WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 276 - 2 de Setembro de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Carolina M. (Curitiba, PR)
Terça-feira, 21 de agosto de 2012 às 10:59:00
Olá, gostaria de saber se nas obras da Codificação Espírita há alguma referência sobre a possibilidade de desdobramento causar a morte, o desencarne. Ou seja, há a possibilidade do fenômeno do desdobramento causar o rompimento dos laços fluídicos que ligam o corpo perispirítico ao corpo material?
Obrigada.
Carolina 

Resposta do Editor: 

A emancipação da alma, que em alguns casos constitui o fenômeno de desdobramento, pode ocorrer em várias situações, como, por exemplo, no sono, no sonambulismo e no êxtase. O êxtase – que é, em verdade, um sonambulismo mais apurado – é tratado por Kardec nas questões 439 a 442 d´O Livro dos Espíritos. “Se deixássemos o extático entregue a si mesmo, poderia sua alma abandonar definitivamente o corpo?”. A semelhante pergunta, constante do item 442 do livro citado, os Espíritos responderam: “Perfeitamente, ele poderia morrer. Por isso é que preciso se torna chamá-lo a voltar, apelando para tudo o que o prende a este mundo, fazendo-lhe sobretudo compreender que a maneira mais certa de não ficar lá, onde vê que seria feliz, consistiria em partir a cadeia que o tem preso ao planeta terreno”.

Excetuado esse caso, não vemos como pode a emancipação da alma causar a ruptura da ligação corpo-perispírito.

 

De: Michael Rodrigues (Guarani, MG)
Sexta-feira, 24 de agosto de 2012 às 21:40:13
Olá. Fui informado de que alguns episódios da vida de Cristo não ocorreram de verdade. Dentre esses, um em especial me chama a atenção. É o caso da adúltera que seria lapidada, da famosa frase "Atire a primeira pedra...". Esse momento, que é descrito no livro Boa Nova de forma tão linda, não ocorreu de verdade? E o que realmente aconteceu?
Desde já muito obrigado.
Michael 

Resposta do Editor: 

O fato é narrado no cap. 8, versículos 3 a 11, do Evangelho segundo João. No meio espírita, além do livro Boa Nova, de Humberto de Campos, que o reproduz, o tema aparece também em duas obras de Emmanuel: O Consolador, questão 64, e Religião dos Espíritos, cap. 50.

Em sua obra “Sabedoria do Evangelho”, volume 5, pág. 51, Carlos Torres Pastorino comenta as dúvidas que foram levantadas no seio da Igreja com relação ao episódio, mas informa que entre os que admitem a veracidade do relato estão dois vultos importantes do Cristianismo: Agostinho e Jerônimo.

Eis o site que oferece aos interessados o download gratuito do volume citado: http://www.espiritualidades.com.br/

 

De: Mario Bernardino Jubin Marsiaj (Brasília, DF)
Quinta-feira, 23 de agosto de 2012 às 12:41:49
Assunto: Edição 274 - Interpretar corretamente a Bíblia é importante? Parte 1
Paulo Artur: Gostei muito deste artigo (Parte 1) e estou na espera da continuação! Concordo com a maioria das suas colocações. Um abraço e prazer em encontrá-lo após tanto tempo!
Mario Marsiaj

 

De: Estênio Negreiros (Fortaleza, CE)
Sábado, 25 de agosto de 2012 às 11:31  
Uma pessoa da minha relação familiar, e que é católica, quer saber o motivo pelo qual os católicos não conduzem a Bíblia quando vão à igreja. Existe alguma explicação à luz da Doutrina Espírita?
Cordialmente.
Estênio 

Resposta do Editor: 

É provável que o fato tenha sua origem na própria história da Igreja. Enquanto Lutero e os protestantes em geral incentivavam seus fiéis à leitura e ao estudo da Bíblia, no seio do catolicismo durante muito tempo foi considerado crime ter um exemplar da Bíblia em casa. O tema da peça O Santo Inquérito, escrita por Dias Gomes em 1966, foi exatamente essa implicância da Igreja com relação ao contato dos católicos com as Escrituras. Somente a partir do papa João XXIII, na década de 1960, é que os sermões nos cultos católicos, antes feitos em latim, passaram a ser proferidos nos idiomas dos fiéis de cada país. Outro motivo, que consideramos também relevante, está ligado ao modelo utilizado nos cultos católicos, em que alguém fala e os demais apenas escutam, inexistindo o debate, a discussão, o estudo, tornando desnecessário ter à mão um exemplar da Bíblia.

 

De: Márcia P. (Londrina, PR)
Quarta-feira, 22 de agosto de 2012 às 21:19:12
Por gentileza, poderiam indicar psicólogos em Londrina que seguem a linha espírita?
Antecipadamente agradeço!
Márcia 

Resposta do Editor: 

Há, sim, vários psicólogos em Londrina que participam das lides espíritas. A leitora já foi informada disso.

 

De: Maria Teresinha Ribeiro Bitencourt (Porto Alegre, RS)
Sábado, 25 de agosto de 2012 às 18:37:42
Boa tarde! Solicito o seguinte esclarecimento: pode o mundo espiritual inferior (mundo das trevas) deliberar sobre a reencarnação de um espírito que comungue com as trevas? Li um artigo que afirma ser isso possível. No entanto, nada encontrei na doutrina espírita que se coadune com essa possibilidade.
Grata pela atenção.
Maria 

Resposta do Editor: 

A leitora tem razão em sua dúvida, porque nada existe na doutrina espírita que embase o artigo por ela citado. Ao contrário, em entrevista publicada na edição 51 desta revista, Divaldo Franco, ao responder à seguinte pergunta: “Para haver gravidez, independentemente do desejo dos pais e do reencarnante, existe necessidade de autorização das autoridades espirituais?”, declarou o seguinte: “Certamente que sim, porquanto no mapa da reencarnação dos futuros pais já se encontram delineados os filhos que devem, que podem ou que queiram ter. Graças a isso, ocorrem as facilidades na concepção ou os grandes impedimentos que vêm sendo vencidos pela ciência, através dos tempos, facultando a ocorrência sempre sob supervisão espiritual”. O link que remete o interessado à entrevista é este: http://www.oconsolador.com.br/51/entrevista.html

 

De: Arnaldo Ramos de Oliveira (Santa Rita do Sapucaí, MG)
Domingo, 26 de agosto de 2012 às 09:04:00
Assunto: Edição 274 - Interpretar corretamente a Bíblia é importante? Parte 1
Paulo, se não estudarmos o velho testamento (pois creio que podemos obter conhecimentos irrefutáveis), como entender a afirmação da Doutrina Espírita de que temos 3 revelações (Moisés, Cristo e Doutrina Espírita). Por exemplo: para mostrar aos cristãos modificados que a reencarnação está no velho testamento em Job? como mostrar aos hindus a impossibilidade de reencarnar em animais se o espírito não retrograda? Como entender as correções de Jesus quanto a amar aos inimigos sem o direcionamento nem sempre seguro, porém de extrema importância para os questionamentos atuais? Dizem que o homem que não tem passado também não tem historia. Será que nosso passado e história não estão contidos no Velho Testamento?
Forte abraço fraterno.
Arnaldo

 

De: Leocádio Barbosa (Navegantes, SC)
Domingo, 26 de agosto de 2012 às 15:04:48
Boa tarde, gostaria muito de saber se vocês trabalham com mesa branca.
A quem pode me informar o mais rápido possível, o meu muito obrigado.
Leocádio 

Resposta do Editor: 

Embora a expressão “mesa branca” aplicada ao Espiritismo não seja correta, por tratar-se de denominação estranha à literatura espírita, entendemos muito bem que o leitor quis referir-se à doutrina codificada por Allan Kardec, isto é, à doutrina espírita, que é o tema principal e o objeto desta revista.

 

De: Adelpho Barros (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 26 de agosto de 2012 às 12:21:41
Educação Sexual na Vida Moderna. Escola de Jesus. Perguntaram-me: “Como Dominar o Instinto Sexual"? Respondi que iria buscar mais informações com "O Consolador". Aguardo resposta.
Grato pela ajuda.
Adelpho 

Resposta do Editor: 

Dada a exiguidade deste espaço, a questão proposta pelo leitor será tratada oportunamente na seção O Espiritismo responde, quando então o leitor será devidamente informado.

 

De: Jayme Tadeu dos Santos (Itapetininga, SP)
Sábado, 25 de agosto de 2012 às 17:03:51
Assunto: Edição 275 - Interpretar corretamente a Bíblia é importante? Parte 2 e final
O autor desse artigo está equivocado em suas colocações, tendo falado mais sobre o hinduísmo do que sobre o tema do artigo. Kardec em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" faz uso de vários trechos do Antigo Testamento; fala sobre Jó, Isaías, Jeremias e outros. Creio que o editor deveria rever esse artigo...
Jayme 

Resposta do Editor: 

Dada a limitação deste espaço, a questão levantada na carta acima será tratada na seção O Espiritismo responde da próxima semana.

 

De: Fernanda Aparecida Charão Bellos (Porto Alegre, RS)
Sábado, 25 de agosto de 2012 às 14:08:18
Muito obrigada por ter respondido a minha mensagem. Estou começando a trabalhar a minha mediunidade aqui na minha cidade, onde frequento um centro espírita. Gostaria de perguntar por que antes sofria com depressão e agora ela está mais forte? Uma das colegas do centro espírita que eu frequento me disse que podem ser os espíritos pressionando para eu desenvolver a minha mediunidade e que, quando eu começar a trabalhar, a depressão vai passar. Gostaria de uma resposta.
Muito obrigada pela atenção.
Fernanda 

Resposta do Editor: 

Se a leitora enfrenta realmente a depressão, devidamente diagnosticada por um profissional da medicina, é preciso tratar-se, porque vários são os fatores que podem estar na origem dessa enfermidade.

Sugerimos-lhe, a propósito, que leia a explicação dada pelo professor Raul Teixeira acerca desse assunto em um texto publicado na edição 192 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano4/192/raulteixeiraresponde.html

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita