WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

O Espiritismo responde
Ano 6 - N° 273 - 12 de Agosto de 2012
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI


 
Um leitor pergunta-nos em que consistem, numa reunião mediúnica, as comunicações simultâneas e qual é, a esse respeito, a nossa opinião.

Comunicações simultâneas são aquelas que ocorrem ao mesmo tempo. Há grupos em que o fato envolve dois ou mais médiuns que dão passividade e transmitem comunicações simultaneamente. Em muitos grupos, porém, o fato não é admitido e, assim, as comunicações são neles sempre isoladas, trabalhando apenas um médium a cada vez.

No livro "Desobsessão", cap. 39, André Luiz reporta-se ao assunto e diz, com toda a clareza, que não é aconselhável se verifique o esclarecimento simultâneo a mais de duas entidades carecentes de auxílio.

A obra citada, que é referência em matéria de reuniões mediúnicas, sugere-nos a prática do esclarecimento simultâneo a duas entidades necessitadas de auxílio, não mais do que isso, para que a ordem seja assegurada.

As fotografias que ilustram os diversos capítulos do livro o comprovam.

De fato, se mais de duas entidades se comunicam ao mesmo tempo pela psicofonia, em uma sala que apresenta geralmente reduzidas dimensões, o vozerio pode inviabilizar a harmonia necessária ao andamento da reunião.

Há em nosso meio aqueles que entendem que o atendimento simultâneo a duas entidades, como sugerido por André Luiz, pode também causar tumulto e, por isso, preferem manter o que sempre se observou nas sessões mediúnicas, com apenas uma manifestação mediúnica de cada vez.

Entendemos, no entanto, que as comunicações simultâneas, longe de constituírem um problema, apresentam duas vantagens importantes. A primeira: duplica-se o número de comunicações e de atendimentos na reunião. A segunda: favorece de forma inegável o trabalho dos médiuns.

Quanto à suposta desarmonia, a solução é bem fácil. Basta que os médiuns psicofônicos sejam dispostos convenientemente na sala de sessões.

Digamos que – em um grupo dotado de 4 médiuns psicofônicos – os médiuns A e B sejam colocados numa das pontas da mesa, ao lado do primeiro esclarecedor, situando-se os médiuns C e D na ponta oposta, ao lado do segundo esclarecedor. Quando o médium A dá passividade, o B permanece calado e coopera mentalmente no esclarecimento. Encerrada a comunicação, o médium B dá passividade e o médium A se retrai, verificando-se o mesmo processo na outra ponta, com o revezamento entre os médiuns C e D.

A conversação que se estabelece entre o esclarecedor e a entidade desencarnada é acompanhada pelos participantes próximos do esclarecedor, enquanto se dá o mesmo na outra ponta da mesa, de forma que, mantendo-se um tom de voz adequado, o diálogo numa das pontas da mesa não prejudique o outro, que é, como foi dito, realizado simultaneamente.

Esclarecemos que a ideia aqui exposta não é fruto de teoria, porque a temos praticado ao longo dos últimos 25 anos, sem problema nenhum, motivo pelo qual não poderíamos manifestar-nos de forma contrária ao que André Luiz expõe no livro mencionado.
 


 


 
Para esclarecer suas dúvidas, preencha e envie o formulário abaixo.
Sua pergunta será respondida em uma de nossas futuras edições.
 

  Simulador de configuracoes FORMMAIL

Nome:
E-mail:
Cidade e Estado:
Pergunta:
 


 



 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita