WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 6 - N° 271 - 29 de Julho de 2012
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)

 
Marco Antonio Granjeiro Lima: 

“Nosso grupo surgiu pelo desejo de cantar a mensagem do Cristo” 

O músico e professor cearense fala sobre a origem e o trabalho desenvolvido pelo Grupo Acorde, de João Pessoa-PB, que divulga o pensamento espírita cristão por meio da música

 

Marco Antonio Granjeiro Lima (foto), nosso entrevistado, natural de Juazeiro do Norte-CE, reside em João Pessoa-PB. Espírita desde 1984, ocupa o cargo de vice-presidente da Federação Espírita Paraibana, compondo também a formação do Grupo Acorde, que possui vários CDs e 1 DVD editados.  Professor  de  Artes  pela  Universidade

Federal da Paraíba, Especialista em Educação Musical para Crianças com Deficiência Visual e Mestre em Serviço Social, a entrevista que nos concedeu oferece-nos vasto material para reflexões sobre a arte na divulgação espírita.

O que é o Grupo Acorde? 

É uma Banda Musical composta por músicos espíritas profissionais que residem em João Pessoa-PB, que se uniram para compartilhar o pensamento espírita cristão na sua proposta musical, levando-a aos mais diversos recantos do Estado e fora dele.  

Como surgiu o grupo e quando?  

Pelo desejo de cantar a mensagem do Cristo, de forma libertadora, para as criaturas compreenderem o Evangelho no real sentido. Foi com esta proposta musical que surgiu a iniciativa de jovens da Federação Espírita Paraibana integrarem-se num ideal de compor um conjunto, em 1987, que mais tarde, em julho de 1994, transformou-se no Grupo Acorde. 

Qual a fonte de inspiração para o nome do grupo e das músicas?  

Na verdade, o nome Acorde surgiu quando concluímos em estúdio o nosso primeiro CD – Laços de Família. Não tínhamos ainda nome, pois almejávamos apenas gravar uma coletânea de músicas. Os produtores então perguntaram: e o nome da Banda qual é?  Inspiradamente, oramos e veio o nome Acorde, que tem um duplo sentido, o Despertar Espiritual e o Musical. Eis a fonte viva da nossa inspiração. 

E a composição do Grupo? 

A composição do Grupo Acorde é de 13 integrantes: Betinho Muniz (maestro/piano/teclado/acordeon), Beto Melo (voz/teclado), Ednaldo Quipapá (trompete), Júnior Dias (voz/bateria), Luciana Rodrigues (voz), Marco Lima (voz/violão), Ricardo Cavalcante (baixo), Ricardo Ribeiro (voz/violão/trombone/guitarra), e, ainda, as participações especiais de Almir do Vale (sax tenor), Arnaud Neto (clarinete, flauta, sax tenor e sax soprano) Dilson Meneses (maestro/trompete), Junior Max (teclado/piano) e Carlos Henrique “Riquinho” (bateria/percussão). 

Quantos CDs e DVDs já foram editados? 

Fizemos parcerias importantes e o Acorde conta com as participações especiais do renomado cantor e compositor Nando Cordel em algumas canções, além das cantoras Marinês (e Sua Gente – in memoriam) e Samantha Bonzer (americana). O Grupo Acorde já lançou 8 trabalhos, sendo 7 CDs e 1 DVD.    

Qual o gênero musical preferido pelo Grupo? 

O repertório do Grupo Acorde varia numa espécie de MPB cristã à meditação, embalado por canções singelas, que tocam diretamente a alma de quem as escuta, o que já chegou a ser conhecido na Europa e nos Estados Unidos, através de parcerias com a Federação Espírita Paraibana e  o Clube da Arte do Lar Fabiano de Cristo. 

Nesse tempo todo de existência, foram muitas as apresentações?  

Sim, muitas, mas no âmbito do Nordeste e restritas a alguns eventos espíritas que possibilitaram a logística para nossas apresentações. O trabalho foi todo catalogado por meio de fotos e registros feitos pela secretaria da SECAM (Sociedade Espírita Acorde Music), criada em abril de 2000.  

Como você sente a influência da música na moralização do ser e na melhora do ambiente?  

Do ponto de vista musical, a harmonia produz elementos de alto teor vibratório, que impregna positivamente os ambientes sensibilizando-nos e favorecendo um link com a nossa espiritualidade intrínseca. As letras poeticamente elaboradas, de caráter reflexivo, trazem-nos a conscientização sobre quem somos, ressignificam nossos valores e nos propõem o esforço para a autoiluminação interior. Daí o nome Acorde na dimensão espiritual. 

Quais as principais repercussões que gostaria de citar? 

O Acorde deu um passo importante ao utilizar a música como uma ferramenta de difusão do pensamento espírita, inclusive com shows musicais em espaços públicos, com o que vem estimulando a formação de novos grupos musicais e cedendo suas músicas para regravações em várias regiões do País. 

Algo mais que gostaria de acrescentar?  

Quando Leopoldo Machado na sua “Canção da Alegria Cristã” convida-nos a construirmos um Movimento Espírita mais cristianizado, “pela implantação da Paz e a Alegria”,  oferecemos o nosso óbolo musical para a formatação da arte espírita que transcende e evolui da condição de casulo à borboleta. 

 

Nota do Autor: 

Os contatos com o Grupo Acorde podem ser feitos por meio dos endereços abaixo:

E-mail: marco.alim@hotmail.com

Telefone:

83-8782-9584 – Beto Melo

83-8824-9369 – Marco Lima;  

83-8867-2334 – Luciana

Site: (www.grupoacorde.com)




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita