WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 6 - N° 298 - 10 de Fevereiro de 2013
LEONARDO CASSANHO FORSTER
leo.cassanho@yahoo.com.br
Cuiabá, MT (Brasil)
 

 

Ismael Gomes Braga, Garimpeiros do Além

Tivemos recentemente feliz surpresa ao visitar o site da Revista Auta de Souza. Abaixo transcrevemos texto de Ismael Gomes Braga ali publicado:

"Em verdade, o mundo passa por transições difíceis e a Humanidade sente os golpes que lhe são desferidos.

Ergue-se a torre de Babel orgulhosa, confundindo os temas de paz e engendrando os programas de guerra.

Sofrem os povos a tirania do desentendimento, humilhados no verbo, proclamando a paz em várias línguas.

Entretanto, no pedestal do Evangelho e do Espiritismo paira o Esperanto, como bandeira de luz, conclamando os homens para a religião do amor e a oração da paz.

Caminhamos para o final de um século de dores, de sofrimentos e de lutas, vencidas etapas diversas com a vitória da Ciência, podendo o homem aquilatar o seu valor e o dom de sua inteligência fulgurante e sempre crescente, filho que é do Altíssimo, a caminho da luz.

E aí está o Esperanto, como bênção do Senhor, para uma confraternização mundial, onde deverão ser traçadas metas sublimes, roteiros formosos para a inteligência, no futuro.

No amor ao Mestre, os homens falarão a língua universal, combinarão os mesmos temas, simplificarão os entendimentos e facilitarão o desenvolvimento comercial na fraternidade legítima.

Assim, torna-se necessário intensificar, mais e mais, o estudo do Esperanto – a esperança do mundo para a conquista da paz.

Aproximemo-nos dos jovens, estimulando-os as estudo da língua sublime, falemos às crianças da Boa Nova da redenção, na palavra da edificação universal, confortemos nossos irmãos, levando-lhes a paz do Cristo na voz do Esperanto, para que o mundo atravesse o final de um século, não em transes de dores e abortando a própria injúria, mas dominado pelo ensejo da união divina de todos os corações.

Nossa prece ao Mestre e Senhor é para que sejam simplificados os caminhos humanos, e os Espíritos, combinados como flores de um mesmo jardim ou como ovelhas do mesmo rebanho, encontrem, enfim, a paz e a luz, transitando da Terra para o Céu, empunhando o divino lábaro: - Evangelho, Espiritismo, Esperanto. E o elo excelso será para a Humanidade terrestre a mais linda estrela a brilhar no firmamento do planeta.

Deus seja louvado."

(Ismael Gomes Braga, Garimpeiros do além, 2. ed., Instituto Maria, 1991).

No link:

http://www.revistaautadesouza.com

 

"A Szellemek könyve"

Este é o nome do “Livro dos Espíritos” em húngaro. A tradução é de Tibor J. Szabadi, espírita e esperantista que esteve no Brasil e concedeu uma entrevista para a Revista Auta de Souza. Nela, ele fala de outras obras espíritas vertidas por ele para o idioma de sua terra natal, inclusive da importância que o livro “Memórias de um suicida” teve para evitar que um conhecido chegasse a essa atitude extrema.

Interessante notar que somente há pouco tempo, graças ao empenho de pessoas como Tibor e aos esforços de esperantistas do Brasil para divulgar o Espiritismo, é que a Doutrina Consoladora tem chegado a paragens ainda tão pouco conhecidas pelos brasileiros, mas tão importantes como qualquer outro lugar quando o assunto é o progresso da humanidade em seu aspecto moral, intelectual, afetivo e espiritual. 

Assista à entrevista (em esperanto, sem legendas)

http://www.revistaautadesouza.com/rev/index.php/artigos/ler/revuo-auta-de-souza-intervjuas-szabadi-j-tibor/91

Revista Auta de Souza e a propagação do Espiritismo

Em seu profícuo esforço de divulgar a doutrina espírita por meio do esperanto, a Revista Auta de Souza tem produzido vídeos didáticos falados no idioma fraternal neutro sobre temas relevantes no que diz respeito à filosofia, à ciência e à religião espírita.

Segue a lista dos temas já contemplados até agora pela revista. Deixamo-la aqui em esperanto, certos de que o leitor leigo, com um pequeno esforço, não terá dificuldades para compreender pelo menos alguns títulos dos vídeos postados no site, cujo link encontra-se abaixo.

1 - Dio

2 - Jesuo

3 - Spiritisma Doktrino kaj Allan Kardec

4 - Spirito, Perispirito kaj Korpo

5 - Reenkarniĝo

6 - Elkarniĝo

7 - Plureco de la loĝataj mondoj

8 - Mediumeco

9 - Obsedo

10 - Konado de si mem

11 - Hejmo

12 - La Evangelio en la Hejmo

13 - Malvirtoj

14 - Karitato kaj la Spiritisma Domo

http://www.revistaautadesouza.com/rev/index.php/artigos/categoria/espiritismo-em-esperanto/23

Esperanto na USP

Pouco a pouco o Esperanto tem logrado seu espaço nas universidades do país e conquistado o respeito da comunidade acadêmica. Como muitos gostam de afirmar “é sempre um trabalho de formiguinha”.

Pois bem, convidamos os esperantistas a lerem a entrevista com Karina Oliveira, sobre sua experiência com o idioma em uma das mais conceituadas universidades do país.

Leia em esperanto: http://easp.org.br/kuriero/?p=576

André Luiz: ... em pura consciência

A cada semana, propomos uma frase de André Luiz, do livro Sinal Verde, psicografado por Chico Xavier, vertida ao esperanto por Allan Kardec Afonso Costa.

Nesta, apresentamos a tradução da frase proposta na semana passada:

“Vi ne bezonas dediĉi al nekonvenaj konversacioj, sed se iu komentas nedezireblan temon eble aŭskulti kun toleremo kaj boneco, ne vundante la interparolanton.”

“Você não precisa dedicar-se à conversação inconveniente, mas se alguém desenvolve assunto indesejável, é possível escutar com tolerância e bondade, sem ferir o interlocutor.”

Eis a mais nova:

“Nenia persono, em pura konscienco, devas partopreni perturbon aŭ konfliktojn sur strato.”

Até a próxima!
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita