WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 273 - 12 de Agosto de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Willy B. (Brasília, DF)
Domingo, 5 de agosto de 2012 às 18:31:26
Por que os espíritas em sua maioria não aplicam as técnicas do magnetismo? Kardec sempre afirmou que ambos caminham juntos e o seu estudo necessário. Seguimos ou não o Mestre lionês?
Willy 

Resposta do Editor: 

A pergunta do leitor funda-se num equívoco, porque o que as casas espíritas, quase em sua totalidade, oferecem aos seus frequentadores é exatamente o recurso do passe magnético, com base nos estudos que Kardec publicou, especialmente nas edições da Revista Espírita, na qual transcreveu, entre outras, orientações dadas até mesmo pelo Espírito de Mesmer.

Em nosso meio, costuma-se adotar – de modo geral – a orientação contida na obra "Obsessão, o passe, a doutrinação", de J. Herculano Pires, publicada pela editora Paideia, na qual o saudoso e respeitado confrade declara enfaticamente: "O passe espírita é simplesmente a imposição das mãos, usada e ensinada por Jesus, como se vê nos Evangelhos. Origina-se das práticas de cura do Cristianismo Primitivo. Sua fonte humana e divina são as mãos de Jesus. O passe espírita não comporta as encenações e gesticulações em que hoje o envolveram alguns teóricos improvisados, geralmente ligados a antigas correntes espiritualistas de origem mágica ou feiticista. Todo o poder e toda a eficácia do passe espírita dependem do espírito e não da matéria, da assistência espiritual do médium passista e não dele mesmo. Os passes padronizados e classificados derivam de teorias e práticas mesméricas, magnéticas e hipnóticas de um passado há muito superado. Os Espíritos realmente elevados não aprovam nem ensinam essas coisas, mas apenas a prece e a imposição das mãos. Toda a beleza espiritual do passe espírita, que provém da fé racional no poder espiritual, desaparece ante as ginásticas pretensiosas e ridículas gesticulações".

 

De: Joaquim Carvalhal (Porto, Portugal)
Quinta-feira, 2 de agosto de 2012 às 06:28:29
Comunicado:
O NERV Núcleo Espírita Rosa dos Ventos está com novo endereço:
Rua General Humberto Delgado, 543 r/c -- 4450-759 Leça da Palmeira -- Portugal
E-mail: nervespiritismo@yahoo.com
Site: http://www.nervespiritismo.com/
Telefones: 965384111/229962395
Joaquim Carvalhal

 

De: Daiany Rocha (Piraúba, MG)
Quarta-feira, 1º de agosto de 2012 às 13:18:40
Gostaria de os parabenizar pela revista. Conheci a doutrina desde pequena através de minha avó e hoje trabalho em uma casa espírita de minha cidade. Ainda fico meio receosa de não ter descoberto um tipo de mediunidade certa em mim, mas sempre que estou lá sinto que de alguma forma estou conseguindo ajudar um pouco meus irmãos que estejam necessitados.
Continuem a divulgar essa doutrina tão maravilhosa e que nos dá tantas esperanças de dias melhores em meio a tantas tempestades que surgem em nossas vidas.
Daiany

 

De: Paula Ranzani (Pindorama, SP)
Quarta-feira, 1º de agosto de 2012 às 13:12:47
Boa tarde, vocês poderiam me informar o telefone do Lar Teodoro Lausi Sacco?Desde já, obrigada.
Paula

Resposta do Editor:

Não temos a informação solicitada pela leitora, a quem sugerimos recorrer à USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, cujo site é http://www.usesp.org.br/site/use/

 

De: Sílvia Bacellar (Araras, SP)
Quinta-feira, 2 de agosto de 2012 às 17:02:45
Boa tarde. Estou fazendo um trabalho de recuperação de livros antigos. Tenho aqui a obra: “O Cristianismo do Cristo e o dos seus vigários", de Padre Alta, publicado em 1939. Porém, o livro encontra-se sem a capa e estou com muita dificuldade em localizar uma foto da capa. Será que os senhores podem me ajudar?
Grande abraço a todos e fiquem com a Luz e a Bênção Divina do Grande Mestre.
Sílvia 

Resposta do Editor: 

Infelizmente, não temos a informação solicitada pela leitora.

 

De: Adriana Carneiro (Recife, PE)
Quinta-feira, 2 de agosto de 2012 às 18:02:37
Gostaria de receber suas edições, ou, ao menos, informações atuais de suas veiculações, diretamente no meu e-mail. É possível?
Grata,
Adriana 

Resposta do Editor:

Sim; é possível. A leitora será atendida.

 

De: L. M. (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 3 de agosto de 2012 às 10:03:55
Eu e meu marido brigamos demais. Hoje relevo muitas coisas devido ao ensinamento espírita. Será que vivemos algo no passado e hoje temos que ser melhores que antes?
Obrigada.
L. M. 

Resposta do Editor: 

Segundo o que aprendemos no Espiritismo, nossas múltiplas existências têm conexão umas com as outras. Em face disso, é muito provável que a leitora e seu esposo sejam velhos companheiros e, o que é inegável, temos sim de ser a cada dia melhores do que fomos na véspera, independentemente do que houvermos ou não feito no passado.

 

De: José Antônio dos Santos (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 3 de agosto de 2012 às 18:14:23
Gostaria de receber semanalmente a revista pelo meu e-mail, indicada pelo amigo Talma.
Grato.
Tony 

Resposta do Editor: 

O leitor será atendido, tal como solicita.

 

De: Regina Rodrigues (Santa Luzia, MG)
Sábado, 4 de agosto de 2012 às 08:09:48
Olá! Bom dia! Sou leitora de "O Consolador" e esta mensagem é só para avisar, não sei se ocorre só comigo, mas o link do livro "O que é o Espiritismo" não está abrindo e não consigo baixar o livro.
Obrigada!
Atenciosamente.
Regina Rodrigues 

Resposta do Editor: 

Agradecemos a colaboração da leitora e informamos que o problema foi regularizado assim que tomamos conhecimento do fato.

 

De: Sandra Maria (Campo Novo, RS)
Sábado, 4 de agosto de 2012 às 08:28:35
Li no livro Estrela de Luz que os animais evoluem e podem reencarnar como homem, é correto? Nos estudos sempre me disseram que eles evoluem sim, mas dentro da espécie deles.
Sandra 

Resposta do Editor: 

Pergunta idêntica à formulada pela leitora foi respondida na edição passada. O tema evolução anímica foi examinado em nossa revista na seção O Espiritismo responde da edição 111. Eis o link que remete ao texto publicado: http://www.oconsolador.com.br/ano3/111/oespiritismoresponde.html

 

De: Thiago T. (Curitiba, PR)
Sábado, 4 de agosto de 2012 às 13:59:27
Por gentileza, poderiam enviar-me o livro "Novos Horizontes"?
Adicionalmente, existe algum link para download direto de todas as obras?
Thiago 

Resposta do Editor: 

O livro mencionado pelo leitor não está disponível no site de nossa revista, mas pode ser encontrado no seguinte website: http://www.inexistentman.net/2012/05/26/mais-de-1100-livros-espiritas-para-download-gratis/, em que é possível baixar, gratuitamente, mais de 1.100 livros espíritas.

 

De: Adriana Ritti (Juiz de Fora, MG)
Sábado, 4 de agosto de 2012 às 22:01:11
Estamos criando um site para o C.E. Ivon Costa e gostaríamos de colocar este Evangelho de busca aleatória que vocês têm. Vocês podem nos ajudar?
Muito grata.
Adriana Ritti 

Resposta do Editor: 

A solicitação da leitora já foi atendida.

 

De: M. E. (Londrina, PR)
Domingo, 5 de agosto de 2012 às 17:01:59
Tenho um problema: uma filha que se chama J. Quando ela se casou, passou a desprezar os pais! Ela maltrata meu neto e minha neta, seus filhos. Agora está grávida do terceiro filho, mas nós, avós maternos, não podemos nos aproximar dela e dos netos, porque sou católica e eles são evangélicos.
Eles eram antes uma maravilha, pois, quando se casaram, moravam em minha casa. Minha filha era católica, mas, para viver casada, teve que passar para a religião do marido. Não gostei, pois quem é evangélico não vive arrumando encrenca e muito menos maltrata criançinhas ainda bebezinhos.
Estou sofrendo porque ela me chamou de mulher desgraçada, sendo eu mãe dela. Não sei o que fazer. Peço ajuda espiritual de vocês para aliviar minhas angústias, meu sofrimento, meu desânimo, pois não tenho ânimo pra mais nada nesta vida.
Um abraço.
M. E. 

Resposta do Editor: 

Somente a prece, a oração constante e o pensamento elevado podem ajudar em casos assim. É importante não guardar ressentimento, ódio ou raiva, porque essas emoções só concorrem para piorar a situação, que já é, por si, muito difícil. Além da prece, os recursos utilizados pelos espíritas compreendem o passe, o Evangelho no lar, a prática do bem e muita paciência, porque os fatos descritos na carta indicam claramente que a filha não está bem e precisa muito de ajuda e apoio espiritual. Se a leitora se dispuser a buscar apoio numa casa espírita, acreditamos que isso a ajudará e é, portanto, uma providência que não deve ser descartada.

No site http://www.internorteparana.com.br/ a leitora encontrará os endereços dos centros espíritas situados na cidade de Londrina.

 

De: Gilvanete Resende da Silva (Feira de Santana, BA)
Domingo, 5 de agosto de 2012 às 17:16:13
Gostaria de saber exatamente como é realizado o casamento entre duas pessoas espíritas?
Gilvanete 

Resposta do Editor: 

Não existe, no Espiritismo, nenhuma cerimônia especial relativa ao casamento. Os espíritas casam-se no civil, perante o Juiz de Paz, como estabelece a lei brasileira. Se o casal deseja que se faça uma oração simultânea ou subsequente à cerimônia, o ideal é que um dos nubentes a profira, evitando-se, contudo, toda e qualquer formalidade que lembre a cerimônia religiosa observada por católicos ou protestantes.

 

De: Gilberto Marcelino (Santos, SP)
Terça-feira, 7 de agosto de 2012 às 14:43:16
Gostaria muito de receber boletins informativos no meu e-mail, pois há muito tempo sou espírita.
Desde já obrigado pela atenção.
Gilberto

 

De: Denise F. (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 5 de agosto de 2012 às 18:37:23
Gostaria que vocês entrevistassem Jacob Melo sobre as técnicas do magnetismo sobre a depressão. O magnetismo e seu estudo são recomendados por Kardec (L. Médiuns, Obras Póstumas, Revista Espírita) e teimamos em padronizarmos os passes, pois é mais cômodo. Gostaria muito de ver uma entrevista de vocês com o Jacob.
Obrigada.
Denise 

Resposta do Editor: 

Agradecemos e anotamos a sugestão.

 

De: Marisa S. (São Paulo, SP)
Domingo, 5 de agosto de 2012 às 18:44:12
A revista deveria comentar sobre a obra de Jacob de Melo sobre o passe, magnetismo e depressão. Estamos numa época onde esse mal virou uma pandemia e continuamos com medo de aplicarmos e estudarmos o magnetismo tão falado por Kardec. Temos a ferramenta que nos é dada pela doutrina, mas não queremos estudar. Seria muito interessante uma entrevista com ele. Fico no aguardo.
Abraços.
Marisa

Resposta do Editor: 

A sugestão foi anotada.

 

De: Regina Duarte (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 6 de agosto de 2012 às 15:52:34
Assunto: Edição 272 - Existe mau uso do livre-arbítrio?
Excelente texto. Serviu-me como material de reflexão e também para preparar a aula para os jovens com quem convivo na evangelização.
Parabéns!
Regina

 

De: Otaviano Lage (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 6 de agosto de 2012 às 16:04:54
Assunto: Edição 271 - Estaria o Espiritismo ultrapassado?... Ou muito na frente?
Compartilho o respeito do autor pelos médiuns citados. Penso que a literatura mediúnica produzida através deles tem caráter suplementar. Ou seja, não agrega ou inova a Doutrina Espírita e nem poderia, mas auxilia na compreensão de alguns pontos, mas sem os alterar. A compreensão doutrinária está vinculada à melhoria do padrão vibratório. O Espiritismo é vivencial, pois mostra que o progresso depende do esforço e perseverança de cada um.
Otaviano 

 

De: J. S. (Simplício Mendes, Piauí)
Segunda-feira, 6 de agosto de 2012 às 18:36:02
Caro amigo, sou um pobre pai sofrido. Tenho um filho já homem, inteligente, mas ele sofre de uma tremenda obsessão. Sou estudante da doutrina espírita, já conheço um pouco, mas o centro do qual participo na minha cidade ainda é pequeno e os trabalhos ainda são poucos. Meu filho já participou de algumas reuniões, mas há meses não mais vai, pois a obsessão é tanta que o impede de ir mesmo comigo. Ele passa dias sem querer me ver por eu participar do centro.
Amigo, sei que existem pessoas com dom para doutrinar tal influência negativa. Imploro em nome de Deus: ajuda-me a libertá-lo. (Segue o nome do filho e seu endereço.)
J. S. 

Resposta do Editor: 

Anotamos o nome, bem como o endereço do jovem mencionado na carta acima, para encaminhá-lo a alguns grupos mediúnicos de nossas relações. Mas lembramos ao leitor que ninguém pode ajudar a uma pessoa que não se ajuda. Em casos de obsessão, os ensinamentos espíritas mostram que o melhor médico da pessoa que sofre o processo obsessivo é ela mesma. O passe, as orações, o Evangelho no lar, a prática do bem, a mudança dos pensamentos, eis o que se recomenda para que o tratamento desobsessivo possa ter êxito.

 

De: Felipe de Azevedo Borges (Belo Horizonte, MG)
Terça-feira, 7 de agosto de 2012 às 11:38:47
Assunto: Edição 272 - Existe mau uso do livre-arbítrio?
Gostei da matéria apresentada.
Obrigado.
Felipe

 

De: Andréa Fontoura (Uruguaiana, RS)
Terça-feira, 7 de agosto de 2012 às 14:06
A respeito do 9º Fórum da Integração.
Mais uma vez as lideranças regionais se encontram em Uruguaiana-RS para um Fórum da Integração. De uma proposta advinda de uma necessidade de discutir temas estratégicos e técnicos com as lideranças da 7ª Região-RS, no ano de 2003 surge o Fórum da Integração, um evento com público-alvo: os dirigentes da região. O evento vem se caracterizando por seus temas ásperos, objetivos e por suas discussões lúcidas e de alto nível por conta de seus participantes.
A unificação é o maior objetivo do evento. Em suas edições passadas já foram tratados temas como “O Dirigente Espírita” e “Comunicação”; neste ano o tema proposto foi “Conduta Espírita na Unificação”, um tema que nos faz pensar em como nos portar diante de nós mesmos perante as diversas casas espíritas e movimentos que se relacionam na região.
Contando com líderes de toda a região, o evento se iniciou no dia 4 de agosto em Uruguaiana com uma vídeo-palestra com o tema “A Ética do Amor no Centro Espírita”, exposta pelo palestrante Alberto Almeida. Logo após, grupos discutiram a palestra e após um intervalo para o jantar um debate acalorou o evento. Com tranquilidade os irmãos conseguiram realizar um debate de alto nível, o que não surpreende, tendo em vista a vasta experiência dos participantes do evento, em sua grande maioria dirigentes que conhecem as rotinas e peculiaridades do movimento espírita regional.
No domingo (5 de agosto) pela manhã foram expostos 3 painéis aos participantes. O primeiro com o tema “O Espírita e a Política” ficou a cargo do irmão Pedro Bouchet, de São Borja, com um tema polêmico e com grande participação do público. A exposição foi muito interessante e importante para os presentes, criando dúvidas e incentivando reflexões ao tema. O segundo painel foi apresentado pelo irmão Paulo Henrique Brum, de Uruguaiana. Falando sobre “Liderança na Unificação”, o trabalho trouxe grandes discussões e diversas opiniões foram expostas durante a exposição. O último painel foi exposto pelo irmão João Elias Lançanova, de Alegrete, e tratou de “Conflitos no Processo de Unificação”. Com uma base sólida o irmão conseguiu apresentar as dificuldades enfrentadas por todos os que se envolvem com a Doutrina Espírita e o movimento de unificação.
Após os painéis houve paralelamente uma reunião com as lideranças da Coordenadoria Regional da 7ª Região-RS e um minicurso tecnológico desenvolvido pelo CRE, sendo seguidos pelo intervalo de almoço. À tarde foram realizadas oficinas que tinham como objetivo desenvolver projetos práticos para o ano de 2013 na região. Com diferentes enfoques (Casa espírita, União Municipal Espírita e Região Espírita) os participantes foram divididos e juntos tiveram a missão de planejar futuros projetos de unificação para as diferentes organizações unificadoras.
Com público total de 70 pessoas, o evento continua sendo de grande importância para o movimento espírita regional, sendo uma grande oportunidade de interação regional e de grande troca de experiências.
Mais informações, materiais e fotos:
http://portal.espiritismosul.org.br/?p=4282
Abraços.
Andréa Fontoura

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita