, dizendo e fazendo coisas para que eu associe isso à morte de meu pai. Estou encasquetada com a possível morte do meu pai agora. Sei que à luz espiritual a melhor coisa que tenho a fazer é rezar para que isso não aconteça. Tenho muita fé em Deus e rezo o terço, me sinto bem. Ah! Vi a cara de felicidade de N. quando disse que rezo o terço e me sinto muito bem. Parece que eles (meus perseguidores) querem que eu reze (coisa que tenho feito com menos frequência ultimamente). Enfim, termino este relato desesperador e, concomitantemente, lúcido psiquicamente dizendo uma frase de N., a qual ela tentou, por sinal, fazer com que eu esquecesse, a saber: "O perseguido consegue, mesmo que injusta a perseguição, evoluir; enquanto o perseguidor não sai do lugar". Aguardo um e-mail que me ajude a ter mais clareza de pensamento do que já possuo, apesar da esquizofrenia.
E. D. 

Resposta do Editor: 

O tema contido na carta acima é desses assuntos que devem ser, de preferência, tratados pessoalmente. A esquizofrenia requer tratamento médico especializado, ao qual se pode ajuntar os chamados recursos espíritas – o passe, a prece, as vibrações, a água fluidificada, a leitura elevada e, sobretudo, o trabalho voluntário a serviço do próximo. Quanto à orientação espírita adequada ao caso, a leitora poderá recebê-la em uma das muitas casas espíritas existentes em sua cidade.

No tocante à frase reproduzida no final da carta, o núcleo do pensamento é correto. Como Divaldo Franco sempre diz, o mal que nos faz mal não é o mal que nos fazem, mas sim o mal que fazemos. Em face da lei divina, é mil vezes melhor ser a pessoa agredida do que ser aquela que agride.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita