WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 5 - N° 249 - 26 de Fevereiro de 2012

MARCEL BATAGLIA

marcelbataglia@gmail.com

Ibiporã, PR (Brasil)

 

“Entrega-te a Deus” foi o tema da CONMEL 2012 

Realizado no período do carnaval, o encontro reuniu
 pouco mais de 90 pessoas entre jovens
participantes e trabalhadores
 

 

O Lar Anália Franco de Londrina foi o local escolhido para sediar a 17ª CONMEL – Confraternização das Mocidades Espíritas em Londrina, que se realizou nos dias 18 a 21 de fevereiro (fotos).

O evento teve como público alvo jovens participantes das mocidades e juventudes espíritas, entre os 13 e 21 anos de idade, que as tenham frequentado nos últimos seis meses.

A promoção do encontro foi da Federação Espírita do Paraná por intermédio da 16ª União Regional Espírita.

O tema central foi inspirado na obra de igual nome escrita por Joanna de Ângelis, psicografada por Divaldo Franco. Na obra, perguntas eternas, problemas atuais, desafios vindouros são abordados e elucidados com mestria, demonstrando a direção segura que conduz à iluminação interior.

A ética de Jesus e sua moral, o amor, a caridade, a verdade, a alegria, a simplicidade, a depressão, a morte, a agressividade, a intolerância, o egoísmo, o poder, o fanatismo, as conquistas da ciência e da tecnologia, o conforto e o prazer, eis os assuntos focalizados na referida obra, em que a autora nos propõe que compreendamos como ir além da crença, da transitoriedade, para encontrarmos a sabedoria, a eternidade. O caminho está posto e, segundo ela, a vida está a clamar: Entrega-te a Deus!

O encontro registrou a presença de mais de 90 pessoas entre jovens participantes e trabalhadores, procedentes das cidades de Rolândia, Apucarana, Arapongas, Santo Antônio da Platina e Pitanga, além dos residentes em Londrina.

A metodologia do trabalho variou conforme a faixa etária dos grupos formados, havendo desde a confecção de cartazes até a elaboração orientada de um projeto de vida, incluindo missão pessoal, visão e objetivos.  

As Oficinas focalizaram a música, a fotografia, o teatro, comunicação social e patchwork 

Para as tarefas programadas os jovens foram divididos em grupos de estudos planejados a partir da obra de referência, mas com foco em tópicos como o sentido da vida, o autoconhecimento como meio de progresso moral, os caminhos tortuosos que o mundo oferece ao jovem (especialmente pelo convite à busca desenfreada do prazer) e o lugar do jovem no mundo, seus potenciais e seus deveres.

As Oficinas oferecidas pelo evento – em número de cinco – focalizaram os temas música, fotografia, comunicação social, teatro e patchwork, com a apresentação dos resultados no último dia do evento.

Muitos dos jovens que participaram do evento vivenciaram grandes e inesquecíveis experiências com a maravilhosa troca de informações quando chamados a atuar nos grupos de estudos e nas oficinas. Vale ressaltar que os jovens de idade acima de 20 anos que já participaram de edições passadas trabalharam no evento, com a incumbência de coordenar os diferentes grupos. Segundo o Espírito de Verdade, “o trabalho das vossas mãos vos fornece aos corpos o pão terrestre; vossas 

Grupo de estudos

Gincana

Gincana

Momento de descontração

Grupo musical

Momento de integração

Oficina de teatro

Oficina de teatro

almas, porém, não estão esquecidas; e eu, o jardineiro divino, as cultivo no silêncio dos vossos pensamentos. Quando soar a hora do repouso, e a trama da vida se vos escapar das mãos e vossos olhos se fecharem para a luz, sentireis que surge em vós e germina a minha preciosa semente. Nada fica perdido no reino de nosso Pai e os vossos suores e misérias formam o tesouro que vos tornará ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas e onde o mais desnudo dentre todos vós será talvez o mais resplandecente”.  

Um dos principais objetivos da realização do evento é fazer com que os jovens – que hoje cada vez mais se perdem no caminho da vida – possam despertar para os ensinamentos da Doutrina Espírita e cultivar a semente do amor, da compreensão e do trabalho.  

É necessário amar e compreender a todos para mudar o pensamento e o comportamento

Segundo Marinei F. Rezende, membro da Comissão Organizadora, os jovens realmente se entregaram a Deus nos quatro dias do encontro, pois puderam repensar suas ações e como aplicar o aprendizado em suas vidas, com o propósito de querer fazer algo mais em prol da sociedade, do Espiritismo e de si mesmos.

As Oficinas trabalhadas no evento trouxeram grandes benefícios aos participantes, como lembrou, por exemplo, a jovem Mariana Real, 16 anos, residente na cidade de Rolândia. Quando questionada sobre o que achou do evento, disse ter sido um grande aprendizado que a despertou para o compromisso com a doutrina espírita. A energia foi tanta que Mariana, participante da Oficina de música, compôs uma melodia com o título de CONMEL, em que procurou trabalhar na letra o valioso significado do encontro e a importância dos reais valores da vida, pois o que “plantarem” hoje os jovens “colherão” no futuro.

Nas demais Oficinas, os envolvidos puderam participar de uma filmagem e montagem de um vídeo, desenvolveram técnicas de fotografia, confecção de patchwork e apresentação de uma peça teatral. Nesta, os jovens superaram as expectativas dos presentes ao elaborarem uma peça que mostra a realidade vivida pelos jovens de nossa sociedade e destaca a importância da ajuda mútua.

De fato, a conclusão foi no sentido de que é necessário amar e compreender a todos, procurando modificar as estruturas do pensamento e do comportamento doentio que se impregnou na sociedade aflita, oferecendo a ela Jesus e sua doutrina com a perfeição e beleza com que ele e seus doze discípulos a legaram à Humanidade, da qual Allan Kardec se fez importante intérprete.

Além de ter em mente a importância do trabalho, é preciso que não deixemos cair no esquecimento a lição de Jesus segundo a qual “muitos serão os chamados e poucos os escolhidos”. Entregar-se a Deus, a fim de romper com a escuridão que domina o mundo e tornar-se estrela luminosa que aponte os rumos da plenitude, eis a mensagem derradeira que ficou do importante evento.


 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita