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Clássicos do Espiritismo
Ano 5 - N° 252 - 18 de Março de 2012
ANGÉLICA REIS
a_reis_imortal@yahoo.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)


A Morte e os seus Mistérios

 Ernesto Bozzano

(Parte 1)

Iniciamos nesta edição o estudo do livro A Morte e os seus Mistérios, de Ernesto Bozzano, conforme tradução de Francisco Klörs Werneck.

Questões preliminares

A. Em que consiste a obra cujo estudo estamos iniciando? 

Trata-se de uma obra que reúne três monografias de Ernesto Bozzano, sobre os fenômenos de transfiguração, parapirogenia e visão panorâmica durante a crise da morte. (A Morte e os seus Mistérios, apresentação.)

B. Qual a importância das obras escritas por Ernesto Bozzano? 

Segundo Francisco Klörs Werneck, que traduziu esta obra e muitas outras de autoria de Ernesto Bozzano, existe ainda muita gente incrédula, os Tomés de todos os tempos, que querem provas e, se as sessões de efeitos físicos rareiam, temos os admiráveis trabalhos de Bozzano. A motivação que o levou a traduzi-los adveio do fato de que depois da II Grande Guerra Mundial, travada, em grande parte, na Europa, o Espiritismo, com as Pesquisas Psíquicas, devido a ditaduras políticas e religiosas, lá desapareceu quase por completo, sendo mesmo proibido em Portugal e na Espanha. (A Morte e os seus Mistérios, prefácio.)

C. Em que consistem os fenômenos de transfiguração? 

Os fenômenos de transfiguração consistem na mudança de aspecto do corpo de um vivo. Quase sempre, porém, a mudança de aspecto é circunscrita aos traços do rosto do médium, mudança que pode consistir em uma transfiguração do semblante, por contração e adaptação dos músculos faciais, contração determinada por uma vontade qualquer, subconsciente ou extrínseca, como pode resultar uma transfiguração do semblante, no qual já se encontre um princípio de materialização ectoplásmica sob a forma de barba, de bigodes, de "sinais", de cicatrizes, ou outros característicos, surgidos inesperadamente sobre o rosto do médium ou também de uma completa máscara sobreposta ao mesmo. (A Morte e os seus Mistérios, cap. 1.) 

Texto para leitura 

1. Esta obra reúne três monografias de Ernesto Bozzano, que constituem parte de um numeroso conjunto de obras desse grande cientista.

2. A primeira trata da mediunidade de efeitos físicos conhecida pelo nome de transfiguração, que ele estudou por meio da coleta de casos ocorridos com determinados médiuns em diversos países da América e da Europa. A transfiguração consiste na mudança do aspecto do corpo do médium, o que significa imprimir em sua matéria semelhanças de fisionomia, expressão, olhar e até mesmo timbre de voz, que varia de acordo com o grau moral do espírito e também do médium.

3. A segunda refere-se a outro tipo de mediunidade, a parapirogenia, manifestada em marcas e impressões supranormais de mãos de fogo. A parapirogenia é um fenômeno pelo qual ocorre a combustão espontânea, ou seja, a queima inexplicável de objetos ou pessoas.

4. A terceira monografia trata dos diversos tipos de casos que se verificam nas vizinhanças do fenômeno da morte e durante a crise de separação do espírito e do organismo somático, em que ocorre a chamada "visão panorâmica", pela qual, numa sucessão rápida e quase instantânea, todos os episódios da vida terrestre do moribundo se lhe apresentam. Esses episódios desfilam em ordem regular, seja em sentido inverso, seja em sentido direto, começando então na primeira juventude e chegando aos últimos dias da vida, e se apresentam objetivamente, em forma "pictográfica".

5. O prefácio da obra é assinado por Francisco Klörs Werneck, que a traduziu. Segundo ele, Ernesto Bozzano escreveu os trabalhos constantes desta obra nos tempos áureos do Espiritismo Científico, isto é, quando se procuravam provas concretas da sobrevivência da alma e de sua comunicação com os vivos da Terra.

6. Segundo o autor do prefácio, atualmente, particularmente no Brasil, parece que se bastam as obras mediúnicas, esquecendo-se de que há ainda muita gente incrédula, os Tomés de todos os tempos, que querem provas e, se as sessões de efeitos físicos rareiam, temos estes admiráveis trabalhos de Bozzano.

7. Explicando por que se dedicou a traduzir várias obras de Bozzano, Francisco Klörs Werneck escreveu: “Isto vimos fazendo principalmente porque, depois da II Grande Guerra Mundial, travada, em grande parte, na Europa, o Espiritismo, com as Pesquisas Psíquicas, devido a ditaduras políticas e religiosas, lá desapareceu quase por completo, sendo mesmo proibido em Portugal e na Espanha, e, na Itália, terra do grande Bozzano, só pôde surgir mais tarde apenas com o nome de Metapsíquica. Tivemos, por nossa vez, um Espiritismo de catacumbas, como os primeiros cristãos. Já na Inglaterra, por ser um país protestante e separado do continente, sem a influência católica (os perseguidos transformados em perseguidores), o Espiritismo, lá chamado de Espiritualismo por não seguir ainda a Codificação Kardecista, continuou a ser pregado e praticado, tornando-se, graças a Lorde Dowding, o Marechal do Ar, que, com os seus aviões, salvou a Inglaterra do domínio nazista, reconhecido como religião em pé de igualdade com as demais.”

8. Abrindo a 1ª monografia, sobre os fenômenos de transfiguração, Bozzano diz que o primeiro a tratar desses fenômenos foi Allan Kardec, que, no "Livro dos Médiuns" (cap. VI, n° 122); assim os define: "Os fenômenos de transfiguração consistem na mudança de aspecto do corpo de um vivo." Contudo, quase sempre a mudança de aspecto é circunscrita aos traços do rosto do médium, mudança que pode consistir em uma transfiguração do semblante, por contração e adaptação dos músculos faciais, contração determinada por uma vontade qualquer, subconsciente ou extrínseca, como pode resultar uma transfiguração do semblante, no qual já se encontre um princípio de materialização ectoplásmica sob a forma de barba, de bigodes, de "sinais", de cicatrizes, ou outros característicos, surgidos inesperadamente sobre o rosto do médium ou também de uma completa máscara sobreposta ao mesmo.

9. Os fenômenos de "transfiguração" existem, embora se mostrem entre os mais raros da casuística metapsíquica e, por isto, no momento, apresentam escasso valor científico, porquanto as condições em que são observados dependem muito da perspicácia e do estado de ânimo dos observadores, apresentando o flanco a legítimas dúvidas e cepticismos, ao menos na maior parte dos casos.

10. Resulta daí que, até que se consiga fixá-las numa chapa fotográfica, não é o caso de se falar de sua investigação científica. Todavia, tais fenômenos existem e, como em todos os ramos do saber, a observação espontânea das manifestações que lhe constituem o material bruto precede sempre a pesquisa sistemática das mesmas manifestações, resultando de tal forma o necessário incentivo à intervenção científica.

11. Bozzano explicou que os poucos exemplos constantes desta obra ele os retirou de recentíssimos relatos do gênero, abandonando os de data antiga, com o intuito de atenuar, até onde possível, as legítimas dúvidas teóricas relativas a uma classe de manifestações muito dependentes da perspicácia e do estado emocional dos observadores. Para dizer a verdade, seria injusto afirmar que os observadores de setenta anos passados fossem mais impressionáveis que os atuais, mas, de qualquer maneira, existe o hábito de preferir sempre relatos de data recente e é unicamente por isto que ele resolveu suprimir os casos de data antiga.

12. O Caso 1 reporta-se ao Rev. Walter Wynn, que, na obra intitulada Rupert lives (Roberto vive), narra as manifestações do seu falecido filho, por meio de diversos médiuns. Walter Wynn assim se refere a uma sessão com a médium Srta. Mac Creadie: "Há outros espíritos em torno de vós que desejam falar convosco, continuou a Srta. Mac Creadie". De repente o médium parece mudar-se em outra pessoa e comecei a experimentar uma sensação que até esse momento jamais conhecera e que não desejo sentir de novo. Digo com toda a sinceridade, digo mesmo com certa convicção, era como se a Srta. Mac Creadie tivesse tomado a aparência de minha mãe. A cabeça inclinada, a tosse, a mão estendida para mim, tudo isto representava minha progenitora com perfeição; e ela me disse: "Meu filho! Meu filho! quero sempre ser sua mãe!" Isto foi tão inesperado que não experimentei nenhuma emoção. Eu estava inteiramente calmo. A visão durou muito pouco tempo, depois desapareceu."

13. Do prosseguimento da narração se infere que o Rev. Walter Wynn possui faculdade mediúnica e, assim sendo, ter-se-ia que deduzir que a desagradável sensação experimentada durante o desenvolvimento do fenômeno provinha, presumivelmente, do fato de que ele contribuíra com os seus próprios fluidos para a "transfiguração" do médium em sua própria mãe.

14. Do ponto de vista da hipótese espírita, poder-se-ia dizer que, no episódio exposto, se tratava de um fenômeno de "possessão mediúnica", a tal ponto produzido que determinara a "transfiguração" do rosto do médium, combinada com as atitudes mímicas habituais em vida à defunta comunicante. (Continua na próxima edição.)

 

 


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 Revista Semanal de Divulgação Espírita