WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 6 - N° 267 - 1º de Julho de 2012
ANA MORAES
anateresa.moraes2@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)

 
 

Câmara dos Deputados homenageia o Movimento Brasil sem Aborto

Em Sessão Solene realizada na manhã do dia 25 de junho, a Câmara dos Deputados homenageou o Movimento Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil sem Aborto. De início houve apresentação do Coral do Senado Federal. A Sessão foi aberta e presidida pelo deputado Mauro Benevides (CE), que depois passou a direção ao autor do requerimento, deputado Salvador Zimbaldi (SP). Vários deputados se manifestaram.

No plenário estavam dirigentes de várias instituições espíritas do Distrito Federal. A mesa foi integrada pelo deputado que a presidiu, por Jaime Ferreira Lopes e Lenise Garcia, respectivamente ex e atual presidente do Movimento citado, representantes da CNBB, do Conselho de Pastores, da Rebrates, da DIRA e da Federação Espírita Brasileira, representada por seu vice-presidente Antonio Cesar Perri de Carvalho (foto).


Os integrantes da mesa também fizeram uso da palavra. Como se tratava de Sessão Solene, houve transmissão pela TV Câmara, sendo a súmula devidamente registrada nos Anais da Câmara dos Deputados. 


A proposta do Movimento Brasil sem Aborto é a
preservação da vida

 

O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto é uma organização de natureza suprapartidária e suprarreligiosa que defende a preservação da vida desde a sua concepção, atuando de forma estruturada para pautar ações e argumentos a partir de evidências e pesquisas no campo da genética, da embriologia, da bioética e da legislação vigente.


“Muitos dizem que defendem a legalização do aborto como uma forma de preservar a vida de mulheres que o praticam, pois estariam correndo risco de vida em clínicas clandestinas. Dizem tratar-se de um problema de saúde pública. Na realidade é mais que isso. Se temos 1,5 milhão de abortos, temos, no mínimo, 1,5 milhão de mortes”, afirma a doutora Lenise Garcia, professora do Departamento de Biologia Celular da UnB e atual presidente do Movimento.

Professores, estudantes, advogados, líderes religiosos e comunitários, juristas e cientistas de renome integram a organização, que mobilizou nas três marchas nacionais realizadas em Brasília cerca de 40 mil pessoas. Em todo o País, mais de 100 mil pessoas já participaram de eventos em prol da vida e contra o aborto.

 

No Brasil, as pesquisas revelam que 68% da população
é contrária ao aborto

 

Para Jaime Lopes, vice-presidente do Movimento, esse expressivo número é reflexo do desejo dos brasileiros. “Estamos alinhados com 90% da população, que é contra a legalização do aborto”, diz ele, com base no resultado de uma pesquisa divulgada pelo IBOPE em meados de 2005 e ratificada por outra do Datafolha, de 2008, em que 68% dos entrevistados disseram não à mudança da legislação brasileira vigente, que criminaliza o aborto.


Essa postura contrária do brasileiro ao aborto vem aumentando a cada ano. Em 2006, 63% da população era contrária, passando a 65% em 2007 e atingindo 68% em 2008. Outro parâmetro que confirma essa atitude é a crescente estruturação do Movimento Brasil Sem Aborto em todo o País, em que já atuam em todo o território nacional cerca de 15 comitês.


Um dos alvos do Movimento foi a luta contra a liberação do aborto de anencéfalos, assunto que tramitou por muito tempo no Supremo Tribunal Federal e cujo julgamento saiu poucos meses atrás. Com a liberação do aborto de anencéfalos no Brasil, os próximos poderão ser os de crianças portadoras de Síndrome de Down ou qualquer outro tipo de deficiência, fato que constitui uma ameaça concreta.

De forma pacífica, mais uma Marcha Nacional pela Vida ocorreu em Brasília 

Como parte das ações programadas pelo Movimento, ocorreu na tarde do dia 26 de junho, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a 5ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil sem Aborto. De forma pacífica, a caminhada se organizou defronte do Museu Nacional e prosseguiu até o Congresso Nacional (fotos).

Numeroso público e caravanas ligadas a várias religiões compareceram ao evento. A imprensa leiga e a ligada às religiões, inclusive a TVCEI (www.tvcei.com) estiveram presentes, realizando entrevistas e fazendo filmagens do evento.

Em frente do Congresso usaram da palavra  deputados,  dirigentes  do  Movi-

mento   Nacional  da  Cidadania  pela Vida - Brasil sem Aborto, inclusive de Comitês de vários Estados. A Federação Espírita Brasileira - uma das fundadoras do citado Movimento - esteve presente na Marcha, na pessoa de seu vice-presidente Antonio Cesar Perri de Carvalho, e a Federação Espírita do Distrito Federal foi representada pelo vice-presidente Paulo Maia Costa. Os temas defendidos neste ano foram a aprovação do Estatuto do Nascituro e a elaboração de um novo Código Penal que defenda a vida desde a concepção.


 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita