WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 6 - N° 298 - 10 de Fevereiro de 2013

DAVILSON SILVA
davsilva.sp@gmail.com
São Paulo, SP (Brasil)

 
 


Fora de Cristo não há salvação


No Evangelho de João há uma passagem que diz ser Jesus Cristo “caminho, verdade e vida” (João, 14, 6). Esta ideia sempre me estorvou. Tema contraditório, por esse motivo, muito me incomoda citá-lo escrevendo ou falando sem ater ao que me instiga o questionamento.


Da máxima, eu sou o caminho, verdade e vida, saiu o chavão: “Só Jesus salva”. Além do mais, Cristo ainda seria chefe da Igreja e teria dado a Pedro o cargo de papa por entregar-lhe em confiança as “chaves do Reino dos Céus” (Mateus, 16, 18 e 19). Eu sou o caminho, a verdade e a vida não condiz com o conceito de Mestre dos Mestres, de arquétipo da figura humana sublimada que fazemos de Jesus.
 

E a maioria dos habitantes planetários que seguiram e seguem outras crenças? A ela o Inferno? Hinduístas, jainistas, sikhistas, budistas, taoístas, confucionistas, xintoístas, judeus, muçulmanos e outros estariam excluídos da bondade e misericórdia divina? Por não seguirem a Jesus, em consequência da ideia de que fora de Cristo não há salvação (parecida com o fora da Igreja, ou da verdade, não há salvação), estariam isentos das chamadas bem-aventuranças... (É assim que pensam e é por isso que trataram de eliminar a doutrina da reencarnação no ano 553 d.C. durante o Concílio de Constantinopla.)
 

Ofende e põe em dúvida a inteligência e autoridade moral de Jesus


Grande injustiça, uma incoerência daquelas que só a intolerância perpetra. Tal máxima não pode ter saído da boca do Mestre, exatamente como se pensa, Ele, acima de tudo, um pluralista. Em nosso modo de ver, o Cristianismo de Cristo, universalizado, genuína e eminentemente espiritual, não se mescla a catequeses dogmáticas nem se restringe a deliberações votadas em concílios.

Ofende a honra do Mestre essa interpretação exclusivista porque estabelece diferença entre religiões. Trata-se de um grande erro das igrejas ocidentais em detrimento à concórdia, à fraternidade. Adicionado ao conclusivo: ninguém vai ao Pai (Deus), se não por mim, essa doutrina anula o respeito mútuo que deveria prevalecer entre adeptos de diferentes credos. Ora! tais afirmativas põem em dúvida a inteligência e autoridade moral de Jesus. (Por sinal, não acredito em “ecumenismo”; o diálogo inter-religioso, por ora, é utópico; mas, o respeito entre as religiões, sim, é possível, haja vista o respeito por todas no meio espírita.)

 

Conforme o Cristianismo dos concílios, há apenas um caminho, Jesus, e uma única fé sobre a qual não se permite compreendê-la à luz da razão a fim de penetrá-la com a força do raciocínio. E por terem nomeado Jesus “Rei dos reis”, Ele, o único caminho, quem não Lhe adota a pretensa “religião cristã”, logo está desencaminhado, ou como dizem, “condenado”; e sendo Jesus a verdade, todos os outros caminhos são enganosos, portanto, detestáveis e malditos seus líderes e todos os que o seguem; Jesus é a vida, então quem crê diferentemente da doutrina que O vê como um monarca já estaria antecipadamente “morto”.

 

Krishna dizia-se caminho, verdade e vida

 

Aquela interpretação de Jesus discrimina crenças antigas que, aliás, existiam muito antes do que consideram Cristianismo. O preceito a Ele atribuído vem de longas datas, quatro ou cinco mil anos antes. Pelo menos, dois líderes da antiguidade declaravam-se também luz do mundo, o caminho, a verdade e a vida.

 

Um deles, Krishna, além de filho de Deus, segundo as sagradas escrituras hinduístas, seria também o verbo encarnado, o primeiro salvador da humanidade. O mais curioso: nascera de uma virgem, isto cerca dez mil anos a.C. No Hinduísmo, ele é o único caminho, vida e luz da verdade ― “Eu sou o caminho [...]; eu sou a vida [...]; sou eu mesmo também a luz da Verdade [...]” Certa divindade egípcia, Hórus, quatro mil anos a.C., tinha-se da mesma forma por luz do mundo, a caminho da verdade e a vida.

 

Como vimos, Jesus não foi o único a dizer-se um só caminho, uma só verdade e vida. Veja, o mencionado preceito é do evangelista João, e não de Jesus. Quem pode garantir que Ele falara exatamente aquilo? Se o Mestre referira-Se a caminho, verdade e vida, talvez quisesse dar um outro sentido. (Probabilidades! E não é para menos, haja vista as interpolações no Antigo e Novo Testamento, meio astucioso de que se serviu e serve-se a Igreja como medida necessária para o resguardo e permanência do poder temporal.)

 

Conclusão

 

No Cristianismo de Jesus, o “reino” dEle é em outro lugar e estar salvo significa algo mais bem diverso... O reinado de Jesus encontrar-se-á no coração daquele que procure viver em paz com o seu próximo, com os mais próximos, com todos e, deste modo, com Deus. Alcançou a salvação aquele que assim se mantenha e faça por onde cada vez mais aperfeiçoar o caráter remido na firmeza e coerência de atitudes no autoconhecimento e no domínio de si quanto à humildade, honestidade e bondade para com todos, indistintamente.

 

A Caridade-Amor sim é que é o único caminho da referida salvação, acima de quaisquer rótulos religiosos aos quais devemos respeito fraterno; isto é o que nos aproxima do único “dono da verdade”, que é Deus, e dá grande proveito à nossa vida; se houvesse outro caminho, meu amigo ou minha amiga, Jesus o teria dito, e um famoso apóstolo, aquele mesmo que escreveu certa carta, realçar-lhe-ia a palavra. (*)  

 

* Paulo, 1.a Carta aos Coríntios, cap. 13, versículos de 1 a 7 e 13.

 

Visite o blog Pensamento & Espiritualidade: http://pensesp.blogspot.com

 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita