WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 292 - 23 de Dezembro de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

De: Ana Maria Gonçalves Feijó (Guarani, MG) 
Quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 às 13:42
Boa tarde. Meu nome é Ana Maria. Sou nascida e criada em Astolfo Dutra. Atualmente estou morando em Guarani sou vizinha do Arthur Bernardes de Oliveira. Minha pergunta é a seguinte: A mulher gestante pode participar de reunião de desenvolvimento mediúnico?
Desde já agradeço.
Um forte abraço fraterno.
Ana Maria 

Resposta do Editor:

Em seu livro “Estudando a Mediunidade”, cap. IX, pág. 53, Martins Peralva diz que as senhoras médiuns devem abster-se de participar das sessões mediúnicas a partir do 3.º mês de gestação, opinião defendida igualmente por Chico Xavier.  

Participar das sessões mediúnicas não é aconselhável, porque o processo reencarnatório de um Espírito é uma experiência delicada que envolve muitos aspectos energéticos e psíquicos. Um deles é o estado psicológico da mãe que, sem sombra de dúvida, se altera por alguns meses, enquanto aguarda a chegada do Espírito que lhe foi encaminhado como filho. Em face disso, ela necessita de tranquilidade, descanso e não deve se submeter a atividades que lhe exijam grandes perdas de energias de qualquer natureza.

 

De: Aparecida C. (Volta Redonda, RJ)
Terça-feira, 18 de dezembro de 2012 às 20:08:04
Esclareça-me este parágrafo do Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, item 10 (Fora da caridade não há salvação): ... uma virtude negativa não basta: é necessária uma virtude ativa. Para fazer-se o bem, mister sempre se torna a ação da vontade; para se não praticar o mal, basta as mais das vezes a inércia e a despreocupação.
Aparecida 

Resposta do Editor: 

Entendemos que o trecho citado pela leitora é uma reverência à importância do trabalho, sobretudo do trabalho no bem, porque é dele que advém o progresso real das instituições e do mundo em que vivemos. Participar da obra da Criação e fazer a parte que nos cabe, eis um dos objetivos da encarnação, tal como nos é ensinado pelos imortais na questão 132 d´O Livro dos Espíritos. Participar exige ação, trabalho, iniciativa, que são o oposto da atitude de inércia.

 

De: B. A. (Nova Friburgo, RJ)
Segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 às 02:07:34
Bom dia. Devido a alguns acontecimentos, acho que preciso de uma grande ajuda espiritual. Bom, não sei se é relevante mas acho que vale apenas informá-lo que sempre fui uma pessoa sem religião e sem muitas crenças. Acredito em DEUS como uma forca maior entre nós, mas não o vejo da forma que a maioria das pessoas veem.
De dois anos para cá, muita, muitas coisas têm acontecido. Trabalhei em uma empresa durante doze anos, recebi varias promoções etc. Na ultima promoção fui viajar pela primeira vez com o carro da empresa, perdi o controle e bati, mas graças a Deus estou vivo. Daí para cá foram só derrotas. Tive problema de rins, e, o pior, perdi o total interesse pela empresa, pois ia trabalhar pensando em voltar. Pedi que me demitissem, entrei em depressão que sofro até hoje, ando muito irritado, sem paciência para nada, com dores de cabeça constantemente, dores lombares, me arrepio à toa... Minha vida financeira está afundando e eu não encontro solução. Para completar, nunca briguei com ninguém na minha vida e quase saí no tapa com um rapaz. Muito estranho... Alguém pode ter feito algo para mim?
No ultimo ano discuti com minha tia, comprei a briga da minha mãe, pois ela fez uma promessa a minha mãe e no fim não queria cumprir. Disse a ela todos os rancores que eu tinha dela e que, se ela não cumprisse a promessa, eu iria contar o caso dela para o seu marido. No final, ela cumpriu depositando em minha conta, pois ela mora em outra cidade.
O relevante deste comentário é que quando nos falávamos eu presenciei por duas vezes Maria Padilha. Foi uma novidade para mim, pois eu não sabia que ela era médium. Ela pode ter feito algo?
Me ajude.
B. A.

Resposta do Editor: 

Há um princípio que aprendemos na doutrina espírita segundo o qual, quando a alma se encontra equilibrada, os problemas passam a ser enfrentados e resolvidos com muito mais facilidade. Em face disso, sugerimos ao leitor que busque apoio numa casa espírita, onde suas dúvidas poderão ser solucionadas. Além disso, a frequência a um centro espírita, as preces, os passes, as leituras e, sobretudo, a prática do bem são recursos que poderão ajudá-lo de modo sensível a conquistar o equilíbrio de sua alma e, dessa forma, equacionar e resolver as dificuldades relatadas.

 

De: Vinicius L. (Votuporanga, SP)
Segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 às 00:33:52
Oi a todos da redação. Desejo um ótimo final e começo de ano a todos os leitores e trabalhadores desta. Mas volto a falar aqui: será que não é possível mesmo selecionar as indicações de lançamentos literários aqui? Me desculpem, mas só vejo romance, do tipo novela global, aquelas que dão ibope e quase nenhuma contribuição significativa para a doutrina. Ou estou realmente enganado? Em todo caso, muito obrigado pela composição deste periódico! É, de fato, muito bom!
Vinicius

 

De: Rogério da Silva (Barra Mansa, RJ)
Domingo, 16 de dezembro de 2012 às 21:31:02
Desejo a todos da revista O Consolador um feliz natal e um ano cheio de paz e muita saúde para todos e agradecer as edições da revista, que me serviram diversas vezes como orientação para o meu cotidiano, e dizer um testemunho que foi no Espiritismo que encontrei o caminho para me livrar da bebida alcoólica, pois hoje sou outra pessoa e por isso todos os dias agradeço a Deus por ter conhecido esta doutrina maravilhosa.
Rogério

 

De: Delfino Dias Romero (Campo Grande, MS)
Domingo, 16 de dezembro de 2012 às 03:30:59
Em algumas reuniões espíritas, ouvi oradores dizer que ALLAN KARDEC teria dito que: "Ainda estamos na letra A do Espiritismo". Fiz pesquisas e não consegui localizar essa fonte. Vocês poderiam me ajudar?
Delfino 

Resposta do Editor: 

A frase de Kardec, um pouco diferente da citada, consta da Revista Espírita de 1865, Edicel, pág. 220. As palavras do Codificador foram estas: O Espiritismo tem ainda muito o que ensinar e jamais pretendeu ter dito a última palavra. Seu a, b, c foram as mesas girantes, mas ele não parou aí e deu desde então, e em poucos anos, passos bem grandes. Alguns anos depois, quando publicou o livro A Gênese, Kardec reiterou a ideia de que a revelação espírita, apoiando-se em fatos, tem que ser, e não pode deixar de ser, essencialmente progressiva, como todas as ciências de observação. Desse modo, caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrarem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificará nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará. (Veja a propósito o cap. I, item 55, do livro citado.)

 

De: Nilo Calazans de Menezes Filho (Salvador, BA)
Sábado, 15 de dezembro de 2012 às 18:56:33
Assunto: Especial - Edição 291 - Pátria do Evangelho: fatos singulares
Estudo como este só poderia ter saído de um brasileiro (mestiço?) que vê o Brasil com os olhos de Coração do Mundo.
Parabéns, Gebaldo, sou seu macaco de leitura.
Nilo

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Sábado, 15 de dezembro de 2012 às 11:55:41
Assunto: Especial - Edição 291 - Pátria do Evangelho: fatos singulares
Bom dia, prezado senhor historiador, estou agradecido por ler sobre história com sabor de poesia. Estou no aguardo de que escrevam sobre a reencarnação e comparem de forma convincente relacionando ao crescimento populacional! Abraços.
Reinaldo Cantanhêde Lima 

Resposta do Editor: 

O assunto mencionado na carta acima foi tratado na edição 291 desta revista, na seção de Cartas, em resposta a dúvidas suscitadas pelo mesmo leitor.

 

De: Marilice Santos (Taquari, RS)
Quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 às 23:22:20
Minha pergunta é a respeito do fenômeno de transporte de objetos. Quando não sabia ao certo a respeito do Espiritismo esse fato ocorreu comigo. Entre minha roupa e meu corpo apareceu um prego novo sem a ponta; estava em meu sutiã. Na época pensei: Como apareceu sem eu ver, sem sentir que estava lá? Em um breve reflexo olhei e vi, ele estava lá, peguei-o na mão e depois o atirei pela janela. Ao tentar procurar, ele sumiu. Teria sido um Espírito chamando a minha atenção, mostrando que estava lá?
Desde já agradeço, abraço a todos.
Marilice 

Resposta do Editor: 

Afastadas todas as demais possibilidades que expliquem o fato citado, podemos, sim, atribuí-lo à ação de um Espírito. Geralmente, o objetivo de fatos assim é chamar a atenção da pessoa para alguma coisa. Nesse caso, é provável que o fenômeno se repita. Se isso ocorrer, sugerimos à leitora buscar uma orientação na casa espírita mais próxima do seu domicílio.

 

De: Ary Gonçalves de Magalhães (Belo Horizonte, MG)
Quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 às 08:28:19
Gostaria que me indicassem livros sobre como doutrinar espíritos (hoje não se diz mais doutrinar e sim esclarecer). Só conheço o "Diálogo com as Sombras", de Hermínio Miranda.
Obrigado.
Ary 

Resposta do Editor: 

São poucos, mas existem, sim, outros livros a respeito do assunto, como explicamos no texto intitulado “Doutrinação de Espíritos”, constante, no formato Word, do tópico “Estudos Espíritas” de nossa revista, que o leitor pode baixar clicando neste link - http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html

 

De: Tânia Carvalho (Santo Antônio da Alegria, SP)
Terça-feira, 11 de dezembro de 2012 às 15:27:24
Olá, amo e necessito da literatura espírita, que tanto nos enriquece. Há algum tempo comecei o estudo do livro ''Diversidade dos Carismas'', de Hermínio Miranda. Parei no cap. 15 e, trocando meu computador, perdi o site em que estava o texto em pdf do livro. Já pesquisei bastante e não obtive resultado. Se porventura a direção de ''O Consolador'' souber, agradeço de coração. Jesus abençoe sempre a todos!
Tânia 

Resposta do Editor: 

Clicando neste link - http://ebookbrowse.com/diversidade-carismas-destaque-pdf-d87190767 - a leitora obterá o livro a que se refere.

 

De: S. P. (Petrolândia, PE)
Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 às 01:19:44
Meu filho tem um comportamento que me intriga. Ele fala comigo como se eu não fosse nada dele. Gostaria muito de saber o porquê do comportamento do meu filho, que depois se arrepende muito!
Isso pode ser causado por algum Espírito?
S. P.  

Resposta do Editor: 

Pode, sim. O comportamento estranho pode ser resultado de uma má influência espiritual. Mas é preciso, antes, pesquisar a possibilidade de o fato decorrer de um problema de ordem psicológica ou orgânica. Seja qual for o caso, os recursos espíritas – prece, passes, leituras elevadas, trabalho no bem – poderão auxiliar bastante a terapia que for sugerida.

 

De: Osvaldo B. Souza (Vila Velha, ES)
Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 às 11:43:00
Assunto: Especial - Edição 290 - Raul Teixeira, um homem no mundo
Sinto-me bastante alegre e satisfeito por ter a honra de viver em uma época que tem um Raul Teixeira com trabalhador da grandiosa seara espírita, graças a Deus.
Osvaldo

 

De: Paulo Lodi (Bauru, SP)
Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 às 15:02:42
Assunto: Especial - Edição 289 - Análise Científica da Apometria
Artigo muito oportuno e interessante de nosso companheiro.
Parabéns! Grande abraço.
Paulo

 

De: Eugénio Baptista (Covilhã, Portugal)
Sábado, 15 de dezembro de 2012 às 09:22:05
Amigos. Queremos de todo o coração desejar-vos um Natal com muita alegria, empenho, determinação e que os anos vindouros mantenham esse rumo que a revista Consolador vem imprimindo pela variedade dos assuntos nela versados, e que, certamente, constituem um excelente acervo para todos os espíritas, e não só. Os desejos sinceros igualmente para todos quantos colaboram na mesma de forma constante ou fortuita. O nosso bem haja!
Cordialmente e votos de muita paz.
Eugénio Baptista

Resposta do Editor:

Agradecemos e retribuímos os votos recebidos do estimado leitor e de todas as pessoas que assim se manifestaram, desejando também a todos eles um feliz Natal e um Ano Novo repleto de bênçãos.

 

De: Daniel Siebert (Balneário Camboriú, SC)
Terça-feira, 11 de dezembro de 2012 às 15:09:05
Caros amigos! Estamos divulgando o site Painel da Música Espírita e nossas canções: www.luzespirita.org.br/painel/danielsiebert.html
Por favor nos ajudem a divulgar! Obrigado pela atenção!
Daniel

 

De: Aparecido Paulo (São Paulo, SP)
Terça-feira, 11 de dezembro de 2012 às 12:25:29
Gostaria de saber o endereço de entidades espíritas na cidade de Bela Vista do Paraíso. Por favor me informe.
Muito grato.
Aparecido Paulo 

Resposta do Editor: 

Funciona em Bela Vista do Paraíso-PR o Centro Espírita Humberto de Campos, situado na Rua Joaquim Ladeira, 794 – Centro. Telefones: (43) 3242-1919 - Kabana ou (43) 3242-1583 – Dionei. Celular: (43) 9929-9753 (Tim) – Adilson Kabana. E-mail: adilsonkabana@hotmail.com

 

De: Maria das Graças Lopes Lima (Itanhandu, MG)
Terça-feira, 11 de dezembro de 2012 às 10:04:11
Pode um Espírito encarnado ser obsessor de outro Espírito encarnado? quais as consequências?
Maria das Graças 

Resposta do Editor: 

Pode, sim, haver obsessão em que os litigantes estejam ambos encarnados. As consequências são as mesmas dos demais tipos de obsessão e idêntico deve ser o tratamento. O assunto foi tratado na edição 123 desta revista, no texto intitulado A obsessão e suas principais variedades. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/123/esde.html

 

De: Renato Rimoli Capparelli (Porto Alegre, RS)
Quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 às 21:03:05
Olá, amigos. Sou apreciador das suas publicações. Gostaria de saber sobre livros que tratam das mulheres no Espiritismo pois tenho interesse nesse assunto. Possuo Joanna e Jesus, a Veneranda Joanna de Ângelis, Mulheres Médiuns, Os Sábios e a Srª Piper, Maria Mãe de Jesus, a história de Joana D'Arc. Quais outros o Sr. teria para me indicar?
Muito obrigado.
Renato 

Resposta do Editor: 

Os livros que conhecemos, pertinentes à participação da mulher no Cristianismo e no Espiritismo, são esses citados pelo leitor. Acrescentaríamos à lista o livro Dama da Caridade, de Antonio Cesar Perri de Carvalho, que, em forma de biografia, nos apresenta os exemplos que nos foram deixados por Benedita Fernandes, acrescidos de mensagens psicografadas pelo médium Divaldo Franco.

Caso algum leitor possa oferecer seu contributo indicando outras obras, isso será ótimo e, pela ajuda, desde já agradecemos. 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita