WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 258 - 29 de Abril de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Rui dos Santos (Maputo, Moçambique)
Quinta-feira, 19 de abril de 2012 às 07:24:55
O que devo fazer para me comunicar com os meus espíritos?
Rui 

Resposta do Editor: 

A comunicação com nossos entes queridos já desencarnados faz-se naturalmente durante o sono corpóreo, desde que não existam impedimentos a que isso ocorra. Fora isso, é preciso que um médium concorra para que a comunicação se dê. Mas é bom lembrar que, segundo Chico Xavier, o contato com o plano espiritual se inicia pelos Espíritos e sua frase, a propósito disso, tornou-se bem conhecida: “O telefone toca de lá para cá”.

 

De: Macia Huber (Strasbourg, França)
Quinta-feira, 19 de abril de 2012 às 19:38:57
Boa noite, eu procuro um centro espírita aqui em Strasbourg, gostaria de assistir as reuniões, mas até agora não encontrei. Por favor, se vocês conhecem alguns, mandem-me o endereço ou telefone, agradeço muito.
Deus ilumine a vocês todos.
Macia Huber 

Resposta do Editor: 

Encaminhamos o pedido feito pela leitora a nossa companheira Elsa Rossi, de Londres, que integra a comissão diretora do Conselho Espírita Internacional e tem, por isso, relações com o movimento espírita na França. Elsa entrará em contato diretamente com a leitora.

 

De: Erica Yamila Paludi (Chubut, Argentina)
Segunda-feira, 23 de abril de 2012 às 22:54:50
Hola, queria saber si uds, tienen que me puedan facilitar, el libro Violetas, de Amalia Domingo Soler. Un abrazo y gracias.
Erica 

Resposta do Editor: 

Não temos, infelizmente, a informação solicitada pela leitora.

 

De: Helena Silva Pinto de Oliveira (Forca, Aveiro, Portugal)
Assunto: Edição 257 - Conduta Cristã - Parte 2 e final
Sábado, 21 de abril de 2012 às 12:30:03
Texto muito importante e atual.
Parabéns!
Helena Piu

 

De: Maria Eliete Oliveira (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 18 de abril de 2012 às 13:49:23
Gostaria de saber se vocês oferecem curso para gestante e doação de enxoval.
Maria Eliete 

Resposta do Editor: 

Não. Nossa revista não é vinculada a nenhuma instituição e, portanto, não oferece curso para gestantes.

 

De: Jorge Antonio Freitas Rodrigues (Tapes, RS)
Quarta-feira, 18 de abril de 2012 às 17:11:36
Pergunto se é possível a um médium, sentado à hora da refeição, sentir a respiração de alguma entidade, bem como se durante caminhadas pode eventualmente sentir cheiros, perfumes de entidades próximas.
Um grande abraço.
Jorge 

Resposta do Editor: 

Sim, o fato citado é possível. Segundo lemos em “O Livro dos Médiuns”, os médiuns sensitivos ou impressionáveis são suscetíveis de sentir a presença dos Espíritos por uma impressão vaga, por uma espécie de leve roçadura sobre todos os seus membros, não apresentando caráter bem definido, visto que todos os médiuns são mais ou menos sensitivos. Esta faculdade pode adquirir tal sutileza, que aquele que a possui reconhece não só a natureza, boa ou má, do Espírito que está ao lado, mas até a sua individualidade, como o cego reconhece a aproximação de tal ou tal pessoa.

 

De: C. R. (Lagoa Santa, MG)
Quarta-feira, 18 de abril de 2012 às 19:11:35
Meu nome é C. R., tenho 26 anos e moro na cidade de Lagoa Santa. Desde que eu tinha 15 anos venho tendo sonhos com pessoas que eu não conheço ou nunca vi, ou com parentes já falecidos sempre me dizendo algo ou o que fazer, na maioria das vezes me livrando de algo ruim ou me falando alguma coisa a respeito de algo ou alguém. No início, achava normal, mas de uns anos pra cá isso vem me incomodando muito porque as coisas, no meu sonho, vêm acontecendo em questão de eu sonhar um dia e acontecer no máximo 2 dias depois . E na maioria das vezes sinto que não estou sozinha em um lugar; na verdade, sinto isso todos os dias e em muitos lugares a que vou ou que frequento sei quando uma pessoa fez alguma coisa contra mim ou falou algo que não vem de Deus. Mas não sinto ódio; sinto é uma necessidade de orar por essas pessoas. Sinto muito em te dizer isso, mas a minha família já me fez até tratar com um psiquiatra, e isso só me fez piorar. Parei de tomar os remédios e melhorei um pouco mais; mas isso vem assustando a ele e a mim muito mais. Meu corpo às vezes dói muito sem que eu tenha feito esforço algum grave.
Por favor, preciso de ajuda e sei que é ajuda espiritual e faz dois anos que não tomo mais medicamentos, graças a Deus. Quem me falou pra procurar ajuda foi um amigo meu. Por favor, me ajude a me libertar dessas coisas que acontecem comigo. Desde já obrigado e por favor entre em contato comigo. Queria saber por que isso acontece comigo e o que eu fiz de mal pra estar passando isso em minha vida. Queria parar de ter esses sonhos e essas intuições.
C. R. 

Resposta do Editor: 

Alteramos, por razões óbvias, o nome da autora da carta acima transcrita, a quem sugerimos a busca de ajuda num Centro Espírita mais próximo de sua residência, onde uma boa orientação, os passes, as preces, a água fluidificada, acrescidos do trabalho em favor do próximo, a ajudarão com certeza. Os fatos relatados indicam claramente que ela é médium e que, sendo médium, é preciso estudar e educar a faculdade que Deus lhe outorgou e que nós, os homens, não temos capacidade de retirar. A mediunidade, tantas vezes focalizada nesta revista, é uma bênção quando posta a serviço do próximo e da sociedade em que estamos inseridos. Não é um castigo, uma expiação, mas uma excelente oportunidade de serviço.

No link http://www.enderecocasaespirita.org.br/ é possível encontrar o endereço dos centros espíritas existentes em sua cidade ou próximos dela.

 

De: Dêner F. Silva (Uberlândia, MG)
Quarta-feira, 18 de abril de 2012 às 19:54:44
Olá, gostaria de saber o que é Viagem Astral e se pode ser aprendida por qualquer pessoa e os riscos. É a mesma coisa que desdobramento?
Obrigado.
Dêner 

Resposta do Editor: 

Sono e sonhos, desdobramento  - também chamado de “projeção da consciência” ou mesmo “viagem astral” -, sonambulismo, êxtase, clarividência (também denominada “segunda vista”) e clariaudiência são exemplos de emancipação da alma, eventos gerados pela própria alma do indivíduo encarnado e por isso chamados anímicos. Nosso colaborador Leonardo Marmo Moreira tratou do assunto no artigo “Os dez princípios básicos do Espiritismo: um resumo mais completo da Doutrina”, que o leitor pode ver clicando neste link - http://www.oconsolador.com.br/ano2/97/especial.html

 

De: Janaina Bertoldo (Guarulhos, SP)
Quinta-feira, 19 de abril de 2012 às 10:08:13
Gostaria de saber se quando temos a licença de tocar para os orixás e vizinhos se incomodam com o barulho e chamam a polícia, o que podemos fazer?
Janaina 

Resposta do Editor: 

Orixá, entre os iorubas e nos ritos religiosos afro-brasileiros, como o candomblé, a umbanda etc., é a personificação ou deificação das forças da natureza ou o ancestral divinizado que, em vida, obteve controle sobre essas forças. É o mesmo que guia. Trata-se, como se vê, de um termo que nada tem que ver com a doutrina espírita codificada por Allan Kardec. A pergunta feita pela leitora foge, portanto, ao âmbito do Espiritismo e não sabemos como respondê-la.

 

De: Walnei Santiago (Cabo Frio, RJ)
Quinta-feira, 19 de abril de 2012 às 12:20:10
Amigos, bom dia!
Gostaria de solicitar a divulgação do blog de conteúdo espírita www.walneisantiago.blogspot.com.br
Por favor, ajude-me a divulgar a Doutrina Espírita.
Grato!
Walnei

 

De: Sandra Maria (Campo Novo, RS)
Quinta-feira, 19 de abril de 2012 às 16:28:34
Pode um médium treinar psicografia em casa?
Sandra 

Resposta do Editor: 

Sim, a pessoa pode treinar psicografia em casa, mas o ideal é que o faça no ambiente de um centro espírita. Se for trabalhar no próprio lar, é bom que esteja acompanhada de pessoas que entendam do assunto e podem, eventualmente, auxiliá-la.

 

De: Isaura Laselva (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 20 de abril de 2012 às 08:20:30
Desejo apresentar lançamento de dois livros espíritas. A qual e-mail devo direcionar?
Isaura 

Resposta do Editor: 

A leitora pode enviar os dados pertinentes aos livros diretamente ao editor da seção de Livros – lançamentos. Eis o e-mail: josecarlos@oconsolador.com.br

 

De: Marco Antonio Pinho (Serrinha, BA)
Sexta-feira, 20 de abril de 2012 às 22:53:21
Agradeço a Jesus pela oportunidade de contribuir com a mensagem enviada para a revista “O Consolador”, que é de grande importância para o movimento espírita no Brasil e no mundo. Nós aqui em Serrinha-BA também colocamos no nosso Blog "Programa Espírita Jesus no seu Lar" vídeos e textos da nossa autoria, o que é também uma maneira de divulgar o Espiritismo aqui nesta região do sisal. Fico grato a todos vocês por essa grande oportunidade de colocar a mensagem de Jesus e da Doutrina Espírita em destaque.
Muita paz para todos os confrades e companheiros de trabalho.
Marco Antonio

 

De: Ana Maria Cardozo (Votuporanga, SP)
Sexta-feira, 20 de abril de 2012 às 23:52:24
Quando um filho nasce deficiente, a família está realizando algum resgate ou foi escolhida para ajudar essa pessoa deficiente?
Ana Maria 

Resposta do Editor: 

A literatura espírita mostra-nos que geralmente os pais têm vinculação com o fato que gerou, no passado, a dificuldade enfrentada pelo filho. É o que Joanna de Ângelis diz na mensagem “Anencefalia” publicada na edição passada por esta revista. Eis o link - http://www.oconsolador.com.br/ano6/257/correiomediunico.html/. O assunto é tratado também no editorial da presente edição, que sugerimos seja lido pela leitora. Eis o link – http://www.oconsolador.com.br/ano6/258/editorial.html/.

 

De: Fátima Cristina Reis (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 21 de abril de 2012 às 20:58:24
Uma amiga me enviou o site, que adorei! Todo o meu amor e um beijão pra todos vocês.
Fátima

 

De: Noélia S. Rodrigues (Presidente Epitácio, SP)
Domingo, 22 de abril de 2012 às 09:49:59
Assunto: Edição 257 - Conduta Cristã - Parte 2 e final
Parabenizo o amigo Alessandro pelo excelente texto. Gostaria, se possível, que ele abordasse, futuramente, a questão do livre-arbítrio, de acordo com o nível de cada consciência. Se o Espírito ignora a gravidade de seus atos, ele não repara?
Abraços.
Noélia

 

De: Ariethe Spindler (Novo Hamburgo, RS)
Segunda-feira, 23 de abril de 2012 às 10:35:09
Bom dia. Gostaria de saber se podem me informar o e-mail do maravilhoso Divaldo Franco.
Fico no aguardo.
Grata
Ariethe 

Resposta do Editor: 

Os contatos com o confrade Divaldo Franco podem ser feitos por intermédio da Mansão do Caminho. Eis seu e-mail:  paz@mansaodocaminho.com.br/.

 

De: Márcia Leal (Angra dos Reis, RJ)
Segunda-feira, 23 de abril de 2012 às 11:14:31
Olá! Por que o culto do Evangelho do Lar deve durar de 20 a 30 minutos, e não mais que isso?
Grata.
Márcia 

Resposta do Editor: 

Não existe uma regra fixa a respeito do assunto. Geralmente, na realização do Evangelho no lar evita-se uma duração maior para não cansar os que dele participam e também para não reter por mais tempo os amigos espirituais, que, como se sabe, são pessoas muito ocupadas que têm, naturalmente, outras tarefas a atender.

 

De: Onofre Fernandes Junior (Cuiabá, MT)
Segunda-feira, 23 de abril de 2012 às 18:28:55
Lendo um livro de J. W. Rochester - Romance de uma rainha – vol. 2, página 107, li uma explanação sobre o tema vampiro que me chamou atenção.
Gostaria, se possível,  de receber de vocês um esclarecimento sobre o tema. Desde já, muito obrigado.
Onofre 

Resposta do Editor: 

No livro “Missionários da Luz”, cap. 4, pp. 35 a 40, André Luiz trata do tema vampirismo. Segundo ele, entre os Espíritos, vampiro é toda entidade ociosa que se vale indebitamente das possibilidades alheias e, em se tratando de vampiros que visitam os encarnados, é preciso reconhecer que eles atendem aos sinistros propósitos a qualquer hora, desde que encontrem guarida no estojo de carne dos homens. Sem preparo, as criaturas humanas prosseguem, em muitíssimos casos, além do túmulo, imantadas aos ambientes domésticos que lhes alimentavam o campo emocional.

Recomendamos sobre o assunto a leitura do livro “Vampirismo”, de J. Herculano Pires, bem como do texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 120 desta revista. Eis o link - http://www.oconsolador.com.br/ano3/120/oespiritismoresponde.html

 

De: Rosana Almeida de Carvalho (Itabuna, BA)
Terça-feira, 24 de abril de 2012 às 00:16:23
Como adquirir uma mensagem de meu filho Gustavo Harley Almeida de Carvalho?
Rosana 

Resposta do Editor:

O desejo da leitora é compreensível e, aliás, muito comum. Devemos, contudo, entender que, segundo Chico Xavier, o contato com o plano espiritual se inicia pelos Espíritos e sua frase, a propósito disso, tornou-se bem conhecida: “O telefone toca de lá para cá”. De qualquer forma, quando o assunto são comunicações de nossos entes queridos por meio da psicografia, sugerimos à leitora que recorra aos médiuns Rogério H. Leite e Marli Mansini, de Lorena-SP, que mantêm na internet o site www.cartaconsoladora.com.br.

 

De: Alcineia Matos (Manaus, AM)
Terça-feira, 24 de abril de 2012 às 09:35:06
Eu sonhei que uns Espíritos vinham do setor nove e me levaram pra conhecer alguns Espíritos que eu devia ajudar... Poderiam me explicar o que é o setor nove para o Espiritismo?
Grata.
Alcineia 

Resposta do Editor: 

Sinceramente, não sabemos o que significa a expressão setor nove, mas é provável que o sonho tenha relação com a atividade desenvolvida pela leitora em algum departamento hospitalar existente no plano espiritual. Setor nove seria, talvez, um dos locais em que a atividade estava sendo realizada.

 

De: Ana Cristina Bisetto Bork (Ponta Grossa, PR)
Terça-feira, 24 de abril de 2012 às 19:25:12
Olá! tem alguns livros na coleção do Chico Xavier que não estão disponíveis par download. A maioria encontrei em outros sites, mas o livro "NOVOS HORIZONTES" - Espíritos Diversos eu não consegui encontrar. Seria possível colocá-lo aqui para baixar?
Muito obrigada.
Ana Cristina 

Resposta do Editor: 

Vamos verificar o que ocorreu e se é possível atender ao pedido formulado pela leitora.

 

De: Francisco de Assis da Silva (Sorocaba, SP)
Terça-feira, 24 de abril de 2012 às 20:31:11
Boa noite. Gostaria de saber como faço para selecionar temas espirituais de vários livros. Por exemplo: tema angústia em todas as páginas dos livros de Divaldo Franco, André Luiz, Joanna de Ângelis, José Herculano Pires. Como faço isto?
Grato.
Francisco 

Resposta do Editor: 

Além da pesquisa manual, livro por livro, há quem reúna, em um mesmo arquivo, todos os livros que deseja consultar e, feito isto, faz a pesquisa por palavra-chave, o que é um procedimento que o aplicativo Word nos faculta. Outro processo é pesquisar no Google, digitando o verbete desejado. Com respeito aos assuntos já tratados nesta revista, a busca por palavra-chave – indicada no alto das páginas – é uma forma interessante que muitas pessoas vêm adotando. Digite ali, por exemplo, a palavra “anencefalia” e o leitor verá que todos os textos publicados na revista, seja na parte fixa, seja nas edições semanais, aparecerão no monitor, facilitando sobremaneira a organização de um artigo, de uma reportagem ou de uma palestra.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita