WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Especial Inglês Espanhol    

Ano 6 - N° 286 - 11 de Novembro de 2012

DAVILSON SILVA
davsilva.sp@gmail.com
São Paulo, SP (Brasil)

 
 


Davilson Silva

Da verdade, caridade e salvação segundo Jesus

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e as línguas dos próprios anjos, se eu não tiver caridade, serei como o bronze que soa e um címbalo que retine.” 1 – Assim iniciou Paulo de Tarso uma de suas mais coerentes e admiráveis cartas à comunidade de Corinto, na Grécia do seu tempo.

No tocante a essa virtude, o sacerdócio organizado que tomou como sua a posse da verdade absoluta, desde o século quarto, tem também escrito as suas cartas. Em uma de suas últimas cartas circulares pontifícias, datada de sete de julho de 2009, a Caritas in Veritate (Caridade em Verdade), parágrafo 1.o, transparece a esdrúxula doutrina da “redenção pelo sangue de Cristo”, que, de início, afirma:

A caridade, na verdade, que Jesus Cristo testemunhou com sua vida terrena e, sobretudo, com a sua morte e ressurreição, é a força propulsora principal para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da humanidade inteira.

Verdade deles

Noutro trecho dessa encíclica, no seu parágrafo 2.o, afirma-se ainda que “a caridade há de ser compreendida e praticada sob a luz da verdade”. Quem ler examinando o desenrolar do texto, logo entenderá que essa “verdade”, obviamente, é a do sacerdócio organizado. Ou seja: quem não adere à verdade da salvação pela fé, não pode se salvar. (A referida encíclica encontra-se à disposição na Internet.)

A respeito do conceito de “salvação”, o próprio Jesus jamais afirmou, sequer insinuou tamanho absurdo. Sua doutrina se resume no maior de todos os mandamentos2 e nada mais. Salvar-se, segundo Jesus, significa cumprir o mandamento da Lei Maior, o qual se resume no amor irrestrito a todas as criaturas, ao próximo, aos mais próximos.

Sem o magno compromisso moral que recomenda “amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, a criatura encarnada (e desencarnada!) nunca terá em si o Reino de Deus. Lembremo-nos de que esse reino não pertence a este mundo nem possui forma exterior, sendo essencialmente um estado de paz, de consciência tranquila. Tal sentimento de bem-estar, sublima-o o dever cumprido pela ação generosa em proveito de alguém ou de alguns, ou de muitos.

Não passa de mentiroso

O bem ao próximo, aos mais próximos, enfim, a tudo o que cerca ou envolve os seres vivos, a natureza, dá esse estado de espírito e torna o benfeitor o mais feliz dos seres mesmo ante os mal-agradecidos, os invejosos, os caluniadores, ante todas as vicissitudes da existência. Não é possível! Se alguém disser que traz consigo esse reino, e ao mesmo tempo desrespeita a crença dos outros, cria barreiras como a do preconceito, da má vontade, julgando, condenando, denegrindo nomes e instituições respeitáveis. Não passa de um mentiroso.

O que mais a intolerância e o preconceito religioso produziram foram injustiças, crueldades. Os atos do Tribunal do Santo Ofício, as Guerras Santas que o digam, em que pese Jesus ter deixado bem claro o segundo mandamento, além do amar a Deus de todo o coração, de toda a alma: “(...) Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus, 13, 30-40).

No entanto, religiões e seitas ditas cristãs valem-se do engano Paulino referente à caridade e à fé, antepondo esta àquela, a fim de manter o dogma da “graça e salvação pela fé”, em contraste com a moral do Evangelho. Por conta desse e de outros pontos de doutrina, estranhos ao pensamento do Mestre Nazareno, ainda por cima definiram a Igreja como a “única coluna e baluarte da verdade”, com base na primeira epístola do mesmo Apóstolo (I a Timóteo, 3,15).

É por essas e outras que esse Cristianismo sentencioso colide com “agora estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem, sendo a mais excelente a caridade”, do próprio Paulo (Coríntios, 13, 13); com “assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”, do Apóstolo Tiago (Tiago, 2,17).

Caridade, e não verdade de a, de b ou de c

A caridade, como a entende Jesus, e confirmada pela Doutrina Espírita, é e sempre será o único meio de salvação, e não segundo a verdade de a, de b ou de c. Por sinal, as modernas edições bíblicas astuciosamente substituíram o termo caridade pelo termo amor, ofuscando-lhe o brilho do sentido dado pelo Mestre. Por isso, segundo o Espiritismo, ela não se limita a tão-somente favorecer os pobres com coisas materiais; sob o ponto de vista espírita, caridade vai desde o ato de doação de “uma moeda” até o de se “perdoar o inimigo”. Perdoar o inimigo resume-se em caridade moral por ter como princípio a Humildade, a maior de todas as virtudes, daí Jesus colocá-la no primeiro item das Bem-aventuranças, durante o Sermão do Monte (Mt., 5,3). 3

Salvação, conforme a Doutrina, não se relaciona a “penas eternas” nem com a salvação de supostas tentações de seres infernais, nem com inferno. O Paulo – não o da carta aos efésios (Ef., 2,8) ao escrever: “pela graça sois salvos mediante a fé”, e sim o Paulo aos romanos (Rom., 2,6), “Deus retribuirá a cada um segundo as suas obras” – compreendeu que a salvação só acontece pela prática do bem, por atos provenientes do sentimento caridoso. “Obras”, aqui no caso, é mesmo o que entendemos como caridade, ou seja, o conjunto de todas as virtudes da alma, porque dela resulta a benevolência com todas as criaturas, e está ao alcance de todos: do ignorante ao sábio, do pobre ao rico, independente de qualquer crença particular. 4

Nenhuma filosofia, religião ou seita possui o privilégio da verdade absoluta. Salvação, quer dizer evolução; só diz respeito a nós mesmos; sem ela, estacionamos em erros e sofrimentos. Se não combatermos nossas más tendências, se não superarmos vícios e defeitos, jamais evoluiremos e, por conseguinte, tornar-se-á cada vez mais difícil o Reino do Céu em nós, a bem-aventurança, ou felicidade perfeita. Esta, só a conseguiremos à custa de uma profunda reforma de temperamento, e Jesus já fez a Sua parte; Ele já ensinou como bem fazê-la.

Fiquemos, portanto, com esta belíssima ilação do Espírito Emmanuel:

(...) Salvar, em legítima significação, é “livrar de ruína ou perigo”, “conservar”, “defender”, “abrigar”, e nenhum desses termos exime a pessoa da responsabilidade de se conduzir e melhorar-se. Navio salvo de risco iminente não está exonerado de viagem, na qual enfrentará naturalmente perigos novos. E doente salvo da morte não se forra ao imperativo de continuar nas tarefas da existência, sobrepujando percalços e tentações. (...) Pedro, salvo da indecisão, é impelido a sustentar-se em trabalho até a senectude das forças físicas. Paulo, salvo da crueldade, é constrangido a esforço máximo, na própria renovação, até o último sacrifício. 5

 

Referências:

1 KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Tradução Herculano Pires. 62. ed. São Paulo: Lake Livraria Allan Kardec Editora, 2001. Cap. 15, do item 1 ao 3, p. 197.

2 Idem, ibidem. Item 4 e 5, p. 199.

3 Idem, ibidem. Cap. 7.o, item 1 ao 13, p. 105.

4 Idem. O Livro dos Espíritos. Tradução Herculano Pires. 62. Ed. São Paulo: Lake Livraria Allan Kardec Editora, 2001. Cap. 11, questão 886, p. 292.

5 XAVIER, Francisco C. Palavras de Vida Eterna (Espírito Emmanuel). 13. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira (FEB), 1989. Tema 153, p. 322.


Visite o blog Pensamento&Espiritualidade http://pensesp.blogspot.com. 


 

                                     


Para expressar sua opinião a respeito desta matéria, preencha e envie o formulário abaixo.
Seu comentário poderá ser publicado na seção de cartas de uma de nossas futuras edições.
 
 

Nome:

E-mail:

Cidade e Estado:

Comentarios:



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita