WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 288 - 25 de Novembro de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

De: André Luís Mattedi Dias (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 16 de novembro de 2012 às 20:29
Prezado amigo. Agradeço-lhe os esclarecimentos e peço-lhe desculpas pelo meu equívoco. Como você demonstrou, de fato, Ogum é cultuado pela Umbanda. Peço-lhe, todavia, data vênia, que considere parte da minha carta: Umbanda e Candomblé não são as mesmas coisas, mais do que isso, os orixás são originários do Candomblé, da mesma forma que São Jorge é originário da Igreja... Veja por exemplo:
http://ocandomble.wordpress.com/2009/07/14/candomble-e-umbanda/.
Para além do meu equívoco, parece-me, permanece a questão da ausência de referência ao Candomblé que, assim como o Espiritismo e a Umbanda, sofre de preconceito e perseguição. No caso da Umbanda e do Candomblé, também é muito comum o preconceito nas próprias hostes espíritas.
Saudações,
André Mattedi 


De: Rita de Cássia Ferreira de Matos (Salvador, BA)
Segunda-feira, 19 de novembro de 2012 às 16:08:21
Assunto: Especial - Edição 287 - Amar a si mesmo - Quem não se ama, não ama seu próximo? - Parte 1
Boa tarde! As matérias de vocês estão cada dia melhores.
O Consolador e toda a sua equipe estão de parabéns.
E muito sucesso a todos.
Fiquem com Deus. Sucesso!
Rita de Cássia


De: Tânia Maria Pereira (Porto Alegre, RS)
Segunda-feira, 19 de novembro de 2012 às 12:56:52
É possível assistir filmes espíritas por este site? Por exemplo: E a vida continua?
Tânia 

Resposta do Editor:

Não. Em nosso site apenas divulgamos os filmes de conteúdo espírita ou espiritualista. Mas há um site que fornece, gratuitamente, essa possibilidade. Trata-se do site Saudade e Adeus - http://www.saudadeeadeus.com.br/filmes.htm /. Acessando-o, basta clicar no filme escolhido e depois simplesmente assistir.


De: Alcione Peixoto Cordeiro (Campos dos Goytacazes, RJ)
Segunda-feira, 19 de novembro de 2012 às 08:59:05
Assunto: Especial - Edição 287 - Amar a si mesmo - Quem não se ama, não ama seu próximo? - Parte 1
Fico feliz que outros articulistas espíritas concordem comigo quanto à interpretação evangélica do "Amar ao próximo como a si mesmo”. Depois de uma onda de livros de autoestima equivocada surgem vozes que intentam restaurar os ideais cristãos. Gostei dos argumentos do articulista. Uma excelente leitura. Vou esperar o próximo artigo. Que o pensamento puro do Cristo envolva sempre o irmão Marco Roberto Martinez.
Alcione 


De: Renato Rimoli Capparelli (Porto Alegre, RS)
Segunda-feira, 19 de novembro de 2012 às 08:15:20
Sou leitor desta importante revista e gostaria de saber sobre preces espíritas, onde encontrar, principalmente a oração do Creio.
Abraço fraternal.
Renato 

Resposta do Editor: 

Sobre preces espíritas sugerimos ao leitor que consulte o cap. 28 do livro O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. O citado capítulo é todo ele dedicado ao tema. Há também, disponível na internet, o livro Preces espíritas, de Cairbar Schutel, que pode ser baixado gratuitamente clicando neste link: http://bvespirita.com/Preces%20Esp%C3%ADritas%20(Cairbar%20Schutel).pdf 


De: Ana Laura Barbosa Pazó (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 18 de novembro de 2012 às 19:14:25
Desde bebê sempre fui gorda. Sou filha de espanhol e naturalmente tenho uma grande estrutura e muita facilidade de engordar. Cheguei à obesidade mórbida chegando a pesar 168 kg; tentei de tudo, tudo, tudo mesmo para emagrecer, inclusive a bariátrica, anel no estômago, e nada adiantou.
Sempre simpatizei muito com a doutrina espírita de Allan Kardec, até que conheci O Livro dos Espíritos, o Evangelho entre outros. Eles me deram um equilíbrio tão fenomenal que em 7 meses emagreci sozinha 67 kg, sem droga. Só tenho a agradecer aos ensinamentos que me levaram à cura, obrigada.
Ana Laura 


De: G. M. (São Luís, Maranhão)
Domingo, 18 de novembro de 2012 às 10:12:31
Tenho entendimento da doutrina espírita, mas de uns dias para cá estou com medo de morrer.. Cismei que meu espírito vai assistir ao enterro e com isso passarei mal, pois tenho claustrofobia. Me ajudem! estou aflita!
Obrigada.
G. M. 

Resposta do Editor: 

Orações frequentes, passes, leitura edificante, aliados à prática do bem, eis os recursos que a doutrina espírita nos sugere, para que perturbações como as mencionadas não se ampliem, complicando ainda mais o quadro descrito na carta acima. É preciso confiar na Providência Divina, que jamais nos desampara, e, evidentemente, cabe-nos fazer a parte que nos compete. 


De: Adelpho Barros (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 17 de novembro de 2012 às 15:34:55
O que nos ensina Kardec sobre "Criança cristal"? Qual a razão do chamado Movimento Espírita não prestar esclarecimentos sobre esse assunto?
Adelpho 

Resposta do Editor: 

Pelo que sabemos, não existe nada na obra de Allan Kardec a respeito do tema mencionado. Certamente, esse é o motivo pelo qual o assunto não é tratado nas casas espíritas. 


De: Ana Lúcia (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 17 de novembro de 2012 às 15:29:11
Em uma casa espírita que segue a Doutrina Espírita de Allan Kardec, é aceitável que uma entidade conhecida como "vovô" oriente um trabalhador da casa a ter um terço (usado pelos católicos) com o propósito de ajudá-la a ficar livre de perturbações de ordem espiritual?
Ana Lúcia 

Resposta do Editor: 

A recomendação é, sim, aceitável, caso tenha sido dirigida a uma pessoa que seja adepta da religião católica. Os bons Espíritos respeitam sempre as convicções alheias e certamente foi esse o caso, porquanto sabemos que muitos católicos buscam amparo espiritual nas instituições espíritas. Embora nós espíritas não usemos esses recursos, não nos cabe criticar quem os utilize. 


De: Aimoré de Oliveira Silva (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 17 de novembro de 2012 às 13:39:37
Olá. Alguns confrades espíritas relutam em aceitar as psicografias de Chico Xavier alegando que elas não seguiram o método utilizado por Allan Kardec chamado de CUEE (controle universal do ensino dos espíritos). Estudando as obras psicografadas por Chico, vemos que os Espíritos que as escreveram não vão contra a codificação de Kardec. Hoje em dia poderia ser utilizado ainda o mesmo método de Kardec? Ou somente sua obra codificada deve servir como base para a análise das obras psicografadas atualmente?
Abraços.
Aimoré 

Resposta do Editor: 

O método kardequiano continua plenamente válido e, se fosse realmente seguido, muitos livros de conteúdo duvidoso certamente não seriam publicados. Quanto à obra de Kardec, permanece sendo, na expressão de Herculano Pires, a “pedra de toque”, a referência principal, que os autores espíritas, encarnados e desencarnados, jamais deveriam desprezar. 


De: Sueli Ferreira (Jacareí, SP)
Sábado, 17 de novembro de 2012 às 10:52:08
Bom dia. Gostaria de saber se posso receber psicografia de meus pais por e-mail se eu passar os dados deles. Por favor, me respondam.
Fiquem com Deus.
Abraços.
Sueli

Resposta do Editor:

Nossa revista apenas divulga o Espiritismo, mas não promove nem realiza sessões mediúnicas. No tocante a mensagens psicografadas sugerimos à leitora que entre em contato com instituições que promovem esse tipo de reunião. No site Carta Consoladora, mantido pelos médiuns Marli Mansini e Rogério H. Leite, a leitora encontrará com certeza uma orientação sobre o que deseja. Eis o link: http://www.cartaconsoladora.com.br/biografia.html 


De: Antonio Reis (Juiz de Fora, MG)
Sábado, 17 de novembro de 2012 às 00:48:17
Quando uma pessoa faz um pedido de ajuda a um Espírito desencarnado de um amigo ou falecido cônjuge, isto é correto? Eles conseguem dar essa ajuda ou é um Espírito superior que consegue captar o pedido que o faz? Espíritos malfazejos tiram proveito de tal fato? O que acontece com estas pessoas que fazem isto: elas são punidas?
Antonio Reis 

Resposta do Editor: 

Todo pedido de ajuda, quando justo, é anotado e atendido. Há casos em que o próprio Espírito do amigo ou do cônjuge atende, se tiver condições para isso. Quando isso não é possível, outros benfeitores espirituais intervêm, como é relatado em inúmeras obras espíritas, sobretudo as de autoria de André Luiz. Os Espíritos malfazejos, quando prejudicam alguém, submetem-se também, tanto quanto os encarnados, à lei de causa e efeito e, obviamente, responderão por todo o mal que tenham causado.


De: Marcionilo P. (Caruaru, PE)
Sexta-feira, 16 de novembro de 2012 às 18:20:44
Assunto: Especial - Edição 287 - Amar a si mesmo - Quem não se ama, não ama seu próximo? - Parte 1
Interessantíssimo esse artigo! Semanas atrás eu pensava sobre isto: como poderíamos ver pessoas que "se amam", mas fazem o mal ao próximo? Eis certamente algo que confundia a minha mente, mas com esse artigo ficou tudo muito claro.
Paz e luz.
Marcionilo 


De: Lindalva Souza (Belford Roxo, RJ)
Sexta-feira, 16 de novembro de 2012 às 13:38:27
Preciso saber que instituição espírita existe próximo de onde moro.
Abraços.
Lindalva 

Resposta do Editor: 

Sugerimos à leitora que consulte o site http://www.enderecocasaespirita.org.br/, que fornece a relação dos centros espíritas em funcionamento nos diferentes Estados brasileiros. Se necessário, busque também a informação no site do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) - http://www.ceerj.org.br/portal/


De: Luiz Cordeiro Florentino (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 às 23:07:40
Pergunto se eu, como simples participante da doutrina espírita, posso energizar água para meu consumo?
Luiz 

Resposta do Editor: 

Em verdade, quem fluidifica ou magnetiza a água são os benfeitores espirituais, que podem fazê-lo em nossa própria residência, atendendo a uma oração em que solicitamos a eles essa ajuda.

No livro O Consolador, psicografado por Francisco Cândido Xavier, Emmanuel ensina que a água pode ser fluidificada, de modo geral, em benefício de todos, mas pode sê-lo em caráter particular para determinado enfermo, e, neste caso, é conveniente que o uso seja pessoal e exclusivo.

A respeito das condições para que a fluidificação da água seja feita, Emmanuel escreveu: “A caridade não pode atender a situações especializadas. A presença de médiuns curadores, bem como as reuniões especiais, de modo algum podem constituir o preço do benefício aos doentes, porquanto os recursos dos guias espirituais, nessa esfera de ação, podem independer do concurso medianímico,considerando o problema dos méritos individuais”. (Obra citada, questão 104.)


De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 às 21:26:27
Na ocasião que vamos reencarnar, escolhemos nossos pais, e nesta ocasião tomamos ciência de quando um deles irá desencarnar e como será, de acidente ou de enfermidade?
Léo 

Resposta do Editor: 

Seja quem for o autor da escolha, os pais ou os filhos, é provável que certas partes da programação reencarnatória sejam do conhecimento apenas da pessoa interessada, podendo haver exceções a essa regra, o que nos sugere que, em casos assim, não podemos nem devemos generalizar. 


De: Maria Conceição Alkmin Dias (Belo Horizonte, MG)
Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 às 16:43:39
Meu objetivo, ao abrir uma consulta sobre "Centros Espíritas de Salvador", é buscar uma ajuda destoante das que todos buscam. Preciso com urgência de alguém em Salvador, de preferência companheiro da Doutrina, para realizar um trabalho, remunerado, junto à Vara de Precatórias do Fórum Judicial de Salvador, porquanto não conheço ninguém dessa maravilhosa cidade, e há 2 anos o mandado judicial não foi cumprido apenas para citar 3 pessoas residentes em Salvador. Estou desesperada, pois minha cliente além de muito idosa é enferma, e precisa ver o final da ação principal que tramita aqui em BH, para ter melhor descanso. Alguém que disponha em aceitar esta incumbência, será bem remunerado, para ele ou para a Instituição. Por fineza e caridade, me mantenham contato. Tel. 31 - 3462-2274 ou 9109-0921, pode ser a cobrar. Tenho Fax também. Deus os abençoe.
Maria da Conceição Alkmin Dias 

Nota do Editor: 

Publicamos a mensagem acima na esperança de que alguém da cidade de Salvador-BA, lendo-a, possa entrar em contato com nossa leitora. 


De: Marco Antônio Athayde Freitas (Goiânia, GO)
Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 às 13:25:59
Assunto: Especial - Edição 286 - Da verdade, caridade e salvação segundo Jesus
Parabéns pela matéria, pois ela nos ensina como sermos melhores com nós mesmo e com as outras pessoas, e nos ajuda a nos relacionarmos com os outros.
Marco Antônio 


De: Diogo Júnior (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 14 de novembro de 2012 às 21:35:42
Conheço uma pessoa que sofre de epilepsia. Faz tempo que ela não tem mais ataques de ficar babando, revirando os olhos e coisas assim. Essa pessoa atualmente toma remédio e faz tratamento. Mas o que quero saber é: que acontece com o espírito da pessoa que sofre de epilepsia? O que fazer para ajudar um epiléptico?
Diogo Júnior

Resposta do Editor:  

As dúvidas formuladas pelo leitor podem ser dirimidas no artigo intitulado “Nas fronteiras da epilepsia”, de autoria do confrade Nubor Orlando Facure, médico neurocirurgião e diretor do Instituto do Cérebro de Campinas-SP. O artigo foi publicado na edição 253 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/253/especial.html 


De: Maria P. (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 14 de novembro de 2012 às 09:18:58
Bom dia!
Sou trabalhadora em uma casa espírita e gostaria de entrar em contato com os produtores do filme “Roteiros da Vida”, para exibi-lo aqui. Gostaria que me colocassem em contato com eles, por favor.
Um grande abraço.
Maria 

Resposta do Editor: 

O contato com os produtores do filme pode ser feito pelo tel. 11-3487-8348 ou pelo e-mail roteirosdavida@ciluks.com.br /. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no site
http://radioespirita.net/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=35


De: Fernando Melo (João Pessoa, PB)
Terça-feira, 13 de novembro de 2012 às 23:00
Prezado amigo. Por favor, quem é o Espírito da Verdade?
Obrigado.
Fernando 

Resposta do Editor: 

A identidade do Espírito de Verdade é um assunto que já provocou inúmeras discussões no meio espírita, sem que as hipóteses formuladas fossem capazes de satisfazer a todas as pessoas. Nesta revista, o tema foi tratado na seção O Espiritismo responde da edição 133. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano3/133/oespiritismoresponde.html


De: Mariana M. (Londrina, PR) 
Terça-feira, 13 de novembro de 2012 às 18:02
Olá! Gostaria de saber como faço para participar de um grupo mediúnico no Nosso Lar. São só as pessoas dos grupos de estudo que podem participar?
Obrigada pela atenção.
Mariana 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação solicitada. Sugerimos à leitora que encaminhe a pergunta diretamente à direção do Centro Espírita Nosso Lar, que mantém na internet o site http://www.nossolarlondrina.com.br/

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita