WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 6 - N° 276 - 2 de Setembro de 2012
PAULO SALERNO
pgfsalerno@gmail.com
Porto Alegre, RS (Brasil)

 
 


O Movimento Você e a Paz chega a Tramandaí

Cerca de 1.400 pessoas participam do encontro realizado na
bela Capital das Praias, no Rio Grande do Sul


O Movimento Comunitário Você e a Paz, evento ecumênico iniciado em 1998 e difundido sistematicamente todos os anos por Divaldo Pereira Franco, é desenvolvido em várias cidades do Brasil e do Exterior.

Na Bahia, o Você e a Paz acontece em várias cidades ao longo de cada ano. É um Movimento que cresce e se intensifica. A cada ano mais cidades realizam o evento Você e a Paz, semeando a cultura da não-violência e estimulando o ser humano a desenvolver a paz íntima.
 

Tramandaí, a Capital das Praias, no Estado do Rio Grande do Sul, realizou na tarde-noite do dia 19 de agosto de 2012 a sua primeira edição (fotos).

Dorotéo Fagundes, do Programa Galpão do Nativismo da Rádio Gaúcha, fez a apresentação cultural, executando várias canções regionalistas. Os organizadores foram as instituições representativas do movimento espírita do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Estado do Rio Grande do Sul – Hino Rio-Grandense, cantados por todos, o Prefeito de Tramandaí, Anderson José Tomiello Hoffmeister, fez a saudação inicial destacando a presença de vereadores do Município e do Prefeito de Palmares do Sul-RS.

Luiz Genaro Ladereche Figoli, representante da Loja Maçom 213, de Palmares do Sul, apresentou a proposta de paz que é construída pela maçonaria.

O representante no Núcleo da Cruzada Militar Espírita de Porto Alegre, Uchoa Collares, deu destaque às propostas de paz apresentadas por Jesus.

Só se constrói a paz erradicando a violência 

A Dra. Amália Viviane Faria da Silva, presidente da Comissão de Direitos Humanos de Tramandaí, fez referência à participação, nesta edição do Você

e a Paz, de várias cidades litorâneas próximas. Ressaltou a necessidade do cumprimento dos ditames legais que organizam a sociedade humana, bem como a atualidade da legislação em vigor, destacando as Leis Maria da Penha, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso, afirmando que só se constrói a paz erradicando a violência.

O Instituto Waldomiro Lorenz de Porto Alegre, representado pelo Dr. Fernando Lorenz, disse que a paz, mais do que um sonho, é uma disciplina e que se deve manter o otimismo mesmo em situações desfavoráveis.

Divaldo Franco, o Embaixador da Paz no Mundo, apresentou o entendimento de Buda, Sócrates e Jesus sobre a não-violência, cujas propostas eram o desenvolvimento da paz íntima, aquela que não pode ser quebrada, violentada, pois que tem por base o amor incondicional a si mesmo, ao próximo e a Deus.

No ano 2000, informou o nobre conferencista, a UNESCO estabeleceu seis itens para se alcançar a paz:

1º - Preservar a paz;

2º - Rejeitar a violência;

3º - Ser generoso;

4º - Respeitar o Planeta;

5º - Ouvir para compreender; e

6º - Redescobrir a solidariedade.

O ódio se dissemina até encontrar o algodão do amor 

A ONU identificou as vertentes da violência no mundo durante um encontro internacional de todas as religiões do planeta. Essas vertentes são constituídas de quatro itens: a ignorância, o analfabetismo, a miséria econômica e a miséria sociomoral.

Na sequência, Divaldo enfatizou que a criatura humana assimila o bem, a ternura, a paz, e que o ódio se dissemina até encontrar o algodão do amor.

É necessário trazer a paz para dentro dos lares. É fundamental que a família assuma seu papel inalienável de educadora nos lares. Educação é o trabalho de construção, de edificação do indivíduo. É necessário desarmar o indivíduo de seus ímpetos violentos. Não se erradicam os maus hábitos em pouco tempo, mas em décadas. Há uma violência muito cruel: a indiferença. Agir, não reagir. Tornar-se pacífico é se tornar melhor. A solidariedade e a gentileza devem ser redescobertas. Há necessidade de o indivíduo identificar o objetivo da vida, o seu sentido psicológico.

Essas foram algumas ideias-força destacadas por Divaldo.
 

Finalizada sua participação, Divaldo foi amplamente aplaudido de pé por mais de 1.400 pessoas entusiasmadas em se tornarem pacíficas e pacificadoras. Em seguida, em um gesto de solidariedade e de carinho, todos se abraçaram, cantando a seguir, com muito entusiasmo e alegria, a canção Paz pela Paz, de Nando Cordel.

Após o encerramento da solenidade, Dorotéo Fagundes presenteou Divaldo Franco com o Livro-Agenda Gaúcha 2013. É uma agenda que insere cerca de 40 páginas com diversas informações sobre o regionalismo, a cultura gaúcha, um pequeno dicionário de termos gauchescos e diversas outras informações úteis. O Livro-Agenda  é  um projeto anual de

disseminação da cultura regional do Sul do Brasil. O projeto foi lançado em 2004 e seu autor é Dorotéo Fagundes de Abreu.



Nota do Autor:

As fotos que ilustram esta reportagem são de autoria de Jorge Moehlecke.




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita