WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 253 - 25 de Março de 2012

OSWALDO COUTINHO
cafocoutinho@hotmail.com

Serrinha, BA (Brasil)
 

Consciência mediúnica


“Dai de graça o que de graça recebestes”, disse Jesus aos discípulos, recomendando-lhes, dessa forma, que não aceitassem pagamentos pela dispensa dos bens, cuja obtenção nada lhes houvesse custado, isto é, que nada cobrassem dos outros por aquilo que não pagaram. O que eles receberam, gratuitamente, foi a faculdade de curar doentes e expulsar os demônios, ou seja, os maus Espíritos. Esse dom lhes fora dado de graça, para que aliviassem os que sofriam e ajudassem a propagação da fé e, por isso, lhes prescrevera o Mestre que não o transformassem em artigo de comércio ou de especulação e, muito menos, em meio de vida. (Mateus XXIII, 14)

A mediunidade é um atributo divino existente em todos os períodos da humanidade, é a oportunidade feliz que o homem hodierno tem de conhecer os mecanismos espirituais, participando da vida espiritual através da faculdade mediúnica, onde o Espírito encarnado tem condições psíquicas de entrar em contato com os dois planos da vida.

A mediunidade é fonte de ensinamentos sublimes, que nós, seres ainda imperfeitos e ignorantes, temos a oportunidade de ascensão e de crescimento espiritual através das suas lições nobres em relação ao mundo espiritual e sua relação com o mundo corpóreo. A mediunidade, bem dirigida e direcionada, é um manancial de luz e felicidade para aqueles que a seguem conforme o nosso senhor Jesus Cristo nos ensinou, dando de graça o que de graça recebemos.

O médium com Jesus é aquele que se esforça plenamente para vencer os seus vícios, muitas vezes milenares, pois a faculdade mediúnica é um dom de Deus em beneficio do homem ainda muito grosseiro e animalizado em relação às coisas espirituais. Por isso, nós espíritas, que convivemos diariamente com esta faculdade, temos responsabilidades específicas em relação ao fenômeno mediúnico, do que estamos fazendo com a mediunidade, que direcionamento estamos dando a este fenômeno.

Temos que lutar dia a dia, hora a hora, minuto a minuto, para romper as barreiras psíquicas que nos distanciam dos Espíritos nobres e bondosos que estão, a todo momento, nos convidando para a nossa reforma moral. Fiquemos atentos para o chamado do alto que muitas vezes não queremos ouvir por conveniência, para não termos que largar as posições acomodatícias em relação à “renúncia” que a mediunidade impõe a todos aqueles que queiram seguir nos padrões éticos e morais que Jesus nos ensinou, através dos seus exemplos.

Quando, muitas vezes, curava os doentes da alma, mais os concitava a não retornarem ao erro, para que não lhes acontecesse algo pior; sempre beneficiava vítima e algoz, demonstrando um profundo amor por ambos, que ele, o Mestre, reconhecia-os como criancinhas espirituais necessitando de compreensão e compaixão. Mas aqueles que vilipendiam a mediunidade e que a têm como meio de enriquecimento próprio muitas vezes cobrando daquilo que não lhes pertence, estarão derrapando para as companhias de Espíritos inferiores, que irão levá-lo a dores atrozes por estarem comercializando algo que é divino e que deveria ser usando gratuitamente.

Assim constituindo-se um pronto socorro do céu na Terra para os que sofrem, as injunções perturbadoras das obsessões, das esquizofrenias, das síndromes em geral, dignifiquemos, a mediunidade com Jesus para que a nossa existência seja coroada de felicidade e paz. Na certeza de que cada vez mais façamos brilhar a nossa luz.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita