WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 6 - N° 277 - 9 de Setembro de 2012

ELSA ROSSI
elsarossikardec@googlemail.com
Londres (Reino Unido)
 

Adão sem relógio e sem tênis


“Vovó, eu tenho de fazer o Adão”, disse-me meu netinho de 6 anos, mostrando-me os 250 gramas de argila que trouxera da escola. Era a tarefa daquela quinta-feira dentro do programa de estudos da civilização no colégio jesuíta onde estuda. Sentou-se na cadeira da mesa da cozinha, e muito rapidamente, para espanto de minha filha e de todos nós, preparou as partes do corpo em argila e juntou-as com muita destreza.

Pronto!... Criou o “seu Adão”. Ficamos conversando e ele me dizendo como os amigos iam montar os seus bonecos de barro cumprindo a mesma tarefa da escola.

- Vovó, disse-me ele. Meu amigo Gustavo vai fazer Adão de tênis e o Ricardo vai colocar relógio... Eu falei pra eles que nem existia isso naquela época e que o Adão é uma alegoria. Meu pai me explicou tudo e eu falei pra eles. Eles não acreditaram em mim.

Parabenizei o Nícolas por reter as informações e ensinamentos do seu pai, meu genro.

Nicolas, apesar de estudar em escola católica com outras crianças de outras várias religiões, e ser ainda uma criança, já sabe o que é ser espírita, cumpre as tarefas escolares que lhe são solicitadas, mas já, desde o berço, vem recebendo a educação da Evangelização espírita no lar, onde realizam aos domingos o Evangelho em família. Sempre que possível, frequentam atividades no Centro Espírita,  apreciam o passe e a leitura espírita, enriquecendo a todos com informações que são absorvidas por Nícolas.

Como Nícolas, muitas famílias espíritas mantêm seus filhos em escolas tradicionais católicas, pela conveniência peculiar a cada situação familiar, mas não descuidam de completar os ensinos espíritas, verdadeiro holofote de luz nas consciências beneficiando a vida diária de pais e filhos, na ascensão a um entendimento da verdadeira vida, seja na filosofia, na ciência ou na religião.

Observando as crianças de hoje, especialmente aquelas nascidas dentro da família, vindo como netos, vejo a característica de cada um, as tendências, alminhas diferentes que são, que trazem suas bagagens, alguns com dificuldades em aceitar a Espiritualidade, outros já trazendo essa certeza desde tenra idade, como Nicolas, que mesmo no diálogo em sala de aula, ao ser perguntado qual sua religião, prontamente responde: “Sou espírita”, com tanta naturalidade, como um profundo filósofo da vida.

Imaginem a alegria de ser avó de sete netinhos, e poder participar dessas vidinhas, dos diálogos, do crescimento, das vontades e vislumbrar um futuro de luz neste aprendizado que a Doutrina Espírita oferece a quem desejar, sem imposições.

E assim, um pouco aqui, um pouco acolá por detrás das terras de além-mar, vou seguindo os passos do labor com muito amor.

 

Elsa Rossi, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londres, é membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional, diretora do Departamento de Unificação para os Países da Europa, organismo do Conselho Espírita Internacional, e atual presidente da British Union of Spiritist Societies (BUSS).



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita