WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 6 - N° 269 - 15 de Julho de 2012

JANE MARTINS VILELA
jane.m.v.imortal@gmail.com
Cambé, PR (Brasil)   

 

Não desfalecer


... Enquanto te encontras no plano de exercício, qual a crosta da Terra, sempre serás defrontado pela dificuldade e pela dor. A lição dada é caminho para novas lições. Enche-te, pois, de calma e bom ânimo, em todas as situações
... (Emmanuel, no livro Fonte Viva, psicografia de Chico Xavier.)


Oportuno lembrar Emmanuel em sua mensagem de força e de coragem. Todo dia, infortúnios e lágrimas se derramam sobre nossos ombros, dando-nos a certeza da dolorosa caminhada humana rumo à ascensão espiritual. Convivendo com pessoas de todos os níveis sociais, na nossa maravilhosa oportunidade de servir no Espiritismo, observamos pessoas cujo sofrimento fá-las pensar em desistir da vida, e outras cujo sofrimento é gritante aos olhos das pessoas, mas não aos seus corações, pois sorriem e cantam, quando muitas chorariam.

Nestes dias mesmo, ouvimos uma senhora que não recebe uma herança pensando em morrer... Uma senhora que ficou um ano e meio presa e que agora está em regime domiciliar, segundo ela, precisando trabalhar e o sistema não lhe dá oportunidade de trabalho, tem filhos pequenos, precisa ser aceita na sociedade e tem dificuldades... Um pai consciente, com a filha muito obesa, desejando ajudá-la, disposto a fazer exercícios com ela... Mães que não sabem o que fazer com os filhos, ou ameaçando, ou obedecendo, ou sendo indiferentes... Escolas que não sabem o que fazer com as crianças, querendo... Avós queixando-se de netos, que são crianças normais, dizendo que são agitados demais... Jovens adultos que deveriam ser educados, brigando em público... Tudo aparentando dor... Súplicas no ar... Mas, em compensação, crianças brincando... Jovens bailando... Crianças descobrindo a vida, aprendendo e felizes por aprender, numa alegria enorme...É a vida, com suas nuances, bebês calmos, bebês chorões... Pessoas amando, pessoas reclamando, pessoas agradecidas...

 Vemos de tudo... Como é bom poder servir, embora de modo pequenino! Quem serve encontra a alegria de viver...  A nossa irmãzinha da herança seria feliz se servisse mais, a jovem ex-presidiária não teria sofrido sem ambição desmedida, a criança não precisaria ter recorrido à gula, ficando obesa, para ter a atenção que lhe faltou, se tivesse  o afeto que desejava, enfim tudo seria melhor com a presença incessante do amor!

Recebemos também nesses dias notícias belas de quem sabe amar e que se nutre com o amor que distribui. Uma senhora que cuida do marido que ela ama profundamente, que está acamado, com paralisia cerebral, uma inteligência brilhante, excepcional, que uma queda, ao atingir a cabeça, prostrou-o no leito há vários anos, dá-nos notícias de seus netos, que cercam diariamente o avô com abraços e beijos, resignado, sem revolta no leito. Ela, uma força, um exemplo de dedicação, cultivando nos netos o amor pelo avô.

O amor nos emociona... A dor é o modo como cada um vê sua própria vida... Sorrisos e lágrimas se misturam... Precisamos confiar que os dias difíceis passam, que o mundo vai melhorar, a Terra vai melhorar!

Certo dia, Bartolomeu, que andava entristecido, comentou com Jesus, segundo conta o livro Boa Nova, psicografado por Chico Xavier, que aqui na Terra o selo do mal parecia obscurecer as coisas mais puras. Por toda parte, a vitória do crime, o jogo da ambição, a colheita dos desenganos! Ouvindo-o, Jesus lhe respondeu: A vida terrestre é uma estrada pedregosa, que conduz aos braços amorosos de Deus. O trabalho é a marcha. A luta comum é a caminhada de cada dia.

Ninguém fica verdadeiramente órfão sobre a Terra, como nenhum ser está abandonado, porque tudo é de Deus e todos somos seus filhos. Mesmo o criminoso terá a sua redenção.

Emmanuel pede que estejamos alegres e auxiliemos a todos os que nos partilham a marcha, porque, segundo o apóstolo Paulo, se possuímos a graça de contar com o agasalho para cada dia, cabe-nos a obrigação de viver e servir em paz e contentamento. Ser alegre é servir com amor, como a grandiosa esposa a que nos referimos, que é exemplo para sua família. Ser alegre é partilhar do amor, trabalhando enquanto se tem força, confiando num futuro melhor e nunca desfalecendo com as pedras do caminho, mas, ao contrário, removendo-as serenamente e prosseguindo na marcha, sabendo que a estrada é longa e difícil, mas que Deus dá forças para continuarmos, colocando sempre ao lado do viajor quem o ajude a transportar seu fardo pesado, tornando-o mais leve sem retirá-lo dos ombros, porque, mesmo partilhando o caminho, a trajetória é individual.

 Façamos a nossa parte para um mundo melhor no amanhã, e continuemos. As dores de hoje serão bênçãos para os dias melhores que estão reservados ao espírito corajoso que não desanimar na jornada.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita