WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 287 - 18 de Novembro de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

De: Direção de “O Consolador” (Londrina, PR)
Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 às 10:30
Aos nossos leitores:
Como já informamos na semana passada, no período compreendido entre o dia 22 de outubro a 8 de novembro, por problemas de ordem técnica, não chegou ao conhecimento da direção de nossa revista nenhuma mensagem postada pelos leitores nos espaços para contato disponíveis em “Fale Conosco”, “Esclareça suas dúvidas”, “Especial” e “O Espiritismo responde”.
Os referidos problemas só foram detectados no dia 7 de novembro, em face de reclamações recebidas de alguns leitores que estranharam não terem obtido resposta às mensagens postadas por eles nos espaços mencionados.
Esse foi o real motivo da não publicação das perguntas, dos comentários e das críticas porventura postados no período, o que afetou de modo especial as edições 283, 284 e 285 desta revista e, muito provavelmente, algumas edições anteriores.
Expressamos, assim, mais uma vez, com esta nota, nossas sinceras desculpas, esperando que fato semelhante não se repita.
Astolfo O. de Oliveira Filho e José Carlos Munhoz Pinto
Diretores de “O Consolador”

 

De: Christiane Lima Guimarães (Juiz de Fora, MG)
Segunda-feira, 12 de novembro de 2012 às 18:00:02
Olá. Venho estudando o Espiritismo por alguns anos, mas sempre uma dúvida me atormenta. A frase que Jesus disse: "o escândalo é necessário mas ai daquele por quem o escândalo vier", não consigo entendê-la. Às vezes, depois de uma explicação, fico convencida, mas volto aos meus pensamentos e a dúvida me atormenta de novo. Vocês podem me ajudar?
Christiane 

Resposta do Editor: 

Allan Kardec comenta de forma magistral o tema suscitado na carta acima, como pode ser visto no cap. VIII, itens 11 a 17, d´O Evangelho segundo o Espiritismo, cuja leitura recomendamos à leitora. Se, mesmo após a leitura, houver dúvidas, teremos imenso prazer em procurar esclarecê-las.

 

De: Christina Nunes (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 12 de novembro de 2012 às 11:53:26
Assunto: Especial - Edição 286 - Da verdade, caridade e salvação segundo Jesus
A Davilson Silva.
Querido amigo e confrade, parabéns pelo, como sempre, elucidativo texto a respeito de um tema capital por constituir alicerce de todos os que já sintonizam com as realidades espíritas. Em verdade, a caridade se dá a todo e qualquer minuto, seja através de mera palavra, ou olhar, ou mesmo silêncio bem utilizado para alento e fortalecimento espiritual do nosso próximo. Grande abraço!
Christina

 

De: Wilson do Nascimento Paes (Cabo de Santo Agostinho, PE)
Domingo, 11 de novembro de 2012 às 20:49:52
Sendo Deus onisciente, como posso entender o livre-arbítrio, pois, assim, não haveria no mundo apenas a vontade do Criador.
Wilson 

Resposta do Editor: 

A dúvida apresentada pelo leitor indica que lhe é preciso saber um pouco mais sobre o que é livre-arbítrio e por que Deus concedeu essa faculdade aos seres humanos. Sugerimos-lhe, por isso, que leia o texto “Livre-arbítrio”, publicado na edição 80 desta revista.

Eis o link que remete a ele: http://www.oconsolador.com.br/ano2/80/esde.html

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Domingo, 11 de novembro de 2012 às 18:05:50
Assunto: Especial - Edição 286 - Da verdade, caridade e salvação segundo Jesus
Boa tarde, senhor Davilson da Silva, agradecido por me permitir ler seus escritos, ter entendido e por concordar com as suas explicações lógicas! Parabenizo pela sua contribuição que, em tão bom momento, vem reforçar-me. Abraços.
Reinaldo Cantanhêde Lima

 

De: Beto M. (Belo Horizonte, MG)
Domingo, 11 de novembro de 2012 às 17:37:42
Tudo bem?
Chico Xavier tem uma oração para Deus em relação ao meio ambiente?
Obrigado.
Beto 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação solicitada pelo leitor. Caso alguém nos possa auxiliar, isso será ótimo.

 

De: Humberto de Almeida Saba (Belo Horizonte, MG)
Domingo, 11 de novembro de 2012 às 17:35:29
Olá, tudo bem?
Deveria haver uma lei para que todos os médicos especialistas atendessem clínica geral também. Urgente.
Obrigado.
Humberto

 

De: Jaqueline Geremias (Criciúma, SC)
Domingo, 11 de novembro de 2012 às 15:56:24
Boa tarde, gostaria de saber se o irmão Alaor estará em Uberaba entre os dias 13 e 18/11; estou com viagem marcada para visitá-lo.
Obrigada.
Jaqueline 

Resposta do Editor: 

Infelizmente não temos a informação solicitada, como já informamos a leitora.

 

De: José Sérgio Barroso (Bela Vista de Minas, MG)
Domingo, 11 de novembro de 2012 às 11:57:14
Saudações fraternas a todos! Recentemente enviei uma pergunta e infelizmente não tive resposta. Acreditando ter sido uma falha digital, reitero a pergunta, tendo em vista que a mesma surgiu em um culto no lar pelo meu filho e não tive resposta para dar. É o seguinte: Jesus Cristo é considerado o grande Governador da Terra? E sendo, quem seriam os governadores dos outros planetas, ou esta missão também é confiada a Ele?
Abraços a todos!
José Sérgio 

Resposta do Editor: 

Baseando-nos em Léon Denis e Emmanuel, acreditamos que Jesus seja, sim, o governador espiritual da Terra, mas ignoramos quem sejam os governadores dos outros planetas. Na abertura do livro A Caminho da Luz, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier, Emmanuel informa que na direção de todos os fenômenos do nosso sistema existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias. Jesus, diz Emmanuel, seria um dos membros da mencionada Comunidade.

 

De: Jéssica Cristina Marques de Andrade (Recife, PE)
Domingo, 11 de novembro de 2012 às 00:39:51
Como quebrar um círculo vicioso de apego a alguém que não te faz bem espiritualmente?
Jéssica 

Resposta do Editor: 

Oração e vigilância, eis dois recursos importantes em casos assim, os quais, se acompanhados da prática do bem e do amor ao próximo, constituem preservativos naturais contra os males e as influências que nos poderiam atingir.

 

De: Antônio Reis (Juiz de Fora, MG)
Sábado, 10 de novembro de 2012 às 21:53:49
Pode um Espírito ficar preso na Terra por questões materiais que não foram resolvidas de acordo com ele? E quanto tempo ele consegue ficar ainda na Terra como Espírito?
Antônio Reis 

Resposta do Editor: 

Allan Kardec menciona no livro O Céu e o Inferno, 2ª Parte, capítulo VI, um caso semelhante, em que um Espírito, devido a crimes por ele cometidos na última existência, ficou como que preso por dois séculos à casa onde os fatos ocorreram. Mas, como é explicado no livro, tudo tem um final, que se dá com a mudança dos pensamentos e dos sentimentos do Espírito colocado nessa situação. O caso a que nos referimos tem como título “O Espírito de Castelnaudary”.

 

De: Elaine M. (Casa Branca, SP)
Sexta-feira, 9 de novembro de 2012 às 10:06:56
Gostaria de saber, se possível, os dias e horários de funcionamento do Centro Espírita Amor e Caridade, de Santa Rita do Passa Quatro-SP.
Obrigada. Fico no aguardo.
Elaine 

Resposta do Editor: 

Não dispomos da informação solicitada. Sugerimos à leitora que entre em contato diretamente com o Centro Espírita Amor e Caridade, que se localiza na R José Vila Real 10 – Centro, Santa Rita do Passa Quatro, SP. CEP: 13670-000  e atende pelo telefone  (19 ) 3582-1708.

 

De: Lucas Carvalho Corrêa (Belo Horizonte, MG)
Terça-feira, 13 de novembro de 2012 às 00:15:38
Caros amigos, boa noite.
Mando esta mensagem pois não consegui utilizar o fale conosco do sítio da Web Rádio Fraternidade. Caso tenham o contato com o responsável, por gentileza encaminhá-la. Gostaria de obter se possível a palestra do dia 12/11 das 8 horas, com o tema A Importância da Família na Educação do Espírito, do palestrante Simão Pedro de Lima, ouvida na Radio Fraternidade. Gostei muito e queria compartilhar com a minha família. Como faço para obtê-la?
Desde já agradeço muito a atenção. E desejo uma excelente semana e que a luz divina ilumine a sua vida.
Um grande abraço.
Lucas Corrêa 

Resposta do Editor: 

A mensagem acima foi enviada no mesmo dia à direção da Rádio Fraternidade, que nos informou que entraria de imediato em contato com o leitor.

 

De: Camila Oliveira (Imbituva, PR) 
Quinta-feira, 8 de novembro de 2012 às 14:30
Boa tarde!
Estou procurando respostas para algo intrigante que aconteceu com uma pessoa conhecida. Sabemos que a pessoa está lutando contra "atrapalhos mandados para ela" por orientação de um espírito e nesta quarta-feira ficamos assustados com o que aconteceu. Ela conta que fez faxina na sua casa no último sábado e ontem arredou os sofás para limpar novamente e encontrou um monte de terra e um monte de pimenta (pimenta do reino ralada) atrás da poltrona. Cada monte era equivalente a uma porção que cabe na mão de um adulto. Esta dona de casa não tem crianças, não recebeu visitas esta semana e nem saiu de casa. Segundo ela, não há explicação para isso, pois nenhum dos membros de sua família teria colocado os elementos ali.
Recebemos orientação do mesmo guia espiritual e ele revelou que seria a materialização de alguns elementos utilizados para fazer algum tipo de ritual a fim de prejudicá-la. Ele recomendou algumas orações, queima de defumadores e a colocar uma jarra de água na mesa para que ele e outros mensageiros fluidificassem esta água para limpar a casa e principalmente o local que estava a terra e a pimenta.
Pesquisei sobre a materialização de objetos, mas não consegui encontrar nada que explicasse o suposto fenômeno. Encontrei uma matéria da revista O Consolador que fala da ectoplasmia e da materialização, mas não consegui compreender sob esta perspectiva.
Pedimos uma indicação de bibliografia sobre o assunto e uma explicação sob a ótica espírita, se possível. Agradeço a atenção e desejo uma ótima tarde!
Camila Oliveira 

Resposta do Editor: 

O assunto foi anotado para ser oportunamente tratado na seção O Espiritismo responde, quando a leitora será devidamente informada.

 

De: Lúcia Borges (Florianópolis, SC)
Quinta-feira, 8 de novembro de 2012 às 18:55:52
Estimados amigos. Enviei uma pergunta à revista O Consolador, porém penso que não a redigi direito. A pergunta é a seguinte: Adentrando um Centro Espírita, assisti ali uma das dirigente do referido Centro realizando uma rifa (tipo bingo) retirando de dentro de um saquinho de pano números correspondentes a unidade, dezena e centena e entregando aos ganhadores objetos cujos números fora m previamente vendidos. Tudo isto depois de uma palestra feita por ela mesma. Que pensar de tal coisa? É correta uma atitude desta dentro de uma Casa Espírita?
Lúcia Borges 

Resposta do Editor: 

A questão suscitada pela leitora está sendo respondida nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde.

 

De: André Luís Mattedi Dias (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 9 de novembro de 2012 às 16:39
Prezado senhor.
Parece-me que há um equívoco no editorial "A novela Salve Jorge na mira da intolerância religiosa", na medida em que associa o orixá Ogum  à Umbanda. Os orixás fazem parte originalmente das tradições culturais afro-brasileiras próprias do CANDOMBLÉ, que não pode e não deve ser confundido com a UMBANDA, expressão do sincretismo brasileiro com características próprias e diferenciadas. De fato, o texto é correto quando identifica católicos, espíritas e umbandistas como vítimas do preconceito religioso de "evangélicos", mas peca por omissão ao não mencionar os adeptos do candomblé, que são as maiores vítimas do preconceito, inclusive dos próprios espíritas, eventualmente. Mencionar o candomblé seria uma forma de contribuir para que os próprios espíritas desavisados sejam eventualmente preconceituosos em relação a esta tradição cultural.
Att.
André Luís Mattedi Dias

Resposta do Editor:

Não houve, contrariamente ao que diz o leitor, erro nenhum, porque o orixá Ogum é também cultuado na Umbanda, como pode ser visto em inúmeros textos facilmente encontrados na internet. Esse é também o pensamento de Luis Fernando Barros, Dirigente Espiritual do Tempo Estrela do Oriente, situado no Rio de Janeiro-RJ - www.temploestreladooriente.com.

Caso interesse ao leitor, sugerimos que leia o texto  seguinte que focaliza o assunto e se acha disponível na internet em
http://espiritualizandocomaumbanda.blogspot.com.br/2012/04/hoje-e-dia-de-ogum-na-umbanda-dia-de.html

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita