WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 259 - 6 de Maio de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Terezinha de Jesus (Caxias do Sul, RS)
Segunda-feira, 30 de abril de 2012 às 10:33:12
Encontrei respostas que procurava. Como faço para ajudar alguém que não dispõe de centro espírita perto de onde mora?
Terezinha 

Resposta do Editor: 

Quando um adepto do Espiritismo não dispõe de centro espírita na cidade em que reside, a solução é buscar outros simpatizantes da doutrina e iniciar os preparativos para, no futuro, fundar uma casa espírita. Esse trabalho foi realizado com sucesso em Londrina-PR em 2001 e nos anos seguintes, originando-se dele várias casas espíritas. A primeira etapa do trabalho consiste em criar um Grupo Familiar de Espiritismo no bairro em que a pessoa reside. O culto do Evangelho feito na residência de um dos participantes, em sistema de rodízio, é a atividade inicial. Com o crescimento do Grupo, as atividades se ampliam, introduzindo-se primeiro o estudo metódico da Doutrina Espírita, depois os passes e, finalmente, a transformação do Grupo em um Centro Espírita organizado. A ideia motivadora do trabalho realizado em Londrina foi colhida num texto escrito pela confreira Janet Duncan, que apresentou uma tese no Congresso Mundial de Espiritismo realizado em Portugal sobre como falar de Espiritismo em um país onde não existem espíritas.

Para os estudos a que nos referimos, esta revista oferece subsídios interessantes, que o Grupo Familiar de Espiritismo pode perfeitamente utilizar, a custo zero.

 

De: Isabel Maria do Patrocínio Fonseca Gomes (Roterdã, Holanda)
Quinta-feira, 26 de abril de 2012 às 10:38:22
Gostei muito da vossa página; é muito linda. Eu e meus filhos iniciamos agora o estudo aqui em Rotterdam. Estamos iniciando o Evangelho com as crianças. Ainda não sabemos muito bem; eu penso que sou médium de incorporação e meus filhos não sei bem. Beijos no vosso coração e que Jesus nos abençoe.
Isabel

 

De: Rose Sasseron (Andradas, MG)
Quarta-feira, 25 de abril de 2012 às 19:31:08
Olá, gostaria de saber se ainda existe o centro espírita do senhor Atílio Belleti. Preciso muito encontrar com um dos filhos dele. Será que podem me ajudar? Deste já, muito agradecida.
Rose 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação que a leitora nos pede. Mas é possível obter notícia a respeito, acessando o site  http://www.enderecocasaespirita.org.br/, que fornece os endereços dos centros espíritas existentes no Brasil e no exterior.

 

De: Cristiane Ramos Pires (Caxias do Sul, RS)
Quarta-feira, 25 de abril de 2012 às 21:06:48
Há algum link ou página em que eu poderia ter um atendimento fraterno para ter uma conversa sobre alguns problemas que tenho?
Cristiane 

Resposta do Editor: 

Não temos conhecimento da existência de sites na internet que prestem o atendimento mencionado.

 

De: Michelle Caroline (Colombo, PR)
Quarta-feira, 25 de abril de 2012 às 10:01:07
Olá, há quatro anos perdemos um ente querido (um bebê de 1 semana) e gostaria de saber se ele tem como passar alguma mensagem para nos através de psicografias. Desde já agradeço. Fiquem com Deus.
Michelle 

Resposta do Editor: 

A comunicação com nossos entes queridos já desencarnados faz-se naturalmente durante o sono corpóreo, desde que não existam impedimentos a que isso ocorra. Fora isso, é preciso que um médium concorra para que a comunicação se dê. Mas, é bom lembrar que, segundo Chico Xavier, o contato com o plano espiritual se inicia pelos Espíritos e sua frase, a propósito disso, tornou-se bem conhecida: “O telefone toca de lá para cá”.

 

De: Mafalda Muzzolon Yanagawa (Guarapuava, PR)
Quinta-feira, 26 de abril de 2012 às 11:04:28
O que aconteceu com o programa Transição? por que saiu do ar? foi para outro canal ou acabou? Estou muito triste, pois esperava o domingo com ansiedade.
Mafalda

Resposta do Editor: 

Segundo apuramos, o programa Transição não acabou, mas aguarda a definição de um processo que envolve a Rede Mundo Maior e a TV CEI, quando então voltará a ser exibido.

 

De: Ana Knispel (Florianópolis, SC)
Data: Sábado, 28 de abril de 2012 às 09:13:30
Referência: Artigo de Liszt Rangel de Miranda Coelho.
Jesus não é um personagem desconhecido e ignorado como este autor afirma. Muito menos um "lendário" mártir, para ser alvo de pesquisas teológicas. Muitos estudiosos "procuram" Jesus nos manuscritos, traduções, histórias bíblicas e não O encontrarão. Jesus é Espírito e apenas se faz conhecer àqueles que O buscam em Espírito. Por isso Ele disse:" "A letra mata, mas o Espírito vivifica". O autor queixa-se de que falta no MIER espírito de fraternidade e união. Na verdade, este grupo nunca teve uma experiência com Jesus, tão pouco este autor, que pensa que "reencontrou" Jesus. Se ele realmente estivesse em sintonia com Jesus, bastaria para contagiar o grupo todo com o amor e fraternidade de Cristo, principal virtude dos cristãos verdadeiros. Se ele tivesse descoberto de verdade quem é Jesus, o Cristo, jamais iria sugerir para deixarmos de ser cristãos. Muito pelo contrário! Espero que Jesus acenda a Luz Crística em seu interior, para que não seja mais um fariseu hipócrita, cheio de conhecimento teológico mas vazio de espiritualidade.
Ana

 

De: Norma Rodriguez (Uruguaiana, RS)
Sábado, 28 de abril de 2012 às 16:02:55
Boa tarde. Pode uma entidade através de um passe mediúnico tirar alguma coisa material, como por exemplo um anel com um símbolo egípcio, sem o médium perceber, se achar necessário para aliviar certas dores da pessoa que está sendo atendida, e depois esse objeto não aparecer em lugar nenhum, tudo isso acontecendo na frente de outras pessoas?
Obrigado.
Fiquem com Deus.
Norma 

Resposta do Editor: 

Sim, o fato descrito é possível, mas de difícil realização, e jamais assistimos a fenômeno semelhante. No item 99, 15ª pergunta, d´O Livro dos Médiuns, Kardec e os Espíritos tratam do assunto. No texto mencionado, está dito que se pode imputar aos Espíritos o desaparecimento de certos objetos, cuja causa seja ignorada. Contudo, como a subtração dos objetos exige quase que as mesmas condições fluídicas que o trazimento deles reclama, isso só se pode dar com o concurso de médiuns dotados de faculdades especiais.

 

De: Rogério da Silva (Barra Mansa, RJ)
Sábado, 28 de abril de 2012 às 17:56:21
Assunto: Edição 258 - Suicídio e aborto de anencéfalos
Na minha opinião, esses ministros que votaram a favor do aborto, esses sim não têm cérebro.
Rogério

 

De: Wilma Beatriz Vieira (Santa Luzia, MG)
Sábado, 28 de abril de 2012 às 18:41:06
Assunto: Edição 258 - Suicídio e aborto de anencéfalos
A matéria é muito esclarecedora, principalmente porque nos traz claramente a importância da reencarnação como oportunidade de resgate e reajuste. Só mesmo a nossa querida doutrina espírita cristã para nos clarear o entendimento. Permaneçamos com Jesus.
Wilma

 

De: Marcelo Filippo (Teresópolis, RJ)
Sábado, 28 de abril de 2012 às 21:20:48
Caros irmãos!
Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o Blog Espiritismo Século XX. Muito bom mesmo. Também gostaria de saber sobre o aparecimento das doenças no organismo e uma relação de tais enfermidades segundo a linha psicossomática das mesmas. Como a visão espírita explica isso?
Marcelo

Resposta do Editor:

À pergunta formulada pelo leitor cremos que se aplica a resposta dada pelo doutor Nubor Facure a propósito dos que desejam saber qual é a explicação espírita para a doença de Alzheimer. Eis o que o conhecido médico escreveu, com o que estamos plenamente de acordo: “Não é raro  no meio espírita esse tipo de pergunta: como o Espiritismo vê a doença de Alzheimer? Estarei emitindo opinião pessoal e não opinião do Espiritismo já que nenhum de nós está autorizado a expressar opiniões em nome da Doutrina. A Doutrina não tem propósitos de dar esclarecimentos desse tipo – o que nos levaria daqui a pouco a dispormos de um compêndio médico para justificar Epilepsia, Esclerose Múltipla, Enxaqueca e quem sabe até mesmo TPM – o que  nos levaria ao ridículo – embora no meio espírita haja tentativa do acolhimento desse modismo. O que a Doutrina Espírita nos esclarece é que toda doença procede de causas espirituais e tem como finalidade corrigir na carne o que deixamos de corrigir no Espírito. Está implícita nas doenças uma oportunidade de resgate e principalmente de redenção permitindo-nos o burilamento espiritual através da dor e das limitações que as doenças impõem. Pessoalmente, vejo na doença de Alzheimer uma espécie de ‘isolamento’ a que o Espírito é submetido. Na verdade, o Espírito não está doente e sim o corpo, que está deteriorando suas funções mentais e o aprisiona. O curioso é que os familiares são obrigados a um verdadeiro curso de paciência, tolerância e valorização da vida – o que nos leva a concluir que o Alzheimer é uma possibilidade de resgate coletivo".

 

De: José Estênio Gomes Negreiros (Fortaleza, CE)
Domingo, 29 de abril de 2012 às 09:06:34
Alguns contatos meus me informaram que não conseguem acessar o meu blog a partir do link que informei anteriormente. Assim, retifico o dito link que é o seguinte: estenionegreiros.blogspot.com.br/. Pode-se também acessá-lo como Blog do Estênio nos portais de busca.
Agradeço-lhe pela atenção.
Estênio Negreiros 

 

De: Luciana de Jesus (Saquarema, RJ)
Terça-feira, 1º de maio de 2012 às 02:08:40
Me sinto muito confusa com o Espiritismo e os seres de luz extraterrestre.
Luciana 

Resposta do Editor: 

Se a leitora puder esclarecer qual é a confusão a que se refere, é possível que a auxiliemos. Outra opção é procurar ajuda num centro espírita de sua cidade, no qual os passes, as orações e os estudos far-lhe-ão imenso bem.  

 

De: Geni Redin de Quadros (Ijuí, RS)
Terça-feira, 1º de maio de 2012 às 09:18:35
Bom dia, amigos!
Gostaria muito de receber O CONSOLADOR - revista semanal de divulgação espírita, para ter mais subsídios no trabalho. Somos dirigente da Casa Espírita Renascer, de Ijuí.
Agradeço a atenção e desejo paz a todos os trabalhadores.
Abraços!
Geni   

 

De: Sandra Abritta (Cataguases, MG)
Terça-feira, 1º de maio de 2012 às 21:39:15
Assunto: Edição 258 - Suicídio e aborto de anencéfalos
Estou de pleno acordo: uma vida é uma vida. Só quem a pode tirar é Deus, nosso Pai, não nós, os seres humanos.
Sandra 

 

De: Ana Maria Heinemann de Souza Aranha (Valinhos, SP)
Terça-feira, 1º de maio de 2012 às 22:26:28
Gostaria de ter material para pesquisa no campo da música: a importância da música na casa espírita. Sou pianista e toco músicas clássicas todos os dias no grupo espírita Os Peregrinos, aqui de Valinhos, e quero fazer uma palestra sobre o assunto.
Obrigada e um grande abraço.
Ana Maria 

Resposta do Editor: 

Em nossa revista não foi publicada, até este momento, nenhuma matéria realmente relevante sobre o tema música, exceto o artigo Música para ouvir e música para se cantar junto, de Marcus Braga, que a leitora pode ver clicando neste link - http://www.oconsolador.com.br/ano5/222/marcus_braga.html

Sugerimos à leitora que acesse também os sites
Música espírita
- http://www.musicaespirita.net/ - e
Acervo espírita
- http://www.acervoespirita.com.br/ - em que encontrará subsídios importantes para a tarefa por ela mencionada.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita