WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 294 - 13 de Janeiro de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

De: Luiz Cordeiro Florentino (São Paulo, SP)
Domingo, 6 de janeiro de 2013 às 19:30:37
Amigos, gostaria de saber como se livrar de um pensamento danoso ao espírito e à moral cristã, mesmo orando, ou refletindo, sabendo que aquilo que se inclinado a praticar é errado.
Luiz
 

Resposta do Editor: 

A dúvida do leitor é mais comum do que se pensa, mas a receita é conhecida: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação”, recomendou-nos Jesus. Sobre o assunto diversos textos foram publicados em nossa revista. Um deles é o editorial da edição 235, cuja leitura sugerimos ao leitor. O link que remete ao editorial é este: http://www.oconsolador.com.br/ano5/235/editorial.html

Como o tema é por demais importante, sugerimos também que o leitor leia o texto intitulado Decálogo da transformação moral publicado no blog Espiritismo Século XXI. O combate às inclinações inferiores, razão principal das dificuldades que apresentamos com relação às tentações, exige um esforço muito grande e um método especial de trato da questão, que é a finalidade do Decálogo a que nos referimos. Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2012/10/decalogo-da-transformacao-moral.html

 

De: Wellington Alves (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 4 de janeiro de 2013 às 22:52:52
Gostaria de saber sobre pluralidade de mundos habitados. Como fica a Doutrina depois de saber que em Marte não há vida material como descrita em algumas obras (LE, Cartas de uma morta, Urânia, etc.)? Estaria na hora de uma reformulação nesta parte, já que o próprio Kardec disse que a doutrina tinha que se atualizar conforme a ciência?
Wellington Alves
 

Resposta do Editor: 

A ciência da Terra não firmou, por enquanto, uma posição sobre a existência ou não de vida em Marte, mas é evidente que cabe a ela, somente a ela, manifestar-se sobre o assunto. Até que isso ocorra, não há nada que se possa fazer, senão esperar o transcurso do tempo.

 

De: Paulo Artur Gonçalves (Paraisópolis, MG)
Domingo, 6 de janeiro de 2013 às 15:17:23
Assunto: O Espiritismo responde (Umbral).
Acrescento que na Divina Comédia, no livro O Inferno, Dante dá uma excelente descrição do Umbral, se comparada com os livros de André Luiz.
Saudações.
Paulo Artur

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Domingo, 6 de janeiro de 2013 às 16:48:36
Assunto: Especial - Edição 293 - Popularizar o Espiritismo. Eis o grande desafio!
Boa tarde, Tânia Regina, parabenizo-a pelo texto, pela linha de raciocínio desenvolvido principalmente em oportunidade em que estamos mergulhados em uma barbárie, e que por vezes pensamos ser um beco sem saída. Eu tenho um Blog (www.reinaldocantanhede.blogspot.com) e toda semana reproduzo artigos de “O Consolador”. Entretanto, sugeri possa ser trabalhado material didático, conteúdo simples e resumido sobre o real objetivo da Doutrina Espírita.
Abraços.
Reinaldo Cantanhêde Lima

 

De: Fabrício Fernandes (Tubarão, SC)
Domingo, 6 de janeiro de 2013 às 18:16:19
Acho este site magnífico e sempre que posso entro e leio, mas sinceramente, quando leio as histórias do Chico em “Um minuto com Chico Xavier”, e não é a primeira vez, alguns textos infelizmente não têm sentido ou eu não consigo entender!
Fabrício

 

De: Virgilio Esteves (Bragança, Portugal)
Domingo, 6 de janeiro de 2013 às 18:40:59
Assunto: Especial - Edição 293 - Popularizar o Espiritismo. Eis o grande desafio!
Parabéns, meu amigo. Vamos ao trabalho. Comecemos por nossos amigos, parentes e os mais chegados e continuemos com todos os irmãos que encontremos no caminho. Mas, vamos pensar com frieza e realidade: Quais as organizações religiosas que mais frente fazem à nossa Doutrina? É uma tristeza, mas julgo serem as cristãs, que querem manter o seu poder com a obscuridade dos seus seguidores ignorantes! Como dar a volta a isto? Parece-me que deveriam mais ser as organizações espíritas a confrontar com coragem aqueles que querem manter o ser humano na escuridão. Julgo que as nossas Organizações já têm capacidade para o fazerem com mais energia. Nós, simples e isolados seres, apoiaremos e, dando todos as mãos, faremos toda a força para que se concretize a evangelização do mundo que tanto precisa. Está na hora... Vamos!
Virgilio

 

De: Edison Araújo Lopes (Vitória, ES)
Domingo, 6 de janeiro de 2013 às 19:21:21
Escrevo apenas para lembrar que a www.radiomundomaior.com.br também é uma emissora espírita Web.
Paz em Jesus
Edison Araújo

Resposta do Editor: 

A Rádio Mundo Maior Web integra a partir desta semana a lista das emissoras de rádio Web divulgadas em nossa revista.
Clicando neste link -
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/radio/principal.html - o leitor verá quais são os endereços eletrônicos de todas elas.

 

De: Silvia Saraiva (Itaboraí, RJ)
Sexta-feira, 4 de janeiro de 2013 às 16:56:57
Seria possível incluir as obras da Codificação traduzidas por Herculano Pires (Ed. Lake)?
Silvia
 

Resposta do Editor: 

Isso seria ótimo, mas nem todas as editoras permitem que suas obras sejam disponibilizadas na internet. Esta revista já teve problemas com uma delas, que exigiu fossem seus livros retirados de nossa biblioteca virtual, um serviço que visa à melhor divulgação da doutrina e tem por alvo as pessoas que vivem em localidades sem acesso a livrarias espíritas e aos espíritas e simpatizantes do Espiritismo residentes no exterior.

 

De: Marlene Rosa dos Santos (Hortolândia, SP)
Segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 às 00:21:02
Olá! Que Deus abençoe o maravilhoso trabalho dessa equipe!
Uma jovem que mora em Parelheiros, SP, está precisando de auxílio de um Centro Espírita. Poderiam me indicar o endereço de um Centro Espírita próximo à casa dela?
Desde já agradeço.
Marlene
 

Resposta do Editor: 

Sugerimos à leitora consultar o site http://www.enderecocasaespirita.org.br/, que fornece os endereços dos Centros Espíritas existentes nos diferentes Estados brasileiros. Caso a consulta não ofereça resultado, a opção é consultar o site da USE, entidade que coordena o movimento espírita paulista. Eis o link:  http://www.usesp.org.br/site/use/

 

De: Obede Marcelino de Araújo Neto (Caruaru, PE)
Segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 às 01:48:10
Gostaria que houvesse na TV aberta para todo o Brasil um canal só sobre o consolador Espiritismo kardecista, para instruir a nossa população, com ensinamentos e divulgação ampla em âmbito nacional.
Obede

 

De: Fernando Melo (João Pessoa, PB)
Segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 às 19:06:34
Diz Kardec, na questão 424 de O Livro dos Espíritos, que a letargia e a catalepsia têm o mesmo princípio, que é a perda momentânea da sensibilidade e do movimento, por uma causa fisiológica ainda inexplicada. Passados 156 anos, essa causa fisiológica continua "ainda inexplicada"?
Fernando
 

Resposta do Editor: 

Pelo que entendemos, a resposta é sim, embora esse tema esteja na esfera de competência dos homens de ciência.

 

De: Joyce Martins Mendes (São Paulo, SP)
Terça-feira, 8 de janeiro de 2013 às 22:24:02
Paz em Cristo, meus irmãos.
No ano de 1996 colaborei com meus artigos no jornal O Imortal. Hoje sinto a necessidade de contribuir com meu humilde trabalho.
Seria possível ser aceita novamente?
Grata,
Joyce
 

Resposta do Editor: 

Cremos que sim. Toda colaboração válida será bem aceita pela direção desta revista e do jornal O Imortal, a que já consultamos.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita