WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 6 - N° 288 - 25 de Novembro de 2012

F. ALTAMIR DA CUNHA 
altamir.cunha@bol.com.br
Natal, RN (Brasil)
 
 

 

Acredite em seus sonhos

Pedi, e dar-se-vos-á, buscai, e achareis; [...] (1)


São muitos os que vivem em função da opinião alheia; valorizam demasiadamente o que os outros pensam a seu respeito e sofrem repetidos conflitos. Por não se libertarem deste comportamento, perdem oportunidades valiosas, que os projetariam vitoriosos, no campo afetivo, profissional, e até mesmo, no campo espiritual.

Quantos projetos, que não saíram do campo das ideias, e outros inconclusos por força da opinião alheia! Quantos sonhos destruídos como efeito de frases como estas: Não dará certo!  Acorde, você está sonhando!

A grande verdade é que no mundo ainda vivem dois tipos de pessoas: As que sonham, e as que têm pesadelos.

As sonhadoras são aquelas que têm um projeto de vida cujo objetivo principal é crescer, sair da estagnação. Estas, mesmo quando sonham sonhos considerados irrealizáveis, não perdem a esperança, persistem e tornam-se vitoriosas.

As outras são aquelas que vivem no mundo atormentadas pelos pesadelos que o medo, a preguiça, a inveja, e o pessimismo geram. Tornam-se destruidoras de sonhos, seus e de outros. A maioria foi movida muito mais por ignorância, do que por maldade.

Todo progresso que até hoje a humanidade alcançou foi fruto da persistência de Espíritos valorosos, que acreditaram em seus sonhos. Apesar das condições adversas, não alimentaram pessimismo e, com determinação, tornaram-se vencedores.

Lembremos uma linda história sobre alguém que transformou seu sonho em realidade:

Era um jovem pobre, filho de lenhador, de aspecto não muito elegante; alto, magro e desengonçado, como se diz na linguagem popular. Alimentava um sonho um tanto quanto audacioso: Ser Presidente dos Estados Unidos da América.

Sempre que passava, algumas pessoas perguntavam: – O que serás, quando te tornares adulto? – Presidente dos Estados Unidos! – Respondia com entusiasmo, o jovem.

Todos riam e debochavam do sonhador.

Para eles seria impossível um pobre filho de lenhador tornar-se presidente da Nação mais poderosa do mundo.

O tempo passou, o jovem deixou o campo e foi para a cidade estudar. Enfrentou dificuldades inúmeras, porém, não foram estas suficientes para fazê-lo desistir do sonho. Formou-se, ingressou na política, sofreu derrotas, mas um dia conquistou a maior vitória – foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América.

Quem foi este jovem, dotado de tanta persistência? Deve estar perguntando o leitor. Este jovem foi Abraham Lincoln – um dos maiores estadistas que a humanidade conheceu.

Sonhemos! Sonhar é preciso! Mas não permaneçamos dormindo, pois somente acordados e operantes podemos tornar nossos sonhos realidade.

Sempre surgirá alguém para dizer-nos que é impossível, mas não desistamos.

Quando acreditamos e lutamos por nossos sonhos, aumentamos muito a chance de torná-los realidade. Há mais de dois mil anos Jesus já ensinava: “Pedi, e dar-se-vos-á, buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, acha; e a quem bate, abrir-se-á”. (1)

(1) Mateus 7:7-11.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita