WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 254 - 1º de Abril de 2012

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, MG (Brasil)

 


Os cristãos verdadeiramente evangélicos e os outros dogmáticos


Os espíritas adotam uma teologia exclusivamente bíblica e evangélica, tanto na teoria como na prática.

Sem querer fazer sectarismo, eu tenho demonstrado que o Espiritismo é a religião cristã mais bíblica e mais evangélica, e que os líderes religiosos de outras crenças cristãs usam a Bíblia, erradamente, para o atacarem. E assim nada melhor do que nós usarmos também a própria Bíblia para demonstrar-lhes as verdades ignoradas por eles.

O clero católico, geralmente, não ataca mais o Espiritismo. Já os líderes protestantes e evangélicos, em sua maioria, continuam atacando-o. E fazem isso, salvo raras exceções, porque têm medo de perder dizimistas. Mas como ensina o dito, a mentira tem pernas curtas. E assim é que, em 1930, os espíritas eram presos por estarem assistindo a uma palestra num centro espírita. Hoje, cerca de 80% dos católicos de cidades maiores e de porte médio frequentam as casas espíritas. Mas ainda existe uma minoria de católicos e uma maioria de protestantes e evangélicos com mentalidade semelhante à de 1930. Porém, com a evolução, eles ainda vão encontrar também a verdade, se não nesta reencarnação, numa outra, pois a misericórdia de Deus, por ser infinita, não cessa com a morte do homem de barro.  E, como prometeu o excelso Mestre, nada ficará oculto. 

E vamos aos fatos. “Eu era um bom rapaz, por isso caí num corpo perfeito.” (Sabedoria, 8:19 e 20). Aqui são claras: a preexistência do espírito, antes da concepção, a lei de causa e efeito ou cármica e a reencarnação. Mas no tumultuado e polêmico Concílio Ecumênico de Constantinopla (553), por influência do imperador Justiniano e sua esposa Teodora, um dogma condenou a reencarnação, que, até então, era aceita pela Igreja. “Temos dois corpos, um material e outro espiritual, ressuscita o espiritual.” (1 Coríntios, 15:44). “Os ressuscitados são iguais a anjos.” (São Mateus, 22:30). Ora, anjos não têm corpos. O Espírito Santo, pela Bíblia, é o espírito que somos. “Farei levantar-se entre vós um homem de um Espírito Santo chamado Daniel.” (Daniel, 13: 45). “Nosso corpo é santuário de um (no original grego é “de um”) Espírito Santo.” (1 Coríntios, 6:19). Mas há um dogma que diz que o Espírito Santo seria o da Santíssima Trindade, a partir do Concílio Ecumênico de Constantinopla (381). Entre os teólogos e exegetas sinceros e de bom senso, embora isso seja reservado, não se discute mais que o Espírito de Elias é o mesmo de João Batista. (Mateus, 11:14; 17:13; e 11: 9 e 10; e Malaquias, 3:1; 4:5). Realmente, o Espírito de Elias é o mesmo de João Batista e o Precursor de Jesus. E quem negar que Elias é o próprio João Batista, nega também a profecia de Malaquias de que Elias é o Precursor. E quem seria o Precursor de Jesus, se não fosse João Batista o próprio Elias?

Com o devido respeito, tenho dito que, infelizmente, todo dogma é polêmico, e é polêmico justamente porque não tem o apoio bíblico, e quando não é contra a Bíblia.

Todas as igrejas cristãs vivem mais em torno dos dogmas, sendo, pois, mais dogmáticas do que bíblicas e evangélicas. O Espiritismo é a exceção, já que segue a Bíblia e, principalmente, o evangelho, pelo que é a única corrente cristã verdadeiramente evangélica. Daí que ele é furiosamente atacado com todas as armas, inclusive as mentirosas e caluniosas, pelas demais correntes cristãs, exceto, hoje, pela Igreja!

 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita