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Crônicas e Artigos

Ano 6 - N° 263 - 3 de Junho de 2012

WELLINGTON BALBO
wellington_balbo@hotmail.com
Bauru, SP (Brasil)
 

Sugestão para o educador espírita infantil


Um dos grandes nomes da literatura espírita infantil, Adeílson Sales, disse certa vez que tudo o que fizermos pela literatura infantil e pelas crianças será pouco, tamanha a importância de se transmitir valores morais aos pequenos corações.

Somos obrigados a concordar com o escritor, porquanto, conforme consta na própria codificação espírita é no período infantil que o Espírito está mais acessível aos valores transmitidos.

Crianças que crescem em ambientes positivos, recheados de amor e harmonia têm maiores chances de estruturarem-se adequadamente sob todos os aspectos.

Porém, almas ainda aprendizes na arte de educar e de educar-se, não raro trocamos os pés pelas mãos.

Muitas vezes, claro que nem sempre, ensinamos nossos filhos de forma equivocada.

Transmitimos a eles nossas frustrações, sonhos e desejos.

Eu mesmo queria que meu filho fosse jogador de futebol. Inconscientemente transmitia ao garoto um desejo meu.

Queremos, em realidade, que eles – nossos filhos –  completem aquilo que falta em nós, esquecendo-nos de que são uma individualidade.

Por isso é preciso prestar atenção em como estamos conduzindo nossas crianças, sejam filhos ou aqueles que estão sob nossa guarda no ambiente espírita ou escolar.

Mas ainda bem que Adeílson e outros autores e educadores estão preocupados em nos repassar suas experiências no trato com os pequenos.

São lições e experiências que não podemos ignorar.

Devemos, portanto, aprender com eles e tanto quanto possível arregaçarmos as mangas para bem trabalharmos nessa seara infantil.

Seja com nossos filhos ou com os filhos dos outros é imperioso transmitirmos fielmente as mensagens legadas por Jesus.

E pensando e repensando nas múltiplas maneiras de facilitarmos o acesso das lições do Nazareno para as crianças foi que busquei na internet algum programa que pudesse me ajudar a confeccionar histórias em quadrinhos.

Quadrinhos são ferramentas poderosas para conquistar a atenção das crianças e atingir o objetivo de repassar ensinamentos morais.

E após inúmeras tentativas encontrei o programa HagáQuê que foi desenvolvido por uma equipe da UNICAMP – UNIVERSIDADE DE CAMPINAS. Os responsáveis pelo programa são: Heloísa Vieira da Rocha, orientadora, e os pesquisadores Sílvia Amélia e Eduardo Hideki.

Achei extremamente importante o desenvolvimento desse software porque constatamos a sua relevância para o educador e a criança. O educador, espírita ou não, pode utilizar o programa para desenvolver seus próprios quadrinhos ou fazer com que a criança entre no universo lúdico das histórias e ela mesma as desenvolva, porquanto é muito simples operá-lo.

Isto é uma mostra de como a ciência pode colaborar para a divulgação da Doutrina Espírita e o engrandecimento do ser humano.

Deixo, pois, o link para que o educador espírita faça o download do software e desenvolva o trabalho que melhor achar conveniente com suas crianças. Entre, acesse e baixe o programa. Eis o link -http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

É muito fácil e simples de utilizar. Não percamos, pois, a possibilidade de agregarmos valor ao trabalho de educação espírita infantil. 



 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita