WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 267 - 1º de Julho de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Alcídio Miguel (São Francisco de Paula, RS)
Terça-feira, 26 de junho de 2012 às 22:58:52
Caro amigo:
Continuo discordando da existência de animais no plano espiritual, pois como vemos no Livro dos Médiuns os Espíritos Superiores são bem claros quando afirmam que não existem:
[...]36. Pode-se evocar o Espírito de um animal?
- O princípio inteligente que animava o animal fica em estado latente após a morte. Os Espíritos encarregados desse trabalho imediatamente o utilizam para animar outros seres, através dos quais continuará o processo da sua elaboração. Assim, no mundo dos Espíritos não há Espíritos errantes de animais, mas somente Espíritos humanos. Isto responde a vossa pergunta.[...]Mas então por que muitos espíritos veem animais no plano espiritual? No livro A Gênese está a resposta:
[...]Por um efeito análogo, o pensamento do Espírito cria fluidicamente os objetos dos quais tenha o hábito de se servir; um avaro manejará ouro, um militar terá suas armas e seu uniforme, um fumante seu pito, um trabalhador sua charrua e seus bois, uma velha mulher sua roca.
Estes objetos fluídicos são também reais para o Espírito e que estariam no estado material para o homem encarnado; mas, pela mesma razão a qual são criados pelo pensamento, sua existência é também fugidia como o pensamento.[...]
Neste trecho Kardec explica que os Espíritos criam seus objetos, assim como esse trabalhador criou seus bois, que na verdade não eram espíritos de animais, mas somente criação fluídica.
Se não for isso, os Espíritos Superiores mentiram quando disseram no Livro dos Médiuns que não existiam espíritos de animais errantes, mas apenas de humanos.
Alcídio

Resposta do Editor: 

Mantemos as explicações publicadas anteriormente. Há em “O Livro dos Médiuns” informações que o próprio autor dessa obra reformulou mais tarde, como por exemplo as relativas ao tema possessão. A análise de um tema não pode fiar-se em um único livro, porque o ensino espírita é progressivo. O mesmo equívoco com relação ao tema possessão foi cometido na questão do fenômeno de transporte, visto que o ensinamento contido na obra citada foi superado por Bozzano e por André Luiz, como já mostramos em texto publicado nesta revista. O leitor, contudo, tem o direito de aceitar ou não as ideias novas. O que não deve é dogmatizar e achar que tudo o que Kardec escreveu vale apenas por esse fato. O Espiritismo não é uma doutrina dogmática; é bom sempre lembrar-nos disso.

 

De: Airton Azevedo (Caxias do Sul, RS)
Sábado, 23 de junho de 2012 às 11:26:55
Olá meu amigo. A respeito da existência de animais no plano espiritual, esse meu vizinho de município, ainda está ligado somente às obras básicas. Lendo o Nosso Lar, ele encontrará respostas às suas indagações.
Um abraço.
Airton

 

De: Adelpho Barros (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 26 de junho de 2012 às 17:57:25
Qual a razão para se fazer tanto "mistério" em relação à existência de animais no plano espiritual?
Na hipótese de haver animais no plano espiritual, estariam também incluídos aí os invertebrados?
Adelpho

Resposta do Editor: 

Não há, pelo que entendemos, mistério com relação ao fato. Existem, sim, dúvidas e pessoas que acreditam e pessoas que não acreditam que possa haver animais no chamado plano espiritual.

Quanto aos invertebrados, a resposta é não, porque no curso da evolução anímica o princípio espiritual torna-se individual somente a partir dos animais vertebrados, que possuem cérebro e um sistema nervoso devidamente organizado para tal fim. Em face disso, no plano espiritual só podem existir almas desencarnadas de animais vertebrados, cuja presença ali tenha alguma função ou utilidade, porque em geral, como sabemos, as almas dos animais volvem à existência corpórea "quase" imediatamente.

 

De: Jaime Mendoza Palomino (Manizales, Caldas, Colômbia)
Segunda-feira, 25 de junho de 2012 às 19:48:35
Muy estimados hermanos,soy un espirita seguro de lo que cree y cada dia me siento mas espirita,les escribo porque he estado pensando en lo que lei hace meses en un destaque de esta hermosa revista,sobre quien fue Andre Luis cuando estaba encarnado.La verdad es que no volovi a ver nada al respecto en ningun destaque,lei sobre la polemica que se habia formado cundo en el Anuario espirita del año 2004 se decia Que El habia sido el doct or cientifico Carlos Chagas,yo tambien lei el libro dictado por el espiritu. dr. Ignacio Ferreira donde en una visita que el hace a Nuetro Hogar ,Andre le dice que El fue Carlos Chagas.Hubo extrañesa porque en el libro Nuesyro Hogar,la historia donde el narra su vida cuando encarnado no coincide en nada con la del Doctor Chagas.Lo he pensado mucho y he llegado a la conclucion de que pudo haberse tratado de un homonimo o tocayo del cientifico,al dr Ferreira le falto haberle preguntado a Andre si habia sido Carlos Chagas el cientifico,cuyo nombre lleva la enfermedad Mal de Chagas.Yestoy seguro que Andre Luis le habria contestado que era otro Crlos Chagas.Pudo ser un homonimo como los hay y los han habido en todas las ciudades del mundo,y asi el libro nuestro hogar si cuadra en todos sus detalles,es mi humilde granito de arena para dilucidar ese rompecabezas.Yo creo que eso pudo haber su cedido.Por favor espero su respuuesta,dignme si han vuelto a traytar ese asunto.asau h ermano que los aprecia y bendice mucho.
Jaime
 

Resposta do Editor: 

A resposta à carta acima será dada na seção O Espiritismo responde da próxima semana.

 

De: José Xavier (Brumadinho, MG)
Domingo, 24 de junho de 2012 às 18:10:12
Apesar de já ter lido as obras básicas, ainda persiste em mim uma dúvida entre expiação e prova. Qual a diferença?
José
 

Resposta do Editor: 

A pergunta formulada na carta acima está sendo respondida nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano6/267/oespiritismoresponde.html

 

De: José Estênio Gomes Negreiros (Fortaleza, CE)
Terça-feira, 19 de junho de 2012 às 11:12:03
Veja o leitor que ferramenta sensacional, que facilita qualquer pesquisa na internet. Eu não sei quem foi que bolou este site, mas vale a pena divulgá-lo.
Clique neste link: http://www.cliqueepronto.com.br/ e veja que facilidade para acessar quase tudo da internet.
Abraços.
José Estênio
 

 

De: R. V. (Ariquemes, Rondônia)
Terça-feira, 26 de junho de 2012 às 19:33:32
Meu marido faleceu há 29 dias. Se eu me matar, eu o verei? Se existe vida após a morte, eu posso vê-lo se eu morrer? Ajudem-me por favor. Eu também perdi meu filho dois dias após a morte de meu marido.
R.V.
 

Resposta do Editor: 

Claro que existe vida após a morte do nosso corpo e nós encontraremos, sim, os familiares queridos que partiram antes de nós. Contudo, quem se suicida com esse objetivo não conseguirá concretizá-lo. O ato suicida traz, como consequência, exatamente o contrário do que a pessoa desejava. Há na literatura exemplos disso, inclusive na obra de Kardec. A melhor homenagem que podemos fazer aos entes queridos que desencarnaram é continuar a luta, o trabalho, o esforço no bem, certos de que a existência em nosso plano é muito curta e transitória.

 

De: Vinicius A. (Votuporanga, SP)
Segunda-feira, 25 de junho de 2012 às 19:51:01
Vejo como legal a ideia de defender os princípios kardequianos em sua origem. Mas sinto um desconforto hoje ao ler ou ouvir siglas como o "CUEE", que foi inclusive proposta por Kardec, porque, dependendo de onde vejo, às vezes me parece estar associado a um dogmatismo religioso, fato que ao próprio codificador era algo temeroso...
Vinicius
 

 

De: Otaviano Lage (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 25 de junho de 2012 às 16:31:05
Assunto: Edição 266 - Espaço, Tempo e Espírito (Parte 1)
O artigo de João Fernandes,"Espaço, Tempo, Espírito" é, no mínimo, instigante. O autor retoma recomendação feita pelo próprio Allan Kardec segundo a qual o correto entendimento da Escala Espírita é a base para a melhor compreensão da Doutrina. Isso porque o estudo das informações transmitidas ao Codificador pela Espiritualidade Maior pressupõe E EXIGE o estudo simultâneo de "A Gênese" e sua exegese complementar, "Evolução em Dois Mundos", pelo Espírito André Luiz e psicografada por Chico Xavier e Waldo Vieira. Assim, começamos realmente a compreender a razão pela qual estamos aqui e a importância do processo de reencarnação. São temas que gostaria de ver abordados com mais frequência pelos diversos oradores espíritas. Aguardo a publicação do complemento do artigo.
Saudações,
Otaviano Lage

 

De: Andrea I. (Itabuna, SP)
Domingo, 24 de junho de 2012 às 17:21:44
Esclarecendo minha carta anterior, explico que o que quero saber é se existe algum centro que receba pedidos de psicografia através de cartas ou e-mails, ou seja, sem que eu precise viajar até ele.
Obrigada.
Andrea
 

Resposta do Editor: 

Já explicamos à leitora que há vários médiuns que trabalham nessa área. Há pouco divulgamos em nossa revista o site de um deles, chamado Rogério Leite, que esteve recentemente em nossa região e causou por aqui uma boa impressão. Rogério mantém na internet o site www.cartaconsoladora.com.br. 

 

De: Porcina Guerra (Teixeira de Freitas, BA)
Domingo, 24 de junho de 2012 às 17:14:56
Na estante da minha casa tem o livro Memórias do Padre Germano, e até hoje nunca interessei em lê-lo. Depois desta matéria vou lê-lo, assim que terminar a trilogia de Ivone A. Pereira.
Bom domingo.
Porcina

 

De: Ailton Antonio Silva (Belo Horizonte, MG)
Domingo, 24 de junho de 2012 às 17:04:04

Na Parte 1 do Estudo do livro Memórias do Padre Germano, consta que a Editora da FEB incluiu no mesmo um apêndice intitulado "Recordações", ditado pelo Espírito do Padre Germano ao médium Chico Xavier. Solicito a gentileza de informar onde posso conseguir esse texto.
Abraços.
Ailton
 

Resposta do Editor: 

O apêndice intitulado "Recordações" compões a parte final da edição publicada pela FEB, que pode ser encontrada, para download, no link:
www.autoresespiritasclassicos.com

 

De: Ary Mauro Ribeiro (Belo Horizonte, MG)
Quinta-feira, 21 de junho de 2012 às 11:00
Caro amigo, saúde e paz.
Apraz-me dirigir-me ao Amigo, encarecendo informes com respeito ao assunto autismo na visão espírita.
Pela proverbial atenção, antecipo agradecimentos.
Abraços.
Ary
 

Resposta do Editor: 

Anotamos a solicitação para lhe dar, oportunamente, o atendimento solicitado pelo leitor.

 

De: N. P. (Niterói, RJ)
Sexta-feira, 22 de junho de 2012 às 00:26:39
Boa noite. Ver fotos de ente querido desencarnado, chorar, sentir falta, desejar que o desencarne não tivesse ocorrido... até onde isso atrapalha o caminho dele? Logo após esses ocorridos, fazer uma prece a ele pode ajudar? Acho que estou atrapalhando meu amigo, mas não consigo controlar a saudade e a tristeza. Estou me tratando de depressão por isso, mas a ideia de estar prejudicando meu amigo só me desespera mais.
Por favor, orientem-me.
Grata.
N. P.
 

Resposta do Editor: 

O sentimento de saudade, de ternura, de desejo de estar junto, evidentemente, não prejudica o ente que partiu para o mundo espiritual. O que se deve evitar é o sentimento de revolta, de desespero, de inconformação, porque revela falta de fé em Deus, que é sábio e entende o que é melhor para nós, os seus filhos. Quanto à prece a favor da pessoa querida, não há dúvida de que ajuda sempre e é o melhor que podemos fazer com relação aos nossos familiares desencarnados.

 

De: Eliana Beatriz de Fátima (Guaxupé, MG)
Sexta-feira, 22 de junho de 2012 às 17:11:28
Meu marido faleceu faz três meses, minha filha engravidou quando completava dois meses do seu falecimento. Seria possível meu neto ser a reencarnação do meu marido? Por favor, me esclareça, pois tenho pensado muito nessa possibilidade.
Eliana
 

Resposta do Editor: 

Embora seja um fato bastante raro, a possibilidade de uma pessoa voltar à vida terrestre tão cedo existe. O assunto não deve, porém, causar nenhuma preocupação, porque, caso deva ser conhecido da leitora, a revelação lhe virá naturalmente.

 

De: Gina Penna (Brasília, DF)
Sexta-feira, 22 de junho de 2012 às 17:59:26
É recomendável público nas reuniões de desobsessão?
Gina
 

Resposta do Editor: 

A pergunta formulada pela leitora é o tema central do Editorial desta mesma edição. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano6/267/editorial.html 

 

De: Vitor Santos (Estoril, Lisboa, Portugal)
Domingo, 24 de junho de 2012 às 14:26:21
Assunto: Edição 266 - Espaço, Tempo e Espírito (Parte 1)
Olá! Se a ligação corpo-espírito for eletromagnética, será que não é possível realizar reuniões mediúnicas em salas altamente blindadas contra a penetração de ondas eletromagnéticas? Parece ser uma experiência interessante.
Vitor
 

 

De: Virgilio Esteves (Bragança, Portugal)
Domingo, 24 de junho de 2012 às 14:23:04
Assunto: Edição 266 - Espaço, Tempo e Espírito (Parte 1)
Muito bem escrito. Concordo com tudo. Só estranho que num texto tão grande não conste uma única vez a palavra (verbo) DEUS.
Virgilio
 

 

De: Marcos F. (Araraquara, SP)
Domingo, 24 de junho de 2012 às 14:03:53
Assunto: Especial 118 O advento do mundo de regeneração
Isto é o certo, nada de datas; sigamos as obras de Kardec para não sermos tachados de "anunciadores de expectativas errôneas".
Marcos

 

De: Gina Fernandes (Brasília, DF)
Quinta-feira, 21 de junho de 2012 às 12:48:45
Troquei meu e-mail pelo atual e gostaria de continuar a receber as publicações semanais do Consolador, mas não sei como me cadastrar novamente.
Obrigada.
Gina
 

Resposta do Editor: 

Não é necessário fazer cadastro. O novo endereço da leitora já foi anotado. 

 

De: Iracema Azevedo de Sá (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 21 de junho de 2012 às 11:53:31
Campanha Doação de Brinquedos para Crianças Carentes
PROJETO VIDA VIVA FAZENDO UMA CRIANÇA SORRIR
"Contribua com sua parcela, para tornar mais belo este mundo. Um pequenino gesto, uma ação insignificante, pode melhorar muito o ambiente em que nos encontramos, elevar o entusiasmo de quem está desanimado, reanimar aquele que está desiludido. Um simples aperto de mão confiante faz renascer, por vezes a coragem de quem estava por fraquejar. Então! Contribua com algo de seu para tornar mais belo este mundo!"
Com o objetivo de possibilitar que as crianças carentes da comunidade Residencial (localizada nas adjacências da Av. Abílio Augusto Távora, Nova Iguaçu-RJ) comemorem o seu dia com mais alegria, solicitamos por meio deste a doação de brinquedos e alimentos não perecíveis para serem distribuídos na comunidade. Salientamos que o objetivo desta ação é assegurar às crianças o direito ao lazer através do brinquedo. O Projeto Vida Viva caracteriza-se como uma ação de cunho social sem intencionalidade político-partidária. O evento acontecerá no dia 21 de dezembro de 2012. Na esperança de contar com a vossa atenção, agradeço antecipadamente, ao tempo em que coloco-me à disposição para quaisquer informações adicionais.
Iracema 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita