WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 256 - 15 de Abril de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: José Estênio Gomes Negreiros (Fortaleza, CE)
Sábado, 7 de abril de 2012 às 12:10:12
Prezado irmão.
Qual sua opinião a respeito do fato de o Catolicismo afirmar que Pedro esteve em Roma e de que teria sido o primeiro Papa da Igreja Católica?
Fraternalmente.
José Estênio 

Resposta do Editor: 

Conforme relato de Emmanuel constante do livro Paulo e Estêvão, o apóstolo Pedro esteve realmente em Roma, mas o catolicismo surgiu bem depois do advento do Cristianismo, como Léon Denis mostra, em todas as suas minúcias, no livro Cristianismo e Espiritismo, objeto de estudo nas edições 64 a 81 desta revista.

 

De: Janaina Rodrigues Silva (Louveira, SP)
Quinta-feira, 5 de abril de 2012 às 11:13:52
Assunto: Edição 254 - Vícios: instrumentos das trevas
Sr. Gebaldo, gostei muito de sua explanação. Realmente vemos o quanto os pais precisam se conscientizar do importante papel de educação moral que lhes é dado, e como pequenas atitudes fazem a diferença tanto para o bem quanto para o mal. E que sem dúvida alguma a dor é a lixa que nos lapida para a evolução. Sem ela estaríamos destinados ao conformismo, cairíamos sempre no erro. Agradeço a Deus e a Jesus por essa Doutrina maravilhosa que tira o véu de nossos olhos para a realidade do espírito imortal que somos.
Um grande abraço.Janaina

 

De: Marcelo Mitio Takahara (Londrina, PR)
Quinta-feira, 5 de abril de 2012 às 18:34:13
Será que posso estudar Espiritismo sem frequentar um centro espírita? e será que posso continuar sem frequentar um centro espírita?
Marcelo 

Resposta do Editor: 

Sim. É possível estudar a doutrina espírita sem frequentar um centro espírita, mas a participação em um grupo de estudos e a integração no trabalho ao próximo, que os Centros Espíritas propiciam, são oportunidades que ninguém deveria desprezar, dada a sua importância para a nossa própria formação. 

 

De: Francisco de Oliveira Sabino (Volta Grande, MG)
Quinta-feira, 5 de abril de 2012 às 19:53:29
Gostaria de receber mensagens espíritas pelo correio eletrônico.
Grato. Muita Luz.
Francisco

 

De: Davilson Silva (São Paulo, SP)
Sábado, 7 de abril de 2012 às 00:30:34
Felicito a esta revista eletrônica pelos cinco anos de existência, espargindo Luz e Amor sobre todos nós, esclarecendo mentes e corações espalhados pelos 108 países de todos os continentes do nosso planeta. "Quando a violência começa" foi o título do nosso texto de estreia, em sua edição n.o 15, Ano 1, de 25 de julho de 2007. E lá se vão cinco anos, desde a ocasião em que o seu diretor e redator, o nosso confrade Astolfo Olegário Filho, enviou-me um e-mail. Nesse e-mail dizia ele que, por indicação do ínclito orador e médium espírita, Divaldo Pereira Franco, estava me convidando a tomar parte dessa equipe de tão ilustres articulistas da nossa gloriosa Imprensa Espírita. Que Deus e o nosso querido Jesus os abençoem, prezados companheiros dessa equipe maravilhosa de "O Consolador", e nos abençoem a todos.
Davilson Silva

 

De: José Espedito de Araújo (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 4 de abril de 2012 às 21:08:50
Testemunhos e Exemplos – “Conhecereis A Verdade E A Verdade Vos Libertará" (João 8:32.)
Descrevemos abaixo testemunhos e exemplos a serem seguidos:
Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti:
Após estudar por alguns anos as obras de Allan Kardec, em 16 de Agosto de 1886, aos cinquenta e cinco anos de idade, perante grande público (estimado, conforme os seus biógrafos, entre mil e quinhentas e duas mil pessoas) no salão de conferências da Guarda Velha, no Rio de Janeiro, em longa alocução, justificou a sua opção em abraçar o Espiritismo.
Francisco Cândido Xavier:
Pergunta - Francisco Cândido Xavier, médium Chico Xavier, como os chefes da Igreja Católica o veem, o entendem, o compreendem?
Resposta - Até os quinze, dezesseis anos de idade, estive nas práticas católicas e encontrei na pessoa dos sacerdotes grandes amigos. Em 1927, quando me afastei das práticas católicas e despedi-me daquele que era um particular amigo, o padre Sebastião Scarzelli, pedi que me abençoasse, que orasse por mim e pedisse à nossa Mãe Santíssima que me abençoasse. Ele prometeu-me que faria isso porque sabia dos meus conflitos interiores, das minhas dificuldades.
Hoje, nos dizendo Espíritos Espíritas, estamos tendo a coragem de segui-los, quanto às atitudes tomadas em relação à religião que professavam até então!? José Espedito

 

De: Maria da Conceição Tavares (Porto, Portugal)
Sábado, 7 de abril de 2012 às 14:19:25
Estou muito contente com os e-mails que me têm sido enviados, pois adoro o Espiritismo e de saber sempre mais a esse respeito.
Bem haja caro irmão.
Maria da Conceição

 

De: Marilene S. Saenz (Westport-Connecticut, Estados Unidos)
Sábado, 7 de abril de 2012 às 15:11:12
Sou vegetariana: será que posso tomar passe de uma pessoa que não é vegetariana ou que ainda se alimenta dos animais? Ou a intenção é o que conta? Tenho essa imensa dúvida, porque só me alimento de frutas, legumes e verduras.
Parabéns à revista O CONSOLADOR. Desejo tudo de bom a todos os colaboradores desta revista. Eu, como leitora, aprendo e sinto-me feliz quando a leio, e espero que ela seja eterna... consoladora...
Parabéns, parabéns!
Marilene 

Resposta do Editor: 

Agradecemos os cumprimentos da estimada leitora. Quanto à sua pergunta, não conhecemos na literatura espírita nenhuma restrição com respeito ao passe ministrado por pessoas que se alimentam de carne.

 

De: Vany Chagas Jacintho (Franca, SP)
Sábado, 7 de abril de 2012 às 16:55:12
Assunto: Edição 255 - Viagem Espírita em 1862, cento e cinquenta anos depois
Orson, oportuníssima sua indicação. Dois maravilhosos livros de Kardec e as duas Introduções do Wallace, peças de estudo, como tão bem você recomenda. Parabéns.
Aproveito para recomendar, para quem ainda não "estudou", outro livro do Wallace, agora da lavra dele (ele diz que foi inspiração, não?), maravilhoso também, que é A Esquina de Pedra.
Abraço fraterno.
Vany

 

De: Gastão Ferreira (Iguape, SP)
Sábado, 7 de abril de 2012 às 20:16:06
No tópico "Efemérides do Espiritismo" está faltando a data do desencarne de Chico Xavier (30/06/2002).
Obrigado.
Gastão 

Resposta do Editor: 

Vamos procurar, na primeira oportunidade, corrigir a falha apontada.

 

De:  E. D. (Uberlândia, MG)
Domingo, 8 de abril de 2012 às 10:04:40
Oi amigos, meu nome é E., tenho 34 anos, sou casada e tenho um casal de lindos filhos. Adoro o Espiritismo e resolvi de verdade ser kardecista. Sempre estudei o Espiritismo, mas agora quero servir e estudar essa doutrina de luz e amor. Mas por essa decisão tenho tido muitos problemas, principalmente em meu casamento, porque meu esposo é católico e sempre que eu quero seguir o Espiritismo temos grandes discussões. Ele é católico praticante e eu, às vezes, vou à missa com ele. Quando brigamos, ele diz que é por causa do Espiritismo e dos Espíritos que me acompanham. Já desisti muitas vezes e há tempos não vou a um centro espírita, mas agora quero fazer o que me faz bem e seguir minhas convicções. Preciso que vocês me ajudem, que vocês me aconselhem. Obrigada!
E.  

Resposta do Editor: 

A divergência religiosa não poderia dividir ninguém, sobretudo os que vivem unidos pelos laços do matrimônio. O ideal, quando os cônjuges seguem religiões diferentes, é estabelecer antes do casamento como o casal procederá no tocante à religião e à educação religiosa dos filhos. O que sugerimos é que a leitora busque serenamente a compreensão do esposo e lhe mostre a proposta que o Espiritismo oferece, atenta a que jamais a discordância religiosa seja motivo para separações e conflitos absolutamente desnecessários.

 

De: Otaviano Lage (Belo Horizonte, MG)
Domingo, 8 de abril de 2012 às 16:29:42
Confrades, há pouco tempo tomei conhecimento da existência da revista semanal "O Consolador", que passei a admirar e respeitar pela competência e seriedade com que divulga a Doutrina e o Movimento Espírita.
Após o elogio, vem o pedido: Como devo proceder para acessar todos os módulos anteriores do estudo sobre o livro Evolução em Dois Mundos", já publicados pela nossa revista? Esses módulos, juntamente com o Elucidário, serão de grande ajuda para os estudos que fazemos no espaço que temos, na União Espírita Mineira.
Desde já, agradeço a atenção.
Jesus abençoe vocês agora e sempre.
Otaviano 

Resposta do Editor: 
 

Já dissemos ao leitor que a resposta à sua pergunta pode ser encontrada no Blog Espiritismo Século XXI - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2012/04/como-estudar-as-obras-de-andre-luiz.html -, em que se informa quais obras de André Luiz já foram estudadas nesta revista e como é possível acessar e baixar os estudos pertinentes.

 


De: Marcelo Filippo (Teresópolis, RJ)
Domingo, 8 de abril de 2012 às 19:44:05
Gostaria de saber como atuam os Espíritos obsessores nas pessoas encarnadas que estão próximas a nós através do grau de parentesco.
Marcelo 

Resposta do Editor: 

A resposta à pergunta do leitor pode ser encontrada no texto “A obsessão e suas características”, publicado na edição 122 desta revista, e nas obras de referência citadas na parte final da matéria sugerida. Eis o link -
http://www.oconsolador.com.br/ano3/122/esde.html

 

De: Márcia Leal (Angra dos Reis, RJ)
Segunda-feira, 9 de abril de 2012 às 23:52:27
Olá. Sonhei que estava incorporando. Foi um destes sonhos que parecem reais. Surgiu uma dúvida: É possível o Espírito em estado de vigília incorporar outro Espírito?
Grata.
Márcia 

Resposta do Editor: 

Incorporar não seria a palavra correta. Influenciar sim, obsidiar também. A influência e a obsessão podem se dar entre Espíritos, e não apenas entre um Espírito e um indivíduo encarnado.

 

De: Rita Aparecida da Fonseca (Maricá, RJ)
Terça-feira, 10 de abril de 2012 às 08:37:56
Quero deixar meu agradecimento a esta revista pelos muitos esclarecimentos e também o carinho para com as minhas perguntas.
Que Jesus continue dando-lhes muita sabedoria a vocês.
Muito obrigada e muita paz.

Rita Aparecida

 

De: Sobek de Alcântara (Toronto, Canadá)
Terça-feira, 10 de abril de 2012 às 12:42:56
Há 12 anos estamos contribuindo na preparação da terra neste país para a semeadura do Espiritismo no Canadá. Rest on the way - Repouso do Caminho - é o nosso centro espírita na St Clair Ave. 1268. Passando por Toronto venha nos visitar. As reuniões públicas ocorrem aos domingos das 10:30 às 11:30.
Sobek

 

De: Loraine R. (Barueri, SP)
Terça-feira, 10 de abril de 2012 às 12:54:53
Muito bom o artigo da Tânia Regina que fala sobre o torcedor infantil. Tenho acompanhado alguns artigos desta autora e vejo que todos eles são pertinentes ao que anda acontecendo em nossa sociedade. Espero que eu possa ver mais artigos dela nesta revista.
Abraços.
Loraine

 

De: Beatriz Susin (Porto Alegre, RS)
Terça-feira, 10 de abril de 2012 às 16:46:09
Caros senhores, gostaria de perguntar o endereço dentro do RS de alguma instituição para mães solteiras, onde esta pessoa possa trabalhar e ser útil. Muito obrigada.
Beatriz 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação desejada pela leitora, a quem sugerimos recorrer à Federativa estadual. Eis o site da FERGS – http://www.fergs.org.br/portal/

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita